Aliados vão iniciar “debandada” após Luiz Roberto não “decolar”!

Habacuque, 04 de Março, 2024

Desde a consolidação de seu nome como o “preferido” do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) para a sua sucessão em Aracaju, o secretário de Estado Luiz Roberto não tem medido esforços para tentar se viabilizar como pré-candidato a prefeito da capital este ano. Luiz é um gestor com passagem pela PMA e, desde o ano passado, participa do governo de Fábio Mitidieri (PSD) atendendo a uma indicação do PDT.

Em 2022 Luzi Roberto foi o candidato de Edvaldo Nogueira para tentar conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Mesmo com o prefeito de Aracaju como seu principal “cabo eleitoral” e com a estrutura da Prefeitura Municipal lhe dando o apoio necessário, ele teve 35,5 mil votos e não conseguiu se eleger. Agora passa por um novo “experimento” como pré-candidato a prefeito da capital.

O detalhe é que os “grandes adversários” de Luiz Roberto são (SIC) Edvaldo Nogueira e ele próprio! O secretário é reconhecido pelos aliados como um bom técnico, mas poucos o enxergam como um político, como alguém com densidade eleitoral para chegar à PMA; já sobre Edvaldo a turma que a vida inteira lhe deu sustentação hoje não confia mais nele! Muitos cansaram de tanto desprezo e da falta de articulação!

Como sua pré-candidatura é uma imposição do prefeito de Aracaju ao restante do agrupamento, até o marketing trabalha incansavelmente para “vender” um Luiz Roberto “mais jovem e mais moderno”, talvez mais “conectado” com aquilo que o eleitorado aracajuano tem demonstrado querer; pesa também contra ele o fato de possivelmente ser o único homem pré-candidato contra diversas mulheres na disputa.

Mas com a abertura da “janela partidária” na próxima quinta-feira (7) e como Luiz Roberto ainda não “decolou”, a tendência é que parte dos aliados comecem a debandar para outras pré-candidaturas, seja na base do governador Fábio Mitidieri (PSD) e até migrando para a oposição, considerando que a vereadora Emília Corrêa, crítica ferrenha da gestão de Edvaldo, segue muito bem avaliada junto ao eleitorado.

Em síntese, antes mesmo da “janela partidária”, muitos vereadores da base aliada do prefeito e outras lideranças comunitárias já declararam apoio para outros projetos políticos para a PMA. A turma tem dado demonstrações de que não vai acompanhar o “líder” Edvaldo Nogueira! Isso vai ficar explícito no início de Abril! Pobre Luiz Roberto! Um vai “tocando” e o outro segue “dançando”! Que sacrifício!

 

Veja essa!

Falando na abertura da janela partidária, este colunista vai antecipar: os partidos que mais estarão fortalecidos em Sergipe a partir de 6 de abril certamente serão o PSD do governador Fábio Mitidieri e o União Brasil do ex-deputado André Moura. As duas legendas terão pré-candidatos a prefeito na maioria das cidades sergipanas.

 

E essa!

No final de semana, no sábado (2), Fábio Mitidieri e André Moura estavam juntos com o prefeito Assisinho do município de Malhador na tradicional festa do mês de Março; já no domingo (3), mais uma vez o registro da dobradinha com “AM e FM” em boa “sintonia” em dois bloquinhos no município de Neópolis, ao lado Alysson Tojal, pré-candidato a prefeito da cidade ribeirinha este ano.

 

Exclusiva!

A Executiva do Avante se reuniu no último sábado (2) e estabeleceu o prazo até a próxima terça-feira (5) para a pré-candidata a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa responder se aceita ou não o convite da legenda para se filiar e disputar a PMA com o aval da Executiva Nacional.

Bomba!

A informação é que, se até terça-feira, a Executiva do Avante não tiver nenhum aceno de Emília Corrêa, a legenda abrirá conversas com os demais pré-candidatos que já sondaram o partido: Luiz Roberto, Yandra Moura e Delegada Katarina. O Avante não quer entrar na “janela partidária” sem essa definição...

 

Chapão

Nos bastidores do mundo político aracajuano não se fala outra coisa: quais partidos reúnem mais chances de eleger vereadores e onde os filiados, com ou sem mandato, terão mais dificuldade? PSD, União, PDT e PP são as legendas que terão, cada uma, um chapão com muitos mandatários e com a certeza que alguns não voltarão para a CMA.

 

Chapinhas

Por sua vez, em especial os pré-candidatos que não têm mandatos, estão de olho nos partidos menores, que estão organizados e montando chapinhas para tentar eleger vereadores. A grande surpresa de 2020 foi o PMN, elegendo Binho na capital. Para este ano, a legenda já está com Yandra Moura e já organiza uma nova surpresa...

 

Olha o PP!

O Partido Progressistas (PP) promoveu um grande ato de filiação em Aracaju, com a presença de lideranças nacionais, incluindo o presidente do partido, Ciro Nogueira, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o líder do partido, Dr. Luizinho. A comitiva também contou com o senador Laércio Oliveira e outras lideranças locais.

 

Pioneirismo

Com o Centro de Convenções AM Malls repleto de filiados, o Progressistas se destaca mais uma vez ao apresentar seus pré-candidatos. Em 2022, o partido foi pioneiro em Sergipe ao realizar um encontro para anunciar os nomes, marcando o início das eleições daquele ano. Para 2024, a expectativa é grande, com 20 pré-candidatos a prefeitos, 31 vice-prefeitos e um número grande de vereadores. O evento também oficializou a pré-candidatura de Fabiano Oliveira em Aracaju.

 

Laércio Oliveira

Laércio destacou os esforços do PP em Sergipe para fortalecer sua presença nos municípios e conquistar novos espaços. “O nosso compromisso é com a política de valor, com a política de qualidade, séria, comprometida com os princípios ideológicos do nosso partido, mas olhando para a sociedade. E o nosso papel é apresentar nomes qualificados com esse propósito. Hoje aqui ficou claro o desejo de todos àqueles que querem vir se somar ao nosso partido e a gente tá muito feliz com isso”, disse.

 

Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, parabenizou Laércio Oliveira pela organização do evento e destacou a missão do Progressistas. “Nosso presidente Ciro Nogueira fez o partido crescer, fez com que oportunizasse a todos os seus deputados e senadores uma posição de destaque nos seus estados, equilibrando o Senado e a Câmara. E hoje aqui a gente assiste uma festa da democracia muito organizada pelo PP. Venham com força e trabalhem para se fazer e representar nos seus municípios nas eleições de 2024”, afirmou.

 

Ciro Nogueira

O presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, destacou a contribuição de Laércio Oliveira nas decisões das comissões do Senado Federal. “Laércio tem sido fundamental nas principais decisões que afetam o nosso país. É um senador trabalhador, que não foge à luta e tem ideais. Sem sombra de dúvidas um dos mais brilhantes políticos da atualidade”, disse Ciro

 

Fabiano Oliveira

Consolidado como pré-candidato a prefeito de Aracaju, Fabiano Oliveira foi elogiado por todos que estiveram no evento. Para o senador Laércio Oliveira, é um dos nomes mais qualificados do grupo porque vive e respira Aracaju, circula em todos os cantos, sempre muito bem recebido. “Ele conhece os problemas da cidade e tem muita experiência na administração pública. É, para nós, o candidato ideal para nos levar à vitória”.

 

Alô Estância!

O ex-deputado federal André Moura promoveu o ato de constituição do Diretório Municipal do União Brasil no município de Estância e filiação de novos membros. “Foi instituído o diretório municipal com o vereador Misael Dantas como presidente e promovemos a filiação de novos membros. O União Brasil tem a missão de buscar soluções concretas para a vida das pessoas, defendendo população, Estado, democracia e liberdade”, disse André.

 

Grupo forte

Além do vereador e presidente do diretório municipal, Misael Dantas, estiveram presentes o prefeito de Estância, Gilson Andrade, o vice-prefeito André Graça, os deputados estaduais Luciano Bispo e Kaká Santos, e o delegado André Davi. Também marcaram presença a ex-vice-prefeita Adriana Leite, os vereadores Flávio Brasil e Zé Magno, o ex-prefeito Bento, dentre outros.

 

Capacitação

Mais uma turma do StartUp Sergipe será lançada nesta segunda-feira (4), pelo Governo do Estado. O projeto conta com investimento de R$ 350 mil e tem o objetivo de capacitar estudantes matriculados e egressos do ensino médio da rede pública de ensino nas áreas tecnologia, inovação e empreendedorismo. O encontro acontecerá no Museu da Gente Sergipana, às 14 horas. 

 

Queda de homicídios

O primeiro bimestre deste ano apresentou o menor número de homicídios em uma série histórica que teve início em 2003, conforme levantamento feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da SSP. Nos meses de janeiro e fevereiro, o estado registrou 57 homicídios dolosos, quando há intenção de matar, enquanto no mesmo período de 2003 foram 97 homicídios. Em termos percentuais, a redução foi de 41,23%. Em comparação com os dados do ano passado, a queda de homicídios dolosos foi de 34%, registrando 87 homicídios.

 

Sergipe Day

O Rio de Janeiro será palco da 2ª edição do Sergipe Day. O evento acontecerá no dia 12 de março, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a FGV Energia, e será uma das principais fontes de debate sobre as potencialidades e oportunidades do estado de Sergipe. A novidade desta edição é a apresentação de um estudo realizado pela FGV Energia chamado ‘Análise do Impacto Econômico dos Investimentos em Óleo e Gás (O&G) no Estado do Sergipe’, que mede os efeitos proporcionados pelo setor O&G.

 

Alô Moita Bonita!

O sentimento é de insatisfação por parte de alguns aliados do ex-deputado Bosco Costa por conta de sua postura em relação à eleição municipal. O nome mais forte de seu agrupamento para disputar o comando da prefeitura ainda é o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo do Oiteiro, mas a informação é que Bosco quer lançar alguém de sua família. Na cidade o sentimento é um só: se não pensar em grupo, Bosco estará entregando a reeleição para o atual prefeito ao dividir a oposição.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc