Quantos minutos de corrida são necessários para perder barriga? Veja

Jose Costa, 07 de Dezembro, 2023

É o esporte que costuma ser experimentado por quem quer deixar o sedentarismo

 

Não há muitos motivos que impedem alguém de criar uma paixão com a corrida, ou seja, trata-se de uma modalidade acessível. Que pode ser praticada por pessoas de qualquer faixa etária em bairros, avenidas, rodovias e parques. Por receber muitas pessoas que tentam emagrecer, a sua eficácia gera dúvida, por exemplo: quantos minutos de corrida ajudam a perder barriga?

 

Saiba quantos minutos de corrida ajudam a perder barriga

“O exercício vai auxiliar no processo de emagrecimento, mas não terá efeito se não houver ajuste na dieta. O tempo vai depender da intensidade, da pessoa e da disponibilidade. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é recomendado o mínimo de 150 a 300 minutos de exercício moderado por semana. Pra quem não tem tempo, até duas vezes na semana fazem a diferença nos marcadores da saúde”, responde em entrevista exclusiva para o Sport Life o preparador físico Bruno Sapo.

 

Essa resposta denota o quão é necessário a consciência sobre o objetivo. Ou seja, quanto maior a dificuldade do terreno, mais intenso vai ser a sessão de treino. O respeito com limite da condição física deve ser respeitado para não influenciar no abandono dessa proposta.

 

“Às vezes, uma pessoa saindo do sedentarismo, vai querer ir com muita sede ao pote, fazer grandes distâncias, com subidas e terrenos instáveis, cansar de forma demasiada, desanimar e não voltar”, admite Bruno.

 

Sendo assim, a sugestão é para iniciar a corrida em um terreno plano, com aumento gradativo do ritmo para que haja a continuidade do exercício, e, consequentemente, a variação do circuito.

 

“O tempo para qualquer uma dessas coisas (efeito de perder a barriga) vai variar da pessoa, do exercício, da intensidade, da alimentação, do ambiente em que vive e entre outras coisas”, explica Sapo.

 

É possível perder barriga somente nas pistas?

“Se você mantiver o que já comia e era uma pessoa sedentária, a introdução da corrida vai elevar o gasto calórico. Aumentar o metabolismo, o que causa desequilíbrio calórico e possível perda de gordura. O que acontece muitas vezes, no entanto, é que com a introdução do exercício a pessoa sente mais fome. E passam também a comer de forma não orientada”, garante o profissional.

 

O que conciliar com a corrida para perder a barriga?

“Dieta e musculação. A alimentação é o principal aliado se o objetivo é a perda de gordura e mudança da composição corporal. A musculação, além de aumentar a massa magra, reduzindo assim 0% de gordura, vai fazer com que o corpo precise trabalhar mais para basicamente manter-se em pé, que resulta em um maior consumo de calorias apenas para existir. Além disso, com a musculação aliada à corrida, o risco de lesões diminui. A redução do risco de lesões é importante, pois quando lesionados não conseguimos treinar, regredimos em nossos resultados e para muita gente pode ser desafiador voltar à rotina”, encerra o preparador físico Bruno Sapo.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2023-11-28/7-partes-do-corpo-em-que-esquecemos-de-aplicar-o-protetor-solar.html - By Guilherme Faber - Shutterstock

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc