Disputa em Salgado pode ter até quatro pré-candidatos em 2024

Habacuque, 14 de Fevereiro, 2024

O cenário político que está posto no município de Salgado é de profunda indefinição e, possivelmente, teremos até quatro pré-candidatos a prefeito em 2024. O atual prefeito Givanildo Barbosa (PT) deve disputar a reeleição este ano com o apoio do deputado federal licenciado Fábio Reis (PSD), do deputado estadual Luciano Pimentel (PP) e do senador Rogério Carvalho (PT).

Os ex-prefeitos Gilvando Barbosa e Janete Barbosa são aliados do petista e estão sendo duramente atacados por membros da oposição. Por sua vez, o atual vice-prefeito Miúdo do Tombo (PV) já não caminha com Givanildo, mas com o pré-candidato e ex-prefeito de Salgado, Duílio Siqueira (Republicanos), que tentará com o apoio do deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) retornar ao comando do município.

A disputa em Salgado poderia repetir os cenários de eleições anteriores com a repetição de embates bem conhecidos da política lagartense entre os Saramandaia (Família Reis) e os Bole-Bole (Família Ribeiro). Mas este ano também teremos a pré-candidatura bem posicionada de Ivan do Ônibus (União Brasil), que por muito pouco não ganhou a eleição para prefeito em 2020 e tem o apoio do ex-deputado André Moura.

O deputado estadual Marcelo Sobral (União Brasil) também tem compromisso com a pré-candidatura de Ivan do Ônibus. Mas quem também pode surpreender em Salgado é a pré-candidata Esmeralda Gonzaga (PSOL), que se posiciona como a primeira mulher trans que tentará disputar a prefeitura do município. Ele também o apoio da deputada estadual Linda Brasil (PSOL) e do Sintese.

É possível que, com a proximidade do período eleitoral, que alguns entendimentos sejam “costurados” e até seja formalizada uma composição, mas algumas divergências internas devem inviabilizar possíveis alianças. Como em outros municípios o sentimento já é de rivalidade entre os grupos e os “padrinhos lagartenses” devem tencionar ainda mais as relações.

Hoje a impressão é que o prefeito Givanildo, no comando da administração, leva certa vantagem em relação a seus adversários, embora não tenha o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD), que tem compromisso com outros nomes da oposição. Em outros tempos, Duílio seria o grande favorito nesta eleição, mas a política muda muito. Em uma disputa de “tiro curto” vencerá quem tiver mais estruturado...

 

Veja essa!

Dando o que falar em São Cristóvão a mudança de posicionamento de Gedalva Umbaubá (União), que está formalizando uma aliança com o prefeito Marcos Santana e pode compor a chapa na próxima eleição encabeçada pelo secretário Júlio Júnior. Gedalva deixaria a oposição do município...

 

E essa!

Por sua vez, se tem o risco de perder o apoio de Gedalva em São Cristóvão, o pré-candidato a prefeito Diego Prado (PSD) circulou por vários bloquinhos durante o Carnaval e a aceitação por onde chegava chamou a atenção. Diego tem a simpatia da juventude do município que aspira por renovação na política local.

 

Diego se consolida

Por sua vez, com a ida de Gedalva para a situação, Diego Prado se consolida como a principal liderança da oposição no município de São Cristóvão. Com o apoio do governador Fábio Mitidieri e com pouca rejeição, Diego pode surpreender o agrupamento da situação e ainda terá mais liberdade para escolher o vice para compor sua chapa majoritária.

 

Alô Aquidabã!

No próximo sábado (17), na AABB de Aquidabã, a partir das 15 horas, haverá o ato de filiação do ex-prefeito Euriquinho no PSD, ato que contará com a presença do governador Fábio Mitidieri (PSD). Eurico é pré-candidato a prefeito e vai enfrentar à pré-candidata que tem o apoio do prefeito Mário Lucena (Republicanos).  

 

Alô MPE!

Aqui vai uma cobrança que o Ministério Público Estadual precisa avaliar sobre o que vem acontecendo em festas públicas: não bastasse só poder comercializar no evento a marca da cerveja que patrocina a festa “pública”, agora alguns prefeitos estão proibindo até alguns ambulantes, supostamente “não cadastrados”, de comercializarem seus produtos.

 

Dinheiro do povo

Este colunista defende a importância das festas, reconhece o quanto elas movimentam a economia local de um município, mas como defensor da coletividade, o Ministério Público tem que se atentar para os eventos totalmente custeados com dinheiro do povo! Como proibir um ambulante de comercializar em uma festa “aberta”? Quem vai defender a população, sobretudo os mais pobres? O Chapolim Colorado?

 

Carnaval da Barra

Se a política da Barra dos Coqueiros está “fervendo” com CPI e outras polêmicas, entre situação e oposição, há de se reconhecer que o Carnaval promovido pela atual gestão superou todas as expectativas, com atrações que atraíram muitos turistas para o município, em especial para a Atalaia Nova, beneficiando quem comercializava na região. A festa gerou uma “renda extra” para muita gente e, o melhor: sem maiores registros de violência.

 

Alô Santa Rosa!

O prefeito de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Azevedo Júnior, conhecido como Júnior Macarrão, revelou os nomes dos pré-candidatos que irão compor sua equipe para as próximas eleições municipais de 2024. O destaque principal da divulgação foi a escolha do vereador Marcondy Anjos para concorrer ao cargo de prefeito.

 

Chapa pronta

Reconhecido como um líder comprometido com o bem-estar da cidade, Marcondy Anjos surge como uma aposta forte para liderar os destinos do município. Ao seu lado, como vice-prefeito, estará Luiz Carlos, um nome cuja experiência e dedicação são inegáveis, trazendo consigo um histórico de serviço público que promete agregar valor à gestão.

 

Apoio de Katarina

O anúncio foi realizado na residência do prefeito Júnior, situada em Povoado Cana Brava, e contou com a presença e apoio da deputada federal Katarina Feitoza (PSD). Também foram apresentados os nomes dos pré-candidatos a vereadores que irão representar a população na Câmara Municipal.

 

Nomes para a Câmara

A relação inclui figuras conhecidas e novos nomes, como Cuica, Henrickson, Chico de Nubia, Prof cal, Wlisses Sobral, Glêidson, Ikaro Bonfim, Vanessa da Saúde, Júlia do Banese, Marilene, Edselma, André Freitas, Farinha, Ygor de Areias, Acácia, Gabriel, Teninho e Professora Leda, cada um trazendo consigo suas próprias experiências e perspectivas para contribuir com o desenvolvimento do município.

 

Alô Estância!

A Universidade Tiradentes (Unit) deu um passo significativo em direção à promoção da saúde e à democratização do acesso aos serviços médicos em Sergipe. O Centro de Especialidades em Saúde Professor Almir Santana foi oficialmente inaugurado na cidade de Estância (SE), oferecendo uma gama de especialidades médicas em um ambiente propício para o aprendizado prático dos alunos da área da saúde. 

 

Centro de Especialidades

O nome do centro é uma homenagem ao renomado médico e professor Dr. Almir Santana, figura fundamental na conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis em Sergipe. O professor expressa sua gratidão pela homenagem, ressaltando a importância do centro no contexto social e sua missão na medicina. 

 

Almir Santana

“É uma honra ter um ambulatório com o meu nome, e ainda mais emocionante para mim é que ele será voltado para o aspecto social, o que o torna único. Ele reflete o meu comprometimento com a prática da medicina de maneira socialmente responsável. Ao entrar aqui, revivi toda a jornada que percorri para chegar até este momento. O atendimento humanizado às pessoas com HIV sempre foi a nossa missão, buscando reduzir o preconceito. Este ambulatório realmente reflete tudo o que represento, desempenhando um papel vital em nossa missão social”, celebra Almir. 

 

Alô Itaporanga!

Os frutos do primeiro ano de mandato do deputado estadual, Marcelo Sobral (UB), serão mais visíveis neste ano. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ana Maria de Menezes Garcez, no município de Itaporanga d’Ajuda, vai receber a soma de R$ 2 milhões, através de emendas impositivas indicadas pelo parlamentar itaporanguense.

 

UPA Itaporanga

Ainda este ano, os recursos entrarão em caixa para melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam naquela unidade de saúde, que funciona com o sistema portas abertas, garantindo melhor atendimento de urgência e emergência para a população de Itaporanga e municípios próximos, a exemplo de Salgado, São Cristóvão e até mesmo Lagarto. Seguindo o rito administrativo, as emendas destinadas por Marcelo Sobral deverão ser pagas pelo governo estadual durante 2024.

 

Marcelo Sobral

Por isto, o avanço resolutivo na UPA de Itaporanga deverá ser notado pela população nos próximos meses. “Essa emenda pode ser direcionada, ainda, para a implementação de novos programas de saúde e para a aquisição de medicamentos essenciais. Assim, aquela unidade de saúde deverá dispor de mais recursos para remunerar seus colaboradores, adquirir novos equipamentos, além de ajudar na regularidade do custeio de insumos essenciais a seu funcionamento”, argumenta.

 

Senac Itabaiana I

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, e os diretores Regional do Senac, Marcos Sales, o Adjunto, Manuel Leal, e Regional do Sesc, Aparecida Farias, acompanhados pelo prefeito de Itabaiana, Adailton Souza, fizeram uma visita técnica para conhecer o novo prédio do Senac no município. Contando com uma estrutura moderna e inovadora, que ofertará cerca de 250 cursos profissionalizantes para todo o agreste sergipano, a unidade será inaugurada no dia 26 de março deste ano.

 

Senac Itabaiana II

“É uma satisfação fazermos essa vistoria técnica, junto ao prefeito da cidade, Adailton Souza, o presidente da Federação das CDL’s, Edivaldo Cunha, e o da CDL de Itabaiana, Fábio Moura, para conhecerem o novo equipamento, que será entregue à população de Itabaiana e de toda a região, às 19h do dia 26 de março. Aqui o Senac vai profissionalizar a juventude do Agreste, mas também adultos e idosos, em instalações modernas e bem equipadas. Dos alunos que passam pelo Programa Jovem Aprendiz do Senac, 76% são inseridos no mercado de trabalho. Esse foi um projeto do senador Laércio Oliveira que nós estamos entregando, pois Itabaiana e seu povo trabalhador merecem. É um município pujante”, enfatizou Marcos Andrade.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc