Edvaldo pode “rifar” Luiz Roberto em troca da vaga de vice em 2026

Habacuque, 16 de Fevereiro, 2024

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), pode já ter um “plano B”, caso ele não consiga emplacar as pré-candidatura do secretário de Estado Luiz Roberto Dantas (PDT) para a PMA este ano: o gestor pode “rifar” seu preferido em troca da vaga de vice na chapa encabeçada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) que deve buscar sua reeleição em 2026. Hoje o atual vice-governador é o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, que recentemente assumiu o comando do PSB sergipano.

O que muita gente esquece é que, nas tratativas para as eleições de 2022, um dos alinhamentos firmados foi de que a vaga de vice-governador caberia ao PDT, inclusive com um entendimento com a Executiva Nacional do partido. Edvaldo não consegue liderar o processo de sua própria sucessão e sequer viabilizou a eleição de Luiz Roberto para deputado federal na eleição passada. Seu pré-candidato” sequer tem a preferência da maioria do bloco governista que, por sinal, já conta com cinco alternativas.

O governador Fábio Mitidieri já assumiu o compromisso de apoiar o nome indicado por Edvaldo Nogueira, e tem reafirmado isso reiteradas vezes. Mas, nos bastidores, a avaliação de políticos mais experientes e de alguns jornalistas que cobrem a área é que chega a ser constrangedor para o chefe do Executivo ter que apoiar um projeto que não “decola” junto ao eleitorado e que, por enquanto, só fortalece o discurso da oposição sobre a necessidade de “descontinuidade de um projeto esgotado”.

Mas, justiça seja feita, ninguém é prefeito de uma capital como Aracaju por quatro vezes sem ter o mínimo de articulação política. É bem verdade que, nos dois primeiros mandatos, Edvaldo “ganhou” a PMA após a renúncia de Marcelo Déda (in memoriam) que foi disputar o governo em 2006 e, dois anos depois, foi reeleito ainda na “onda de mudança” que pairava em Sergipe, sem contar com a importante atuação do então deputado federal Jackson Barreto nos bastidores da campanha.

Em 2016, Edvaldo foi eleito com a força do seu marketing diante de uma gestão com muitos problemas do então prefeito João Alves Filho (in memoriam) e novamente com o apoio decisivo do agora governador Jackson Barreto. Em 2020, um pouco já desgastado até pelas promessas não cumpridas, o prefeito foi reeleito, mas já sem alguns dos apoios da eleição anterior, e por uma diferença não muito expressiva para Danielle Garcia, que estava “estreando” em projetos eleitorais.

Ninguém se engane que Edvaldo já percebeu que dificilmente irá emplacar Luiz Roberto na PMA, mas levará este projeto adiante, talvez como “moeda de troca”, para no momento decisivo possivelmente impor em um acordo político o compromisso da manutenção da vaga de vice para o seu PDT em 2026. Neste caso, sem mandato, ele recuaria de uma campanha “caríssima” de senador da República, para compor a chapa majoritária como vice. Alguém duvida? Cenas dos próximos capítulos...

 

Veja essa!

Na manhã dessa sexta-feira (16), na sessão presidida pela desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida Anjos, presidente em exercício, o desembargador Diógenes Barreto tomou posse como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). Após ser conduzido ao plenário pelos juízes membros Edmilson Pimenta e Hélio Mesquita, o magistrado prestou o juramento e assinou o termo de posse. Após a leitura, o novel empossando foi convidado a fazer parte da mesa.

 

E essa!

Dando continuidade a sessão, após declinar do direito de concorrer ao cargo de presidente, a desembargadora Ana Lúcia, convidou os demais membros a procederem à eleição à Presidência do Tribunal. O desembargador Diógenes Barreto foi eleito por aclamação e será o presidente do TRE-SE para o biênio de 2024-2026, ocupará a vaga deixada pela desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, que encerrou o mandato no dia 1º/2/2024.

 

Diógenes Barreto

Em discurso, Diógenes Barreto agradeceu aos pares pela confiança e enfatizou a importância de administrar com a participação de todos. “Quero uma administração coletiva, todos têm responsabilidade em relação a este Tribunal. Temos um presidente, mas as decisões serão sempre colegiadas. Quando se faz coletivamente, constrói-se com mais segurança”, afirmou. Agradeceu também à desembargadora Ana Lúcia por ela desistir de concorrer em favor dele e disse sempre contar com os bons préstimos.

 

Ana Lúcia Anjos

A desembargadora Ana Lúcia falou da missão e do compromisso para o bom desempenho do trabalho coletivo: “Juntos somos mais fortes. Temos a mesma intenção e o mesmo interesse em fazer o melhor para a comunidade. A união e o reconhecimento fazem parte da índole e do carácter de todos que compõem este Tribunal”. A solenidade de posse acontecerá na próxima sexta-feira (23), às 10h, no plenário desembargador Fernando Ribeiro Franco (sede do TRE) e será aberta ao público.

 

André Moura

Em contato com este colunista, o ex-deputado federal André Moura fez uma avaliação bastante positiva da pré-candidatura de Yandra Moura (União) para a prefeitura de Aracaju. André entende que a desenvoltura com que a deputada federal tem percorrido os bairros da capital e dialogando com as pessoas das comunidades impressiona.

 

Falando nela

O vereador de Aracaju, Pastor Diego (PP) está cada vez mais estreitando uma aliança política com a deputada federal Yandra Moura. Segundo o parlamentar do município há uma “convergência de ideais e valores que definem o rumo da pré-candidatura dela assim como a reeleição dele”. Semana passada Yandra prestigiou o Culto Especial de Formatura do Projeto Social que capacita jovens para o mercado de trabalho e é promovido através do mandato do vereador Diego.

 

Pastor com Yandra

A solenidade aconteceu no bairro Soledade, Zona Norte da capital, em uma das Igrejas do Evangelho Quadrangular (IEQ). O ato, foi muito mais do que um evento protocolar; foi um manifesto de apoio mútuo e colaboração entre ambas as partes. “Essa aliança não apenas fortalece as posições que representamos, mas também encoraja e dá mais sustentação ao nome de Yandra como pré-candidata à prefeita de Aracaju”. 

 

Bomba!

Este colunista vai apurar, mas recebeu uma informação de um suposto “direcionamento” durante os festejos de Carnaval supostamente para beneficiar uma pré-candidatura a prefeito da capital. Há indícios, inclusive, do suposto uso da máquina pública. Pelo visto a Justiça Eleitoral vai ter muito trabalho este ano...

 

Exclusiva!

Um político bem conhecido do nosso Estado conversou em reserva com este colunista sobre uma série de rumores, inclusive a seu respeito, nos bastidores da política sergipana e assegura que tem “cartas na manga” para externar muito do que sabe, em especial sobre quem lhe ataca. Está prometendo falar “no momento certo”...

 

Belivaldo Chagas

A notícia trazida pelo amigo e jornalista Diógenes Brayner de que o ex-governador Belivaldo Chagas estaria transferindo seu título eleitoral para Aracaju movimentou os bastidores da política sergipana, sobretudo na base governista. Houve quem aprovou e já há quem esteja preparando algumas críticas. Se o “galeguinho” vai disputar ou não, ainda não se sabe, mas o fato é que só a informação já incomodou...

 

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) usou suas redes sociais para fazer uma reflexão sobre os problemas de Aracaju e disse que ficou surpreso com uma postagem do prefeito Edvaldo Nogueira que citou o fim do Carnaval e falou que os aracajuanos já estão esperando a próxima festa. O parlamentar observou que o prefeito não costuma falar sobre os problemas prioritários do povo, que se acumulam durantes décadas em nossa capital.

 

Ricardo Marques II

“Ele fala pouco ou não fala nada sobre problemas graves como a falta de emprego em Aracaju. Edvaldo não diz o que pode fazer para atrair empresas para aquecer a economia de Aracaju e gerar emprego e renda. Não fala como pode ajudar e incentivar o setor produtivo para gerar emprego e renda”, lamenta.

 

Ricardo Marques III

O vereador continuou listando problemas rotineiros do povo aracajuano. “O prefeito não fala como pode melhorar a saúde pública para muita gente que acorda cedo e vai aos postos de saúde e volta para casa sem conseguir marcar consultas e exames ou pegar o medicamento que precisa. As filas estão gigantes. E o transporte público? Continua caro e caótico. Cadê a licitação? Ele também não fala. E as vagas nas escolas e creches que os pais buscam?”, questiona.

 

Povo na bronca!

“Essas são as maiores reclamações que recebo em minhas redes sociais, falta emprego, saúde e transporte público de qualidade, uma cidade precisa de muito mais do que festas, e o povo de Aracaju merece muito mais”, acrescentou Ricardo Marques.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc