Emília deve recusar o PL de Amorim e nem assumirá postura bolsonarista

Habacuque, 27 de Fevereiro, 2024

Que a vereadora de Aracaju, Emília Corrêa, está bem avaliada junto ao eleitorado isso já não é novidade para ninguém. O “fato novo” é que estamos nos aproximando para a janela partidária quando ela precisa se filiar a um partido para disputar as eleições e é natural que sua direção gera muita expectativa e especulações. Hoje é grande a possibilidade dela se filiar ao Partido Liberal, que em Sergipe é presidido pelo empresário Edivan Amorim e que nacionalmente tem como principal liderança o ex-presidente Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto.

Inclusive o ex-senador e médico Eduardo Amorim, que acaba de assumir o comando do Diretório Estadual do PSDB, confirmou para este colunista que há um convite formal do PL para que Emília possa se filiar à legenda bolsonarista e ela deve fazer algum anúncio oficial nas próximas semanas, lembrando que a janela partidária estará oficialmente aberta no dia 7 de março. Só que a turma cobra uma resposta imediata dela, para a formação das chapas proporcionais. Quem pensa em disputar um mandato de vereador teme um recuo de Emília sobre a majoritária.

Em 2022, durante a eleição presidencial, ela foi candidata à vice na chapa encabeçada por Valmir de Francisquinho (PL) e, em momento algum, Emília assumiu um posicionamento de alinhamento com os apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro em Sergipe. No 2º turno, inclusive, no embate entre o senador Rogério Carvalho (PT) e o hoje governador eleito Fábio Mitidieri (PSD), a vereadora anunciou que não acompanharia Valmir (que ficou com o petista) e não apoiaria nenhum dos dois. Talvez de forma assertiva, Emília decidiu ficar “em cima do muro” na eleição estadual.

Muitos bolsonaristas em Sergipe decidiram dar um voto de confiança a Mitidieri, considerando que estavam impedidos de votar no Partido dos Trabalhadores, contrariando os posicionamentos adotados por seus líderes naquele momento que eram Valmir e a própria Emília. Agora, de olho na PMA (e ela não tem como fugir disso), a vereadora vem dialogando com seu grupo e com alguns nomes da oposição antes de definir sua filiação. Há diálogos abertos com o PSDB, Republicanos, Avante e também com o PL de Edivan Amorim.

Por se tratar de um partido grande e com bom tempo de televisão, muitos imaginam que Emilia “bateria o martelo” com Edivan num acordo que deve se concretizar agora no PL com Eduardo na vice pelo PSDB. Mas, na visão deste colunista, os termos que serão pontuados pela vereadora não serão bem esses. Ela já estaria convencida a ter Eduardo como vice numa indicação do irmão Edivan, com quem ela já dialoga politicamente sobre o agora e o futuro de Aracaju, mas ainda assim a tendência é que Emília recuse o convite do PL, abrindo mão do apoio da legenda para chegar à PMA.

Assim como em 2022, Emília não caminhará como muitos bolsonaristas imaginam em Aracaju! Neste caso, mesmo com toda articulação de Edivan Amorim, nem ela e nem Eduardo irão buscar o apoio de Jair Bolsonaro para a campanha. Ou melhor, podem buscar o financiamento de Valdemar Costa Neto e os votos dos bolsonaristas, mas não querem assumir publicamente o acordo de ter os dirigentes do PL dando sustentação na Prefeitura de Aracaju! Seria um verdadeiro “casamento de fachada”, com puro interesse eleitoreiro? Ou não? As respostas virão, com o tempo...

 

Veja essa!

Dando muito o que falar a declaração do diretor do Hospital do Amor, Henrique Prata, de que o governo do Estado estaria dificultando o funcionamento da unidade voltada para tratamento oncológico por meio de credenciamento. O deputado estadual Paulo Júnior (PV), fez um aparte ao pronunciamento do deputado Marcos Oliveira (PL), e cobrou resposta da Secretaria de Estado da Saúde.

 

E essa!

Em uma entrevista ao programa Pânico, na Jovem Pan FM, o presidente do Hospital de Câncer de Barretos expôs uma denúncia grave, revelando que a gestão teria negado a classificação de Centro de Referência para a unidade. A justificativa foi que, em dois anos, concluirão a obra do Hospital do Câncer.

 

Henrique Prata

“Eu tive uma audiência há 15 dias atrás com o presidente Lula, porque o Hospital está totalmente pronto e o governo de Sergipe falou ‘nós estamos construindo um, e nós não vamos dar rubrica de centro de referência para esse hospital, porque teremos o nosso daqui a dois anos”, disse Henrique em entrevista reproduzida no plenário da Assembleia.

Na Alese

Paulo Júnior afirmou que é preciso ouvir Henrique Prata se o Estado se colocou à disposição para colocar o Hospital do Amor para funcionar. “A oposição não está criando essa narrativa. Foi falado por Henrique Prata e qual a necessidade ele tem de mentir? Então, vamos promover debate entre ele e o secretário da Saúde para que a sociedade, que necessita do serviço oncológico, entenda se o Estado cumpriu ou não com as tratativas”. Os deputados Georgeo Passos e Linda Brasil também reforçaram as críticas.

 

Outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa, em nota, que a contratação do Hospital do Câncer de Lagarto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) somente pode ocorrer após a sua habilitação pelo Ministério da Saúde. O Governo de Sergipe, por meio da SES, tem realizado rotineiras reuniões com o Sr. ‘Juquinha do PT’ (representante do Hospital em Sergipe), visando solucionar as pendências necessárias à habilitação do hospital como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) junto ao Ministério da Saúde.

 

Palavra da SES

“No momento, a unidade não está pronta para funcionar, pois não atende aos protocolos e certificações necessárias para o atendimento aos pacientes de forma qualificada e segura. Vale ressaltar que ainda existem inconformidades com relação à própria estrutura física da unidade, bem como no que diz respeito às certificações e habilitações de alvará de funcionamento, que só podem ser expedidas quando a unidade estiver pronta”, pontua a secretaria.

 

Equipamento obsoleto

Na última visita técnica ao hospital, realizada pela SES juntamente com o Ministério da Saúde, foi constatada a aquisição de equipamento obsoleto, que difere do apresentado no projeto, além de instalações inadequadas, e sem seguir as normas de segurança, tendo em vista que se trata de equipamento radioativo. Ainda é importante frisar que a unidade não apresentava licença sanitária para o funcionamento dos equipamentos de ressonância e tomografia.  A unidade também não possuía leitos de internamento e o centro cirúrgico não estava pronto.

 

Unidades habilitadas

Também é preciso destacar que o estado de Sergipe possui três Unacons já habilitadas pelo Ministério da Saúde: a do Hospital de Urgências Governador João Alves Filho (Huse), a do Hospital de Cirurgia e a do Hospital Universitário de Aracaju, que realizam, a contento, o tratamento oncológico da população sergipana. Além disso, está em andamento a construção do Hospital do Câncer Governador Marcelo Déda, que será a quarta Unacon.

 

Tabela SUS

A SES reconhece a importância do Hospital do Câncer de Lagarto, bem como salienta que as atuais Unacons do estado conseguem realizar o tratamento dos pacientes oncológicos.  A Secretaria de Saúde reitera sua posição de que toda produção realizada pelo Hospital do Câncer de Lagarto à população sergipana devidamente aprovada pelos Sistemas de Processamento do Ministério da Saúde será financiada a preços da Tabela SUS, conforme por ele prometido e pela SES acordado.

 

Sergipe planeja ações

O governador Fábio Mitidieri se reuniu com demais governadores do Nordeste e com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para debater ações conjuntas de combate ao Aedes, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. Ficou acertado que no próximo sábado (2), será realizado o Dia D de combate ao aedes em todo o país. O governador pediu que as secretarias de Estado de Saúde e de Educação montem uma estratégia de kits com cartilha educativa e repelente para os alunos da rede estadual. 

 

Mais emprego I

Sergipe ganhará mais uma planta de produção de cimento. O governador Fábio Mitidieri recebeu o grupo Polimix, que  irá investir R$ 600 milhões na reativação do complexo industrial da antiga fábrica de cimento  Nassau, em Nossa Senhora do Socorro. Serão gerados 1500 empregos, entre diretos e indiretos. A nova unidade posicionará o estado como um dos maiores produtores de cimento da região Nordeste já que Sergipe conta, também, com unidades da Mizu e da Votorantim.

 

Mais emprego II

O empreendimento conta com apoio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial e também firmará parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, por meio do programa Primeiro Emprego. Dessa forma, a empresa contratará estagiários com a garantia de contratação após seis meses de experiência. 

 

Laércio Oliveira I

O senador Laércio Oliveira e a prefeita Layana Costa, marcaram um feito histórico para os moradores do povoado Poço dos Bois, em Cedro de São João, ao assinarem a ordem de serviço para a primeira etapa da obra de pavimentação da estrada que vai conectar a rodovia à comunidade, em uma extensão de cerca de cinco quilômetros. Com essa obra, a população terá acesso facilitado e de qualidade.

 

Laércio Oliveira II

Os recursos iniciais de R$ 2,3 milhões para a pavimentação, provenientes do senador Laércio Oliveira, à época deputado federal, representam o início de um antigo anseio da população. O investimento significa 60% da obra, o restando será efetivado pelo Governo do Estado. Além disso, foi autorizada a construção do Centro Comercial do município, financiado por emenda parlamentar da ex-senadora Maria do Carmo Alves, que também estava presente.

 

Layana Costa

A prefeita Layana Costa expressou gratidão, destacando Laércio Oliveira como o responsável por concretizar esse sonho tão acalentado pela população local. “Todas as vezes que vocês passarem por aqui e verem essa obra concretizada, lembrem-se desse homem, Laércio Oliveira, porque foi ele que comprou o nosso sonho e vem nos ajudando. É o firmamento de um compromisso que ele tem com o povo do Cedro”.

 

Neudo Alves

O ex-prefeito, atual secretário especial da Prefeitura, Neudo Alves, enfatizou a importância da parceria com o senador, evidenciando a felicidade da população com essa conquista. “Essa atitude do nosso senador, trazendo um feito tão maravilhoso para o nosso município, algo tão desejado e esperado, nos deixa muito feliz. Que ele continue com essa percepção e sabedoria. Muito obrigado”, afirmou.

 

Marcelo Sobral I

O deputado estadual Marcelo Sobral assumiu a presidência da Comissão de Agricultura da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale), o que constitui um marco significativo em seu primeiro mandato representando Sergipe. Em sua primeira fala no cargo, ele expressou sua gratidão pela oportunidade, destacando suas raízes na luta contra os desafios do setor em Sergipe.

 

Marcelo Sobral II

Durante seu discurso, o deputado prestou homenagem ao antecessor, Adolfo Brito, enaltecendo sua liderança e compromisso com a agricultura. Inspirado por este legado, Marcelo Sobral delineou suas metas, compartilhou sua visão para o futuro da agricultura no Brasil e reforçou o compromisso de promover avanços em todos os segmentos do agronegócio. Para Marcelo Sobral, é "imperativo explorar todas as oportunidades de crescimento e desenvolvimento, investindo em pesquisa, sustentabilidade e inclusão regional”, afirmou.

 

Marcelo Sobral III

O presidente da Unale, deputado Sérgio Aguiar (CE) falou que a chegada de Marcelo como parlamentar, apesar de novo na instituição, oxigena todos os demais , pois “já se destacou no ano passado, por isso hoje está a ocupar o cargo de presidente da Comissão de Agricultura, tendo como desafio transformar o cenário onde a agricultura seja não apenas um motor econômico, mas também um instrumento de transformação social e ambiental”, disse.

 

“Revolução da água”

Marcelo afirmou também que durante o tempo que estiver à frente da Comissão, irá propor o que chamou de “revolução da água” no Brasil, onde a isenção do PIS/COFINS para a ração da aquicultura seria o ponto de partida. Para Sobral, esta medida não apenas promoveria a isonomia no mercado, mas também impulsionaria a aquicultura brasileira para patamares internacionais, gerando empregos e garantindo acesso a alimentos de qualidade para toda a população.

 

Aquicultura
“O Brasil possui os recursos hídricos e os profissionais competentes para tornar essa visão uma realidade. Com um olhar voltado para a interiorização da aquicultura, teremos, enquanto parlamentares estaduais, papel fundamental nessa iniciativa, que já existe para os produtores de aves e suínos. Agora é hora de iniciarmos a ascensão do Brasil no mercado aquícola internacional”, concluiu.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc