Futevôlei: conheça 4 vantagens de praticar a modalidade

Jose Costa, 28 de Janeiro, 2023

Esse esporte acompanha o crescimento das demais modalidades de praia pelo país

 

O futevôlei surgiu na década de 60 na cidade do Rio de Janeiro. Essa invenção se deu para “driblar” as restrições que haviam para prática esportiva na orla da praia do bairro de Copacabana, Zona Sul carioca. Contudo, muito se fala desse esporte, mas alguns detalhes são desconhecidos. Saiba na sequência as quatro vantagens do futevôlei.

 

As quatro vantagens do futevôlei

 

Coordenação motora

Significa a capacidade do nosso corpo de realizar movimentos articulados e resulta na eficiente ação global. Se sente alguma dificuldade na coordenação, o futevôlei pode ser uma boa alternativa.

 

“São muitos treinos de agilidade, mudança de direção e que envolvem movimentos com braço, perna, corrida frontal e lateral. Você treinando com tudo isso em um solo instável, que é a areia, isso te ajuda muito na sua coordenação motora”, declara o jogador de futevôlei Felipinho Carbonaro com exclusividade para o Sport Life.

 

Condicionamento físico

“É um dos principais benefícios do futevôlei. Os treinos na areia exigem muito da forma física da pessoa. Geralmente, as quadras são pesadas, ou seja, com muita areia e isso exige com que você tenha mais força e agilidade. O seu condicionamento físico exige muito mais trabalhando na areia do que uma corrida na rua, esteira ou academia”, analisa Felipinho.

 

Sai fora, lesão!

Sim! É mais outro motivo para praticar o futevôlei desde que seja treinado de maneira correta. “O trabalho na areia bem aplicado minimiza as lesões musculares, os problemas articulares, mas para isso é necessário que você conheça bem como fazer os trabalhos. Os trabalhos são intensos”, pontua o preparador físico Edilson Luis de Oliveira.

 

Emagrecer

O futevôlei não se resume somente na manobra “shark” ou qualquer outra técnica. É na areia que surge a oportunidade para perder alguns quilos, ou seja, pode chegar em um treino a queimar até 600 calorias. São vários estudos que comprovam esse benefício.

 

Alimentação

Não basta ser o atleta excepcional e ser indisciplinado fora das areias. A nutrição surge para complementar tudo aquilo que é feito após a sessão de treinamento. Felipinho segue à risca sua dieta e detalhou como é o seu dia a dia.

 

“Procuro sempre beber muita água e comer muita salada diariamente. Também manter uma alimentação simples, com carboidratos procuro arroz, massa e batata sempre. A proteína vou trocando com carne, peixes e ovos. Eu não tenho uma alimentação muito específica, porém dentro desses alimentos tenho uma alimentação regrada”, confirma.

 

Histórico e estimativa

Futevôlei está na ativa há mais de 60 anos e só ganhou o “boom” lá na década de 90 quando muitos jogadores de futebol dessa época promoviam exibições nas praias do Rio de Janeiro. Afinal, Renato Gaúcho, Romário, Edmundo, Junior e Djalminha são os exemplos de quem ajudaram na popularização desse esporte. Embora não há dado oficial, estima-se que há 10.000 praticantes no país.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/futevolei-conheca-4-vantagens-de-praticar-a-modalidade/ - By Guilherme Faber - Crédito da imagem: Zé Bazzo

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc