Campanha do “Voto útil” é inútil e o “gigante” continua em silêncio!

Habacuque, 24 de Setembro, 2022

“Não há nada mais democrático do que o bom debate de ideias e propostas para o País”. Este era o discurso de nove entre 10 apoiadores/eleitores do então presidenciável Fernando Haddad (PT) em 2018, e que agora estão defendendo o retorno do ex-presidente Lula (PT) ao comando do País. Desta vez, quatro anos depois, é o petista quem não é afeito aos debates e parece não querer o enfrentamento direto com seus adversários, em especial, com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição.

Ao longo dessa semana este colunista analisou e percebeu uma série de manifestações de vários setores, a maioria extremamente politizados, atacando Jair Bolsonaro e defendendo uma bandeira que não tem nada de democrática que é o tal “voto útil”, ou seja, petistas e aliados estavam incentivando, abertamente, que eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simonte Tenet (MDB), que são muito criticados por eles, diga-se de passagem, direcionassem suas apostas em Lula. Em síntese, querem a desistência de Ciro e Simone, apostando em uma concentração de votos no petista.

Além de antidemocrática, para este colunista a postura é no mínimo curiosa considerando que o petista sequer tem pretensões de debater com seus adversários. Com isso, a estratégia foi mobilizar artistas, músicos, jornalistas apaixonados pela Esquerda, apoiadores e até de grandes formadores de opinião para convencer o eleitorado de Ciro e Simone a votar em Lula a todo custo. Mas, para este colunista, observando a movimentação nacional do eleitorado (inclusive as pesquisas que estão sendo divulgadas), a impressão é que essa articulação não deu certo...

Pelas mobilizações que estão ocorrendo em todo o Brasil a favor da reeleição do presidente Jair Bolsonaro, e pela reação dura e convincente de Ciro e Simone, a impressão é que a campanha do “voto útil” foi inútil! Por mais que todos estes setores, inclusive boa parte da Grande Mídia que se descaracteriza a cada dia, perdendo credibilidade, atacando Bolsonaro a todo custo, de forma escancarada, a estratégia não está dando o resultado esperado. Bolsonaro segue fortalecido e seu principal adversário chega a dar demonstrações de desespero e destempero...

Este colunista, agradando muitos e desagradando alguns, reforça que o principal “alvo” de toda essa campanha do “voto útil”, o eleitor brasileiro continua em silêncio! O “gigante” apenas observa tudo, já não se rende às manipulações da imprensa. As redes sociais chegaram para ficar e quebraram o “monopólio da informação”. Que vença o melhor no próximo dia 2 ou que a decisão fique para o 2º turno, mas o cidadão deste País já não é mais “massa de manobra” para falsas ideologias e articulações. Voto útil pode ser qualquer um, menos o que vem com a “pecha” da corrupção...

 

Veja essa!

O candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL) realmente obteve o direito de continuar fazendo sua campanha eleitoral até o fim, mas este colunista, que parece ser o único em Sergipe, vai manter a mesma linha desde o princípio: Valmir está inelegível por decisão já consolidada pela Justiça Eleitoral.

 

E essa!

Não se trata de “ser contra Valmir”, mas de apresentar os fatos, a verdade para o eleitorado. Aqui não se contesta liderança política, boa avaliação pelo eleitorado; aqui se avalia o que está decidido e publicado. Pode até parecer “frio”, mas é a verdade. Gostando ou não...

 

Orçamento Secreto

Quer incomodar o candidato a governador Rogério Carvalho (PT) ou seus apoiadores? Basta falar no Orçamento Secreto tão condenado nacionalmente pelo Partido dos Trabalhadores. O problema é que o senador petista votou a favor em BSB, seja lá por quais razões, e agora não gosta de tratar do assunto...

 

Poderia esclarecer

Rogério Carvalho poderia encerrar esta celeuma e, em um debate na TV, para todos verem, ele poderia explicar para o eleitorado sergipano, de uma vez por todas, porque ele votou contra a orientação do Partido dos Trabalhadores em favor do voto secreto. É só uma dica...

 

André x Iggor

Não chamem para a mesma mesa o ex-deputado federal André Moura e o prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira. André teria reclamado da “ingratidão” do gestor após tantos recursos que viabilizou para o município sergipano; já o prefeito entende que, por não ter sido apoiado em 2020, não tem mais compromisso político com André.

 

Pesquisas

Este colunista antecipa que existem pesquisas para “todos os gostos” quando o assunto é eleição para Senador da República. Tem levantamento que coloca Danielle Garcia (PODE) na dianteira; tem levantamento que aponta Valadares Filho (PSB); e tem pesquisa com Eduardo Amorim (PL) vencendo; por isso, desde já, este colunista defende esperar a melhor de todas: dia 2 de outubro! Inclusive para a presidência da República...

 

Bomba!

A qualquer momento uma bomba, com forte poder de destruição, vai impactar os destinos da eleição para o governo de Sergipe. Este colunista não é “vidente”, mas já avisou algo faz tempo. É ver, para crer...

 

Priscila Boaventura I

A candidata a deputada Federal pelo PSB, Priscila Boaventura, comemorou a assinatura do Projeto de Lei 2033/22 pelo presidente Jair Bolsonaro. O PL estabelece hipóteses de cobertura de exames ou tratamentos de saúde que não estão incluídos no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O texto foi aprovado pelo Congresso no final de agosto. 

 

Priscila Boaventura II

O projeto de Lei (PL 2033/2022) altera a Lei 9.656, de 3 de junho de 1998 e determina que os planos de saúde poderão ser obrigados a financiar tratamentos de saúde que não estiverem na lista mantida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Mãe de três filhos, sendo um deles sendo autista, a advogada e candidata à deputada federal, Priscila Boaventura (PSB/SE), comemorou a sanção.

 

Priscila Boaventura III

“Essa é uma vitória da sociedade, de pais e de mães que, como eu, lutam pelos direitos de seus filhos. O rol taxativo coloca em risco a saúde das pessoas que necessitam de tratamentos e serviços essenciais para suas vidas. A Lei 2033/22 dá esperança para muitas famílias que poderão continuar com seus tratamentos, com a garantia de que não serão barrados pelas operadoras de saúde”, celebrou.

 

Fábio Mitidieri I

O plano de governo do candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, vai priorizar o desenvolvimento econômico com a valorização da produção local e da agricultura familiar. Para isso, Fábio pretende investir e fortalecer a carcinicultura, promovendo a capacitação e assistência aos produtores.

 

Fábio Mitidieri II

A proposta também aborda o fortalecimento da cadeia de produção, incentivando a formação de cooperativas e de agroindústrias para o beneficiamento do camarão e sua casca, agregando valor ao produto. Fábio cita como exemplo o que vem sendo feito pelo prefeito de Indiaroba, que passou a comprar camarão dos produtores locais e incluiu na merenda das escolas do município.

 

Fábio Mitidieri III

“Enquanto a oposição faz sensacionalismo, trabalho para incluir produtos típicos de Sergipe na merenda escolar para incentivar a economia local e melhorar o valor nutricional da refeição ofertada. Não se faz politicagem com educação e com merenda, se faz planejamento. Vou trabalhar para incluir camarão na alimentação escolar”, afirma, lembrando o exemplo de Indiaroba, que compra camarão de pescadores da cidade para incluir no cardápio da merenda escolar.

 

Extensão rural

Para fomentar a agricultura familiar, o plano de governo de Fábio Mitidieri também defende a promoção da assistência técnica e programas de extensão rural para pequenos produtores, que representam mais de 80% do total no setor; apoio às feiras de agricultura familiar, com a promoção de capacitação, fornecimento de insumos e inserção de benefícios sociais e aquisição de alimentos para fornecimentos aos presídios, hospitais e escolas estaduais.

 

Marcelo Sobral I

O jovem advogado Marcelo Sobral ganha cada vez mais adesões de lideranças e prefeitos em Sergipe, além de Itaporanga, cidade em que nasceu. O primeiro prefeito a aderir a Marcelo Sobral e anunciá-lo, ainda como pré-candidato, em maio, foi o prefeito Guilherme Melo, de Pirambu. Em seguida, o prefeito Carivaldo Souza, de Macambira; presidentes da Câmara de Rosário do Catete, Lió de Núbia, e de Feira Nova, Ellen Dantas; a ex-vereadora Gedalva Umbaubá, de São Cristóvão; Ivan do Ônibus, de Salgado, além de lideranças de Capela, Estância, Porto da Folha, Feira Nova, Lagarto, Simão Dias, a capital Aracaju e outros municípios.

 

Marcelo Sobral II

Com bandeiras inovadoras para o desenvolvimento de Sergipe, Marcelo vem se consolidando dentro e fora do partido pelo qual disputa a vaga na Assembleia Legislativa, União Brasil, que tem à frente o ex-líder do Congresso Nacional, André Moura. Geração de emprego e renda, pautas em defesa das mulheres, a conquista do primeiro emprego para a juventude e capacitação para o mercado de trabalho são pontos que ele apresenta por todo o estado e apontando soluções.

 

Marcelo Sobral III

“Além de tudo isso tem o turismo, que é uma indústria sem chaminés, como dizem. E é, também, uma das minhas principais bandeiras, porque temos um estado pujante em belezas naturais, belas praias, pantanal, rios e está tudo subaproveitado, enquanto nossos vizinhos, Bahia e Alagoas, se desenvolvem cada vez mais nesse setor. Em Itaporanga dei início, quando fui procurador, ao zoneamento costeiro. Agora quero levar isso para todo o restante de Sergipe”, argumenta. 

 

Michelle Bolsonaro I

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, participou, em Nova York, da reunião da Aliança de Cônjuges de Chefes de Estado e Representantes da América Latina e Caribe (ALMA). O evento com as primeiras-damas foi organizado paralelamente à 77ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), realizada na sede da organização, em Nova York, onde o presidente Jair Bolsonaro discursou nesta terça-feira, na abertura do encontro.

 

Michelle Bolsonaro II

Michelle Bolsonaro coordenou a aliança pelo período de um ano e, passou a liderança do colegiado para Signe Zeikate, primeira-dama da Costa Rica. O principal tema debatido nesta reunião da ALMA, realizada no Consulado-Geral do Brasil em Nova York, foi acessibilidade e inclusão. A representante do Brasil abriu a sessão destacando as ações que foram realizadas durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Michelle Bolsonaro, o avanço dos projetos de acessibilidade social no país no último ano foi significativo e resultou em muito crescimento e aprendizado.   

 

Michelle Bolsonaro III

“Descobri com elas uma resiliência e fé que são exemplos de vida. Muitas vezes, parece ser uma força super-humana. E foi por eles e por todos que algum dia se sentiram esquecidos, que, ao me tornar primeira-dama, quis trabalhar para dar voz aos que não tinham”, afirmou Michelle Bolsonaro. O secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Brasil, Claudio Panoeiro, participou do encontro e reforçou os avanços do país nas questões relacionadas à acessibilidade social. Em seguida, as demais primeiras-damas também atualizaram os dados e avanços obtidos em seus respectivos países.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?