Yandra e Luiz Roberto “polarizam” base governista e “esfriam” os demais

Habacuque, 26 de Fevereiro, 2024 - Atualizado em 26 de Fevereiro, 2024

O processo eleitoral em Aracaju começa a ganhar seus contornos com a proximidade da abertura da janela partidária que permite a troca de partidos sem qualquer penalidade para quem vai disputar o pleito deste ano. Quem também ainda não se filiou a um partido político e tem intenção de ir para a disputa, o prazo também está se exaurindo. Mas, entre as propostas majoritárias, já temos algumas “sinalizações” que facilitam o entendimento do eleitorado.

Pela oposição a vereadora de Aracaju Emília Corrêa só não disputará a PMA se não quiser; este colunista tem a informação de que ela teria recebido três convites para se filiar no PL, no Republicanos e no Avante. A parlamentar tem pedido para que os dirigentes esperem até o dia 10 de março, aproximadamente, para anunciar sua decisão. Já a Federação PT/PV/PCdoB deve lançar Candisse Carvalho (PT); ela tem a maioria na base, mas Dr. Emerson (PCdoB), mesmo com minoria, também tem intenção.

O PSOL parece consolidado no nome da advogada Niully Campos, mas entre os setores da Esquerda há um desejo de que a legenda formalize uma aliança com o Partido dos Trabalhadores já no 1º turno; resta saber se o PSOL vai aceitar indicar a vice numa possível chapa encabeçada pelo PT. Vale lembrar que nenhum dos dois partidos devem fazer qualquer composição com as pré-candidaturas de Emília Corrêa ou da base governista.

Falando no agrupamento liderado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) e pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), já existem duas “verdades absolutas” praticamente definidas: a primeira é que a pré-candidatura da deputada federal Yandra Moura (União) parece irreversível, ainda mais agora que ela tem tudo para conquistar o ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) como seu vice; a outra é que o secretário de Estado Luiz Roberto (PDT) deve mesmo ser o pré-candidato do prefeito e do governador.

Sendo assim, por mais que ainda tenhamos que esperar uma definição dos líderes do agrupamento, o cenário exposto é de que há dentro do bloco uma “polarização” entre os nomes de Yandra e Luiz Roberto, praticamente inviabilizando os projetos já sinalizados da secretária Danielle Garcia (MDB), do vereador Fabiano Oliveira (PP) e da deputada federal Katarina Feitoza (PSD). Basta ver os vereadores da base aliada e seus suplentes que já estão sinalizando o apoio para Yandra ou Luiz Roberto.

Em síntese será muito difícil o bloco governista ter apenas uma pré-candidatura no 1º turno, como também parece inviável apresentar mais do que duas alternativas. Sendo assim, faltando alguns meses para o início da campanha eleitoral, devem ser pré-candidatos Emília, Yandra, Luiz Roberto, Candisse e/ou Niully. Os demais nomes não devem prosperar e, no máximo, teríamos uma pré-candidatura ainda não revelada e que com capacidade de surpreender o cenário. Algo que parece improvável...

 

Veja essa!

O superintendente da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), Danilo Cabral, foi recebido essa semana pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo (PT) em Brasília e, na oportunidade, falou-se do investimento superior a R$ 8 bilhões em incentivos da Sudene em Sergipe.

 

E essa!

Este colunista achou o dado interessante e, como perguntar não ofende, será que a SUDENE ou próprio ministro Márcio Macedo poderiam detalhar esses investimentos? Será que poderia dar mais transparência para onde foram esses recursos? Que municípios foram priorizados? Quais os critérios?

 

Bomba!

Ainda sobre a aplicação de recursos federais em Sergipe, chega a informação que o “grosso” dos recursos voltados para o programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” ficarão concentrados nos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Estância, Itabaiana, Itabaianinha, Boquim, Nossa Senhora da Glória, Canindé, Campo do Brito, Barra dos Coqueiros e Itaporanga. E as demais 63 cidades sergipanas serão esquecidas pelo governo Lula?

 

E a BR-101?

Outra pergunta que não quer calar: o governo do Estado tem feito um forte investimento para desenvolver o turismo sergipano, mas a BR-101, no eixo Norte, continua com sua duplicação incompleta. No governo de Jair Bolsonaro (PL) a obra avançou muito mais do que nos governos anteriores, mas no governo atual, no final de 2023, a informação é que os recursos foram para outro Estado. É verdade ou não? Qual a previsão atual?

 

Exclusiva!

O ex-senador Eduardo Amorim conversou com este colunista e confirmou que o PL já formalizou um convite para Emília Corrêa se filiar no partido e disputar a PMA. A legenda aguarda sua definição para projetar o ano. Para Amorim ser vice não é prioridade, mas “pelo projeto”, ele explica que aceitaria o desafio, mas sinaliza que o partido deve acompanhar Emília na eleição municipal.

 

Olha o PP!

O Partido Progressistas (PP) em Sergipe está preparando um grande ato de filiação e apresentação de pré-candidatos para as eleições deste ano. Sob a liderança do presidente estadual, senador Laércio Oliveira, o evento está marcado para o dia 1º de março, às 16 horas, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju.

 

Ciro Nogueira

A expectativa é que o evento reúna membros, simpatizantes e potenciais filiados, proporcionando um ambiente para a discussão de estratégias e metas do partido para o pleito de 2024. O presidente nacional, Ciro Nogueira, assim como outros líderes nacionais, já confirmaram presença.

 

Laércio Oliveira

Segundo Laércio, o evento vai consolidar o crescimento do PP em Sergipe. “Nossa meta é fortalecer a presença nos municípios e conquistar novos espaços. Estamos comprometidos em construir uma base sólida e representativa, refletindo o anseio da população sergipana por uma gestão eficiente e comprometida com o desenvolvimento do estado”.

 

Sobre Bolsonaro I

O ato proposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na tarde desse domingo (25), lotando a Avenida Paulista, com quase um milhão de pessoas apoiando as ideias e a preservação do Estado Democrático de Direito, foi um grande sucesso! Superou todas as expectativas e só não reconhecem os adversários políticos do ex-presidente ou a militância de Esquerda, das redes sociais aos veículos de comunicação.

 

Sobre Bolsonaro II

Bolsonaro conseguiu acertar em cheio o momento para realizar este ato, e não por conta de julgamentos como alguns setores da imprensa noticiaram tentando “camuflar” o desastre diplomático que se transformou o presidente Lula (PT) e que hoje enfrenta rejeição não apenas de Israel, mas de outros líderes do Ocidente diante de sua postura contra os Judeus.

 

Rodrigo Valadares

O deputado federal por Sergipe é, de longe, o mais reconhecido e valorizado entre os bolsonaristas no Estado. Rodrigo surpreendeu muita gente ao se eleger para a Câmara dos Deputados e tem conquistado cada vez mais apoios por onde passa. Sua postura cada vez mais incisiva contra o governo Lula, inclusive sobre o impeachment, tem aumentado sua aprovação entre o eleitorado da Direita sergipana. Nesse domingo (25) ele participou do ato promovido por Bolsonaro em São Paulo.

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) apresentou na Assembleia Legislativa uma indicação solicitando ao Governo do Estado a criação de um projeto de lei para isenção de IPVA para veículos de pessoas com deficiência auditiva. O parlamentar explicou que se trata de uma falha normativa que existe e precisa de uma correção o quanto antes.

 

Georgeo Passos II

“Só são contempladas as pessoas com deficiência física, visual e mental. A gente sabe que o objetivo é beneficiar todas as PCDs. Muitas pessoas estão ingressando na Justiça para terem o seu direito reconhecido e não pagar nem o ICMS e nem o IPVA. No estado de Goiás, já tem uma súmula determinando que pessoas com deficiência auditiva estão isentas do pagamento desses impostos”, assegurou.

 

Georgeo Passos III

A indicação atende uma solicitação feita pelo ex-vereador de Aracaju, Lucas Aribé, militante da causa da pessoa com deficiência. Ele falou que a legislação brasileira recentemente foi alterada e passou a contemplar diferentes segmentos de pessoas com deficiência, porém as pessoas com deficiência auditiva ainda não foram incluídas. Por isso, o ex-vereador defendeu ser de suma importância que essa parcela da população também receba esses benefícios.

 

Lucas Aribé

“É uma forma de fazer justiça a essas pessoas com deficiência, que possuem seu veículo. Já que o direito existe para praticamente todos os segmentos, por que não os incluir também? Parabenizo o deputado Georgeo Passos por apresentar essa propositura que contribui muito para dar a oportunidade também para aqueles que estão esquecidos pela legislação”, afirmou Lucas.

 

Inclusão
Georgeo Passos disse que não vê impedimento para que o Governo do Estado faça essa mudança. “É uma forma de podermos corrigir uma grande falha, que vem atrapalhando uma parcela da nossa sociedade de terem esse benefício. Se são PCDs, é preciso que essa regra seja justa para todos. O Executivo não terá prejuízos e isso fará a diferença na vida dessas pessoas”, completou o deputado.

 

Certidões

O deputado estadual Paulo Júnior teve mais uma lei sancionada: o projeto de Lei que prevê a emissão gratuita de certidões de nascimento, óbito e casamento em escrita braille passa a valer em 30 dias. Na avaliação do parlamentar, a Lei de número 9411/2023 é uma conquista para as pessoas deficientes visual.

 

Paulo Júnior

“Vamos levar a Lei pessoalmente à Associação de Deficientes Visuais de Sergipe, é uma conquista importante. Nosso projeto de Lei busca a inclusão das pessoas com baixa visão e com deficiência visual por meio de documentos com a linguagem adequada. É uma forma de integração dessas pessoas. Outros estados já possuem legislação, a exemplo de São Paulo, Mato Grosso e Espírito Santo”, afirmou. 

 

Ricardo Marques I

Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Aracaju, o Projeto de Lei 189/2023, de autoria do vereador Ricardo Marques (Cidadania) que reforça a segurança dentro dos terminais de integração de Aracaju com a instalação de câmeras de videomonitoramento.

 

Ricardo Marques II

Em discurso na tribuna da Câmara, o vereador lembrou da confusão e do pânico que ocorreu recentemente dentro do Terminal DIA, entre supostos torcedores de duas torcidas organizadas e que tragicamente tirou a vida de um jovem. Infelizmente não tinha segurança no local. 

 

Ricardo Marques III

“Os passageiros e comerciantes do terminal entraram em pânico com a confusão generalizada. Por isso a necessidade de ter reforço na segurança. O videomonitoramento é uma ferramenta básica para ajudar os órgãos de segurança”, defende. O vereador Ricardo Marques discute esse assunto desde 2022 quando aprovou uma moção de apelo para que a prefeitura, por iniciativa própria, colocasse as câmeras de segurança e fizesse um plano de fuga e incêndio para todos os terminais de integração.

 

MPE solicitou

“Foi inclusive o Ministério Público que solicitou um relatório técnico ao Corpos de Bombeiros, que ao fazer uma vistoria em todos os terminais da capital constatou várias irregularidades, bem como a ausência de requisitos mínimos de segurança. Agora com o projeto aprovado por unanimidade espero que o prefeito Edvaldo Nogueira sancione faça cumprir essa lei para o bem e segurança de quem utiliza os terminais de ônibus”, finalizou o Ricardo Marques.

 

Cícero do Santa Maria I

Foi com muita alegria e emoção que o Instituto Dona Branca foi inaugurado. Idealizado e mantido pelo vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), o instituto é a evolução dos serviços que eram prestados pela Casa de Apoio, um dos projetos do vereador.  Localizado em uma das regiões mais carentes e necessitadas de serviços e atendimentos púbicos, o bairro Santa Maria, o Instituto Dona Branca surge para servir de instrumento para ajudar ao próximo. 

 

Cícero do Santa Maria II

“Eu me espelhei em minha mãe, dona Branca, para ajudar a quem precisa. Durante toda a sua vida, minha mãe estendia a mão como podia para quem precisava, ainda que com o pouco que tinha”, revelou Cícero. E é, justamente, com a missão de ajudar que nasce o Instituto Dona Branca. “Nosso objetivo é dar continuidade à dedicação de uma mulher que se doou, durante toda a sua vida, para semear cuidado e amor ao próximo”, completou Cícero do Santa Maria.


Atendimentos 
Através do instituto, moradores do Santa Maria e região terão, disponíveis, atendimentos em saúde, jurídico e psicológico, tudo para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. “Desde o primeiro dia em que me elegi que eu faço questão de proporcionar esses atendimentos”, revelou o vereador lembrando que essa ação era feita através do seu projeto da Casa de Apoio.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc