Coluna Radar por César Cabral - 17 de dezembro de 2023

Cesar Cabral, 17 de Dezembro, 2023

Maioridade penal

Essa polêmica sobre a redução da maioridade penal se arrasta há anos, no Brasil, enquanto os crimes praticados por adolescentes crescem de forma progressiva. O cometimento de algum delito por pessoa que já pode votar para presidente da república, governador, prefeito e tudo mais deveria ser respondido pelo autor na forma da Lei, sem prerrogativas por ser de menor.. Os adolescentes com mais de 15 e menos de 18 anos têm conhecimento geral pra dar e vender e são conscientes das ações praticadas. Só pra lembrar, o hacker que invadiu a conta da primeira dama Janja tem “apenas” 17 anos. Com certeza, esse menino de vó corre sério risco de deixar vovó.   

Bumbum de fora

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) levou para a Câmara de Aracaju uma fralda descartável, daquelas que são disponibilizadas pela prefeitura para a população carente. Ao exibir o produto, a parlamentar enfatizou que, além da péssima qualidade do material, as pessoas têm dificuldade de adquirir as fraldas, pois, a demora no atendimento não condiz com as necessidades de quem precisa. Sheyla cobrou mais atenção e sensibilidade do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e da secretária de Saúde, Waneska Barboza, que precisam ter mais cuidado com a população carente de Aracaju.

Nada para o Batalhão

O ex-deputado estadual Capitão Samuel está “por aqui” com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) pelo fato de que o mesmo “jurou de pé junto” diante de alguns vereadores de Aracaju, que não libera nem um centavo de emenda impositiva para o Batalhão da Restauração, entidade administrada pelo Capitão. Segundo Samuel, alguns vereadores que fizeram a indicação de emenda para o Batalhão, tiveram que mudar o destino dos recursos públicos, que, em tese, são destinados de forma impositiva, pelos parlamentares. A emenda é impositiva, mas o prefeito colocou essa imposição na marra. Tire, com um gancho!

Saco de maldade

A relação entre o prefeito Edvaldo e os vereadores de Aracaju anda, de fato, muito estremecida. A Coluna tomou conhecimento que alguns parlamentares estão preparando um presente de grego para entregar ao prefeito, às vésperas do natal. Pelas conversas, uma emenda está para ser votada (e aprovada) reduzindo o poder do prefeito de remanejamento orçamentário de 40% para apenas irrisórios 5%. A fábrica de gesso da CMA está nos “trinques". 

Como será o amanhã?

Essa é a pergunta que todos fazem e ninguém sabe responder, quando se refere às eleições para prefeito de Aracaju. Quem estará com quem e quem contra quem? Pelos cálculos, tudo pode acontecer. Por exemplo, o governador Fábio Mitidieri já disse que o seu candidato é aquele que for indicado por Edvaldo. Só que, enquanto Edvaldo sacramenta o nome de Luiz Roberto, os principais partidos da base governista preparam candidaturas próprias. Até o vice-governador Zezinho Sobral, saiu do PDT de Edvaldo e foi para o PSB, por onde deverá ser candidato a prefeito da capital. Que Fábio votará no candidato de Edvaldo, não há dúvida. Mas os seus amigos…bem, aí são outros quinhentos.

Chumbo trocado

Talvez seja por isso que muitos amigos de Edvaldo Nogueira defendem uma reaproximação dele com o Partido dos Trabalhadores, tentando, evidentemente, uma aliança com a Federação da qual o PT faz parte. As festas de final de ano serão regadas com muita conversa e muita fofoca. Tudo ficará para depois do carnaval. 

Chapa pronta

O prefeito de Porto da Folha, Miguel Feitosa (PSD), reuniu um grande número de aliados e amigos para anunciar os nomes dos seus pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito do município. Miguel foi um dos primeiros do interior, que não pode ir à reeleição, a fazer o anúncio publicamente. Tiago Santana, ex-vereador por três mandatos, será o candidato a prefeito e terá como candidato a vice o atual Ailton de Zé Doutor. Com a chapa definida, a pré-campanha já está nas ruas.

Estranho, muito estranho

Ninguém entende porque as clínicas que realizam exames de saúde para o DETRAN não aceitam pagamentos com cartão de débito ou Pix, cujas operações são realizadas instantâneas e de modo seguro. Essa exigência absurda, além de ir de encontro às normas comerciais vigentes, remonta ao tempo do ronco, quando tudo se pagava com dinheiro “vivo”. Já pensou, se os clientes resolvem pagar a consulta com moedas? De centavos, pra facilitar o troco? E a Receita Federal e os órgãos fiscalizadores não dizem nada? Estranho…

Estranho no ninho

O deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil) disse que se sente um peixe fora d’água dentro do partido comandado pelo ex-deputado federal André Moura. O parlamentar alega que não tem sido convidado para nada e que, no momento, tem projetos diferentes daqueles apresentados pela executiva estadual da sigla. Dentre esses, está a sua disposição em apoiar a vereadora Emília Correia (Patriotas) para prefeita de Aracaju. Sem dúvida, uma rota de inevitável colisão, uma vez que a deputada federal Yandra Moura (União Brasil), filha de André Moura, é a opção do partido para a prefeitura da capital. Rodrigo pretende lançar a esposa, Moana Valadares, candidata a vereadora de Aracaju. 

Apertou o cinto

Diante da constante queda de arrecadação que vem ocorrendo mês a mês, o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), reuniu o secretariado e pediu que fosse feita uma adequação nas despesas a fim de manter os serviços essenciais, sem afetar o orçamento municipal. O tradicional Encontro Cultural, previsto para janeiro próximo, está mantido, mas, com período e atrações reduzidas. Como a cidade recebe milhares de pessoas vindas de diferentes regiões do país, a unidade da Polícia Militar sediada no município já montou um esquema especial para garantir a segurança de todos os participantes do evento. .

Sem febre

A partir de 2024, o estado de Sergipe passa a ser reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação, resultado de um trabalho estratégico conjunto entre a EMDAGRO, Ministério da Agricultura e produtores rurais. A última campanha de vacinação contra a doença deve acontecer no mês de abril de 2024, marcando o fim de 23 anos de reconhecimento como área livre de febre aftosa com vacinação. O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, avalia que a conquista desse status representa o culminar de esforços árduos de produtores e equipes técnicas. Falou!!

Pode ser da sua conta

Cerca de 19 mil produtores rurais podem perder o benefício da tarifa rural se não realizarem o recadastramento neste mês de dezembro. O programa concede descontos para quem desenvolve atividade no campo. Os produtores podem realizar a atualização cadastral pelos canais digitais da Energisa. Vale lembrar que para receber o subsídio, é preciso que o imóvel esteja localizado na área rural e que o titular da conta comprove o vínculo com a atividade rural. Os municípios que concentram o maior número de produtores que precisam realizar o recadastramento são: Lagarto, Itabaiana, Simão Dias, Poço Redondo, Salgado, Itaporanga, São Cristóvão, Poço Verde, Campo do Brito e Moita Bonita.   

Tá na briga

O deputado estadual Luciano Bispo (PSD) vai anunciar, em janeiro, o nome do candidato do seu grupo à prefeitura de Itabaiana. Edson Passos e Agnaldo de Verso são os nomes mais cotados, até o momento. Para Luciano, ambos têm amplas condições de ganhar as eleições contra o ex-prefeito Valmir de Francisquinho. Como pretende ser candidato a senador, em 2026, Luciano Bispo vai usar a eleição municipal como um balão de ensaio para sua ida para Brasília.

Papel decisivo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade, considera que o estado de Sergipe fecha o ano de 2023 com um balanço positivo em relação ao desenvolvimento econômico e social. Ainda conforme a sua opinião “os deputados e deputadas tiveram papel decisivo para a consolidação de políticas públicas que  determinaram esses avanços políticos e institucionais”. 

Recesso parlamentar 

No dia 21 de dezembro,  a Assembleia Legislativa entra em recesso parlamentar. Vários projetos de iniciativa do governo do estado e dos próprios deputados ainda estão em debate. A última sessão plenária do ano será realizada nesta quinta-feira.

É pra valer

A pré-candidatura do advogado Danilo Segundo a prefeito do município de Barra dos Coqueiros está passando a ser vista por todos, inclusive por seus adversários, como algo bem definido e muito consistente. Dois grandes líderes do PT, o ministro Márcio Macedo e a ex-vice-governadora de Sergipe Eliane Aquino deram, esta semana, firmes declarações de apoio ao projeto. Danilo e Lurian, filha do presidente Lula, lideram com sucesso o Movimento Pensar Barra que mobiliza a opinião pública local e propõe novas políticas públicas para o  município.

Encontro adiado

O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri/SE), comunica o cancelamento do Encontro de Secretários Municipais da Agricultura e Pesca, que seria realizado amanhã, segunda-feira (18), na sede da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO), em Aracaju. O cancelamento foi necessário por imprevistos de agenda. Fica, portanto, adiado para 2024, com nova data a ser comunicada posteriormente.

Cadê a SMTT?

A SMTT de Aracaju precisa dar mais atenção e ter mais cuidado com os pedestres que tentam atravessar algumas vias movimentadas da capital. Na avenida Tancredo Neves, o maior corredor da cidade, o pedestre passa maus bocados, sempre que tenta fazer a travessia naquela artéria. O ponto mais crucial fica em frente à sede da Secretaria de Estado da Fazenda, onde existem dois pontos de ônibus, um em frente ao outro. A faixa de pedestre completamente apagada obriga o transeunte a praticar “roleta russa” sempre que se desloca de um lado para o outro. A sorte de muitos atropelados é que o HUSE fica logo ali. 

Salve Bom Jesus

A tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, de Propriá, a cada ano que passa se consolida como a maior da região do Baixo São Francisco. Desde o ano passado, quando a Igreja instituiu a Romaria de Bom Jesus, que o evento aumentou a sua magnitude de devoção e fé cristã do povo ribeirinho, A partir do próximo mês de janeiro, várias manifestações serão realizadas pelos devotos do Santo, cuja festa terá o seu ponto culminante no último domingo do mês, com a realização da tradicional procissão fluvial. Em 2024, a prefeitura de Propriá não medirá esforços para expandir a grandiosidade do festejo, e já decidiu que a última semana será repleta de atrações culturais e artísticas. 

Devolva-me

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) devolva R$ 918 mil por uso irregular de recursos públicos. Desse valor, a maior parte são verbas do Fundo Partidário gastas de forma irregular pela legenda. A defesa alega que não houve má fé na aplicação do dinheiro. Segundo cálculos do TSE, R$ 571 mil terão que ser devolvidos por conta das falhas na aplicação do fundo em 2018. A decisão do tribunal ainda prevê que esse valor deverá ser atualizado e pago com recursos próprios da sigla.

Você sabia?

Quem quiser tirar uma cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, não precisa mais ir até o cartório, pegar senha e tomar chá de cadeira. Para a alegria de todos, o Cartório Eletrônico já está no ar, 24 horas por dia, à sua disposição. Certidões de imóveis e de protestos também podem ser obtidas pela internet, sem sair de casa. Para usufruir dessa comodidade, basta acessar www.cartoriopostal.com.br 

Você sabia? 2

Caso você tenha sido multado por infração leve nos últimos 12 meses, não precisa pagar essa pechincha. Basta ir até o DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência, conforme consta no Artigo 267, do Código de Trânsito Brasileiro. Para conseguir se livrar da pena, é preciso levar cópia da carteira de identidade e a notificação da multa. Todavia, os pontos decorrentes da infração irão para o prontuário do condutor. Ou seja, do boi, pelo menos o couro.

Feliz Natal

A Coluna deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo ao tempo em que informa que ficará de recesso neste período festivo, voltando no próximo dia 7 de janeiro de 2024. 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc