O Consórcio Nordeste e o Sebrae Nacional assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar startups e pequenos empreendimentos que atuam com tecnologia, sustentabilidade e impacto social em toda a região Nordeste. O documento, fechado nesta quinta-feira (11) durante o evento NEON Alagoas 2026, prevê acelerar pelo menos 100 startups por ano e elevar em 20% a proporção de negócios com propostas ambientais e sociais que gerem produtos e serviços de maior valor agregado.
Segundo o plano inicial, com prazo de execução de 30 meses, o programa de aceleração oferecerá mentoria especializada, capacitação gerencial e conexão com redes de parceiros e investidores. A iniciativa pretende estruturar as empresas para que ganhem escala de mercado de maneira sustentável e ampliar o acesso a incentivos financeiros e apoio tecnológico.
O acordo contempla cooperação também para a formulação de políticas públicas voltadas a pequenos negócios em áreas estratégicas para o Nordeste, como inovação, turismo, agricultura familiar e economia solidária. Na cerimônia de assinatura, o chefe de gabinete do Consórcio Nordeste, Glauber Piva, que representou o presidente Paulo Dantas, ressaltou o papel do órgão na articulação entre os nove estados em busca de soluções comuns e destacou a parceria contínua com o Sebrae nas câmaras temáticas do Consórcio.
O presidente nacional do Sebrae, Rodrigo Soares, apontou o crescimento do ecossistema local como um dos motores do acordo: o número de startups na região saltou de 11 mil, há dois anos, para 22 mil atualmente, segundo ele. Soares argumentou que a rede de cooperação é essencial para transformar criatividade regional em soluções práticas com alto impacto social.
No NEON Alagoas 2026, evento realizado de 11 a 13 de junho no Centro de Convenções de Maceió e em sua quarta edição, estiveram presentes diversos secretários estaduais. O secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, afirmou que os governadores valorizam ações de inovação e ciência e tecnologia e citou o acordo como exemplo de integração de dados e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao empreendedorismo.
O programa busca alcançar além das capitais, incluindo pequenos produtores, agricultores familiares, comunidades tradicionais, povos originários, jovens empreendedores e startups tecnológicas de municípios do Semiárido. A meta é mobilizar pelo menos 30% dos municípios da região para participarem das agendas de inovação e das próximas edições do NEON.

Complementarmente, o projeto prevê incentivar a criação de parques tecnológicos, incubadoras e outros ambientes de suporte a negócios de impacto social e ambiental. O Sebrae já dispõe de fundos de inovação em todas as Fundações de Pesquisa da região.
Na abertura do NEON, a secretária de Economia Criativa e Inovação do Consórcio Nordeste, Anna Karine Gurgel, e o secretário de Cidadania e Território, Diego Pessoa, proferiram a palestra “Cultura que inspira, ciência que valida, política que estrutura: o Nordeste que inova em rede”, detalhando o papel do Consórcio no aprimoramento da gestão pública. Ao longo do evento, o Consórcio manteve estande institucional e participou de encontros com FINEP, SUDENE, ABDE, Sebrae e outras instituições voltadas ao ecossistema de inovação.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

