Aparecida deverá ter uma mulher no comando por mais quatro anos

Habacuque, 06 de Março, 2024

Depois de 12 anos de administrações femininas, o eleitorado de Nossa Senhora Aparecida irá às urnas em outubro próximo para eleger uma nova gestão. Quem vencerá a disputa, isso só o povo do município sabe e irá decidir, mas pelas movimentações nos bastidores da política na cidade a tendência é que uma mulher estará no comando da Prefeitura pelos próximos quatro anos.

Este colunista não tem o dado concreto, mas é possível que Nossa Senhora Aparecida seja o município sergipano com mais gestoras no comando sucessivamente da história do nosso Estado. A atual prefeita Jeane da Farmácia (PL) vai disputar a reeleição e vem sendo bem avaliada na cidade. Ela conta como principal “trunfo” o apoio do ex-prefeito de Itabaiana e líder político do Agreste, Valmir do Francisquinho (PL).

Já a ex-prefeita Vera, que comandou o município de 2013 a 2020, e que vinha se esquivando da disputa, agora aparentemente teria sido convencida a concorrer e terá o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD). Nas duas eleições em que venceu, Vera superou Jeane nas urnas; por sua vez, em 2022, a atual prefeita foi decisiva para a vitória de Rogério Carvalho (PT) para o governo na cidade.

O senador petista obteve mais de mil votos que Fábio Mitidieri no 2º turno da eleição; no turno anterior. Jeane da Farmácia liderou seu agrupamento para votar em Valmir de Francisquinho para governador. Os candidatos indicados pela prefeita (Eduardo Amorim para o Senado, Ícaro de Valmir para a Câmara Federal e Georgeo Passos para a Alese) foram os mais votados, respectivamente.

Em síntese, Vera conta com mais apoios políticos para tentar retornar ao comando do município para um terceiro mandato; por sua vez, Jeane dá demonstrações que está mais preparada para este ano do que nas eleições de 2012 e 2016, quando foi superada por sua adversária. A prefeita atual é a favorita, mas o cenário continua indefinido. A única certeza é que, provavelmente, uma mulher seguirá definindo os destinos da cidade...

 

Veja essa!

Falando na região Agreste, mais precisamente em Itabaiana, é dada como certa uma pré-candidatura de Valmir Francisquinho. Existem especulações de que o deputado federal Ícaro poderia ser o seu vice. Se esta chapa se configurasse seria um indicativo que, em 2026, Valmir disputaria outro mandato eletivo, e poderia não ser o governo...

 

E essa!

Já em Ribeirópolis a disputa municipal começa a “esquentar” e o prefeito Rogério (PL) segue fazendo suas movimentações, inclusive antecipando os festejos juninos, criando expectativa com a programação. A ex-prefeita Uita Barreto, rompida com Rogério, teria tentando indicar o vice na chapa; diante da negativa, deve ficar neutra este ano...

 

Alô Campo do Brito!

A política na cidade está “aquecida” após o rompimento político de Bel de Pio, aliado do prefeito Marcell Souza, que foi para a oposição e deverá compor a chapa de vice encabeçada pelo empresário Zominho Automóveis. Além de Bel, deixaram a base aliada Serginho de Léo e outras pessoas.

 

Fala Léo Rocha!

Por sua vez, a cidade vive grande expectativa para uma entrevista que será concedida pelo também pré-candidato a prefeito pela oposição, Léo Rocha, que estará ao vivo no programa Conexão D’Jota, nesta quarta-feira (6), a partir das 19h30. Ele deve comentar sobre o novo cenário político da cidade.

 

Alô Socorro!

O pré-candidato a prefeito Samuel Carvalho (Cidadania) acaba de conquistar o apoio do vereador Elmo Paixão e de toda a sua tradicional família que tem história em Nossa Senhora do Socorro. Setores da oposição estão fazendo festa com o fortalecimento de Samuel, que demonstra maturidade para vencer a eleição; parte da situação partiu para o contra-ataque tentando recordar falas antigas de Elmo em relação ao deputado. A aposta do grupo de Padre Inaldo ainda é a deputada Carminha.

 

Marcondy incomoda!

Entrevistado do Caderno O Voto da semana passada, o pré-candidato a prefeito de Santa Rosa de Lima, Marcondy Anjos começou a incomodar a oposição na cidade. A entrevista ganhou forte repercussão na região e, principalmente, na sede do município. A oposição reagiu e a política “esquentou” de vez! É vai para a disputa pelo PSD e tem o apoio do prefeito Júnior Macarrão.

 

Bomba!

Sobre a política de Aracaju chega a informação de que o deputado estadual Marcos Oliveira pode ser o indicado pelo PL para disputar a prefeitura da capital. A legenda, sob a presidência do empresário Edivan Amorim, aguarda uma possível filiação da vereadora e pré-candidata à prefeita Emília Corrêa. Caso ela não venha para o partido, o Diretório deve caminhar em outra direção...

 

Exclusiva!

O nome de Marcos Oliveira também está sendo “ventilado” nos bastidores para ser o pré-candidato a vice de Emília Corrêa. A informação é que ela poderia se filiar no PSDB, com o PL indicando o vice. Neste cenário, Emília não teria o médico e ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) como seu vice. Se demorar demais a vereadora poderá perder o apoio das duas legendas (PL e PSDB)...

 

Yandra Moura I

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a deputada federal Yandra Moura (União), coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, discursou no Plenário da Câmara dos Deputados e repudiou que atitudes machistas e misóginas ainda existam, e defendeu que as mulheres ocupem mais espaços na política.

 

Yandra Moura II

A parlamentar ressaltou que “não podemos negar que o machismo ainda persiste, que a misoginia tem força e que muitos acessos ainda nos são negados”. Enquanto coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, Yandra afirmou que as mulheres ainda estão distantes do protagonismo que merecem, especialmente na esfera política.

 

Yandra Moura III

Para evidenciar essa luta, a deputada apresentou dados sobre a atual legislatura na Câmara dos Deputados, revelando que menos de 20% das cadeiras são ocupadas por mulheres. “Isso em um país onde o eleitorado feminino é maioria”, ressaltou. Yandra apresentou um Requerimento para a realização de uma Sessão Solene em comemoração ao Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil (24/02), ao Dia Internacional da Mulher (08/03) e aos nove anos da Lei do Feminicídio (09/03).

 

Yandra Moura IV

“Nós defendemos que as mulheres sejam acolhidas pelos partidos e tratadas como merecem: sem hostilidade, mas com respeito. Não basta inserir a mulher de qualquer maneira na política; é preciso saber como fazer isso”, concluiu Yandra ao completar que seguirá em seu desafio de representar as mulheres brasileiras como elas merecem e avançar nas lutas históricas que são colocadas.

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) voltou a mostrar preocupação com o pagamento dos precatórios do Governo do Estado. O parlamentar pediu celeridade e apresentou um ofício enviado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, desembargador Ricardo Múcio de Abreu Lima, em resposta a um questionamento feito por Georgeo sobre como andam os pagamentos dos precatórios. E os números soaram alarmantes. 

 

Georgeo Passos II

Segundo o documento, o Estado de Sergipe deve quase R$ 1,7 bilhões em valores de precatórios, somando a administração direta e indireta. George destacou o tamanho da dívida e o tamanho da fila para receber os valores devidos. “Desde o nosso primeiro mandato que tratamos essa pauta. Infelizmente, as pessoas, muitas das vezes, vão até a Justiça atrás dos seus direitos e, quando acha que vai receber o que é devido, cai na fila do precatório.  E quando cai nessa fila, muitos morrem e não vêm o que é de direito", comentou o deputado. 

 

Georgeo Passos III

E a expectativa é de que a fila continue lenta por muitos anos. Segundo o ofício do TJ, em 2023 o Governo repassou para pagamento de precatórios o montante de R$ 214.867.508,57. Georgeo alerta que, com esse montante transferido, demorará anos para zerar a conta. “Além disso, a gente sabe que todo ano entram novos precatórios nesta fila”, lembrou.

 

40%

E a opção de quem espera antecipar não é das melhores. “Existe uma lei onde, caso o credor queira antecipar o seu recebimento, perderá um pedaço da dívida. E no último edital que foi lançado pelo TJ o desconto pedido pelo poder público é de 40%. Se a pessoa renunciar ao que já é de seu direito, pode ser que eu consiga receber mais rápido”, assegurou o deputado. 

 

Silvany na CNM

Maior entidade municipalista da América Latina, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou a maior eleição de sua história, com a vitória da Chapa 01 - “CNM Independente”. Entre os integrantes da chapa, se destaca a participação de apenas uma mulher: a prefeita de Capela, Silvany Mamlak, que tem ganhado notoriedade dentro do Movimento Municipalista Brasileiro desde 2021, participando ativamente da construção de ações junto à Confederação e, em Sergipe, como vice-presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES).

 

Reconhecimento

“Integrar o Conselho Fiscal da Confederação Nacional dos Municípios pela segunda vez é uma forma de reconhecer o nosso papel enquanto mulher e gestora, mas também de reforçar a nossa responsabilidade, pois aqui represento não apenas todas as prefeitas sergipanas, mas serei também a voz da presença da mulher no movimento municipalista”, afirmou a prefeita.

 

Protagonismo

A participação de Silvany dentro da CNM tem um perfil de protagonismo. Em 2022, de forma inédita, a gestora foi destaque na Mesa de Honra da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e pôde participar de um painel na programação principal, destinado ao Movimento Mulheres Municipalistas. Além disso, Silvany participa ativamente dos debates e decisões da entidade, abraçando pautas comuns que buscam dar mais independência aos municípios brasileiros.

 

Municipalismo

“O municipalismo é uma forma de fortalecer a administração pública para que a população seja beneficiada com ações continuadas mais efetivas. Cada conquista que conseguimos, por meio da CNM e do trabalho árduo do presidente Paulo Ziulkoski, que procura sempre estabelecer avanços comuns; ou da FAMES, tem potencial para atingir de forma positiva a vida das, ampliando os serviços que os municípios ofertam”, explicou Silvany.

 

Alô Riachão!

A pré-candidatura do administrador e produtor rural, Mário de Mi Fontes (União Brasil), vem sendo consolidada a cada dia com apoios dentro do município de Riachão do Dantas e fora dele. O pré-candidato a prefeito pelo partido do ex-deputado André Moura conquistou a adesão do vereador Ninito do Curralinho (PT). O anúncio foi feito no plenário da Câmara Municipal de Riachão do Dantas nessa terça-feira (5).

 

Ninito do Curralinho

Ninito de 52 anos, tem dois mandatos parlamentares, sendo eleito em 2016, pelo PTC, com 521 votos e reeleito em 2020, pelo PT, com 577 votos. O mesmo vai para se filiar ao União Brasil para disputar à reeleição em outubro. Recentemente, o vereador Zé Pipoca (PSD) também resolveu apoiar a pré-candidatura de Mário de Mi Fontes ao executivo de Riachão do Dantas.

 

Acelera Sergipe

Prefeitos de várias regiões do Estado participaram do lançamento do Acelera Sergipe, novo programa do Governo que vai levar obras estruturantes a municípios de todas as regiões do estado. O lançamento foi feito pelo governador Fábio Mitidieri, que informou que serão R$ 200 milhões investidos em 80 obras que serão realizadas em 49 municípios.

 

Fábio Mitidieri

“São obras de pequeno e médio porte. Conversamos com os prefeitos, visitei vários desses para entender a demanda e a importância para a localidade, para que a gente consiga gerar, de forma simultânea, por todo o estado, obras que vão, além de movimentar toda a economia, gerar também mais emprego para a população”, destacou Fábio Mitidieri.

 

Ricardo Marques I

Sensibilizado com a tragédia que tirou a vida de Alana, uma criança de 10 anos, que morreu após ser atingida por uma bomba de fabricação caseira em pleno carnaval, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve na casa da família da vítima. Ele ficou surpreso que até aquele momento, 15 dias após o fato, a família não tinha recebido nenhum apoio psicológico, nem jurídico.

 

Ricardo Marques II

Ricardo Marques acionou a Secretaria de Assistência Social de Aracaju que abraçou a causa e em seguida esteve na casa da família. A secretaria pediu ajuda a ADRA - Assistência Social Adventista, que tem um convênio com a prefeitura. Em seguida, o vereador se reuniu com o presidente da OAB Sergipe e pediu ajuda da Comissão dos Direitos Humanos para dar assistência jurídica à família também.

 

Ricardo Marques III

Ricardo participou do primeiro acolhimento psicológico que os pais da garota receberam da ADRA. Os pais da vítima, Natali e Roberto, pedem justiça e precisam de acolhimento. “Agradeço a atenção e acolhimento de Alex Ramalho, da ADRA, e também a secretária da Assistência Social, Simone Passos, pelo apoio a essa família nesse momento de dor. A família precisa de ajuda”, apela o vereador.

 

Produção de leite

Em 2023 só a produção anual de leite no Perímetro Irrigado Jabiberi, em Tobias Barreto, saltou 26% em relação ao ano anterior. Dos 1.826.478 litros em 2022 para 2.295.500 litros em 2023. A maioria desse leite é industrializada para produzir queijo, abastecendo grandes indústrias instaladas em Sergipe e o laticínio que funciona dentro do perímetro. Este responsável, no mesmo período, por produzir quase 225 toneladas de queijos como coalho, requeijão, muçarela e parmesão.

 

Assistência agrícola

Os irrigantes do Jabiberi são atendidos com a irrigação e a assistência técnica agrícola, fornecidas pelo Governo de Sergipe, para colocarem em prática toda cadeia produtiva, desde a produção de material forrageiro dedicado à nutrição de vacas, até a transformação do leite em queijos e outros derivados.

 

Apoios importantes

Os dados mostram a produção progredindo a cada ano, com os pequenos pecuaristas investindo mais na saúde e na qualidade genética dos rebanhos, com o apoio da Emdagro e da Coderse. Ao mesmo tempo, a companhia tem recuperado e ampliado os canais de irrigação e reservatórios do perímetro, para abastecer mais e melhor.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc