Emagrecimento e saúde: Quantos minutos de caminhada são necessários por dia?

Jose Costa, 22 de Outubro, 2023 - Atualizado em 22 de Outubro, 2023

Esse entendimento dita o ritmo de treino conforme o objetivo

 

A caminhada figura entre as opções dos esportes “democráticos”, ou seja, acessível, baixo custo e uma pessoa ainda é capaz de organizar os seus treinos junto com auxílio de aplicativos gratuitos. Ainda assim, há quem fique com dúvida na hora de se organizar, por exemplo: quantos minutos de caminhada são necessários por dia?

 

Os minutos de caminhada são baseados na individualidade de cada pessoa

“Claro, que isso pode variar de acordo com a intensidade do treino. Se for 30 minutos de caminhada, vai gastar poucas calorias. Se for uma corrida mais forte, vai gastar mais calorias. Então, depende de fatores individuais e de intensidade”, responde com exclusividade para o Sport Life o personal trainer Caio Signoretti.

 

Portanto, essa colocação do Caio apenas destaca o quão é importante o trabalho de um profissional de educação física para avaliar o peso, altura e demais fatores de um sujeito, que sem dúvida nenhuma “direcionam” os minutos de caminhada.

 

“Depende se é homem ou mulher. Quantos quilos essa pessoa pesa? Qual é o nível de treinamento dessa pessoa? Velocidade do metabolismo? Aí é que está o ponto: se uma pessoa não controlar a dieta, não vai conseguir emagrecer”, complementa Signoretti.

 

Outro auxílio para os minutos de caminhada

Não precisa alterar o treino para um terreno plano ou inclinado tanto para o emagrecimento quanto para o melhor desempenho no condicionamento físico. As variáveis podem ser aplicadas em qualquer superfície.

 

“A pessoa consegue fazer um bom treino em uma superfície plana e pode mexer na velocidade. Quanto mais rápido, mais força terá que imprimir no chão para correr. Mais desafiador fica. Para aquela pessoa que não quer trabalhar com velocidade, oscilações no terreno são interessantes. Isso é irrelevante (É melhor correr em um lugar plano ou com inclinações?)”, afirma.

 

 

É verdade que a caminhada engrossa as pernas?

“A caminhada não vai trazer esse benefício. A caminhada é um exercício que não exige uma demanda de força muscular. A força que você faz para caminhar é muito baixa. Claro que rara exceção de um idoso, que extremamente debilitado faz uma baita força para caminhar, mas a maioria das pessoas não fazem muitos esforços para caminhar”, encerra Caio Signoretti.

 

Dado

A caminhada está entre os exercícios físicos prediletos dos brasileiros. A equipe de pesquisadores da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) citou que a caminhada, futebol e musculação lideram a preferência dos brasileiros, respectivamente.

 

Além disso, essa constatação foi feita por esses estudiosos da Unicamp depois da análise de dados epidemiológicos de 60.202 pessoas com idade acima dos 18 anos. Estudo divulgado em 10 de fevereiro de 2020.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/emagrecimento-e-saude-quantos-minutos-de-caminhada-sao-necessarios-por-dia/ - By Guilherme Faber - Shutterstock

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc