Governo Belivaldo equilibrou as finanças e cumpriu metas na Educação

Habacuque, 06 de Janeiro, 2023

Elogiar um chefe de Executivo no início ou no meio do mandato, geralmente, acaba tendo uma série de interpretações. Boas e ruins, diga-se de passagem. Este colunista, por exemplo, foi um velho conhecido fiscalizador dos governos de Marcelo Déda (in memoriam), Jackson Barreto e, mais recentemente, do agora ex-governador Belivaldo Chagas (PSD). Nesse interim, o titular deste espaço naturalmente findou conquistando o respeito e a fidelidade de muitos leitores, em especial, do funcionalismo público e de setores da oposição, mesmo que por questões óbvias.

Em tempo algum este colunista “bradou” como o “melhor”, o “mais acessado”, o que tinha “mais credibilidade”; essas coisas vêm naturalmente, com o tempo e o bom jornalismo. Não precisa fazer publicidade e nem “cobrar fatura”! Mas voltando ao tema inicial, talvez após o término do mandato, já possivelmente sem interesse na vida pública, o “galeguinho” Belivaldo Chagas até se assuste, lá pelas bandas de Simão Dias, mas se fiscalizou e cobrou de seu governo, este colunista também tem a dignidade de reconhecer aquilo que foi exitoso e assertivo.

Isso é bom para o processo democrático, para a preservação e consolidação da credibilidade, para o bom jornalismo e, principalmente, para a sociedade. Quando um governo acerta, quando a gestão pública é eficiente, ganham todos, aliados e adversários, ganha o povo em geral! E diferente de boa parte da “grande mídia” do País, que passou os últimos quatro anos extremamente politizada, direcionada e tendenciosa (hoje encontra-se em crise e sem credibilidade), este espaço democrático “enxerga” os avanços do governo estadual que terminou.

Belivaldo foi “consagrado” pelas urnas quando ajudou a eleger Fábio Mitidieri (PSD) para sucedê-lo, mas também por ter saneado as finanças do Estado, mesmo durante uma pandemia, pagando os salários do funcionalismo público dentro do mês trabalhado, atualizando os pagamentos dos fornecedores e estabelecendo o fim do parcelamento do 13º salário. Tudo sem deixar de fazer investimentos em obras, como na revitalização do asfalto das rodovias estaduais. Há quem questione a qualidade de alguns serviços, mas não reconhecer os êxitos é fazer “oposição por oposição”.

Mas, para a surpresa deste colunista, não foi apenas no equilíbrio das finanças do governo que Belivaldo acertou, mas eis que um levantamento do G1 nacional acaba de revelar que o ex-governador, no campo da Educação, cumpriu todas as metas previstas em seu Plano de Governo apresentado à sociedade para o intervalo 2019-2022, ou seja, o “galeguinho” efetivamente fez 100% para a educação pública de Sergipe daquilo que ele se comprometeu na campanha eleitoral de 2018, nos comícios e debates, nas sucessivas entrevistas. E isso é digno sim de reconhecimento!

É tão comum, para a sociedade como um todo, ver o noticiário (tendencioso ou não) revelando que o governante “X” não cumpriu suas promessas de campanha!  E, justiça seja feita, Belivaldo executou as 21 propostas de campanha feitas para a Educação nos últimos quatro anos, chegando (segundo o levantamento do G1 nacional) na “vice-liderança” do Nordeste e o 7º do País! Um desafio a mais para Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral (vice-governador e novo secretário da Pasta) darem continuidade e, se possível, melhorarem as marcas de Sergipe. Neste ponto o “galeguinho resolveu”...

 

Veja essa!

O que se comenta nas rodas políticas de Sergipe é a suposta “falta de prestígio” do candidato a governador derrotado e senador da República, Rogério Carvalho (PT), junto ao presidente da República. Aqui no Estado circulou a informação que o petista sergipano está de olho na 1ª secretaria da Mesa do Senado.

 

E essa!

Além da visível falta de prestígio – na avaliação de muitos aqui no Estado, um “fato novo” aumentou ainda mais o risco de o senador sergipano não ser contemplado: o PL confirmou a candidatura do ex-ministro Rogério Marinho (PL/RN) para presidir a Mesa, possivelmente com os apoios dos Progressistas e do União Brasil.

 

Haja articulação

Ou seja, se tiver interesse na reeleição do atual presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, o presidente Lula (PT) terá que promover forte articulação política, e não apenas com os partidos da base, mas negociando espaços na Mesa com outras legendas estratégicas, até para tentar impedir uma derrota para a oposição.

 

Líderes definidos

Não custa lembrar que já foram anunciados o deputado José Guimarães (PT/CE) para líder do governo na Câmara Federal; o senador Jaques Wagner (PT/BA) para líder do governo no Senado; e o senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP) para líder do governo no Congresso; o deputado Zeca Dirceu (PT/PR) será o líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara; e, possivelmente, Fabiano Contarato (PT/ES) o líder do PT no Senado.

 

Exclusiva!

O governador Fábio Mitidieri confirmou na madrugada que o ainda deputado estadual Capitão Samuel vai mesmo dirigir a Fundação Renascer. Com os bons resultados que vem apresentando no Batalhão da Restauração, o novo presidente tem tudo para reformular e renovar todos os quadros da entidade, promovendo a verdadeira ressocialização. A Renascer precisa, de fato, renascer...

 

Bomba!

Este colunista tomou conhecimento que um assessor jurídico de um importante órgão público do Estado anda “tocando o terror” dentro da instituição, “atropelando requisitos legais” para a admissão de um dirigente. A informação é que o “empenho” será supostamente “premiado” com uma “cadeira” bem “prestigiada” e já prometida dentro da estatal. E o pior: como as “paredes têm ouvidos”, corre pelos canos e tubulações que há o rumor de que o “assessor” não votou com o governador Fábio Mitidieri. Será?    

 

Posse na PM

Nesta sexta-feira (6) será realizada a solenidade de passagem de Comando da Polícia Militar, às 8 horas, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, bairro América. Em reunião com o secretário de Estado de Segurança, João Eloy, foi definido pelo governador que o comandante do policiamento do interior, coronel Alexsandro Ribeiro, assumirá a Corporação.

 

Edital da Petrobras

De acordo com publicação do site nacional Petróleo Hoje, da última quarta-feira (4), a Petrobras tem buscado lançar o quanto antes o edital para afretamento das duas Unidades Flutuantes de Armazenamento e Transferência (FPSOs) do Sergipe Águas Profundas (SEAP). Segundo o site, a estatal pretendia publicar o edital ainda no final do ano passado, contudo não foi possível, pois aguarda a aprovação dos sócios do projeto, as empresas Bharat Petroleum e Videocon.

 

Reunião agendada

De acordo com o Petróleo Hoje, todos os trâmites internos necessários do projeto SEAP já foram definidos e aprovados pela petroleira brasileira, que já tem reunião agendada com os dois sócios para esta semana, com a finalidade de agilizar a viabilidade do processo que está parado.

 

Valmor Barbosa

A data para a publicação deverá ser definida, provavelmente, após a reunião com as empresas. Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, é de extremo interesse do Governo de Sergipe que a questão seja resolvida o mais rápido possível. “É um projeto grandioso, que o estado colherá muitos frutos a partir dele. Resolver esse impasse é mais um passo dado em direção à concretização do Sergipe Águas Profundas”, afirmou.

 

Laércio Oliveira I

O senador eleito Laércio Oliveira afirmou que atuará como oposição ao Governo Federal, mas que apoiará todos os projetos que sejam bons para o povo e a nação. Segundo ele, superado o resultado das urnas, o momento agora é de unir forças em prol do Brasil e de Sergipe. Laércio defende que o novo governo dê continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, buscando aperfeiçoar aquilo que possa atender os mais necessitados, reiterando que o melhor programa social é o emprego. 

 

Laércio Oliveira II

“Eu acho que o novo Governo precisa entender o que foi produzido de bom para o Brasil, dar continuidade aos programas em andamento que estejam produzindo bons resultados. Não deve olhar para trás, no propósito de destruir o que foi feito de positivo por questões ideológicas ou outras questões políticas de menor importância. Certamente não é isso que o povo espera.”, declarou.

 

Laércio Oliveira III

Laércio conclui informando como será sua atuação no Senado. “Não esperem de mim uma atuação de oposição raivosa e destrutiva. Não é essa a minha forma de pensar e agir. O povo espera dos seus representantes que busquem defender os seus interesses, trazendo investimentos e benefícios para a melhoria de suas vidas. Esse será sempre o foco do meu trabalho".

 

Yandra Moura I

A deputada federal eleita, Yandra Moura (UB) visitou o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), referência no atendimento às mulheres no estado e disse querer contribuir com o funcionamento da unidade.

 

Yandra Moura II

Yandra reforçou a importância da visita e se mostrou animada em manter uma parceria com o Centro. “Foi importante pra mim conhecer de perto como funciona o atendimento às mulheres sergipanas, todo cuidado com as mulheres através de exames e pequenas cirurgias, além do atendimento psicológico”.

 

Yandra Moura III

“Todos os que participam e contribuem para o bom funcionamento do CAISM estão de parabéns. Espero poder contribuir em breve com a manutenção e o fortalecimento do Centro para que as sergipanas continuem sendo atendidas com toda atenção e carinho”, concluiu Yandra Moura.

 

Gustinho Ribeiro I

O município de Estância recebeu um trator agrícola e um retroescavadeira adquiridos com recursos destinados pelo deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos). O município já recebeu quase R$ 3 milhões em recursos encaminhados pelo parlamentar para beneficiar os estancianos.

 

Gustinho Ribeiro II

“Entregamos esse trator zero quilômetro com a grade que poderão ser utilizados para arar a terra do homem do campo gratuitamente, por meio de um programa da prefeitura. Também fizemos a entrega de uma retroescavadeira para a execução de serviços não apenas na zona rural, mas também na zona urbana do município, a exemplo da limpeza da cidade, da infraestrutura e da recuperação das estradas”, detalhou Gustinho.

 

Gustinho Ribeiro III

O deputado ressaltou que a parceria com a gestão municipal de Estância vai continuar. “É uma alegria imensa começar o ano visitando a Cidade Jardim para trazer mais benefícios para os estancianos, por quem tenho um grande carinho e respeito. E a entrega desses equipamentos e implementos agrícolas são mais uma demonstração do nosso compromisso”, salientou.

 

Janeiro Branco

A senadora Maria do Carmo Alves destacou a importância da campanha Janeiro Branco, cujo mote deste ano é “a vida pede equilíbrio”. A parlamentar, que é autora do Projeto de Lei 10105/2018, defendeu a discussão e o estabelecimento de políticas públicas sobre a necessidade de suporte psicológico aos cidadãos brasileiros que sofrem com algum tipo dessa ordem e necessitam de cuidados diferenciados.

 

Maria do Carmo

“O Janeiro Branco é uma campanha importante e que reforça a necessidade desse cuidado e de um olhar mais atento a todos os que nos cercam, pois às vezes estão ali pedindo socorro em decorrência de ansiedade ou depressão e não nos damos conta”, afirmou Maria do Carmo, ao lembrar que o seu PL, vem no sentido de garantir assistência psiquiátrica e psicológica gratuita aos estudantes de medicina e médicos residentes, considerando que essas categorias, em virtude da pressão gerada pela própria profissão, acabam sofrendo abalos de ordem emocional.

 

Olha o TCE!

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e membro da Academia Sergipana de Letras (ASL), Carlos Pinna de Assis, compareceu ao lançamento do livro “Pela Luz dos Olhos Teus”, ocorrido no Museu da Gente Sergipana.​ Fruto do trabalho de pesquisa dos autores Ana Maria Fonseca Medina e Claudefranklin Monteiro, que também integram a ASL, a obra consiste num ensaio biográfico sobre o médico e empreendedor sergipano, Hugo Gurgel. 

 

Ana Medina

“A autoria desta obra é dividida entre um historiador e uma memorialista, o que significa muito na construção do livro. Contamos aqui uma história de amor que é quase como um romance”, relatou Ana Medina. Para o conselheiro Carlos Pinna, o destaque se dá para a grandeza da história de vida e profissional de Gurgel: “Hugo Gurgel foi um homem de atividade social intensa no Estado. Constituiu uma família privilegiada, era muito reservado, mas absolutamente atento às coisas do estado e do Brasil”. 

 

Sérgio Monte Alegre I

“Minha sensação, ao final disso tudo, é de dever cumprido”. A conclusão do procurador José Sérgio Monte Alegre vem após uma reflexão acerca da trajetória iniciada no dia 1º de janeiro de 1990, ao ingressar no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), e concluída no último dia 20 de dezembro, com a publicação da sua aposentadoria, já vinculada ao Ministério Público de Contas (MPC/SE). 

 

Sérgio Monte Alegre II

Seus primeiros anos na Corte foram ainda na antiga sede, no edifício Walter Franco, situado na Praça Fausto Cardoso, num momento em que o parquet de Contas buscava se adequar aos mecanismos constitucionais que preveem sua existência. “Àquela época ingressamos como procuradores da Fazenda Pública, depois ficamos um período integrados como procuradores de Justiça e em seguida veio a nomenclatura Ministério Público Especial junto ao TCE”, explica Monte Alegre, ao fazer referência à Lei Complementar nº 36, de 24 de dezembro de 1997.

 

Sérgio Monte Alegre III

Em meio às suas atribuições diárias ao iniciar os trabalhos no órgão, ele relembra o convívio com colegas como o ex-procurador Carlos Waldemar Resende Machado (in memorian) e o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, que exercia a função de procurador no TCE até os primeiros meses do ano de 1990. 

 

Carlos Britto

“Antes já trabalhávamos juntos na área jurídica do antigo Condese [Conselho do Desenvolvimento Econômico do Estado de Sergipe]; quando Carlos Britto foi ser Procurador-Geral do Estado fui nomeado para a chefia no seu lugar; chegando ao TCE foi ele que me apresentou ao presidente da época, o conselheiro Carlos Alberto Sampaio”, comenta Monte Alegre.

 

Gratidão

Os anos seguintes foram marcados por quatro gestões como Procurador-Geral do MPC, inúmeras participações em sessões das Câmaras e do Pleno do TCE, além da emissão de pareceres em milhares de processos envolvendo contas públicas que passaram por sua apreciação. “O Tribunal faz parte da minha vida no maior número de anos, deu continuidade à minha permanência no serviço público; aqui passei por muitas gestões e lidei com muitas matérias de grande relevância”.  

 

Bandeira de Mello

Atual procurador-geral de Contas, João Augusto Bandeira de Mello vê a trajetória do colega como “brilhante e comprometida”: “Foi um servidor público que aliou o brilhantismo intelectual à competência técnica e ao intenso comprometimento com a causa pública, com o interesse público”. Além dele, o procurador Eduardo Côrtes e o conselheiro do TCE/SE, Luis Alberto Meneses, que também integrou o MPC, são outros contemporâneos de Sérgio Monte Alegre na sua passagem pelo parquet de Contas que seguem na ativa. 

 

Carlos Pinna

Nas sessões que antecederam a sua aposentadoria, ele recebeu cumprimentos dos membros do TCE, a exemplo do conselheiro Carlos Pinna, decano do colegiado, que já fazia parte do órgão antes mesmo da chegada do procurador. “Sou testemunha da proficiência, dedicação e competência do doutor Sérgio, provada não apenas na sua atividade no Tribunal, mas no magistério que exerceu por tantos anos e como advogado de sucesso;  é um quadro de muita relevância na vida jurídica sergipana e foi sempre uma referência significativa para todos nós que servimos no cargo público que exercemos aqui no TCE”. 

 

Flávio Conceição

Já o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, disse que o agora procurador aposentado deu grande contribuição para a consolidação do Tribunal e do Ministério Público de Contas no exercício das suas funções: “Sempre foi um profissional extremamente qualificado, com vasto conhecimento jurídico, cujo nome já está marcado na história do controle externo sergipano”. ​

 

Mariana Dantas I

Recém-empossada no cargo de secretária de Estado do Esporte e Lazer de Sergipe, a ex-atleta Mariana Dantas participou da cerimônia de posse da nova ministra do Esporte, Ana Moser. “Recebemos o convite para participar da cerimônia aqui em Brasília e fiz questão de prestigiar a posse da nova ministra Ana Moser. Enquanto primeira mulher a assumir a secretaria de Esporte em Sergipe, entendo a importância desse momento para o esporte no país”.

 

Mariana Dantas II

“Ana Moser também é ex-atleta, como eu, e entende o que precisa ser feito para incentivar o esporte e garantir que os nossos atletas sejam mais valorizados e reconhecidos”, afirma a secretária Mariana Dantas. A ex-jogadora de vôlei Ana Moser assume a pasta recriada pelo atual presidente Luís Inácio Lula da Silva e também é a primeira mulher a comandar o Esporte, assim como Mariana Dantas em Sergipe.

 

Sedetec

O governador Fábio Mitidieri anunciou o quadro da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e da Tecnologia (Sedetec), incluindo os órgãos Codise, Sergas, ITPS, Fapitec e SergipeTec, ligados à estrutura administrativa da Sedetec. A Pasta é responsável pelas políticas de incentivo à pesquisa, desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação; desenvolvimento das atividades de pesquisa. No Plano de Governo de Fábio, a área deve dialogar com a geração de emprego e capacitação de mão de obra e de empreendedores, tornando Sergipe atrativo para investimentos.

 

Codise

Na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), a indicação do governador é Ronaldo Botelho Guimarães. Ele é administrador de empresas e já atuou na Fapitec. A Codise e o órgão responsável pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

 

Fapitec

Já na Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) o dirigente será Alex Cavalcante Garcez, atual diretor administrativo e financeiro da Fundação. Sua finalidade é promover o apoio e o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, e também da inovação tecnológica, bem como do empreendedorismo, no território estadual, atendendo com prioridade a maximização das potencialidades locais, em consonância com a Política Estadual de Ciência e Tecnologia.

 

SergipeTec

O SergipeTec abriga oito empresas, uma instituição, dez empresas incubadas, dez empresas pré-incubadas e duas Unidades Operacionais (o Centro Catalisador de Competências em Tecnologia da Informação/C3TI e a equipe administrativa do Centro Vocacional Tecnológico/CVT). Sua administração ficará com José Augusto Pereira, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico. 

 

Sergás & ITPS

Para a empresa distribuidora de gás de Sergipe (Sergas), José Matos foi o indicado. Formado em Administração, ele tem passagem pela Codise. No Instituto de Tecnologia e Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), Kaká Andrade dará continuidade ao trabalho que realiza desde 2018.

 

Olha o Turismo!

Atualizar o Plano Estadual de Turismo e elaborar programa de incentivos locacionais para investimentos turísticos são algumas das propostas do governador Fábio Mitidieri para fomentar o turismo no estado. Para completar a equipe da Secretaria, ele reuniu o secretário da Pasta, Marcos Franco, e anunciou Daniela Mesquita como secretária Executiva e Gustavo Paixão como diretor de Promoção, Marketing e Eventos.

 

Fábio Mitidieri

“O turismo é prioridade no governo! Temos projetos para fortalecer os atrativos turísticos em todo estado e inserir Sergipe no circuito turístico de forma permanente. Ao lado de Marcos, Daniela e Gustavo irão construir uma nova política na área”, declarou.


Daniela Mesquita

Daniela Mesquita é ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) e presidente da Sergipe Destination. De acordo com ela, a Secretaria de Turismo atuará de forma integrada com demais pastas para gerar emprego e renda. “Saio da reunião feliz em saber que a prioridade do governador é o turismo. Estamos empenhados no propósito de fazer o setor crescer. O turismo será parceiro das demais secretarias porque trabalhamos geração de emprego, arte, cultura e meio ambiente. Vamos atuar juntos”, disse.

 

Gustavo Paixão

Já na diretoria de Promoção, Marketing e Eventos, o escolhido foi o empresário do setor de entretenimento e presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – Abrape, Gustavo Paixão. “Tivemos uma reunião produtiva. O secretário Marcos Franco tem carta branca para fazer o turismo de Sergipe crescer. Vamos tratar o turismo como prioridade e política de governo”.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

O que você está buscando?