Samuel Carvalho caminha “a passos largos” para vencer em Socorro

Habacuque, 13 de Março, 2024 - Atualizado em 13 de Março, 2024

Não existe eleição ganha! A definição só acontecerá no dia 6 de outubro, após o fechamento dos colégios eleitorais e após a apuração dos votos pela Justiça Eleitoral. A história já apresentou inúmeras situações onde uma pré-candidatura era avaliada como o “bicho papão”, onde os adversários não sinalizavam chances de vitória, mas o resultado das urnas trazia um “desfecho surpreendente”, com um cenário diferente até daquilo que vinha sendo exposto pelas pesquisas eleitorais.

Na disputa pelo comando da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por exemplo, é inegável um suposto “favoritismo” do deputado estadual e pré-candidato a prefeito Samuel Carvalho (Cidadania). Muito bem votado nas eleições municipais de 2016 e 2020, o parlamentar vem numa “crescente” na cidade, mas desta vez com um aporte diferenciado, com um apelo político maior, demonstrado ter densidade eleitoral e um poder de aglutinação.

O sentimento é tão “explícito” que políticos da situação e até de outros segmentos da oposição passaram a acompanhar Samuel Carvalho, num movimento de mudança no comando da prefeitura de Socorro. Seus principais aliados, inclusive, apostam todas as fichas em um “cansaço político” da gestão do prefeito Padre Inaldo (PP) e que tem como maior liderança o ex-prefeito Zé Franco, pai do atual vice-prefeito do município da Grande Aracaju.

Ninguém em sã consciência vai negar a liderança e a força política que Zé Franco ainda exerce na cidade, mas é preciso reconhecer também que alguns “ciclos” na política têm começo, meio e fim! Ainda é cedo para “cravar” algo neste sentido para o próprio Zé ou para o prefeito Padre Inaldo. Mas não é razoável deixar de reconhecer que Samuel vai caminhando, a passos largos, para vencer a eleição municipal e realizar um sonho antigo. Que seja feita a vontade do povo...

 

Veja essa!

Em São Cristóvão, pelo compromisso ético com os leitores, este colunista crava: Gedalva Umbaubá será a pré-candidata à vice-prefeita de Júlio Júnior, pré-candidato do prefeito Marcos Santana. Os rumores sobre o pai do deputado estadual Paulo Júnior (PV) não passam de especulações...

 

E essa!

O nome de Gedalva era um desejo de consumo do prefeito Marcos Santana para fortalecer a chapa encabeçada por seu pré-candidato. O “martelo já teria sido batido”, restando apenas o anúncio oficial que ocorrerá ainda esta semana, possivelmente já nesta quarta-feira (13).

 

Alô São Cristóvão!

Nessa terça-feira (12) surgiu a “terceira via” para o comando do município: o PL vai apresentar como alternativa para a prefeitura Dr. Paulo Soares, como pré-candidato a prefeito e o ex-vereador Rafael Araújo será o pré-candidato a vice-prefeito. Além do Partido Liberal, a chapa teria o apoio da Federação PSDB/Cidadania e consagrada pelo empresário Edivan Amorim e pelo médico Eduardo Amorim, presidentes estaduais do PL e do PSDB.

 

Bomba!

A política de Itabaiana vai dar muito o que falar este ano. Assim como em Socorro, o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) é o grande favorito a vencer na cidade serrana, mas a rivalidade com o agrupamento de Luciano Bispo (PSD) começa a aflorar, ao ponto termos uma disputa “mais equilibrada” do que muita gente imagina...

 

Exclusiva!

A grande disputa entre os grupos de Valmir e Luciano em Itabaiana vai passar, também, pelo embate entre as fortes equipes de marketing que estão sendo montadas de olho na eleição deste ano. A situação parece segura naquilo que vai propor; a oposição está se fortalecendo com nomes experientes e que prometem dar o que falar, além do apoio político importante de empresários da região nos bastidores.

 

Alô Campo do Brito!

Nem Médici e nem Zominho! O ex-prefeito Léo Rocha, pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, ao lado de seu irmão e coordenador Zé Carlinhos, promoveram uma grande movimentação política na cidade, essa semana, com o intuito de marcar posição e assegurar que Léo é sim uma “terceira via” independente no município! O ex-prefeito quer correr por fora e surpreender nas urnas...

 

Alô Porto da Folha!

O ex-vereador e ex-vice-prefeito de Porto da Folha, Dr. Araújo, confirmou seu apoio político para a pré-candidatura a prefeito de Thiago Santana, que tem o apoio do atual prefeito Miguel. O clima político no município está aquecido com denúncias no rádio que estão repercutindo na sede, nos povoados e até nas cidades próximas.

 

Alô Poço Redondo!

Parece que o clima anda quente também em todo o Sertão. Na sessão da Câmara Municipal de Poço Redondo quase que houve um conflito entre um vereador e pessoas que acompanhavam os trabalhos e faziam reivindicações. A sessão teve que ser encerrada para evitar o pior...

 

Águas profundas

Notícia boa para quem está preocupado com o desenvolvimento de Sergipe: a Petrobras garantiu que o programa Sergipe Águas Profundas vai ser colocado em prática! O anúncio veio após cobrança do governador Fábio Mitidieri, que aproveitou a agenda da 2ª edição do Sergipe Day, no Rio de Janeiro, para saber sobre o andamento do projeto que prevê a produção de 240 mil barris de petróleo por dia, 22 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, quando os dois módulos estiverem operando, e a construção de um gasoduto de escoamento com 128 quilômetros de extensão.

 

Sergipe Day I

E, na abertura do Sergipe Day, no RJ, o governador Fábio Mitidieri fez questão de destacar o ambiente de negócios favorável do estado. Diante do auditório da FGV Energia, que lotou ao receber a 2ª edição do evento, o chefe do Executivo estadual sergipano ressaltou os diferenciais e oportunidades oferecidos por Sergipe na atração de empresas do segmento de óleo e gás e pontuou a importância do momento, ao reunir num só local todos os players do segmento, oportunidade única para realizar debates e troca de experiências.

 

Sergipe Day II

“É de grande importância para Sergipe estar fazendo parte desse primeiro time de petróleo e gás do mundo”, frisou Fábio. Na ocasião, o governador ainda assinou protocolo de intenções com as empresas Toyo Setal, para o desenvolvimento de projeto voltado para área de fertilizantes nitrogenados em Sergipe, e com a Macaw Energies, que tem o objetivo de desenvolver projeto de implementação de uma planta de liquefação de gás natural no estado. Com certeza projetos que vão possibilitar desenvolvimento para Sergipe.

 

Monitor da Violência

O estado alcança, mais uma vez, um resultado positivo na área da segurança pública. Sergipe foi o estado que mais reduziu mortes violentas no Brasil. Segundo o Monitor da Violência do G1, entre 2022 e 2023, Sergipe reduziu em 22,6% as mortes decorrentes de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de óbito. A redução no estado foi bastante superior à registrada nacionalmente, que foi de 4%. Os dados, divulgados pelo G1, confirmam o levantamento apresentado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), divulgado em fevereiro deste ano. No levantamento do MJSP, a redução também foi superior a 22%. No mapeamento do MJSP, a média nacional de redução também foi de 4%.

 

Zeca da Silva

O secretário estadual da Agricultura, Zeca da Silva, informou que Sergipe vai antecipar a campanha de vacinação contra a febre aftosa para o mês de abril. A campanha, que será realizada pela última vez no estado, representa o fim da obrigação de vacinação, um passo significativo para a consolidação de Sergipe como área livre da doença, sem a necessidade de vacinação. “Esta conquista é fruto de anos de trabalho árduo e investimentos em sanidade animal, refletindo o compromisso do estado com a excelência na produção agropecuária", disse Zeca.

 

Alô Pacatuba!

A Câmara Municipal de Pacatuba realizou uma Sessão Ordinária marcada pela aprovação de um projeto para os servidores do Magistério Público. Os vereadores, em uma demonstração unânime de apoio, aprovaram o Projeto de Lei nº 02/2024, que concede um reajuste salarial tão esperado por essa classe tão fundamental para o desenvolvimento educacional do Município.

 

Magistério

O Projeto de Lei, agora aprovado, representa uma vitória significativa para os servidores do Magistério Público de Pacatuba. Após a sanção da prefeita, conforme estipulado no PL, os servidores receberão um reajuste de 3,62%. Esse aumento será estabelecido de acordo com a tabela salarial, parte integrante da Lei, garantindo transparência e previsibilidade para os beneficiários.

 

Pagamento retroativo

Uma das partes mais importantes do PL é a garantia do pagamento retroativo, a partir do dia 1º de janeiro de 2024. Isso significa que os servidores não apenas receberão um aumento em seus salários a partir de agora, mas também serão compensados pelos valores que deixaram de receber desde o início do ano.

