Renúncia de candidata pode inviabilizar chapa de federal do PL

Habacuque, 06 de Setembro, 2022

Se nas ruas e avenidas a impressão é que ainda vivemos tempos de uma campanha política “fria” em Sergipe, sem muita animação dos candidatos e sem muito respaldo pelo eleitorado,  nos bastidores o clima está “fervendo”! Há um “jogo bruto” sendo travado em que “todo mundo, conversa com todo mundo”. Os recursos financeiros estão escassos e muitos candidatos, rejeitados, esquecidos ou decepcionados com suas legendas, estão deixando as “ideologias” de lado e discutem todo tipo de acordo político, que vai desde a renúncia de candidaturas, como até do anúncio de “projetos laranjas”.

É visível a dificuldade que muitos candidatos estão enfrentando na atual campanha eleitoral, sem recursos mínimos para despesas naturais, como para combustível, com alimentação, para a manutenção de uma equipe de marketing e até para a promoção de toda a logística do projeto. Quer perceber o grau de insatisfação dos candidatos? Converse com a maioria deles e logo você vai perceber que há uma mágoa, geralmente com o partido que não atendeu suas reivindicações, mas também com uma parcela do eleitorado que foi culturalmente “mal acostumada” a dar um voto de confiança em troca de alguma benesse...

Em meio a tanta dificuldade, o anúncio que pode virar mais comum nos próximos dias, em diversos partidos, nesta campanha eleitoral, é sobre possíveis desistências de candidaturas; é gente que já percebeu que não conquistou os corações e mentes sergipanos e que, se levar o projeto até o fim, só vai gastar dinheiro e aumentar sua decepção. Sem dinheiro, sem estrutura para levar uma campanha adiante, o “caminho natural” é a renúncia! Semana passada, o caso que ganhou maior repercussão foi o do deputado estadual Gilmar Carvalho (PL), que desistiu de disputar mais uma reeleição este ano.

Gilmar continua tendo vez e voz no rádio sergipano e tem fortíssima audiência, mas ainda assim ele parece ter percebido que, sem a estrutura básica, não se leva a frente uma campanha eleitoral. Sua desistência já “causou” nos bastidores da política local: há quem diga que vai ser indiferente; outros já enxergam que sua decisão, que faz parte do regime democrático de Direito, pode prejudicar o projeto proporcional do PL para o Estado na Assembleia Legislativa.  E não para por aí: ligada a Gilmar, com quem fazia uma “dobradinha” para deputado federal, Verônica Alves Nascimento (PL), também renunciou.

A decisão movimentou ainda mais os bastidores da política, mais precisamente do PL, considerando que a saída de Verônica desperta um risco real para inviabilizar chapa de federal da legenda, que conta com nomes expressivos, até então, como do ex-deputado Talysson Costa (PL), o atual deputado federal Bosco Costa (PL) e o deputado Zezinho Guimarães (PL). Isso porque é preciso respeitar a regra da proporcionalidade do mínimo de 30% para cada sexo. Em síntese, se confirmada a renúncia, o PL tem até dia 12 para indicar outra mulher candidata, ou retirar o excesso de candidaturas masculinas. Isso com o “jogo” já em andamento...

 

Veja essa!

As renúncias de Gilmar Carvalho (deputado estadual) e de Verônica Nascimento (deputada federal) estão gerando o maior “burburinho” dentro do PL, principalmente porque com menos votos para a legenda, também é menor a possibilidade de eleger mais proporcionais.

 

E essa!

E o que tem gerado essas renúncias? Um problema que, a cada dia, é mais complicado para os partidos políticos: a escassez de recursos financeiros para a manutenção de algumas campanhas. Sem a estrutura mínima, Gilmar e Verônica não possuem condições de disputar em igualdade com outros candidatos...

 

Apoio disputado

Apesar de muitas especulações, diante das renúncias que começam a se propagar, a informação é que Gilmar Carvalho ainda não definiu em quem vai votar para deputado estadual e para deputado federal. Gilmar agora não tem tanta pressa para divulgar este apoio. Com o voto cada vez mais difícil, todo apoio neste momento é muito válido...

 

Recurso de Valmir

Junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, através dos advogados Evânio Moura e Fábio Britto, nesse domingo (4), o candidato Valmir de Francisquinho apresentou um recurso pedindo pela “improcedência da impugnação manejada pelo Ministério Público Eleitoral e do candidato impugnante, e consequentemente, o deferimento do registro de candidatura de Valmir dos Santos Costa, para concorrer ao mandato de Governador, através da Coligação O Povo Quer, destacando-se que inexiste decisão com trânsito em julgado no processo que se discute eventual causa de inelegibilidade”.

 

Prazo final I

Este colunista apenas lembra que o dia 12 de setembro próximo representa a data em que todos os pedidos de registro aos cargos de governador, vice-governador, senador, suplentes, deputados federais, estaduais e distritais, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelos tribunais regionais eleitorais, e publicadas as respectivas decisões.

 

Prazo final II

Ou seja, trata-se de quando a Justiça Eleitoral de Sergipe já deverá ter uma decisão constituída, favorável ou contra, o registro de candidatura de Valmir de Francisquinho. Vale lembrar ainda que 12 de setembro também será o último dia para o pedido de substituição de candidatas ou de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais, exceto em caso de falecimento, caso em que poderá ser efetivado após esta data, observado, em qualquer situação, o prazo de até 10 dias contados do fato, inclusive anulação de convenção, ou da decisão judicial que deu origem à substituição.

 

Bomba!

Um caso que terá fortes desdobramentos este mês tem relação com as feiras livres da capital sergipana. Diante da omissão dos órgãos que deveriam exigir da EMSURB, a informação é que um verdadeiro “escândalo” implodirá carregando de fortes emoções e danos incalculáveis. Este colunista já alertou que a conivência da EMSURB com o descumprimento das cláusulas contratuais é gritante! É aguardar...

 

Exclusiva!

Lembram-se da recente Operação da Polícia Federal, em Sergipe, mais precisamente no município de Pacatuba, sobre recursos da COVID-19? Chega a informação para este colunista, algo do que já foi colocado durante a pandemia por este espaço, que pelo menos uma ou até duas outras prefeituras podem ser “visitadas” ainda este ano...

 

Olha a sirene...

Este colunista, meio “desinformado”, coloca as informações aqui e muita gente não leva em consideração. Mas fica aqui mais uma “dica”: a investigação em andamento é apenas a “ponta do iceberg” diante do que ainda pode vir à tona! Neste caso, até a Justiça Eleitoral vai ficar de “olhos bem abertos”...

 

Falando nisso!

Ocorrerá nesse mês de setembro uma audiência relativa à Ação Criminal, por conta das “aplicações financeiras” realizadas pelo município de Aracaju com recursos da COVID-19! Como já se sabe, técnicos da secretaria Municipal de Saúde não acreditam que “a justiça será feita” com os desmandos nas aplicações dos recursos recebidos para minimizar a pandemia!

 

Mesmas práticas

Para o leitor ficar atualizado, denúncias não param de chegar sobre supostas práticas utilizadas pelas mesmas pessoas que já passaram pela Secretaria de Saúde do Estado. Como “água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura”, aguardemos as cenas dos próximos capítulos...

 

Concurso Público I

A definição quanto à banca organizadora do concurso público para provimento do cargo de subprocurador no Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC/SE) ocorrerá até o final deste mês. A previsão é do procurador-geral do MPC, João Augusto Bandeira de Mello, que esteve reunido com a Comissão Organizadora do certame.

 

Concurso Público II

O encontro teve participação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Luis Alberto Meneses, que foi procurador do MPC antes de ingressar no colegiado da Corte; e do assessor da Presidência, Raimundo Aragão, que representou o conselheiro presidente, Flávio Conceição.   

 

Bandeira de Mello

“Já elaboramos o projeto básico do concurso e agora estamos captando as propostas das possíveis organizadoras”, comentou Bandeira de Mello, acrescentando que, na reunião, foram debatidas dúvidas sobre detalhes específicos, levantadas por empresas interessadas: “a Comissão se reuniu para chegar a um consenso sobre essas respostas”.  O procurador-geral do MPC destaca ainda que, partir da escolha da organizadora, logo o edital será lançado.

 

Cristiano Barreto

Membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o advogado Cristiano Barreto representou a entidade na reunião e ressaltou o empenho de todos os envolvidos na formatação do concurso. “A OAB, ao participar dessa Comissão, traz sua experiência na qualidade de formadora de opinião e também comprova a transparência, a responsabilidade do Tribunal com toda a comunidade e sociedade sergipana”, pontuou. 

 

Presentes

Também participaram da reunião o coordenador de Serviços Gerais do TCE, Max Almeida; o chefe da Assessoria Jurídica da Presidencia do TCE, Marcos Brito; a assessora da conselheira Angélica Guimarães, Karina Lucas; e os assessores do MPC/SE, Emma Micheline e Roberto Baldo.

 

Lançamento

O livro “Luiz Garcia, Gilton Garcia e Garcia Neto: Governadores em três estados do Brasil”, do presidente da Academia Sergipana de Letras (ALS), José Anderson Nascimento, será lançado na próxima Sexta Cultural do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), prevista para o dia 21 de outubro. 

 

Flávio Conceição

A definição sobre o evento ocorreu nessa segunda-feira (5), quando o acadêmico foi recebido pelo conselheiro presidente, Flávio Conceição. “Formalizamos o convite para que o doutor Anderson Nascimento faça aqui o lançamento desta obra histórica e ele prontamente aceitou”, comentou o presidente do TCE.

 

Anderson Nascimento

O livro discorre sobre as gestões de três sergipanos de uma mesma família que foram governadores em diferentes estados: Luiz Garcia, em Sergipe; José Garcia Neto, no Mato Grosso; e Gilton Garcia, no Amapá. “Fiz um trabalho sobre as suas obras, suas iniciativas governamentais nesses estados para registrar na memória dos sergipanos a participação deles na vida nacional”, comenta José Anderson Nascimento.

 

Gilton Garcia 

Um dos personagens da obra, o acadêmico Gilton Garcia, que já exerceu o cargo de procurador no TCE, também acompanhou a visita, assim como o conselheiro Carlos Pinna, decano do colegiado e também membro da ASL; e o servidor do Tribunal e acadêmico, Guilherme da Costa Nascimento.​

 

Benefício Caminhoneiro I

Os motoristas transportadores autônomos de carga que não foram contemplados pelo Benefício Caminhoneiro no primeiro lote e realizaram a Autodeclaração do Termo de Registro, receberão as duas primeiras parcelas no dia 6 de setembro. O pagamento é referente às parcelas de julho e agosto, no valor de R$ 1 mil cada.

 

Benefício Caminhoneiro II

No primeiro lote, mais de 190 mil caminhoneiros foram beneficiados. O pagamento foi realizado no dia 9 de agosto, para os profissionais que estavam com o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vigente em 31 de maio de 2022. A autodeclaração é feita pelos profissionais com cadastro em situação “ativo” no RNTR-C em 22 de julho de 2022, mas que não tiveram registro de operação de transporte rodoviário de carga neste ano.

 

Benefício Caminhoneiro III

A autodeclaração do caminhoneiro-TAC comprova que o motorista está apto a realizar, de forma regular, transporte rodoviário de carga, além de apresentar os requisitos legais exigidos para recebimento do benefício. No processo é necessário informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) dos veículos cadastrados junto à ANTT

 

Alô Pedrinhas!

Este colunista já vem avisando, denunciando algumas práticas “não recomendáveis” da gestão municipal, em especial, por alguns membros da comissão de licitação. E não param de chegar denúncias graves, como o caso de um empresário que teria realizado alguns serviços para a prefeitura sem contrato e (PASMEM) tentou impedir na porta do prédio da administração que outros concorrentes participem do procedimento licitatório! Como se já não bastasse contratar uma empresa com documentação vencida! Alô Ministério Público! Alô DEOTAP!

 

Coisas de Itabaiana!

Alguns empresários andam revoltados com a gestão de Itabaiana. Reclamam que só ganha uma licitação na cidade quem um ex-prefeito ordena! Falam que se não bastasse o fato de que supostos contratos fossem executados pelo “próprio”, e além de exigir a emissão da NF das supostas empresas contratadas, agora também exige da gestão atual as “mesmas práticas”, mas com o “poder da indicação”, sobre quem ganha e quem perde...este colunista prefere não acreditar que as denúncias dos empresários tenham procedência...

 

Jeferson Andrade I

O deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) apresentou a implantação de um projeto de turismo religioso de grande porte, um empreendimento de cerca de R$ 170 milhões da inciativa privada, com incentivos econômicos e apoio logístico do governo do estado. Trata-se do projeto Cidade Bíblica, um conjunto físico, cenográfico, histórico, cultural e religioso. O formato do empreendimento será de uma cidade cenográfica onde o visitante terá a oportunidade de conhecer todas as passagens da Bíblia Sagrada.

 

Jeferson Andrade II

As tratativas para a implantação do Projeto Cidade Bíblica vêm sendo conduzidas pela Secretaria de Turismo do Estado, comandada pelo Secretário Sales Neto, entidades bancárias, culturais, religiosas e pela Prefeitura de Carmópolis, local previsto para sediar o empreendimento no Vale Japaratuba.

 

Jeferson Andrade III

O projeto turístico já está incorporado ao Plano de Governo do candidato Fábio Mitidieri, como uma das mais importantes ferramentas institucionais para o desenvolvimento do turismo, para a retomada da economia, captação de impostos, promoção de ações sociais, geração renda e criação de centenas de empregos em nosso estado.

 

Projeto Cidade Bíblica

O deputado Jeferson Andrade destacou que o Projeto Cidade Bíblica elevará o Estado de Sergipe ao patamar de um dos locais mais visitados do Brasil por turistas de todo o mundo, o qual terá a capacidade de modificar radicalmente o perfil socioeconômico de toda a região.

 

Rompe com Sukita

Lurian Silva, filha do presidente Lula, não participa mais do palanque de Capela e desautoriza  a candidata a deputada, Clara Sukita, de usar a imagem dela, depois que o ex-prefeito Sukita declarou apoio ao Bolsonarista Laércio Oliveira. Em um vídeo, Lurian manda um recado direto para todas as lideranças políticas de Sergipe que só apoiará quem estiver com Rogério Carvalho, Sérgio Gama e Valadares Filho.

 

Fábio na OAB I

Em sabatina com os candidatos ao Governo do Estado, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE) seccional Sergipe, na noite dessa segunda-feira (5), o candidato do PSD, Fábio Mitidieri, lamentou a suspensão da lei que criou o Piso Nacional da Enfermagem e deu prazo de 60 dias para que estados, municípios e o governo federal informem os impactos que o texto traz para a situação financeira de cidades e estados, a empregabilidade dos enfermeiros e a qualidade do serviço de saúde. 

 

Fábio na OAB II

Ao responder o questionamento sobre a situação atual da saúde em Sergipe e as propostas para os próximos quatro anos, Fábio destacou o tema. “O piso salarial de Enfermagem é um direito da categoria, que sempre está na linha de frente nas ações de saúde. Votei a favor do Piso e continuarei na luta para manter o que foi conquistado democraticamente. No nosso governo, vamos pagar o piso de Enfermagem". 

 

Fábio na OAB III

Fábio falou sobre proposta de descentralizar serviços de saúde e criação de Centro de Recuperação para pessoas com sequelas de covid. “É preciso parar de promessas e tratar com seriedade a saúde. Eu sei do que estou falando, trabalhei na área e pretendo levar para rede estadual projetos de modernização como telemedicina, prontuário eletrônico, descentralizar os serviços reforçando os hospitais regionais”.

 

Plano de Governo

O candidato do PSD também respondeu a outras perguntas relacionadas ao plano de Governo que vai fazer Sergipe avançar nos próximos quatro anos, da coligação Novo Tempo pra Sergipe. As demais perguntas estavam relacionadas a educação, organização judiciária, combate à violência contra as mulheres e advocacia ativa.

 

Valmir de Francisquinho I

O candidato a governador de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL) visitou as feiras de Riachuelo, Maruim e Laranjeiras, além do povoado Mussuca. Também participou de uma minicarreta em Socorro. “Isso é respeito ao povo. Olhar no olho, pedir o voto, ouvir as pessoas, sentir o que as pessoas sentem no seu dia a dia. Mas, pra mim, não é nenhum esforço, pois esse sempre foi o meu comportamento em toda a minha vida pública”, explicou Valmir.

 

Valmir de Francisquinho II

Em Itabaiana Valmir acompanhou a inauguração do Comitê na av. Luiz Magalhães, centro da cidade. “Itabaiana não nos falha nunca. E isso é resultado de um trabalho bem feito, honesto, realizador que nós fizemos ao longo de cinco mandatos de vereador e dois de prefeito”, analisou Valmir de Francisquinho.

 

Danielle Garcia I

A candidata ao Senado, delegada Danielle Garcia (Podemos), participou do debate realizado pela Associação dos Delegados de Polícia (Adepol-SE), com os delegados que concorrem às eleições deste ano. O evento foi realizado no Celi Hotel, em Aracaju. Durante a sua fala, Danielle Garcia defendeu a união entre a categoria de Polícia, principalmente entre os delegados que buscam um cargo legislativo nas eleições.

 

Danielle Garcia II

“Somos quatro delegados candidatos, vamos nos unir como categoria, pois qualquer um de nós que chegar lá estará para lutar pela categoria. É mais fácil o acesso, mais fácil a conversa. A gente não precisa diminuir o outro ou agredir o outro para poder crescer. Se tiver dois ou mais delegados na política eleitos, será ainda melhor para a Segurança Pública”, afirmou a delegada. 

 

Danielle Garcia III

Ainda durante o debate, a candidata ao Senado destacou os altos índices de violência no estado de Sergipe e reforçou a importância das políticas públicas nas demais áreas para a melhoria da Segurança. “Somos o sétimo estado do país com maior índice de violência e a questão da Segurança Pública não é apenas com relação à polícia. As políticas públicas mal executadas na ponta reverberam na questão da violência, porque quando há miséria, falta de emprego, de oportunidades, de educação, de geração de renda, maiores são os índices de violência”, explicou.

 

Carta Compromisso

Ao final do debate, Danielle também assinou uma carta compromisso pela defesa das categorias de Polícia e respondeu questionamentos dos convidados. “Vou manter o diálogo constante com a categoria e defender as pautas, destinando recursos para as demandas das polícias Civil e Militar, além das guardas municipais", finalizou.

 

Yandra de André I

A candidata à deputada federal Yandra de André (União) percorreu vários municípios do Alto Sertão sergipano ao lado de prefeitos e lideranças, onde recebeu mensagens de esperança, incentivo e o acolhimento do povo sertanejo. Yandra tem recebido a adesão de diversos prefeitos, vereadores e lideranças do estado. Filha de André Moura, o deputado que mais trouxe recursos para Sergipe, a futura deputada vem sendo muito bem aceita pela população e garante que continuará esse legado e que honrará o nome de seu pai e da família Moura.

 

Yandra de André II

Exemplo disso são os municípios de São Miguel do Aleixo, onde Yandra tem o apoio do prefeito Gilton Meneses e de oito, dos nove vereadores do município; de Monte Alegre, que tem ao seu lado uma prefeita mulher, Nena de Luciano, vereadores e lideranças. “Serei municipalista, vou ajudar aos 75 municípios, podem ter certeza. Hoje sou Yandra de André, em honra ao legado do meu pai, o parlamentar que mais trouxe recursos para Sergipe e de maior atuação no Congresso Nacional. Mas também serei a Yandra da creche, Yandra da geração de emprego, Yandra da luta contra a violência doméstica e a Yandra que trabalha incansavelmente em defesa dos interesses do nosso estado”.

 

Yandra de André III

Atenta às necessidades específicas da região, Yandra falou sobre a importância de valorizar e apoiar os produtores locais. “Eu sei das dificuldades e dos principais anseios de quem mora nessa região. Os sertanejos podem contar comigo, farei o que estiver ao meu alcance para defender nossa bacia leiteira, os produtores rurais e o povo trabalhador de nossas cidades”, garantiu.

 

Coração Valente I

A inauguração do comitê de campanha do candidato Washington Coração Valente foi bem movimentada em Aracaju. “Foi lindo ver a alegria espontânea do povo, o sorriso, o beijo, o abraço e as palavras de incentivo. Tenho certeza que ganhamos mais força para as eleições”, declarou o candidato. Além de amigos, familiares e dirigentes partidários, a inauguração do comitê teve a presença dos candidatos ao senado e ao governo estadual.

 

Coração Valente II

“O apoio de Laércio Oliveira, Fabio Mitidieri e Zezinho Sobral são fundamentais rumo a nossa vitória no dia 02 de outubro”, acrescentou. Essa é a primeira disputa eleitoral do ex-jogador e empresário no estado, antes Washington foi vereador e deputado federal pelo Rio Grande do Sul. Ele também foi secretário nacional de Esportes no governo Bolsonaro, em 2019. Com o slogan “Batendo Forte por Sergipe”, Washington Coração Valente é candidato pelo PP.  

 

Hospital Cirurgia I

Primeira cirurgia cardíaca, primeiro implante de marca-passo, primeiro Laboratório de Hemodinâmica, primeira Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular e Cardiologia, primeiro transplante cardíaco da Região Norte/Nordeste do Brasil, primeiro tratamento com Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO). Ao longo de 96 anos de existência, Hospital de Cirurgia - maior instituição hospitalar filantrópica de Sergipe - carrega consigo o pioneirismo na área da Cardiologia e escreveu e escreve seu nome na história da medicina sergipana, sempre prezando por uma assistência de qualidade para a população.

 

Hospital Cirurgia II

Para contar toda este legado, o Cirurgia iniciou neste Setembro Vermelho - mês dedicado aos cuidados com a saúde cardíaca - a série “Hospital de Cirurgia e o Coração dos Sergipanos”, dividida em sete capítulos, que irão apresentar mais sobre a história de pioneirismo, cirurgia cardíaca, Serviço de Hemodinâmica, Unidade Vascular Avançada (que atende pacientes com infarto), consultas e exames, linhas de cuidados e residência médica.

Setembro Vermelho

Divulgado o primeiro capítulo da série relata os fatos históricos da Cardiologia do Cirurgia, com depoimentos do cirurgião cardiovascular Dr. José Teles de Mendonça, que liderou muitos dos pioneirismos, do atual chefe do Serviço de Cardiologia do hospital, o cardiologista Dr. Luiz Flávio Prado, e do diretor técnico da instituição hospitalar, Dr. Rilton Morais.

 

Barra dos Coqueiros I

As ações de limpeza dos fragmentos de óleo que surgiram no último fim de semana nas praias da Barra dos Coqueiros foram discutidas durante reunião na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe. Participaram do encontro, representantes da Prefeitura Municipal, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e da Capitania dos Portos de Sergipe, entre outros órgãos.

Barra dos Coqueiros II

Durante a reunião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Aparecido, apresentou um panorama da situação na Barra e alertou para a presença dos fragmentos de óleo em toda extensão do litoral do município. “Fizemos um monitoramento no fim de semana e, infelizmente, identificamos que há fragmentos de óleo em todas as nossas praias. Todo o nosso litoral, que possui 32 km de extensão, foi afetado e, por isso, precisamos alinhar não só as ações de limpeza, mas também o transporte e a destinação desse material”, destacou.

 

Esquema de limpeza

Ainda na ocasião, ficou definido que a Prefeitura da Barra dos Coqueiros montará um esquema especial para limpeza das praias e acionará, se necessário, o apoio dos demais órgãos e empresas envolvidos no enfrentamento à situação de emergência ambiental. “Vamos criar uma força tarefa dentro do município, tendo as nossas equipes à frente, para que as ações de limpeza sejam iniciadas o mais rápido possível e para que possamos manter as nossas praias limpas e atrativas para os barracoqueirenses e turistas”, explicou Edson Aparecido.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?