Quais são os sintomas da dengue? Saiba tudo sobre a doença

Jose Costa, 13 de Fevereiro, 2024

Brasil sofre com aumento de casos e 4 estados já decretaram emergência 

Brasil teve um aumento significativo nos casos de dengue nas primeiras quatro semanas de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Com esse aumento, é crucial reconhecer os sintomas e saber como se prevenir contra essa doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

 

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.

 

A transmissão da dengue ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a febre amarela, a Chikungunya e o vírus Zika. Não há transmissão direta de pessoa para pessoa.

 

Existem quatro sorotipos conhecidos da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Um quinto tipo, DEN-5, foi registrado apenas na Malásia em 2007.

 

Os primeiros sintomas da dengue podem aparecer de quatro a 10 dias após a picada do mosquito infectado. A doença pode ser leve ou grave, dependendo de fatores como o vírus envolvido e a saúde do paciente.

 

A febre dura cerca de cinco dias e os sintomas tendem a melhorar em até 10 dias. Complicações graves são raras, mas é importante ficar atento, especialmente porque a dengue pode ser contraída mais de uma vez.

 

Inicialmente, a vacina contra a dengue será destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O impacto coletivo da vacinação será sentido pela população em aproximadamente dois anos.

 

O diagnóstico da dengue é feito com base nos sintomas, histórico clínico e exames laboratoriais. O tratamento visa aliviar os sintomas e evitar complicações graves. A internação hospitalar pode ser necessária em casos graves.

 

A prevenção contra a dengue inclui eliminar os criadouros do mosquito, usando repelentes, mosquiteiros e protegendo o corpo contra picadas.

 

Além disso, recomenda-se as seguintes medidas:

 

Checar vasos de plantas, pneus velhos, latas e garrafas vazias, calhas, caixas d’água, piscinas abandonadas e quaisquer outros recipientes com água parada que podem proporcionar o ambiente ideal para a proliferação do mosquito nos meses de calor;

Utilizar mosquiteiros e repelentes;

Proteger braços, pernas e áreas expostas do corpo.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/2024-02-06/quais-sao-os-sintomas-da-dengue.html - Por iG Saúde - Reprodução: pixabay

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT