Disputa em Propriá pode ter três pré-candidatos a prefeito

Habacuque, 21 de Fevereiro, 2024

O eleitorado do município de Propriá aguarda, ansiosamente, por uma definição do cenário político local, considerando que hoje a disputa pela Prefeitura ribeirinha pode ter três pré-candidatos a prefeito este ano: o atual prefeito Dr. Valberto, mas também o ex-prefeito Luciano de Menininha e Iokanaan Filho. Nos bastidores há quem avalie que a disputa estaria concentrada entre os dois primeiros, mas o filho do ex-prefeito Yokanaan Santana acredita que pode surpreender.

Os adversários de Luciano de Menininha trabalham com a tese de supostos impedimentos jurídicos para que ele não entre na disputa. O fato é que Luciano já foi muito bem votado na eleição de 2020, quando perdeu para o atual prefeito por pouco mais de 200 votos. Ele manteve sua liderança no município e continua disposto a retornar ao comando da prefeitura que, justiça seja feita, sua saída no passado se deu para atender interesses políticos.

O prefeito Valberto venceu a eleição passada, mas não faz uma gestão de “encher os olhos”, apesar de ter o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD). Pesa contra ele os salários em atraso com frequência, além das constantes mudanças na Saúde do município. Sem contar que existem muitas reclamações de fornecedores sobre a demora para o recebimento pelos serviços prestados. Na cidade o comentário é que só defende a gestão quem tem cargo comissionado.

Quem “corre por fora” é Iokanaan Filho. Ele é a aposta dos mais jovens e carrega, além da sagacidade, o fato de ter sido um secretário de Saúde bem avaliado. Nos últimos dias surgiu um suposto “fato novo” na cidade: aumentaram os rumores de um possível rompimento do grupo liderado pelo ex-prefeito Renatinho com o prefeito Valberto, com uma aproximação de Iokanaan. Há quem aprove a aliança, mas também há muita rejeição neste contexto.

Defensores da “terceira via” temem que uma aproximação de Renatinho seja prejudicial para quem quer adotar o discurso de “mudança” na cidade; já aliados do prefeito não abrem mão da aliança com Renatinho que poderia indicar um sobrinho para compor a chapa como vice. O fato é que o cenário segue indefinido, mas com uma sinalização para uma votação expressiva de Luciano de Menininha. Mas ele vai precisar de mais apoios políticos...

 

Veja essa!

A “chapa vai esquentar” em Japaratuba com as duas pré-candidaturas já definidas no município: de um lado o nome escolhido para tentar a sucessão da prefeita Lara Moura (União) é o secretário municipal Décio Neto (União). Ele conta com o empenho e a articulação do ex-deputado André Moura.

 

E essa!

Já pela oposição, o senador Rogério Carvalho (PT) esteve no município prestigiando o ato de filiação de Sizi da Saúde no Partido dos Trabalhadores. Ela é pré-candidata à prefeita e terá o ex-vereador Rui Brandão como companheiro de chapa. Além de Rogério, eles têm o apoio do deputado federal João Daniel e do ex-governador Jackson Barreto.

 

Alô Estância!

O vice-prefeito André Graça (PP) e pré-candidato a prefeito pelo agrupamento liderado por Gilson Andrade, celebrou essa semana ao lado do senador Laércio Oliveira (PP) o depósito no caixa do município de R$ 10 milhões viabilizados pelo Congressista para serem aplicados na Saúde de Estância. Os investimentos estão garantidos.

 

Raio em Glória

A terça-feira (20) em Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano, foi marcada por um grande susto para alguns trabalhadores do campo. Isso porque um raio atingiu uma fazenda no município e matou seis bovinos. O risco de mais chuvas na região está assustando quem reside no município.

 

Alô Cristinápolis!

Diante de alguns problemas registrados durante o mandato do atual prefeito Sandro de Jesus (PT), no município de Cristinápolis o ex-prefeito Du de Juca se filiou no União Brasil de André Moura e o grupo de oposição parece unido e determinado a vencer a eleição deste ano. Além de André, Du de Juca conta com os apoios dos deputados estaduais Kaká Santos e Pato Maravilha.

 

Disputa em Aquidabã

Após o ato de filiação do ex-prefeito Euriquinho no PSD do governador Fábio Mitidieri, a expectativa agora é para o embate com Ana Helena, sobrinha do prefeito Mário Lucena (Republicanos) e que tem o apoio da deputada estadual Lidiane Lucena (Republicanos). A situação firmou uma aliança com André Moura e o União Brasil, que está oficialmente rompido com o grupo liderado por Euriquinho.

 

Alô Telha!

A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Telha, Cláudia Dias (MDB), aproveitou a volta do recesso parlamentar para reafirmar seu compromisso com seu grupo político, liderado pelo prefeito Flávio Dias (PSD). A parlamentar deixou claro, em seu discurso, que não irá se contrapor a uma decisão tomada de forma sensata e estudada pelas lideranças do grupo e também de seu partido. Ela pretende agir em consonância na busca de um projeto maior no pleito eleitoral deste ano.

 

Cláudia Dias

“Quero também dizer ao meu agrupamento político que com a experiência aqui por mim adquirida, sinto-me apta e capacitada para colocar meu nome a disposição do grupo e do meu partido para qualquer que seja o cargo a ser disputado neste ano de Eleição, sendo como pré-candidata a prefeita, a vice-prefeita ou até mesmo como pré-candidata a minha reeleição como vereadora, somos um grupo coeso”, destacou durante a sessão.

 

Apoio novo

A vereador também avaliou como positiva a chegada da vereadora Joelma dos Santos Feitosa (DEM), que é conhecida na comunidade como “Graça de João Goulart”. “Nossos pais eram amigos e hoje temos a felicidade de permear esta amizade também em outras gerações. Conquistamos a chegada da água na rua José Fernandes, lá no povoado São Pedro. Uma luta, que fizemos juntas, ao lado do amigo Flávio Paulista, o que mostra que o trabalho em conjunto resultará em bons frutos”, avalia a parlamentar.

 

Não rompe

Antes de encerrar sua fala na sessão, a vereadora assegurou que se manterá firme e forte ao lado do Grupo da Situação. “Estou neste grupo desde o meu primeiro voto e deste grupo jamais irei de sair. Aqui estou e aqui permanecerei”, apontou, afastando boatos que estaria brigada com o primo e prefeito de Telha, Flávio Dias.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc