Em São Paulo, no painel Expert XP, Dario Durigan pediu mais responsabilidade no crédito. Ele citou o recorde de endividamento e defendeu o programa de renegociação de dívidas como solução.
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta sexta-feira (24.jul.2026) que é necessário desestimular o chamado “crédito ruim” e destacou a importância do programa de renegociação de dívidas, conhecido como Desenrola. A declaração foi feita durante o painel “Os rumos da economia brasileira” na Expert XP, que ocorre em São Paulo.
Questionado sobre as medidas de crédito do governo, como o crédito consignado, Durigan ressaltou que o nível de endividamento no Brasil é recorde e que o acesso ao crédito deve ser facilitado, porém, com responsabilidade. Ele enfatizou a utilização de ferramentas e estratégias de inteligência financeira para assegurar que as dívidas sejam pagas de forma eficiente.
“É fundamental que a população tenha acesso ao crédito, mas precisamos garantir que isso ocorra de maneira saudável, evitando o endividamento excessivo”, disse o ministro.
Durigan também comentou sobre o programa Desenrola, que visa a reorganização de dívidas acumuladas, especialmente aquelas contraídas durante a pandemia. Entretanto, ele ressaltou que a estratégia do governo vai além da simples renegociação de débitos.
O ministro mencionou a criação de mecanismos permanentes que visem a melhorar o funcionamento do mercado de crédito, estabelecendo uma relação mais equilibrada entre consumidores, instituições financeiras e empresas.
A Expert XP, que é a maior plataforma de relacionamento e inteligência financeira do Brasil, está realizando sua edição de 2026 de 23 a 25 de julho, no São Paulo Expo. O evento reúne personalidades internacionais, líderes empresariais, autoridades e investidores para debater temas relevantes à economia e inovações no ambiente de negócios.
Dentre os convidados internacionais, destacam-se Janet Yellen, ex-secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Mike Pompeo, ex-secretário de Estado dos EUA, e o historiador Niall Ferguson. A programação inclui debates sobre infraestrutura, política monetária e negócios no Brasil.
A Expert XP 2026 conta com parceria de mídia do Poder360, que realiza uma cobertura completa do evento e terá um estúdio no pavilhão para entrevistas com executivos e especialistas, além da transmissão ao vivo pelo canal do Poder360 no YouTube.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

