Evandro Silva e Acrísio Pereira devem disputar a prefeitura de Monte Alegre

Habacuque, 07 de Fevereiro, 2024

Depois deste colunista comentar os atuais cenários políticos dos municípios de Ribeirópolis e Muribeca no Agreste sergipano, chegou o momento de mudar um pouco de região e chegar ao Sertão, mais precisamente na disputa que começa a se formar em Monte Alegre de Sergipe. Por lá duas pré-candidaturas estão postas: Evandro Silva (União) pela situação e Acrísio Pereira (Republicanos) pela oposição.

O primeiro terá o apoio do agrupamento liderado pela atual prefeita Nena de Luciano e pelo secretário-geral Luciano do Posto; o atual vice-prefeito de Monte Alegre, Bibia do Couro (PT) seguirá compondo a chapa como vice, agora de Evandro Silva, que atualmente é o secretário de Planejamento do município. A chapa tem o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD) e do ex-deputado André Moura (União).

Já pela oposição, a chapa encabeçada por Acrísio tem o apoio integral do deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) e da deputada estadual Lidiane Lucena (Republicanos). O vereador Henrique de João Gogó (PSD) será o pré-candidato a vice-prefeito e traz o apoio do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade (PSD).

Na eleição de 2020, Acrísio ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura, perdendo para Nena de Luciano, mas a frente de Valdirene Aragão, esposa do ex-prefeito Aragão que já formalizou seu apoio para a pré-candidatura de Evandro Silva; apesar de as duas chapas estarem bem posicionadas, há quem especule em Monte Alegre sobre o surgimento de uma “terceira via”, completamente independente.

Pela região há quem aponte um certo “favoritismo” para a pré-candidatura da situação, mas Acrísio e Henrique conquistaram os apoios dos ex-prefeitos Osmar Farias e Tonhão. Não custa lembrar que em 2022, Acrísio também votou em Fábio Mitidieri para governador; já o atual vice Bibia do Couro votou em Rogério Carvalho (PT) para o Executivo Estadual. A disputa em Monte Alegre ainda vai dar o que falar...

 

Veja essa!

Está dando o que falar o “ataque gratuito” feito pelo senador Alessandro Vieira (MDB) ao ex-deputado André Moura em uma entrevista na FAN FM. O delegado descartou apoiar a pré-candidatura da deputada federal Yandra Moura (União) por entender que André supostamente teria total autonomia sobre ela na Prefeitura de Aracaju.

 

E essa!

Mas no sertão sergipano o mesmo “radical” Alessandro Vieira “amolece” em Monte Alegre, por exemplo, quando ele apoia a pré-candidatura de Evandro Silva (União), do mesmo União Brasil de André Moura, para comandar aquele município. É ou não é uma postura, no mínimo, “contraditória” do senador por Sergipe?

 

E agora?

Qual será o Alessandro Vieira que estamos falando? O senador que não quer aliança com André Moura e o União Brasil em Aracaju ou aquele que não se vê “constrangido” em dividir o mesmo palanque em Monte Alegre? Como Sergipe é um Estado pequeno, delegado, aí facilita porque todo mundo se conhece...

 

Ribeirópolis

No município não se fala outra coisa: existem rumores cada vez mais fortes de uma reaproximação do agrupamento liderado pela ex-prefeita Uita Barreto da Família Passos, que terá o deputado estadual Georgeo (Cidadania) como pré-candidato a prefeito contra Rogério Sobral (PL).

 

Exclusiva!

Voltando para o Sertão, em Poço Redondo a informação do radialista Gilson Neto é que teremos três pré-candidaturas a prefeito em 2024, sendo a atual prefeita Aline Vasconcelos (Republicanos) buscando a reeleição contra o vereador Vado Gavião (União) e o ex-vereador Góis que estará representando a “terceira via”.

 

Sobre a vice

O amigo e comunicador Gilson Neto explica que para a chapa de Aline Vasconcelos a vaga de vice será composta com o vereador Aderaldo do Povão, indicação que seria do próprio governador Fábio Mitidieri e de seu pai e ex-deputado Luiz Mitidieri; já João Torres, do povoado Santa Rosa do Ermírio seria o pré-candidato a vice na chapa de Vado Gavião.

 

Bomba!

Em Boquim, apesar de existirem muitas especulações, existe um grupo trabalhando para assegurar, junto ao governador Fábio Mitidieri, um entendimento pacífico para acomodar os pré-candidatos a prefeito Luiz Fonseca (PP) e o empresário Jorge Mitidieri (PSD). A expectativa é que, em breve, a paz se concretize o que fortalece ainda mais o agrupamento governista.

 

Alô Santo Amaro!

O atual prefeito Paulo César deve ir para a reeleição que, pelo visto, pode ser facilitada. A informação é que o ex-prefeito Chileno estaria se afastando, politicamente falando, do pré-candidato a prefeito Dr. Sérgio; a esposa de Chileno, Simone da Lotérica (PT), já se declara pré-candidata à prefeita. Sérgio já declarou que não abre mão e o município poderá ter três ou mais candidatos.

 

Olha o Sebrae I

O Sebrae em Sergipe iniciou o ano de 2024 com ótimos resultados alcançados em 2023. As metas previstas para a instituição foram superadas em sua totalidade. As metas mobilizadoras, assim chamadas, são metas definidas em planejamento estratégico do Sebrae Nacional depois de um amplo estudo realizado com a participação de instituições empresariais, representantes do governo, centros de desenvolvimento, consultores e gestores de projetos da instituição.

 

Olha o Sebrae II

O Sistema Sebrae possui um conjunto de onze Metas Mobilizadoras Organizacionais que objetivam mobilizar a instituição em torno do atingimento de resultados. O foco é atender da melhor forma possível a classe empresarial sergipana, formada por Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

 

Olha o Sebrae III

No estado, o planejamento é norteado pelas metas mobilizadoras nacionais e por vocações locais, contando também com o acompanhamento e aprovação das 15 instituições que compõem o Conselho Deliberativo Estadual.

 

Priscila Felizola I

De acordo com a Diretora Superintendente, Priscila Felizola, a instituição inicia o ano de 2024 com um balanço extremamente positivo, com 33.978 pequenos negócios atendidos, uma ampliação de 39% comparando com o ano de 2022. Todas as Metas Mobilizadoras apresentaram resultados que superaram as expectativas, a exemplo do “Faturamento” dos pequenos negócios cuja meta era ampliá-lo em 5%, porém a ampliação ocorreu numa proporção muito maior, equivalente a 16%.

 

Priscila Felizola II

Vale a pena também destacar o resultado do indicador “Tempo de Abertura de Empresas”, onde Sergipe aparece como o primeiro no ranking do Brasil com o menor tempo de abertura, correspondente a 7 horas. O Sebrae coloca à disposição dos empresários diversos serviços e produtos com foco na indústria, comércio, serviços e agronegócios.

 

Priscila Felizola III

Dois produtos do Sebrae que contribuíram significativamente para o alcance dos excelentes resultados foram o “Sebrae na Sua Empresa” aonde um agente vai até os pequenos negócios apresentar e oferecer ferramentas que ajudam na melhoria da gestão e o “ALI Produtividade” por meio do qual um agente local de inovação leva ferrametas objetivando a redução dos custos e o aumento do faturamento dos pequenos negócios. Em ambos os casos é realizado um acompanhamento personalizado, sem custo.

 

Ferramentas importantes

“Em 2023 intensificamos a interiorização, ou seja, atuamos nos municípios sergipanos apresentando as inúmeras ferramentas que a instituição possui, que são de vital importância para os empresários e para a melhoria no ambiente de negócios”, explica Priscila Felizola.

 

Somação de Todos!

Os excelentes marcos que o Sebrae Sergipe atingiu em 2023, para Priscila Felizola, só foi possível graças ao trabalho e engajamento dos colaboradores da instituição, do Conselho Deliberativo Estadual e das Diretorias Técnica e Administrativa Financeira, que participam e acompanham a concepção e a execução do planejamento. A união de esforços em prol do cumprimento do propósito da instituição: “Transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil”.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc