Disputa em Laranjeiras terá confronto entre Juca de Bala e Paulão das Varzinhas

Habacuque, 17 de Abril, 2024

Para muita gente a disputa pelo comando da Prefeitura Municipal de Laranjeiras, município próximo da região Metropolitana de Aracaju, será de muita facilidade para o atual prefeito Juca de Bala, que teria uma reeleição encaminhada. Teria! Apesar do favoritismo do gestor atual, agora a oposição já se movimenta com a pré-candidatura do ex-prefeito Paulão das Varzinhas (PL), que já geriu o município em três oportunidade e continua sendo uma figura muito carismática dentro de Laranjeiras.

Paulão é a maior liderança política da Fazenda Varzinhas, que tem tradição e muita história na política de Laranjeiras. E, desde 2022, que houve uma aproximação com a Fazenda Boa Sorte, que tem como principais lideranças na atualidade a ex-prefeita Ione Sobral, o vice-governador Zezinho Sobral e seu irmão Alexandre Sobral. Quem também se somou a esta aliança e faz oposição a Juca é a Usina Pinheiro, que sempre foi muito procurada e ouvida durante os processos eleitorais no município.

A aliança da Varzinhas, Boa Sorte e Usina Pinheiro fortalece a oposição ao atual prefeito e é nítido, nos bastidores da política municipal, o trabalho de aliados de Juca de Bala para tenta dividir seus adversários e facilitar seu processo de reeleição. Em 2020, Juca foi eleito com 6.551 votos; por sua vez, os demais candidatos somados (Alexandre Sobral, Paulão, Zé Bodega, Deninha e Alessandro) chegaram a 10.601 votos, numa disputa que teve seis candidatos.

Desta vez, setores da oposição estão conversando em busca da manutenção do alinhamento que foi firmado em 2022 e que pode ser muito decisivo este ano. Todos entendem que, divididos, vão favorecer a reeleição de Juca de Bala. Neste momento de pré-campanha eleitoral é natural que haja uma disputa interna sobre quem será o “cabeça de chapa”. Paulão das Varzinhas largou na frente e colocou seu nome à disposição, mas tem dito que vai buscar a unidade.

Por mais que pareça uma eleição tranquila para Juca, a oposição unida ainda tem muita força, prestígio e estrutura. Os adversários do prefeito ainda “não entraram em campo”. O gestor tem apostado em intensificar suas redes socais para apresentar um cenário de absoluta aprovação, mas Laranjeiras, ainda sofre de problemas crônicos, que seguem sem solução. Tem gente esperando o cumprimento daquilo que fora prometido em campanha. Dá para esperar sentado (a). “Banco” é que não falta...

 

Veja essa!

Falando em Laranjeiras, o vereador Emerson da Farmácia, que busca a reeleição este ano, tem se destacado em seu município por ser o “campeão” em conseguir encaminhar exames e procedimentos cirúrgicos, ajudando os mais carentes, dentro de um trabalho social que faz a diferencia na cidade.

 

E essa!

Já em São Cristóvão quem confirmou sua pré-candidatura a vereador foi o religioso Valério Silva (PL), que por várias eleições ajudou diversas pessoas a obterem êxito nas urnas. Desta vez ele decidiu buscar um sonho antigo e está somando amigos para sair vitorioso do processo eleitoral. Valério é evangélico e tem serviços prestados à comunidade mais pobre, seja na sede do município ou em seus povoados.

 

Onda Original x Onda Fake I

Dando o que falar em todas as rodas políticas de Itabaiana o lançamento da pré-candidatura a prefeito e a vice-prefeito, de Édson Passos e Aguinaldo de Verso, respectivamente, que junto com o governador Fábio Mitidieri estavam todos vestindo azul.

 

Onda Original x Onda Fake II

O problema é já existe uma tradição na política de Itabaiana onde apoiadores de Valmir de Francisquinho (PL) promovem durante a campanha a “Onda Azul” e os apoiadores do “Progresso com Liberdade” de Luciano Bispo (PSD) vestem laranja e celebram o tradicional “Fogaréu”.

 

Onda Original x Onda Fake III

Quem é “Luciano raiz” parece preferir seguir usando o laranja; já a turma de Édson e Aguinaldo, incluindo aí o governador e o marketing, defendem que o “azul” não é propriedade de Valmir e de ninguém. Mas, nos bastidores da política, há quem diga que Itabaiana terá a “Onda Azul Original” e a “Onda Azul Fake”. No município serrano a forma de fazer política ainda é bem tradicional e conservadora...

 

Bomba!

Depois que a secretária Waneska Barboza trocou o comando da Saúde de Aracaju para disputar uma cadeira na Cãmara Municipal pelo PDT, o que já era ruim, parece ter ficado pior na Pasta. Circula nas redes um vídeo na UPA Zona Sul de um paciente, visivelmente transtornado, agredindo fisicamente um servidor do SAMU.

 

Exclusiva!

Servidores da Saúde procuraram este colunista para relatar que os funcionários das UPAS ficam à mercê de tudo, de pressões psicológicas dos superiores, da falta de condições de trabalho e da revolta da população. As unidades estão superlotadas e os vigilantes terceirizados temem por suas próprias vidas. Ninguém se sente seguro, seja trabalhando ou internado em uma UPA da Prefeitura de Aracaju. Um caos!

 

Emília no Sindimed

A pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Emília Corrêa (PL), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Médicos de Sergipe (SINDIMED) na sede na entidade. Na oportunidade, os profissionais expuseram as principais demandas da classe, apontando como um dos principais problemas a precarização do trabalho médico na rede municipal. 

 

Helton Silva

O presidente do sindicato, Helton Silva, agradeceu a presença da pré-candidata, ressaltando que, como vereadora, ela tem apoiado todas as pautas da categoria apresentadas no Legislativo e Executivo. “Seu mandato sempre esteve à disposição das nossas pautas, e é importante destacar isso. E hoje, na assembleia que fizemos há pouco, falamos mais uma vez precarização do trabalho, que ainda é algo muito gritante”, enfatizou. 

 

Sem estabilidade

Segundo o Helton, são muitas denúncias de perseguições e demissões de profissionais que não tem estabilidade. “Recentemente recebi uma colega chorando porque tinha sido demitida. Como vamos lutar pelo paciente se não temos estabilidade?”, questionou, defendendo a necessidade do concurso público urgente. Na reunião, os diretores ainda expuseram vários outros anseios enfrentados no dia a dia da rede que, inclusive, tem impactado na saúde dos profissionais. “Toda essa pressão está gerando mal estar entre os pacientes que têm descontado em cima dos profissionais dos postos. Há vários relatos de colegas vítimas de agressão, e todos os dias estamos expostos a isso”, lamentou o presidente. 

 

Fala Emília!

Emília afirmou que entende toda a realidade exposta pelos médicos porque tem acompanhado de perto o drama dos usuários da rede pública de Aracaju ao longo dos seus mandatos na Câmara. Para ela, não se pode fazer uma política de saúde sem ouvir os profissionais que estão na ponta, como também incentivar a participação popular nas políticas públicas.

 

Avante com Yandra

Mais um partido político se soma à pre-candidatura da deputada federal Yandra Moura (União) para a Prefeitura de Aracaju: o Avante está convidando seus filiados e pré-candidatos a vereador para um ato de adesão e manifestação de apoio nesta quinta-feira (18), a partir das 18h30, na sede do partido, na Rua de Campos, próximo ao Hospital do Coração.

 

Precatórios do Fundef

Após anos de litígio, o Governo de Sergipe saiu vitorioso de uma discussão judicial que se arrasta desde 2004, quando a Ação Cível Originária (ACO 669) foi ajuizada por iniciativa do então procurador-geral, Antônio João Rocha Messias - na gestão do ex-governador João Alves Filho - em face da União. Em cumprimento a decisão do relator, ministro Edson Fachin, o Estado vai receber o valor de R$ 136.153.471,21 proveniente do pagamento de diferenças alusivas à complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

 

Batalhão da Restauração

O ex-deputado Capitão Samuel agradeceu ao governador Fábio Mitidieri e à deputada federal Yandra Moura pelo apoio integral para que o Parque de Exposição de Aracaju comece a acolher as novas 300 famílias com atendimento de Equoterapia prestado pelo Batalhão da Restauração. Samuel celebra o início da limpeza do espaço e anuncia o início do atendimento para o final de Maio.

 

Alô Riachuelo!

A Câmara Municipal de Riachuelo foi palco de uma votação histórica. Os vereadores aprovaram por unanimidade dos presentes o Projeto de Lei nº887/2024, que institui a criação da Guarda Municipal de Riachuelo e estabelece seu plano de carreira. A sessão contou com a presença da população, que acompanhou atentamente os debates sobre esta importante iniciativa para a segurança e bem-estar da comunidade.

 

Guarda Municipal I

O PL 887/2024 delineia os princípios fundamentais que regerão a atuação da Guarda Municipal, destacando a proteção dos direitos humanos, o fomento à cidadania, a preservação da vida e a promoção da evolução social da comunidade como pilares essenciais. Com isso, a criação da Guarda Municipal representa um marco na busca por uma cidade mais segura e justa para todos os riachuelenses.

 

Guarda Municipal II

Um dos aspectos centrais do projeto é a definição de uma estrutura organizacional clara e eficiente para a Guarda Municipal. Conforme estabelecido, a corporação terá sede exclusiva na Zona Urbana e será identificada por brasão e nome próprios. Além disso, a composição dos cargos em comissão ou funções gratificadas foi detalhada, contemplando o comandante da Guarda Municipal, o coordenador operacional e o coordenador administrativo.

 

Vantagens previstas

Entre as diversas vantagens previstas para os membros da Guarda Municipal, destaca-se a garantia de gratificação por periculosidade, reconhecendo os riscos inerentes à atividade de segurança pública. Também serão concedidas gratificações por trabalho noturno e auxílio uniforme, reconhecendo o esforço e dedicação dos integrantes da corporação.

 

Prêmio Sebrae

O prefeito Diogo Machado participou da solenidade de entrega do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Carira foi um dos municípios participantes, mostrando o compromisso da atual gestão com o incentivo e apoio aos pequenos negócios. A premiação tem o objetivo de valorizar e estimular as ações que levem a melhores práticas de gestão pública para os pequenos negócios dos municípios premiados. Busca ainda apresentar exemplos a serem seguidos de gestão responsável e comprometida com a comunidade.

 

Diogo Machado

“A gente fica feliz em receber este certificado de reconhecimento do Sebrae, que demonstra o compromisso que a nossa gestão tem de promover ações e projetos que incentivem o empreendedorismo em Carira, especialmente os pequenos negócios”, afirmou o prefeito Diogo Machado.

 

Elogio ao Sebrae/SE

O gestor destacou ainda a parceria do Município com o Sebrae. “Que com certeza vai render bons frutos para os carirenses. Estamos buscando, por exemplo, implementar em Carira o ensino voltado ao empreendedorismo. Enquanto empreendedor, entendo a importância da educação empreendedora, especialmente para os jovens, que podem aprender uma nova habilidade”, destacou Diogo Machado.

 

Olha a Barra!

Com o objetivo de proporcionar à população mais mobilidade urbana e conforto no uso diário de transporte público, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros reconheceu a criação de uma nova cooperativa de táxi especial (táxi lotação): Cooperbarra.

 

Cooperativa

Criada em agosto de 2023, a Cooperbarra – composta, atualmente, por cerca de 40 permissionários – recebeu reconhecimento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da Barra dos Coqueiros para o seu pleno funcionamento, fazendo itinerário Aracaju em direção à sede do município, Alphaville, Atalaia Nova, Capuã e Olhos D’Água. O galpão de operação da cooperativa fica localizado na Rua Carlos Bulamarqui, n° 29, Centro de Aracaju.

 

Agradecimento

Como forma de agradecimento à Administração Municipal pelo reconhecimento da nova cooperativa da Barra dos Coqueiros, dezenas de cooperados da Cooperbarra estiveram na sede da Prefeitura. “Hoje, viemos agradecer ao município pela colaboração e o apoio que tem dado em nossa empreitada de criação da Cooperbarra, no reconhecimento legal da cooperativa. Esta aprovação nos ajuda bastante, pois nos permite trabalhar de forma legal, melhorando a mobilidade da comunidade do município da Barra dos Coqueiros”, destaca o vice-presidente da Cooperbarra, o taxista José Rubem Santos.

 

Benefícios aos taxistas

A atual gestão do município da Barra dos Coqueiros vem realizando uma série de ações em prol dos usuários e dos profissionais de táxi especial. Em abril de 2023, a Prefeitura sancionou a lei que criou auxílio emergencial de R$ 300 para motoristas de táxis durante seis meses, que visou compensar as perdas financeiras causadas pelas obras de reforma da ponte Aracaju-Barra.

 

Alberto Macedo

Prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo recepcionou os taxistas especiais na manhã desta terça e destacou os benefícios que a Prefeitura já concedeu à classe. “A implementação de uma nova cooperativa na Barra é sinônimo de modernização, mais mobilidade e mais conforto para a nossa população. Ao verificar que a Cooperbarra está em pleno funcionamento legal, a Prefeitura concedeu autorização à entidade, que chega para se somar ao nosso transporte complementar. A população tem elogiado o trabalho dos taxistas no município, e, o que depender da nossa Administração, os taxistas sempre terão o nosso apoio, a nossa parceria”, disse Alberto Macedo.

 

Duas cooperativas

A Lei Municipal 1.135 de janeiro de 2023, regulamenta serviço público de transporte público de táxis especiais na Barra dos Coqueiros, que conta, atualmente, com 116 permissionários. Além da Cooperbarra, a Barra possui outra cooperativa de táxi especial, a Coopertalbarra, que tem seu galpão base localizado na Avenida Coelho e Campos, n° 326, no Centro da capital sergipana. Ambas cooperativas têm tarifa única, pré-estabelecida pelo Município, no valor de R$ 5,00.

 

Olha a OAB/SE!

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) reuniu, no Plenário da Ordem, representantes de instituições que prestam serviços às mulheres vítimas de violência. O objetivo da reunião foi propor um protocolo unificado de combate, prevenção e acolhimento às vítimas de violência doméstica familiar e sexual, além de apresentar o protocolo e o fluxograma de atendimento, que foi atualizado pela OAB/SE.

 

Letícia Mothé

A vice-presidente da Ordem, Letícia Mothé, explica que a OAB/SE já tem um protocolo de atendimento e apoio às mulheres vítimas, mas esse procedimento foi atualizado, os serviços ampliados e a ideia da Seccional é unir forças com outras instituições para aperfeiçoar à assistência de mulheres vítimas de violência no Estado.

 

Clara Arlene I

A secretária-adjunta, Clara Arlene, também destaca que a OAB já realiza o acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual, sejam elas advogadas ou não. “Quando se trata de políticas de enfrentamento a violência e acolhimento às vítimas, sempre se faz necessário a ampliação da política de assistência e acolhimento, assim sendo, ampliamos nosso protocolo e fluxograma de atendimento e apresentamos às outras entidades, com a proposta de unificarmos esse protocolo para que assim, possamos criar uma rede forte de apoio, atendimento e assistência às mulheres vítimas”.

 

Clara Arlene II

“Nosso objetivo é trazer novos olhares e novas possibilidades para esse protocolo, por isso, convidamos outras instituições para contribuírem no aperfeiçoamento desse atendimento e acolhimento às vítimas de violência, possibilitando, unificar esse protocolo para todo o Estado, beneficiando a sociedade”, enfatizou a secretária-adjunta, Clara Arlene.

 

Sugestões

O protocolo foi apresentado, conjuntamente, pela secretária-adjunta da OAB/SE, Clara Arlene, pela conselheira seccional, Anna Manuelly Zuzarte e pela presidente da Comissão de Defesa do Direito da Mulher (CDDM) da OAB/SE, Carla Caroline de Oliveira. As entidades presentes poderão enviar suas sugestões de ajustes e melhorias.

 

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) voltou a falar sobre a sua preocupação com o possível fechamento do Fóruns Integrados II - Desembargador Armando Leite Rollemberg, que fica na Avenida Visconde de Maracaju, no Bairro 18 do Forte, na Zona Norte de Aracaju. Ele esteve no local para conversar com funcionários do fórum e moradores da comunidade. 

 

Ricardo Marques II

“Fui até o local para ouvir os funcionários e conversar com moradores do bairro. Percebi a preocupação deles quanto ao fechamento do fórum. Expliquei que estive com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Múcio, e ele me confirmou que já há um estudo para transferência do local por conta de economia”, explica.

 

Ricardo Marques III

O vereador Ricardo Marques lamentou a decisão, já que o fórum é um equipamento importante para Zona Norte, e aproveitou para informar aos moradores e funcionários que sugeriu ao presidente do TJ que com o fechamento do fórum, o prédio seja cedido para uso da comunidade como uma unidade de saúde ou uma escola, o que foi prontamente aceito pelo desembargador Ricardo Múcio. 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?