Clima “esquenta” em Telha e prefeito confirma “traição” de aliado político

Habacuque, 28 de Fevereiro, 2024

O clima não é dos melhores dentro do agrupamento do prefeito do município de Telha, Flávio Dias (PSD), tanto que o gestor já “prepara” a população para uma entrevista “bombástica” que concederá nesta quinta-feira (29) para uma emissora de rádio na região do Baixo São Francisco. Flávio já está reeleito e obviamente está impedido de disputar o pleito deste ano. Bem avaliado junto ao eleitorado, a impressão é que seu maior desafio é unificar o grupo que lidera.

Políticos da região apostam que o nome indicado pelo prefeito Flávio Dias reúne boas chances de sair vitorioso (a) nas próximas eleições. Mas, nos últimos dias, o próprio gestor surpreendeu a população telhense com a informação de que um de seus aliados teria supostamente lhe “traído” e teria ido à procura do ex-deputado federal André Moura (União) no sentido que ele pudesse unificar o discurso da oposição e apresentar uma alternativa com boas chances de vencer a disputa na cidade.

Outra informação é que este suposto aliado já teria um alinhamento com o ex-prefeito José João (JJ), que disputou a eleição municipal de 2020 contra Flávio Dias. Em um texto de autoria do atual gestor que circula pelas redes sociais no município, ele explica que André Moura não atendeu a proposta e reafirmou seu compromisso com o grupo liderado pelo prefeito e este último enalteceu a postura e a liderança do ex-deputado federal.

Visivelmente incomodado com a situação, o prefeito optou por não revelar a identidade do “traidor”, o classificou como “pequeno e sem caráter” e encerrou o texto apostando que “jogou a história na lata do lixo”; talvez pressionado por externar quem teria procurado André Moura e o agrupamento da oposição, Flávio Dias gravou um vídeo em suas redes sociais anunciando que dará a entrevista apresentando a sua versão dos fatos e externando seu sentimento no município.   

O prefeito de Telha foi reeleito em 2020 com exatos 201 votos a mais do que José João, um pouco a mais do que na eleição de 2016 quando venceu Domingos por menos de 50 votos. A impressão é que os dois agrupamentos (situação e oposição) continuam bem definidos e a disputa será decidida voto a voto, mais uma vez, a depender de quem serão os pré-candidatos escolhidos por cada um dos lados. A entrevista “bombástica” do prefeito pode dar um direcionamento...

 

Veja essa!

Dia 16 de março está sendo programado um grande ato político no município, do agrupamento “Progresso com Liberdade”, liderado pelo deputado estadual Luciano Bispo (PSD). Na oportunidade será apresentado o pré-candidato a prefeito que representará o grupo no embate contra, possivelmente, o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL).

 

E essa!

Por sua vez, pela situação, fica sempre aquela indefinição sobre quem será o pré-candidato do agrupamento. De um lado o prefeito Adaílton (PL) se mantém bem alinhado e bem avaliado junto o eleitorado; do outro lado está Valmir, que não rompe com o prefeito e se for para a disputa, certamente irá como consenso. A disputa em Itabaiana vai dar o que falar...

 

Bomba!

Esta é para a turma das “exclusivas” copiar e reproduzir: em Gararu o agrupamento liderado pelo ex-prefeito Chico do Povo e pela ex-prefeita Elizabeth praticamente “bateu o martelo” sobre o pré-candidato a prefeito do grupo! Será o ex-secretário de Administração Marcelo de Ari.

 

Exclusiva!

Dentro de Gararu a informação é que Marcelo de Ari rompeu recentemente com a prefeita Zete de Janjão e seguiu para a oposição. Os rumores é de que ele deve disputar a eleição pelo União Brasil e o ato de filiação ocorrerá em breve. O pré-candidato a vice-prefeito da oposição ainda não está definido.

 

Alô Gararu!

Por sua vez, a prefeita Zete de Janjão deverá disputar a reeleição este ano e terá como vice o vereador do município Roque da Lagoa Primeira. O atual vice-prefeito Sargento Geovan rompeu politicamente com a prefeita e junto com sua esposa, a vereadora Leninha, seguiu para a oposição.

 

Alô São Cristóvão!

A política em São Cristóvão ferve desde o último fim de semana quando aconteceu a tradicional festa religiosa alusiva ao Senhor dos Passos. Adversários do prefeito Marcos Santana (MDB) celebraram um suposto isolamento do gestor e um afastamento dele do povo em um momento tão simbólico e a dispersão de seu grupo nas festividades.

 

Diego Prado I

O pré-candidato a prefeito Diego Prado (MDB), vereador por três mandatos, recepcionou durante todo o domingo o governador Fábio Mitidieri (PSD); o senador Alessandro Vieira (MDB); secretário de Estado e chefe da Casa Civil, Jorginho Araújo (PSD); o deputado federal Nitinho Vitalle (PSD) e o presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri. 

 

Diego Prado II

O grupo liderado por Diego demonstrou união e força. O presidente da Câmara, Rege do Rosa Maria e os vereadores Vanderlan Correia, Vanderlan Nego, Leandro da Renovação e Valdecir Filho estavam juntos com Diego e o governador, circularam pela cidade durante as festividades, cumprimentando a população e participando de toda a solenidade ao lado do povo.

 

Sem cumprimento

O momento que chamou bastante a atenção foi quando o prefeito Marcos Santana passou pelo governador sem cumprimentá-lo. Para a oposição foi um gesto descabido e de visível contrariedade porque Fábio Mitidieri estava ao lado de Diego Prado!  “Fiquei muito honrado em receber junto a meus colegas vereadores e demais lideranças políticas do município o nosso governador. Ele sentiu de perto o calor do nosso povo e o olhar sincero de quem precisa e merece ver nossa cidade transformada”, destacou Diego.

 

Marcos e Júlio

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, e o secretário de infraestrutura Júlio Júnior foram os anfitriões da Procissão do Encontro na Romaria de Senhor dos Passos. Eles foram vistos com os ex-deputados André Moura e Fábio Henrique, além do deputado estadual Paulo Júnior e do ex-vice-prefeito de São Cristóvão, Adilson Júnior. O grupo está fechado e focado na pré-candidatura de Júlio Júnior!

 

Paulo Júnior

O deputado estadual Paulo Júnior também esteve presente na festa de Senhor dos Passos. Além de percorrer, mais uma vez, a procissão de Aracaju a São Cristóvão, Paulo Júnior cumpriu a promessa de distribuir calendário com a imagem de Senhor dos Passos e participou das missas e da Procissão do Encontro. Ele circulou com desenvoltura entre os fiéis. 

 

 

Ainda neste primeiro semestre de 2024, o Governo de Sergipe deve entregar o galpão industrial reformado em Carira, município do agreste sergipano. Medindo cerca de 3.800 metros quadrados, o galpão está sendo reformado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), que visitou o espaço nesta semana e constatou o avanço da obra em 80%.

Já foram realizados serviços como recuperação da estrutura metálica, cobertura do estacionamento, reformas de esquadrias, área inflamável, setor médico, recepção, guarita, sanitários, pintura, entre outros. Vencedora da licitação, a empresa Sollo Empreendimentos é responsável pela obra, que além de abranger o galpão, também envolve a reestruturação de áreas no entorno.

O investimento do Governo do Estado para essa reforma é de R$ 890 mil, por meio de recursos oriundos do tesouro. “A obra de reforma do galpão já está fomentando empregos na cidade. Após reformado, a expectativa é de instalação de unidade fabril que venha a gerar ainda mais postos de trabalho para a população sergipana”, comentou o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, reforçou o compromisso com o desenvolvimento em Sergipe. “A reforma é um encaminhamento concreto do compromisso do Governo do Estado. Tão logo os serviços sejam realizados, teremos a possibilidade de gerar de 500 a 1.000 empregos diretos no espaço com instalação de uma nova indústria”, pontuou Valmor.

 

Alô Tobias Barreto!

O deputado estadual Netinho Guimarães (PL) conseguiu aprovar uma indicação de sua autoria onde solicita ao governador Fábio Mitidieri um aparelho de ultrassonografia para o município de Tobias Barreto, mais precisamente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São Vicente de Paulo. O apelo do parlamentar também se estende à disponibilização de profissional(ais) médico(s) habilitado(s) para operá-lo.

 

Netinho Guimarães I

No requerimento, o deputado salienta a importância deste novo equipamento para a unidade. “O novo aparelho é essencial para garantir um diagnóstico mais preciso à população, especialmente às gestantes, que atualmente são obrigadas a se deslocar para outras localidades para realizar o exame de ultrassom”, explica.

 

Netinho Guimarães II

Com o novo aparelho, o parlamentar avalia que a população terá um atendimento mais digno e humanizado. “A aquisição deste equipamento representará um reforço significativo na saúde do município, oferecendo serviços com melhor qualidade e maior resolutividade aos pacientes”, afirma. 

 

Netinho Guimarães III

O parlamentar reforça ainda que a solicitação advém de constantes reivindicações apresentadas por profissionais da área da saúde e por cidadãos residentes nos municípios da região centro-sul do Estado de Sergipe, em especial daqueles ordinariamente atendidos na UPA.

 

Netinho Guimarães IV

A indicação do deputado Netinho visa ainda aprimorar mais os serviços habitualmente já prestados pelo Estado de Sergipe e, ainda, na grande demanda pela realização de exames de imagem capazes de viabilizar diagnósticos mais precisos e com maior rapidez.

 

Áurea Ribeiro I

Em discurso proferido na Tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos) exaltou a prefeita de Lagarto no tocante à valorização dos trabalhadores em Educação da Rede Municipal. “A Prefeitura de Lagarto enviou à Câmara de Vereadores, o Plano de Carreira do Magistério; o Projeto de Lei para pagamento do Piso Salarial de 2024 e retroativos dos professores da Rede Municipal”.

 

Áurea Ribeiro II

“O Plano de Carreira dos professores é uma conquista inestimável para a categoria em Lagarto e o Piso segue o percentual definido pelo Governo Federal. Todos esses projetos foram discutidos com a categoria e elaborados de forma coletiva, de modo a garantir a valorização destes profissionais e o fortalecimento da Educação no município”, destacou a deputada.

 

Números
De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação, em Lagarto, o vencimento básico dos profissionais do magistério quase dobrou no período, saltando de R$ 2.557,74 em 2019 para R$ 4.580,57 em 2024. Esse incremento de quase 80% não só reconhece a importância do trabalho dos professores, mas também contribui para a melhoria da qualidade da educação.

 

Senac Tobias

Abrindo as comemorações dos 30 anos de fundação do Senac Tobias Barreto, o Centro de Educação Profissional Josafá Ribeiro de Almeida realizou o I Encontro Pedagógico, que reuniu todos os integrantes da equipe. A abertura do evento, que teve como tema central “A importância da saúde mental e alinhamento pedagógico no ambiente organizacional”, contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, e do diretor Regional do Senac, Marcos Sales. 

 

Marcos Sales

“Tivemos no início deste mês a Jornada Pedagógica, que foi avaliada por todos que participaram, como excelente. Ficamos muito gratos com esse resultado e satisfeitos por vocês, aqui de Tobias Barreto, estarem agora realizando este encontro, para juntos alinharem as ações pedagógicas. Queremos superar todas as metas estabelecidas para este ano e avançar, inovando, acolhendo as pessoas e transformando a vida delas”, destacou Marcos Sales.

 

Alô Itabaianinha!

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) receberam confeccionistas de Itabaianinha para tratar sobre a construção do Centro de Comercialização no Polo de Moda no município. Também estavam presentes na reunião o deputado federal Thiago de Joaldo e o secretário-executivo da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Rafael Melo.

 

Demandas ouvidas

Na oportunidade, a equipe do Governo do Estado pôde ouvir as demandas dos comerciantes para a construção do Centro de Comercialização, que deverá ser utilizado para a venda de produtos, realização de eventos e feiras de exposição, gerando emprego e renda para a população da região.

 

Codise

A Codise ficará responsável pela destinação da área para a construção do Centro e também pelo projeto, que inclui boxes de comercialização para a venda dos produtos confeccionados no Núcleo Industrial de Itabaianinha, administrado pela Sedetec e pela Codise.

Ronaldo Guimarães

“Além da destinação da área, a Codise entregará o projeto arquitetônico e de engenharia, para que a gente possa captar o recurso com a participação do mandato do deputado federal Thiago de Joaldo. Estamos de portas abertas para atender esses pequenos empresários de Itabaianinha, sempre com foco no desenvolvimento socioeconômico da região”, apontou o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães.

 

Thiago de Joaldo

Responsável pela intermediação entre os confeccionistas de Itabaianinha e o Governo de Sergipe, o deputado federal Thiago de Joaldo explicou sobre a importância da criação do Cinturão de Confecções. “Esse cinturão passa por uma série de investimentos, desde a qualificação da mão de obra até a estrutura física para a criação do que chamamos de ‘Mercado da Moda’. O objetivo é que seja um centro para a comercialização de produtos dos pequenos fabricantes, que não têm condição de pagar um aluguel e têm uma série de dificuldades diárias para enfrentar”, disse.

Emprego e renda

A estimativa é que no local sejam construídos de 30 a 40 boxes comerciais, além do espaço de alimentação e outros setores agregados ao centro de comercialização. “Esse espaço dará um grande impulsionamento de emprego e renda para toda a região da Itabaianinha e do centro-sul do estado. É uma grande discussão sobre o mercado da moda, que vai gerar muito emprego e renda na região”, informou o secretário-executivo da Seteem, Rafael Melo.

 

Alô Salgado!

A Câmara Municipal de Salgado realizou uma Sessão Solene para abordar o ‘Fevereiro Roxo’, mês de conscientização da hanseníase, lúpus e o câncer de pele. O convidado da Casa para falar sobre o assunto foi renomado médico Dermatologista, Emerson Ferreira da Costa, que deu uma palestra e tirou diversas dúvidas sobre os temas para os presentes e internautas.  

 

Dr. Emerson I

Professor de Medicina e especialista em Dermatologia, “Dr. Emerson”, como é mais conhecido, iniciou sua palestra ao falar da hanseníase, uma doença infecciosa e crônica, que causa lesões na pele e danos nos nervos. Ele explicou que a principal causa da doença é a baixa imunidade, que está relacionada a uma má alimentação.

 

Dr. Emerson II

“No século XVIII, cinquenta anos antes de surgir o primeiro antibiótico, a Noruega erradicou a hanseníase. O segredo foi investir em educação em saúde, saneamento básico e garantir segurança alimentar, porque com a alimentação adequada as defesas do corpo melhoram e se controlam várias doenças”, explicou.

 

Dr. Emerson III

O lúpus, doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos, também foi tema da conversa. O médico especialista explicou que a doença pode aparecer de diversas formas e deformar o corpo. “Essa doença pode começar comprometendo a derme e se aprofundar, comprometendo a partes do corpo, como orelha, olho e até mesmo o couro cabeludo, causando queda de cabelo no lugar da mancha avermelhada”, detalhou.

 

Amaral de Abóboras

O vereador e presidente da Câmara, Amaral de Abóboras, destacou a importância de falar sobre essas doenças para a população, principalmente sobre as que acometem a pele. “Aos 18 anos eu descobri uma doença na minha pele e graças ao Dr. Emerson, que me acolheu como um filho e cuidou de mim, eu venci. Então a forma de retribuir isso é trazer orientação para as pessoas. Agradecemos ao doutor pelo carinho pelo povo salgadense”, destacou.

 

Hospital do Amor

A oposição na Assembleia Legislativa quer saber mais sobre as denúncias feitas por Henrique Prata, presidente do Hospital do Amor, de que o Governo do Estado de Sergipe estaria dificultando a instalação da unidade de Lagarto. Segundo o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), será feito um convite para que o administrador compareça ao Parlamento para falar sobre o assunto.

 

Henrique Prata

Em entrevista ao Programa Pânico, da Rádio Jovem Pan, o presidente disse que o Hospital de Lagarto não está atendendo a população por uma decisão do Governo de Sergipe, que não liberou uma rubrica para o SUS. “Um hospital totalmente pronto e o Governo do Estado de Sergipe falou que está construindo um e que não vão dar a rubrica de Centro de Referência para esse hospital porque daqui há dois anos terá um deles”, denunciou.

 

Georgeo Passos I

O deputado Georgeo Passos destacou a gravidade dessa denúncia. “É algo que precisa ser apurado. Foi uma declaração feita em um veículo de imprensa de alcance nacional, não são palavras ao vento. Temos que levá-la a sério. Além disso, estamos tratando de vidas e não podemos deixar de buscar as devidas explicações”, cobrou o parlamentar.

 

Georgeo Passos II

“É fundamental que o Governo do Estado forneça explicações claras sobre o motivo pelo qual a instalação do Hospital de Amor em Lagarto está sendo dificultada. A bancada de oposição está unida e vamos querer saber por qual razão estão impedindo que um equipamento como este, já pronto, não seja autorizado a atender a população”, completou.

 

Convocação
Além do presidente do Hospital de Amor, Georgeo diz que também deverá ser convocado para prestar esclarecimentos o secretário de Estado da Saúde. Para o deputado, essa situação demonstra a importância da transparência e do compromisso com a saúde pública. “O acesso à saúde de qualidade é um direito fundamental dos cidadãos e qualquer obstáculo a isso deve ser investigado e resolvido prontamente”, finalizou.

 

Proredes I

O Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e de Atenção à Saúde será assinado pelo governador Fábio Mitidieri e representantes do BID. O Proredes é voltado para fortalecimento do SUS em Sergipe e estava travado há 10 anos. Após atuação da atual gestão, o contrato será assinado, no valor de US$ 36 milhões e com a contrapartida do Estado de US$ 9,1 milhões, perfazendo um total de US$ 45,1 milhões, com um prazo de execução de cinco anos. 

 

Proredes II

O programa objetiva a qualificação da gestão hospitalar e ampliação do seu faturamento; a melhoria da gestão logística de medicamentos, reduzindo desperdícios e desvios; a otimização da alocação de recursos humanos dos serviços do Estado; a ampliação da oferta de serviços oncológicos e materno infantil; a ampliação da capacidade diagnóstica, tanto laboratoriais como de imagem; a ampliação do acesso a serviços especializados, por meio do telessaúde; e a capacitação de gestores e profissionais de saúde. 

 

Proredes III

A assinatura do Proredes é mais uma demonstração da habilidade do governo Mitidieri,que buscou os recursos junto ao BID e contou com auxílio do senador Laércio Oliveira na aprovação no senado.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc