Pós-Carnaval aumentará as tensões sobre a eleição em Aracaju

Habacuque, 12 de Fevereiro, 2024

Como dizem no futebol, “treino é treino e jogo é jogo”! Até a próxima quarta-feira (14) de Cinzas, teremos muitos abraços e cumprimentos, muitos sorrisos entre a classe política, dos mais variados partidos, durante os festejos de Carnaval. É tempo de descontração, de conversas apenas nos bastidores e um bom teste para um contato com o eleitorado, para o político profissional “sentir” como anda a sua popularidade, a aceitação de seu nome.

Até por imposições da legislação eleitoral, por enquanto, só temos “pré-candidatos”, seja a prefeito ou a vereador, como também a “expectador” do pleito que se aproxima. A disputa na maioria dos municípios do interior do Estado é de fácil leitura, considerando que geralmente existem dois grupos rivalizando na cidade, podendo existir uma “terceira via”, mas com nomes bem definidos, onde com bastante antecedência já podemos fazer uma previsão de quem estará na disputa.

O cenário em Aracaju é diferente, considerando que são diversas as “possibilidades”; o que mais temos, por enquanto, são pré-candidatos a prefeito da capital. Por enquanto, não existe uma “convergência” e a maioria parece disposta a ir para a disputa. Mas eleição majoritária não é “só querer”, é preciso também uma comunhão de fatores que fazem a diferença em uma eleição. É evidente que existem muitos interesses só ficarão mais expostos quando a “folia do Momo” passar...

No próximo dia 7 de Março teremos a abertura da janela partidária, quando os pré-candidatos, que já possuem mandatos, podem efetivar a troca de legenda sem o risco de ficarem prejudicados. É nesse momento em que os “bastidores” do mundo político entram em “ebulição”, onde quem vai disputar uma cadeira na Câmara Municipal quer saber qual a legenda que lhe dará melhores condições de ir para a disputa e de ser eleito, e sobre se a sua legenda terá pré-candidato majoritário ou quem apoiará.

A oposição na capital conta com nomes bem definidos como o da vereadora Emília Corrêa, a jornalista Candisse Carvalho (PT) e a advogada Niully Campos (PSOL). Só que a base aliada, liderada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) já conta com cinco pré-candidatos a prefeito, por enquanto. No pós-Carnaval, quando teremos algumas definições, esses aliados podem entrar em “choque” de interesses, o que pode contribuir para aumentar um pouco as tensões.

Em síntese, este período que antecede a abertura da janela partidária e, principalmente, durante a sua permanência, costuma ser fundamental para quem tem objetivos bem definidos de pré-candidatura. Quem tiver melhor estratégia e boa articulação poderá surpreender adversários como também alguns aliados. Um erro neste período também pode ter consequências irreversíveis. É aguardar! Até quarta-feira todos são “amigos para sempre”. Depois, algumas “amizades” devem virar “Cinzas”...

 

Veja essa!

Há de se reconhecer a postura do governador Fábio Mitidieri em relação ao Rasgadinho, organizado pelo ex-deputado Róbson Viana, que compõe o agrupamento que faz oposição ao chefe do Executivo. Ao ajudar com recursos a festa tradicional de Carnaval, Mitidieri dá uma demonstração de uma postura republicana.

 

E essa!

Há um alinhamento político de Róbson Viana com o senador Rogério Carvalho (PT) e que deverá trabalhar para tentar ajudar Candisse Carvalho (PT), pré-candidata à prefeita de Aracaju. Já Mitidieri nem ligou para tudo isso e valorizou o Rasgadinho enquanto Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe.

 

Olha o Flamengo I

A partida entre Flamengo e Bangu pelo Campeonato Carioca irá ocorrer na próxima quinta-feira (15) à noite no Batistão, em Aracaju, mas não custa lembrar aos órgãos competentes de que o time rubro-negro desembarca na capital sergipana, provavelmente na tarde da quarta (14) e seguir para o hotel. Um grande número de torcedores de todo o Estado e aguardado para recepcionar o Flamengo.

 

Olha o Flamengo II

A coluna faz este alerta reconhecendo o desgaste natural das forças de Segurança que estão garantindo a segurança dos foliões durante o Carnaval. Quarta-feira e quinta serão mais dois dias “atípicos” considerando o poder de mobilização que um time como o Flamengo é capaz. Toda prevenção é necessária e importante, até para evitar maiores transtornos e garantir a segurança das pessoas.

 

Emília até Março

Gera muita expectativa o anúncio que deverá ser feito pela vereadora de Aracaju, Emília Corrêa, segundo ela entre o final de fevereiro e início de Março, possivelmente sobre sua filiação partidária e a oficialização de sua pré-candidatura à prefeita da capital. Só precisa ter cuidado para não “desidratar”!

 

A janela vem aí!

Não custa lembrar que a janela partidária será aberta no próximo dia 7 de março e muitos pré-candidatos a vereador estão aguardando a definição se Emília será ou não pré-candidata à prefeita e em qual partido ela se filiará. A turma que disputará uma cadeira no parlamento municipal quer buscar o partido que terá um nome para a majoritária por entender em caso de boa votação, os vereadores se beneficiam...

 

Exclusiva!

Este colunista tomou conhecimento que pode ocorrer uma mudança significativa no cenário político de São Cristóvão, num movimento articulado pelo prefeito Marcos Santana, que tem como seu pré-candidato Júlio Júnior. Uma informação é que ele (Júlio) deve se filiar no União Brasil para disputar a eleição, num entendimento com o ex-deputado André Moura.

 

Bomba!

Especulada para vice-prefeita na chapa de Júlio Júnior, a informação é que Denakê (esposa de Adílson Júnior e cunhada de Fábio Henrique) disputaria agora uma cadeira na Câmara Municipal e para tentar fragilizar o projeto de Diego Prado (PSD) que vem forte na oposição, Gedalva Umbaubá viria para a situação e poderia compor a chapa majoritária, inclusive como vice, preservando o deputado Paulo Júnior (PV).

 

Explicação I

Quem está acompanhando mais de perto as tratativas para a formalização de uma aliança entre Marcos Santana e Gedalva Umbaubá em São Cristóvão explica que ela anda insatisfeita com a suposta “falta de articulação” do governo e que há um suposto direcionamento para Diego Prado. Ela também está reclamando nos bastidores sobre falta de diálogo.

 

Explicação II

Outra informação é que Gedalva, que está cotada para ser candidata a vice de Diego Prado, ficou incomodada com aliados do governador. Tem dito que gostaria de ver uma pesquisa para definir o candidato da oposição, mas reconhece que Mitidieri já tem compromisso firmado e que Diego será o escolhido. Nessas condições ela teria preferido conversar com o prefeito Marcos Santana...

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) cobrou do Governo do Estado mais atenção aos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE). O parlamentar pediu ao Executivo o reajuste salarial da categoria. Georgeo lembrou que essa foi uma das promessas feitas pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) durante a última campanha eleitoral.

 

Georgeo Passos II

“Ele assinou um compromisso, mas de lá para cá nada aconteceu. É preciso refrescar a memória de Fábio e lembrá-lo de cumprir aquilo que foi prometido. De dar o apoio aos trabalhadores”, criticou o deputado. O parlamentar destacou que o Detran é um dos órgãos que mais arrecada no Estado e que possui as taxas mais caras da região. Desta forma, Georgeo argumentou que não há motivos para que não se discuta esse reajuste.

 

Georgeo Passos III

Para o deputado, falta boa vontade para que se conceda a devida valorização salarial. “No ano passado, foi prometido o reajuste, mas ele foi concedido a várias categorias, menos para os servidores do Detran. Não há justificativas para isso. Faço um apelo aqui ao governador Fábio Mitidieri para que ele possa colocar dentro do seu planejamento a realização dessa promessa”, finalizou Georgeo.

 

Paulo Júnior

Quem também saiu em defesa dos servidores do Detran foi o deputado estadual Paulo Júnior (PV). Ele criticou a demora do governo do Estado em discutir o Plano de Cargos e Salários da categoria. “Estou realizando levantamento das condições de trabalho junto aos servidores e ao sindicato para trazer o debate para esta Casa. O auxílio alimentação era para ter sido reajustado em janeiro de 2023, são 200 servidores e o impacto é irrisório para o Estado. O Detran é o maior órgão arrecadador, com taxas reajustadas anualmente, e não valoriza os servidores”, disse.

 

Alessandro Vieira I

O senador Alessandro Vieira (MDB/SE participou de uma reunião com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e com a secretária de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, para tratar de pautas importantes para o combate às desigualdades no Brasil e em Sergipe.

 

Alessandro Vieira II

Aprovado no Congresso Nacional a partir de uma sugestão do mandato do senador Alessandro Vieira, o pagamento do Bolsa Família + BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, ainda não foi aplicado pelo governo federal.

 

Alessandro Vieira III

“Essa é uma medida com grande potencial de impacto na vida dos brasileiros mais pobres, e precisa ser colocada em execução com rapidez. Muitas famílias de baixa renda com idosos e pessoas com deficiência aguardam essa melhoria no programa, para que possam acumular o recebimento dos dois benefícios, o Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do mundo, junto com o BPC. A medida vai beneficiar diretamente cerca de 1,7 milhões de famílias que estavam impedidas de acessar o Bolsa Família por conta de receberem o BPC”, aponta Vieira.

 

Indiaroba I

Outro tema apresentado pelo senador Alessandro Vieira ao ministro Wellington Dias, foi levado diretamente de Indiaroba/SE. Alessandro divulgou a iniciativa do cartão Aratu – moeda social com poder de compra e venda exclusivamente dentro do município, um Bolsa Família Municipal pago pelo Banco Popular de Indiaroba (BPI), 1º banco municipal do NO/NE.

 

Indiaroba II

“Esta é uma iniciativa notável que merece reconhecimento. O Aratu não é apenas uma moeda, é uma ferramenta de inclusão social que está fazendo a diferença na vida das famílias mais carentes do município. Ao fornecer apoio financeiro direto e ao mesmo tempo incentivar o comércio local, o programa está atingindo dois objetivos cruciais de uma só vez: aliviar a pobreza e fortalecer a economia local. Convidei e o ministro aceitou visitar Sergipe e conhecer pessoalmente o projeto”, comemora Alessandro.

 

Laércio Oliveira I

“Onde o Programa Gás para Empregar vai gerar empregos? Espero que seja no Brasil. Não na Bolívia e na Arábia!”, afirmou o senador Laércio Oliveira ao discursar no Plenário do Senado e demonstrar seu espanto ao ver uma ideia de ter a Petrobras da Arábia para produção de fertilizantes através de investimentos cruzados. “Este ano apareceu outra ideia duvidosa: fazer parceria com a Bolívia para a construção de plantas de fertilizantes fora do Brasil. Um país onde a produção de gás vem caindo por falta de investimentos e questões políticas bem conhecidas de todos”, criticou.

 

Laércio Oliveira II

Laércio cobrou do governo federal medidas para que a produção de fertilizantes no Brasil saia do discurso para a prática. “Quero insistir em projetos que gerem mais riqueza para o homem do campo, pequenos ou grandes produtores. É fato que existe a necessidade de reduzir a dependência do Brasil na importação de fertilizantes. E essa vitória será conquistada por meio do Plano Nacional de Fertilizantes, que, entre outras coisas traz um diagnóstico detalhado do setor e estabelece metas para aumento da produção nacional de fertilizantes”, disse.

 

Laércio Oliveira III

Laércio observou que o foco é a produção de fertilizantes em território nacional, buscando reduzir escassez do produto devido a falhas das cadeias de suprimento e volatilidade de preços. “Fertilizantes no Brasil é questão de soberania nacional e segurança alimentar. É inadmissível o Brasil ter um setor agrícola tão grandioso e conviver com essa vulnerabilidade”, observou.

 

Fertilizantes

O senador afirmou que o estabelecimento de uma política pública para aumento da produção nacional de fertilizantes, baseada na oferta de gás natural, a preços competitivos praticados nos países exportadores desses fertilizantes, atrairá investimentos, na construção de novas plantas industriais, em projetos sustentáveis de mineração.

 

Kaká Santos I

O deputado estadual Kaká Santos (União) agradeceu ao diretor-presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER/SE), Anderson das Neves, por atender às solicitações apresentadas pelo mandato. Em discurso proferido nesta quinta-feira, 8, o parlamentar destacou o serviço executado em um trecho da ponta que liga os municípios de Tobias Barreto e Itabaianinha.

 

Kaká Santos II

“Entrei em contato com o Anderson na terça-feira (6), e na quarta (7), as equipes já estavam trabalhando para solucionar o problema encontrado na ponte. Graças a Deus, a parte estrutural não foi afetada. Era apenas uma fissura e a situação foi logo resolvida", explicou Kaká Santos.

 

Kaká Santos III

De acordo com o deputado, o presidente do DER/SE tem desempenhando um papel importante para promover as melhorias que a população anseia. “Anderson tem sido um parceiro. Na última visita que fiz ao DER, cobrei a realização da operação tapa-buraco do povoado Jacaré ao Distrito de Montes Coelho e em 15 dias o serviço foi executado. Outra situação que levamos e foi solucionada é em relação a ponte que liga o povoado Pilões ao Alagoinhas”, relembrou.

 

Tobias Barreto

O parlamentar aproveitou para abordar a questão dos redutores de velocidade, uma cobrança feita pelos moradores do povoado Pau de Colher, em Tobias Barreto. "Essa é uma demanda que já tratamos, através de indicação encaminhada ao DER, e em reunião o presidente do órgão garantiu que após o carnaval serão colocadas as placas de sinalização para que, no início de março, as equipes possam realizar a instalação dos redutores", disse Kaká, complementando.

 

Cicero do Santa Maria I

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) voltou a cobrar soluções para os problemas enfrentados pelos moradores do bairro Santa Maria. Um dos locais mais afetados, segundo o parlamentar, é o conjunto Antonio Carlos Valadares. Lá, os moradores sofrem muito ao longo do ano, principalmente, no período chuvoso. “A população sofre antes da chuva, com a poeira e depois da chuva, com a lama que desce do morro”, afirmou Cícero. 

 

Cicero do Santa Maria II

De acordo com o parlamentar, essa situação só vai ser resolvida quando for feita a obra de contenção do morro. “Já fiz a solicitação à bancada federal para que encaminhe emendas para que essa situação seja resolvida e a população tenha uma maior qualidade de vida”, pediu Cícero do Santa Maria. 

 

Cicero do Santa Maria III

Quem também sofre com as chuvas é o Recanto dos Cajueiros, uma das comunidades mais antigas do Santa Maria. Em seu discurso, o vereador afirmou que os moradores cobram uma melhor infraestrutura do local. “Infelizmente, não há previsão no orçamento desse ano e peço que esse problema seja resolvido, porque é o sonho dessa comunidade”, revelou. 

 

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para divulgar a campanha de doação de sangue “Seja um folião da Solidariedade, sua alegria contagia a doação”. “Como sei que nesse período carnaval muitas pessoas se ausentam por causa da festa, aproveitei para além de divulgar a campanha, também fui fazer a minha parte como doador e ajudar no estoque do Hemose. Parte da equipe que trabalha no nosso mandato também quis doar e participar desse gesto de solidariedade e amor ao próximo”, comemora Ricardo Marques.

 

Ricardo Marques II

Geralmente em período de festa e de feriadão o estoque de sangue no Hemose diminui devido à queda no número de doadores e ao aumento na demanda por sangue. Por isso o vereador Ricardo Marques abraçou a campanha e usou as suas redes sociais para convidar a população. No feriadão do carnaval o serviço de doação do Hemocentro funcionará em horários especiais. Nesta segunda-feira (12), das 7h às 11h. Na quarta-feira (14) retorna o atendimento das 13h às 17h.

 

Igreja Adventista

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) promoveu uma Sessão Especial em homenagem aos 92 anos da Igreja Adventista da Promessa no Brasil. A solenidade foi resultado do Requerimento de autoria do vereador Pastor Diego (PP), que apresentou aos pares da Casa, a relevância e serviços prestados pela entidade Cristã. O Ato Solene aconteceu no Plenário do Legislativo Municipal e contou com a participação de diversos representantes da comunidade evangélica, líderes religiosos, pastores, personalidades públicas do circuito gospel e apresentação do coral Unidos em Cristo.

 

Pastor Diego

“São quase 100 anos de história, crendo no poder no espírito santo e na capacidade de transformar vidas. Que venham mais 92 anos. A nossa missão, a nossa promessa é fazer chegar essa mensagem que cura, que desperta. Neste aniversário, a minha oração é para que a igreja continue crescendo. Marcada pela unção do espírito santo, em nome de Jesus”, pregou o Pastor Diego.

 

Pastor Fábio Bispo

O Superintendente Regional da Igreja Adventista da Promessa, Pastor Fábio Bispo, esteve presente na homenagem e aclamou a iniciativa da Sessão Solene. “Como igreja nós temos uma missão e essa missão precisa ser cumprida. São 92 anos de trabalho, de transformação de vidas e estar aqui hoje neste parlamento é bastante significativo. É uma oportunidade de levar ao aracajuano a visão de Deus através da igreja. Então, a Câmara, através desse evento, honra as instituições que ajudam no andamento de tudo aquilo que é preciso fazer pela sociedade”, ressaltou.

 

Pastor Esmael Bentes

Em concordância, seu vice, Pastor Esmael Bentes acrescenta que “é uma grande alegria e honra, este reconhecimento da Câmara de Vereadores pela nossa igreja. Louvamos a Deus pela vida do Pastor Diego e demais parlamentares por nos abraçar. Por notificar a cidade de que há uma igreja compromissada com a palavra e com o social. Que realmente trabalha, segue determinada a servir e honrar o compromisso com a comunidade”.

 

Apoio para Yandra I

A deputada federal Yandra Moura (União) participou, a convite do pastor Luiz Antônio, supervisor estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular, de uma reunião com pastores, superintendentes e líderes sergipanos. No encontro, foi confirmado o apoio a Yandra nas eleições municipais em Aracaju.

 

Apoio para Yandra II

O supervisor estadual da igreja explicou que a decisão foi tomada após analisar o perfil de todos que se colocaram a disposição. “É a hora da gente analisar, observar, conversar e aprender. Dentro dessas observações, escolhemos com quem caminhar. E durante nossas observações encontramos uma pessoa que a gente pode, de fato, caminhar junto. Como estamos acostumados a lidar com jovens, acreditamos nos jovens e vimos que deu certo, resolvemos caminhar juntos com Yandra”, declarou o pastor Luiz Antônio.

 

Apoio para Yandra III

Durante seu pronunciamento, o pastor Jalmir Oliveira endossou a fala de Luiz Antônio e elogiou o trabalho feito pela deputada Yandra. “É muito bom quando a gente consegue fazer uma leitura e ela vem com respaldo. Lembro do primeiro momento que eu vi a Yandra falar e me orgulhou demais, foi quando ela falou da nossa igreja na Câmara dos Deputados. Ali começou essa relação e a gente se aprofundou, pela maneira que ela encara a política”.

 

Agradecimento

Consciente de tamanha responsabilidade, a deputada agradeceu pelo apoio e reforçou o compromisso com a igreja. “Fico muito feliz de todo coração pelo carinho e mesmo sendo uma mulher jovem, tenho plena consciência e responsabilidade com essa caminhada que faremos juntos. Com certeza que vou precisar da força e de muita oração de todos vocês e, com fé em Deus, chegaremos lá juntos”, reforçou Yandra Moura.

 

Torcidas Organizadas I

Desde as cenas lamentáveis de brigas entre torcedores antes do clássico entre Sergipe e Confiança no último dia 4, em Aracaju, que o tema tem repercutido em vários locais. E na Assembleia Legislativa não tem sido diferente. O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) quer realizar uma audiência pública para discutir o assunto e tentar encontrar opções para a paz no futebol.

 

Torcidas Organizadas II

O deputado falou sobre a importância dessa audiência, que deve ser marcada em breve. O presidente da Casa, deputado Jeferson Andrade, sinalizou para uma reunião logo após o carnaval. Georgeo destacou que todos devem contribuir nesse diálogo para evitar que cenas como as do último domingo, e que levaram a morte de um torcedor do Confiança, não se repitam mais.

 

Torcidas Organizadas III

“Infelizmente, um jovem perdeu a vida. Não podemos aceitar que essa barbárie continue. Vamos convidar as organizadas, os clubes, a Federação Sergipana de Futebol, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública e todos os envolvidos para dar a sua contribuição nesta pauta. Que a gente possa, de uma vez por todas, trazer a paz para os estádios sergipanos”, afirmou o parlamentar.

 

Sem generalizar

Georgeo disse que, em sua opinião, a solução não seria extinguir as torcidas organizadas. “Não podemos generalizar. Elas têm seu papel de importância dentro e fora do campo, inclusive com trabalhos sociais”, assegurou. O caminho seria, então, desenvolver mecanismos que impeçam e punam os marginais se passam por torcedores com o único objetivo de promover brigas e confusões nas praças esportivas.

PL
A temática da violência nas praças esportivas já é acompanhada pelo deputado Georgeo há algum tempo. No ano passado, ele protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 140/2023, que busca instituir punições para indivíduos que se envolvam em brigas durante eventos esportivos, dentro ou fora de estádios, ginásios ou outros locais usados para a prática esportiva. O parlamentar espera que, agora, essa proposta possa avançar.

 

Casaca de Couro I

O músico e sindicalista Joaquim Casaca de Couro ganhou um importante reforço na sua pré-candidatura a vereador da capital. Trata-se da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe – Sindiprev/SE, que anunciou apoio ao projeto político de Casaca, buscando garantir um representante da categoria no Legislativo Municipal de Aracaju.

 

Casaca de Couro II

“É com muita alegria que recebo o apoio dos meus companheiros de luta sindical e agradeço a confiança. Sei da responsabilidade que tenho por ser um representante deste sindicato que segue lutando pelos trabalhadores e reafirmo o compromisso de priorizar esta bandeira de luta, levando as pautas da nossa e das demais categorias para a Câmara Municipal”, afirmou Casaca de Couro.

 

Casaca de Couro III

O pré-candidato destacou a necessidade de um representante no parlamento de Aracaju que esteja constantemente defendendo o cumprimento dos direitos conquistados pelos trabalhadores. “E junto a isso lutar pela ampliação destes direitos. Tenham certeza que um possível mandato nosso será pautado pelo diálogo, dando voz aos trabalhadores e apoiando incansavelmente a luta para que eles sejam sempre respeitados e valorizados”, assegurou Casaca.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com  e habacuquevillacorte@hotmail. com

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT