Valmir “insiste” em candidatura para “salvar” proporcionais do PL

Habacuque, 30 de Agosto, 2022

Nessa segunda-feira (29), tivemos mais um “capítulo” da “novela” em torno do registro de candidatura a governador do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL): ratificando o que este colunista já vem pontuando há algum tempo, o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Morais, negou o pedido de liminar protocolado pela defesa Valmir, que insiste em ser candidato em 2022, mesmo já tendo sido condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), decisão ratificada pelo pleno do TSE.

Para o titular deste espaço está claro que Valmir de Francisquinho não reúne condições legais, no momento, para ser o candidato a governador de Sergipe e que, ainda assim, possivelmente muito pressionado por seus aliados, sobretudo os candidatos proporcionais (deputados federais e deputados estaduais), ainda insiste em apostar que vai encontrar um “remédio jurídico” que lhe garanta o direito de disputar o pleito. A coluna, inclusive, já vem batendo nesta “tecla” há algum tempo. Chegando a ser criticada por este posicionamento.

E aqui não se nega o potencial eleitoral e a liderança política que o ex-prefeito Valmir de Francisquinho vem conseguindo exercer em Sergipe, mas é preciso dizer sempre a verdade ao leitor e não apostar em “blefes”: Valmir não tem condições legais de disputar o governo do Estado em 2022! Encontra-se inelegível e, pelo visto, a impressão que fica é que ou não tem ninguém dentro do seu agrupamento em condições de substituí-lo com a mesma expressão ou ele não tem intenção de preparar ninguém para concorrer este ano.

O “nome natural” para passar a encabeçar a chapa em caso de substituição por Valmir é o da vereadora de Aracaju, Emília Corrêa (Patriotas), mas até agora não há qualquer sinalização neste sentido. Outro bom nome e muito especulado seria o do médico Eduardo Amorim (PL), mas ele demonstra foco e concentração em um único objetivo: disputar o Senado Federal. Por enquanto, Valmir insiste em negar sua inelegibilidade até porque a Justiça Eleitoral sergipana ainda não julgou seu registro de candidatura, algo que deverá ocorrer em breve.

Para este colunista está claro que Valmir de Francisquinho está pressionado, e não apenas sobre a questão de poder ou não ser candidato, mas internamente por seus aliados mais próximos no PL que precisam de um “puxador de votos” para ajudar a eleger o maior número de proporcionais (deputados federais e estaduais) este ano. Existem rumores até de possíveis “desistências” com a confirmação de que Valmir não poderá disputar a eleição; há quem não se anime com outros nomes da legenda para substituí-lo. Isto é dizer a verdade à população! O resto é só “blefe”...

 

Veja essa!

Curiosamente, só após a manifestação do ministro Alexandre Morais, negando seu pedido de liminar, que o candidato Valmir de Francisquinho usou suas redes sociais para ratificar seu compromisso com a reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro.

 

E essa!

“Eu voto em (Jair) Bolsonaro e não tem isso de ficar em cima do muro! Agora eu pergunto: é Lula (PT) ou Bolsonaro que vai governar o Estado de Sergipe? Não! Quem vai governar Sergipe é Valmir de Francisquinho. A responsabilidade será minha”, se posicionou o ex-prefeito de Itabaiana.

 

Outro lado I

Em nota, a COLIGAÇÃO O POVO QUER, composta pelos partidos PTB, PL, PATRIOTA, PROS e PMN e VALMIR DOS SANTOS COSTA, candidato ao cargo de governador do Estado de Sergipe, diante da decisão do ministro Alexandre de Moraes, “vêm informar ao público que aguardam, com serenidade, o julgamento dos Embargos de Declaração que foram interpostos perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.

 

Outro lado II

“Referida decisão em nada altera o pedido de registro de candidatura ao governo do estado de Sergipe e a estratégia jurídica anteriormente adotada. Importante registrar que o candidato Valmir de Francisquinho continuará praticando todos os atos de campanha previamente agendados. Por acreditarem nas instituições e em atenção ao carinho do povo sergipano, divulgam-se estes esclarecimentos na esperança de que a justiça seja feita e os recursos pendentes venham a ser brevemente julgados”, completa a nota da coligação.

 

Hospital de Campanha

Lembram-se da polêmica em torno daquele “Hospital de Campanha”, montado pela PMA com recursos da COVID? A informação é que os desdobramentos dos valores utilizados estão em fase de conclusão, mas pelo visto, os técnicos da Secretaria de Saúde que conduziram e acompanharam todo o processo não demonstram qualquer preocupação. Denúncias sinalizam que “práticas não recomendáveis” já eram realizadas desde antes da pandemia e no presente, alguns “vícios”, parecem insanáveis...

 

Alô Pedrinhas!

Ainda é grande a repercussão sobre a informação divulgada nesse espaço, dando conta da contratação de empresa que não atende aos requisitos mínimos exigidos na lei! Mas o que mais chamou a atenção dos leitores e demais observadores do cumprimento da legislação foi o fato da denúncia se agravar com a emissão de NF por serviços realizados! O espaço está sempre aberto ao contraditório e segue à disposição daqueles que desejam se manifestar...

 

Cumbe, Cumbe...

Segue causando um grande “burburinho” no meio empresarial a demora e a forma (não recomendável) que vem sendo conduzido um processo licitatório no município! Não é função deste colunista, mas diante de tantas investigações que estão acontecendo, não custa alertar, né? É aguardar as cenas dos próximos capítulos...

 

Alô São Cristóvão!

Chega à informação de uma “debandada geral” na bancada do prefeito Marcos Santana, na Câmara Municipal de São Cristóvão, e hoje a oposição tem maioria no parlamento. Até o momento, dos 17 vereadores da Casa, nove já assumiram compromisso com a candidatura de Fábio Mitidieri (PSD) para o governo do Estado. A tendência é mais aliados do gestor “abandonem o barco”...

 

Agosto Lilás I

Agosto é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Um mês marcado pela criação da Lei Maria da Penha, promulgada em agosto de 2006 e que em 2022 celebra 16 anos. Em referência a essa data, foi criada a Campanha Agosto Lilás, que estimula ações de conscientização e enfrentamento aos alarmantes números de casos de violência contra as mulheres. 

 

Agosto Lilás II

Nessa segunda-feira (29) o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da sua Diretoria de Comunicação e Mídias (Dicom), reuniu colaboradores em torno das palestras de três mulheres que atuam na conscientização e na defesa dos direitos femininos. A abertura foi feita delegada titular da Delegacia da Mulher de Aracaju, Renata Aboim. Na corporação desde 2001, ela pôde compartilhar um pouco de sua rotina na Delegacia da Mulher, explanando também um comparativo do cenário após a criação da Lei Maria da Penha, um divisor de águas na história nacional. 

 

Renata Aboim

“Como estou na Delegacia da Mulher antes da chegada da Lei, posso falar da sua importância e dos benefícios que podemos constatar com sua criação, que permitiu e encorajou o ato da denúncia, antes uma raridade”, afirmou a profissional. Ainda durante sua participação, a delegada falou da importância da requisição de medida protetiva e da educação de crianças e jovens para a quebra do ciclo de machismo e da violência. “É fundamental que eduquemos nossos meninos longe dos comportamentos machistas, pois só assim iremos exterminar esse tipo de violência, um comportamento enraizado e antes normalizado na sociedade brasileira”, finalizou a delegada. 

 

Cecília Barreto I

Dando continuidade ao ciclo de palestras, a promotora de Justiça e diretora do Centro de Apoio Operacional da Promotoria de Justiça (Caop) da Mulher, do Ministério Público de Sergipe (MPSE), Cecília Barreto, destacou o trabalho do MPSE em prol da redução dos índices de violência doméstica. “É importante dizer que para toda a rede funcionar, ela deve estar integrada e contar com apoio de todos os cidadãos. Somar forças, debater e conscientizar sobre todos os aspectos da Lei Maria da Penha é fundamental para coibirmos a violência”, pontuou. 

 

Cecília Barreto II

Cecília demonstrou uma definição do machismo estrutural e do conceito de violência doméstica, colocando durante toda sua participação a perspectiva de atuação do Ministério Público na garantia dos direitos sociais e do respeito aos direitos das mulheres. Antes do encerramento de sua explanação, a promotora de justiça compartilhou os canais de comunicação disponibilizados pelo MPSE para o combate à violência contra a mulher. 

 

Rosa Geane I

Última palestrante da ação, a juíza coordenadora da mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Rosa Geane Nascimento, falou sobre os avanços e desafios na aplicação da Lei Maria da Penha. “Conversar sobre a Lei da Maria da Penha é imprescindível, pois só assim podemos promover avanços”, disse a magistrada. No início do mês, ela participou da solenidade de adesão do TJSE à Campanha do Sinal Vermelho contra a violência doméstica, uma iniciativa que já impactou positivamente na vida de milhares de mulheres, reduzindo os números de feminicídio em todo o país. 

 

Rosa Geane II

"A Campanha, fruto da parceria entre a AMB e o Conselho Nacional de Justiça, foi criada há dois anos e transformou-se em política pública. Hoje já observamos a redução de pelo menos 1,7% de feminicídios no Brasil, um dado constatado no Atlas da Segurança Pública”, enfatizou a juíza. Na exposição, a magistrada apresentou ainda os números de casos de violência contra a mulher e de feminicídio nos 75 municípios sergipanos, dados que servem de alerta e para estudo do poder público. “Enquanto tivermos uma mulher e uma família por consequência sofrendo violência, nosso trabalho não cessará, não iremos descansar”, finalizou a palestrante. 

 

Auditoria operacional

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) concluiu a primeira etapa da auditoria operacional que tem como foco o “diagnóstico e identificação de classes multisseriadas em municípios sergipanos”. Prevista pelo Plano Anual de Auditoria (PAA) e aprovada pelo colegiado em sessão do Pleno, a ação decorre de propositura do Ministério Público de Contas (MPC/SE).

 

Flávio Conceição

Conforme o presidente do TCE/SE, conselheiro Flávio Conceição, “esta é mais uma iniciativa da Corte de Contas no sentido de contribuir com a melhoria dos níveis de educação do Estado de Sergipe, promovendo um diagnóstico que permitirá ações efetivas de melhorias por parte dos municípios sergipanos”.

 

Ana Stella Rollemberg

Neste primeiro momento, o Tribunal fez a análise dos dados gerais sobre as classes multisseriadas - que se caracterizam pela existência de estudantes de diversas séries educacionais convivendo em uma mesma sala de aula. “Os dados do Censo Escolar, diligenciados e prontamente atendidos pela Secretaria de Estado da Educação, apontam para uma amostra de municípios que farão parte de um levantamento mais detalhado que subsidiará o relatório final do diagnóstico”, explica a diretora de Controle Externo de Obras e Serviços do TCE, Ana Stella Barreto Rollemberg Porto.

 

Bandeira de Mello

Segundo o procurador-geral do MPC, João Augusto Bandeira de Mello, o ensino multisseriado deve ser visto como “uma absoluta exceção, mantido apenas em casos muito pontuais, onde não houver alternativa”. “Propusemos a auditoria basicamente para identificar essas classes, entender o porquê da adoção e conversar com os gestores no sentido de alocar crianças e adolescentes nas suas próprias séries, onde o professor pode trabalhar um ensino uniforme”, concluiu Bandeira. 

 

Fernando Marcelino

Já em andamento, a nova etapa da auditoria envolve 17 municípios selecionados. Eles receberam link, através do Portal do Jurisdicionado, no qual consta um questionário que deverá ser respondido até o próximo dia 6 de setembro. “A ideia é conhecermos um pouco mais sobre a realidade dessas escolas a fim de contribuir no processo de evolução e melhoria da educação”, destaca o coordenador de Auditoria Operacional do TCE, Fernando Marcelino.

 

Questionários

Para o presidente do TCE, é fundamental que os municípios selecionados respondam aos questionários “a fim de aprimorar o diagnóstico e contribuir para o desenvolvimento da Educação em nosso Estado”. O link foi enviado aos municípios de Aquidabã, Areia Branca, Campo do Brito, Gararu, Graccho Cardoso, Itabaiana, Lagarto, Macambira, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Pacatuba, Riachão do Dantas, Riachuelo e Umbaúba.​

 

Defensoria Pública

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Sergipe realizou, na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, no Bairro Jardins, a eleição para escolha do Defensor Público-Geral para o Biênio 2022/2024. O defensor público, Vinícius Menezes Barreto foi eleito com 91 % dos votos, totalizando 100% dos votos válidos. O Conselho Superior encaminhará o nome do eleito para nomeação por parte do Governador do Estado. A posse será anunciada em breve.

 

Vinícius Menezes Barreto I

O Defensor Público-Geral eleito sucederá o atual Defensor Público-Geral, José Leó Neto, que deixará o comando da Defensoria Pública após quatro anos de mandato.  As defensoras e defensores públicos votaram presencialmente, sendo recebidos pela defensora pública e presidente da Comissão Eleitoral designada pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, Liza Monte Alegre.

 

Vinícius Menezes Barreto II

O Defensor Público-Geral eleito agradeceu aos colegas: “Recebo o resultado da eleição com muita humildade e responsabilidade. É sinal de união e confiança para que seja dada continuidade ao trabalho em prol do crescimento da Defensoria Pública, com o fim precípuo de melhor atender à população sergipana. Agradeço profundamente cada colega e fica meu compromisso de dedicação à nossa Defensoria, sempre com muita clareza e diálogo”, disse Vinícius Barreto. 

 

Léo Neto

Para o Defensor Público-Geral, Leó Neto, que deixará o comando da instituição, a escolha do colega representa o reconhecimento do trabalho em conjunto ao longo dos anos.  “Vinícius nos auxiliou durante quatro anos como subdefensor geral. Temos certeza que ele dará continuidade ao nosso trabalho e fará uma boa gestão em prol da instituição e da população hipossuficiente. É um defensor público aguerrido, inteligente e de visão”, pontuou. 

 

Histórico

Vinícius Menezes Barreto é defensor público há 14 anos. Exerceu suas atribuições inicialmente na Comarca de Japaratuba, sendo removido posteriormente para a 10ª Defensoria Pública do Júri de Aracaju, sua lotação atual. Foi Secretário da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado; exerceu por dois biênios o cargo de Conselheiro eleito do Conselho Superior da Defensoria Pública e ocupa atualmente o cargo de Subdefensor Público-Geral desde novembro de 2018.

 

Fórum Empresarial I

Está tudo programado para esta terça-feira (30), às 12h, acontecer o Encontro com os cadidatos ao Governo do Estado de Sergipe, promovido pelo Fórum Empresarial de Sergipe no VIDAM Hotel, Bairro Atalaia. Os candidatos Alessandro Vieira (PSBD), Fábio Mitidieri (PSD), Rogério Carvalho (PT) e Valmir de Francisquinho (PL) terão cerca de 20 minutos de espaço para dialogar sobre seus planos de Governo por Sergipe. Serão 3 minutos para apresentação, 3 minutos para perguntas, 3 minutos para responder cada uma das 3 perguntas cada  e 3 minutos para suas considerações finais.

 

Fórum Empresarial II

“O Fórum reunirá quase 200 empresários de todo o estado de Sergipe, que querem ouvir e conversar sobre os planos de Governo para Sergipe e quais os meios de melhorar o nosso setor produtivo. Nós, do Fórum, estamos muito felizes em poder mobilizar e contribuir pelo futuro do nosso povo. O Fórum quer seguir contribuindo e fazendo o que for melhor pelo povo sergipano", explica o coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Alberto Almeida.

 

Fábio Mitidieri I

Dados de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de junho deste ano, indicam que a participação da mulher no mercado de trabalho atingiu o menor nível desde 2016, uma queda de 44,3%, em 2020. A taxa de desocupação por sexo foi de 7,5% para os homens e 11,6% para as mulheres no segundo trimestre de 2022. Com o objetivo de oferecer oportunidades iguais para as mulheres, o candidato ao governo de Sergipe, Fábio Mitidieri, propõe políticas públicas para mulheres, em seu Plano de Governo, voltadas para a geração de emprego.

 

Fábio Mitidieri II

Uma das propostas é criar o selo “Empresa Amiga das Mulheres” para fomentar a empregabilidade feminina e inclusão produtiva, em especial de mulheres em situação de vulnerabilidade social, com certificação das empresas que participarem do programa. “Estamos no mês do Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher, e acompanhamos, mais uma vez, uma declaração misógina do presidente durante debate de candidatos. Precisamos combater o machismo em todas as esferas sociais. No meu plano de Governo, vamos trabalhar pela inclusão das mulheres no mercado de trabalho, queremos sergipanas ativas, produtivas. Além do Empresa Amiga, pretendo estimular o empreendedorismo feminino por meio do Banese e de capacitações”, declarou Fábio.

 

Fábio Mitidieri III

As mulheres artesãs estão contempladas por meio do programa Barracão das Marias, com espaço permanente de cultura para exposição e comercialização de produtos. O projeto servirá, também, para exposição da cultura local, produção de oficinas, lojas, anfiteatro com exposição cultural para turistas. “Tenho dito que meu mantra é gerar emprego. Trabalharei diariamente para reduzir os índices de desemprego e de desigualdade de gênero em nosso estado”, disse Fábio.

 

Raquel Tavares I

Raquel Tavares saiu em caminhada pelas ruas do bairro Santa Maria, conversando com as moradoras sobre a importância do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Licenciada da presidência da Comissão Nacional da Mulher Criminalista em Sergipe (Anacrim/SE) para dedicar-se exclusivamente à campanha para deputada estadual pelo Progressistas (PP), a advogada alertou às mulheres daquela comunidade sobre a necessidade de dar um basta aos relacionamentos abusivos.

 

Raquel Tavares II

Em sua companhia estava o candidato a deputado federal, Washington Coração Valente (PP). Fiz questão de no final deste mês tão significativo na luta de combate à violência contra as mulheres vir aqui no bairro Santa Maria, onde muitas vezes elas são vítimas desse tipo de abuso para olhar nos olhos destas mulheres e dizer: Você pode por um fim a isto. Acredite!”, alertou a advogada e candidata.

 

Raquel Tavares III

A preocupação de Raquel neste alerta toma por base o aumento de 42% dos casos de feminicídio em Sergipe no último ano. Neste primeiro semestre de 2022 foram registrados quase 10 casos. Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) e divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP). Além desta pauta, Raquel também levantou a questão sobre a importância de mulheres elegerem outras mulheres. A advogada também conversou com as mulheres do Santa Maria sobre a luta contra a pobreza menstrual.

 

Tá uma feira!

Este colunista já falou, mas o descumprimento de clausulas contratuais, falta de fiscalização e prevaricação são é um pouco de tudo o que iremos tratar a partir de hoje neste espaço, com relação ao contrato de concessão pública para que sejam exploradas as feiras livres da nossa capital! Um verdadeiro escândalo, que além de envolver enormes recursos públicos, obriga a população a se submeter a péssimos serviços como falta de qualidade, higiene, saúde e, acima de tudo, de respeito com o usuário destes espaços! Mas a EMSURB segue fazendo “ouvido de mercador”...

 

Danielle Garcia I

A candidata ao Senado Federal, a delegada Danielle Garcia (Podemos), esteve nos municípios de Nossa Senhora da Glória, no Sertão sergipano, e São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida e Areia Branca, no Agreste, além do bairro Santa Maria, em Aracaju. A candidata percorreu as localidades em reuniões, eventos esportivos e mini carreatas, recebendo o apoio da população.

 

Danielle Garcia II

Em Nossa Senhora da Glória, Danielle visitou a feira livre e conversou diretamente com os glorienses. “Ouvi as principais necessidades da região do Sertão e firmei meu compromisso para melhorar a vida dos sertanejos. Vamos atuar no Senado Federal para garantir recursos que contribuam com o desenvolvimento da região e que sejam investidos também em seus potenciais, a exemplo da produção de leite e seus derivados”, afirmou.

 

Danielle Garcia III

Ainda em Glória, a candidata a senadora realizou uma carreata que percorreu a Capital do Sertão e seguiu para os municípios de São Miguel do Aleixo e, na sequência, Nossa Senhora Aparecida. “Ao passar em cada localidade, apresentando nossas propostas para promover a verdadeira mudança que Sergipe tanto precisa, recebemos de volta a confirmação dos cidadãos de que eles confiam em nosso projeto. E vamos retribuir com muito trabalho em prol do nosso estado”, ressalta.

 

Apoio ao esporte

Em Areia Branca, Danielle manteve encontro com moradores e vereadores da região, além de acompanhar a 2ª Copa Luciano Barreto. “O esporte tem um importante papel social e deve estar cada vez mais presente, em especial na vida das nossas crianças e jovens. É uma das áreas que vai ser priorizada em nosso mandato, pois enquanto delegada sei o quanto ela pode contribuir para afastar das drogas e do mundo do crime”, salientou.

 

Gustinho Ribeiro I

Construída com recursos destinados pelo deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos), a pista de pousos e decolagens anexa ao Hospital de Amor, em Lagarto, está pronta e com autorização para entrar em operação. A confirmação foi publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil - Anac.

 

Gustinho Ribeiro II

Esse é o primeiro aeródromo com capacidade para receber aeronaves de pequeno e médio porte. "Um grande investimento em infraestrutura e logística. A gente segue contribuindo com o desenvolvimento de Lagarto. Agora, com mais um marco para o nosso município, o único do estado, além da capital, que passa a contar com uma pista para pousos e decolagens, abrindo mais uma forma de chegada e saída", afirma Gustinho Ribeiro.

 

Gustinho Ribeiro III

O deputado ressalta que a pista de pouso será essencial para a dinâmica do Hospital de Amor, mas vai contribuir também para alavancar o turismo no município. "Pois, além de servir para atender as demandas do Hospital, poderá ser utilizado para outros fins, a exemplo de pessoas que venham visitar o município para conhecer o comércio e demais potenciais da região. Isso vai movimentar ainda mais a economia da região e, consequentemente, do estado", salienta Gustinho.

 

Hospital do Amor

O deputado lembra ainda os recursos destinados por seu mandato para que o Hospital de Amor em Lagarto fosse construído e, em breve, comecem os atendimentos. "Foram mais de R$ 30 milhões que destinamos para a concretização deste sonho, que é a construção desta importante unidade hospitalar para a saúde do nosso estado, em especial no que se refere à evolução no tratamento oncológico em Sergipe", enfatiza Gustinho Ribeiro.

 

Natália Dalto I

Candidata a deputada federal, Natália Dalto (PDT) vem atuando no mundo político desde a sua juventude, chegando a participar ativamente da fundação um partido político juntamente com Heloísa Helena (Ex-Senadora) e Marina Silva (Ex-candidata à presidência da república), cuja relação de amizade permanece até hoje.

 

Natália Dalto II

“Neste ano de 2022, coloquei meu nome à disposição da sociedade Sergipana para concorrer a uma vaga na Câmara Federal com objetivo de propor projetos de transformação para infância e para as mulheres; bem como, a fiscalização,  o monitoramento e o controle das leis; além disso, irei destinar recursos para projetos na capital e no interior do Estado, nas áreas da infância, juventude e mulheres”, se compromete Natália, que pretende ser a primeira deputada federal da história de Sergipe.

 

Alessandro Vieira I

O candidato a governador, Alessandro Vieira (PSDB), destaca que, entre suas propostas de governo, está a criação de dois tipos de isenções de impostos. Uma delas, vai beneficiar os sergipanos inscritos no CadÚnico, programa de Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Já outro tipo de isenção será voltado para motoristas profissionais de Sergipe.

 

 

Alessandro Vieira II

Segundo o candidato, a primeira proposta é a devolução total dos impostos estaduais cobrados dos sergipanos que estão inscritos no CadÚnico. “A população mais pobre vai deixar de pagar imposto em Sergipe. Tudo que essas pessoas comprarem, que tiver imposto estadual, o valor referente ao tributo vai ser devolvido", detalha.

 

Alessandro Vieira III

“Essa proposta é essencial e vai facilitar a vida da população que mais precisa e que paga por tantos impostos. Em nosso Governo, queremos garantir condições mínimas de sobrevivência para os que vivem em situação de pobreza e pobreza extrema, e esse é um dos nossos compromissos, além da criação de programas e outros benefícios para os cidadãos nestas condições”, complementa Alessandro.

 

Isenção

Já a segunda proposta do candidato a governador é a isenção total do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Licenciamento e da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas profissionais, o que inclui taxistas, rodoviários, aplicativos, mototaxistas, entre outros. “São os motoristas profissionais os maiores afetados com as oscilações constantes dos preços dos combustíveis. Nada mais justo do que facilitar, de alguma forma, que eles tenham algum tipo de isenção que diminua os seus custos e que os ajude a continuar mantendo o sustento de suas famílias”, salienta.

 

Poder de compra

Alessandro Vieira também ressalta que as duas propostas impactam positivamente na economia do estado. “Pois este público beneficiado terá um maior poder de compra. É uma vantagem para as famílias que mais precisam, para os motoristas profissionais conseguirem o seu sustento da melhor forma e acredito que terá reflexo positivo na economia sergipana”, enfatiza Alessandro.

 

CRA-SE

O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) marcou presença no Encontro Nacional de Assessorias Jurídicas do Sistema CFA/CRAs realizado na última semana, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O presidente Adm. Jorge Cabral e o advogado David Garcez representaram a autarquia sergipana no evento.

 

Palestras

A programação contou com palestras do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Mauro Kreuz; do assessor Jurídico do CFA, Adv. Marcelo Dionísio; do diretor da Câmara de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Adm. Gilmar Camargo; o presidente do CRA-MS, Adm. Rogério Elói Gomes Bezerra; e o  Advogado e Conselheiro da OAB/MS, Régis Santiago de Carvalho.

 

David Garcez

O assessor jurídico do CRA-SE falou da satisfação de participar deste importante evento. “Foi uma grata satisfação poder participar do Encontro Nacional de Assessores Jurídicos do Sistema CFA/CRA, onde compartilhamos as boas práticas e também o entendimento sobre os diversos temas que ocorrem no dia a dia da gestão e também no julgamento dos processos e fiscalização. Foi uma oportunidade que pudemos compartilhar com os mais diversos assessores jurídicos de outros Estados e, assim, aprimorando cada vez mais os serviços oferecidos pelo CRA”, disse David Garcez.

 

Yandra de André

A candidata a deputada federal, Yandra de André (União), segue mobilizando milhares de pessoas por onde passa. Ela esteve pela região do Vale do Cotinguiba onde recebeu mensagens de carinho, incentivo e apoio na missão de se tornar a primeira mulher eleita da história de Sergipe para a Câmara Federal. “O mundo está mudando e a gente precisa oportunizar cada vez mais as mulheres. Eu encaro esse desafio com muita coragem. Com a força da mulher sergipana e do legado familiar que faz parte de minha história, eu estou pronta para ser a primeira mulher eleita deputada federal. Em 2022 vamos fazer diferente”, ressalta Yandra de André.

 

Miss Brasil Plus Size 

Ciente da responsabilidade que carrega ao representar milhares de sergipanas no concurso de miss, Larissa Guimarães sonha alto e aposta todas as suas fichas na competição para, assim, realizar seu sonho de contribuir com as novas gerações e quebrar preconceitos sobre o corpo feminino. O Miss Brasil Plus Size 2022 acontece entre os dias 12 e 16 de setembro, pela primeira vez no Nordeste, em Maceió (AL).

 

Segmento Plus

Mais do que um concurso de beleza, o “Miss Brasil Plus Size” chega como uma afirmação contra as regras estéticas e serve como vitrine para divulgação do segmento plus. Em Sergipe, a Miss Curvy 2022 entende essa necessidade de divulgação desse nicho e quer servir de inspiração para as brasileiras, mas, principalmente, para as mulheres e meninas da sua cidade natal, Aracaju.

 

Larissa Guimarães

“Hoje eu entendo o papel que uma Miss tem. Acredito que além de representar nosso Estado e levar um pouco da nossa essência, eu tenho uma enorme responsabilidade de inspirar outras mulheres, levando à tona o quanto podemos ser empoderadas e donas de nós mesmas”, afirmou Larissa.

 

Clássicos da Música

Você é uma daquelas pessoas que gostam de curtir bons shows com conforto e total segurança? Além disso, você preza por um repertório diferenciado, com produção de palco e iluminação de dar inveja a grandes artistas nacionais? A dupla Chiko Queiroga e Antônio Rogério irá fazer o primeiro show da turnê “CLÁSSICOS DA MÚSICA NACIONAL” onde apresentarão sucessos da MPB.

 

Banda Vértice

Um repertório emocionante com músicas de Roberto Carlos, Fagner, Belchior, Gilberto Gil dentre outros artistas que não se escuta todo dia nas noites sergipanas, e para abrilhantar ainda mais a noite,  a incansável e rebelde BANDA VÉRTICE tem a missão de apresentar os clássicos do rock nacional, onde já confirmaram no repertório músicas de Cazuza, Raul Seixas, Biquíni Cavadão, Legião Urbana dentre outros sucessos  que fazem a trilha sonora de nossas vidas.

 

Primeiro show

O primeiro show da turnê será apresentado na cidade histórica de São Cristóvão, no Salão dos Frades Carmelitas, iniciando às 19h30h, no dia 10 de setembro. Os ingressos já estão à venda na Litoral 655 em Aracaju, na Casa da Queijada em São Cristóvão ou on-line no Site da guicheweb.com.br com preços à partir de R$ 25 + 1kg alimento. Um show imperdível destes artistas que tanto nos orgulham no cenário musical.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?