 

Yandra Moura I

A deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados e coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, deu início aos trabalhos na sede da ONU em Nova York. A parlamentar participa da 68ª CSW, a Comissão sobre a Situação da Mulher, o principal órgão global dedicado à promoção da igualdade de gênero.

 

Yandra Moura II

Junto com Yandra, única representante do Nordeste, as deputadas federais Ana Pimentel (PT-MG), Ana Paula Lima (PT-SC), Benedita da Silva (PT-RJ), Maria do Rosário (PT-RS) e Laura Carneiro (PSD-RJ) compõem a delegação brasileira, sob a liderança da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Unindo forças, essas parlamentares transcendem as divisões partidárias em prol da defesa dos direitos das mulheres.

 

Yandra Moura III

“A presença das deputadas federais de várias partes do Brasil amplia significativamente o debate sobre igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres. Participamos ativamente de reuniões bilaterais com parlamentares e autoridades de outros países, reforçando o compromisso nacional em contribuir para o avanço da participação em espaços de poder e na redução das desigualdades”, afirmou Yandra.

 

Yandra Moura IV

As participantes da 68ª CSW estiveram envolvidas em discussões diretas, como a moderada pela chefe do Departamento de Desenvolvimento de Telecomunicações da ONU, Sylvia Poll, com o tema “Empoderando e Investindo nas Mulheres: Como a Inclusão Digital Pode Reduzir a Divisão de Gênero”. Ao longo da semana, diversos debates estão programados, nos quais a deputada Yandra Moura participará, incluindo temas como erradicação da pobreza e justiça econômica para todas as mulheres.

 

Laércio Oliveira I

O senador Laércio Oliveira participou do Sergipe Day, no Rio de Janeiro, ao lado do governador Fábio Mitidieri. O objetivo foi promover um diálogo sobre as oportunidades que o estado de Sergipe oferece no setor de energia e gás. O evento destacou a diversidade energética e as potencialidades econômicas da região, prometendo um futuro vibrante para investidores ávidos por oportunidades lucrativas.

 

Laércio Oliveira II

O senador destacou que a lei do gás está em vias de completar 3 anos no próximo mês e se pode constatar enormes avanços promovidos no setor. “O gasoduto em implantação pela TAG para conexão do terminal de GNL da ENEVA à malha de transporte nacional, com inauguração prevista para o mês de julho, é um exemplo emblemático. Esperamos que a Petrobras possa finalizar a contratação das duas plataformas FPSO com brevidade e tomar a decisão final de investimento para, com isso, transformar esse sonho antigo em realidade”, afirmou.

 

Laércio Oliveira III

“O Projeto Sergipe Águas Profundas tem um potencial transformador para a economia do Estado e da região Nordeste. Repito aqui o que tenho dito em diversas ocasiões: Sergipe não pode mais esperar!”, ressaltou Laércio. O senador destacou ainda que espera que o aumento de produção mundial de GNL e da concorrência neste setor possa trazer oportunidades de novos negócios com o aumento da competitividade do GNL em relação ao gás nacional, dando uma grande dinâmica ao terminal de Barra dos Coqueiros.

 

Alô Riachão!

Pré-candidato a prefeito de Riachão do Dantas, o administrador e produtor rural, Mário de Mi Fontes recebeu adesão do ex-vereador por dois mandatos, Eraldo da Churrascaria, e do seu filho, Eraldinho, que será pré-candidato a vereador pelo União Brasil. De família tradicional em Riachão do Dantas, pai e filho chegam para somar ao projeto de Mário Mi Fontes.

 

Mi Fontes

O pré-candidato agradeceu os novos apoios ao projeto. “O jovem e competente Eraldinho é formado em Geografia e Educação Física e está cursando Direito, é conhecedor dos problemas do Riachão do Dantas e chega no nosso projeto para oxigenar as ideias e se filiar ao União Brasil.  Graças a Deus, a nossa pré-candidatura a prefeito tem recebido muitas adesões de pessoas que querem a política de Riachão renovada”, concluiu.

 

9º Congresso Espírita I

A Federação Espírita do Estado de Sergipe (Fees) acaba de lançar o site do 9º Congresso Espírita de Sergipe (Congrese), com o tema “Uma viagem pelo mundo espiritual”. O evento promete reunir um grande público de diferentes segmentos religiosos, bem como simpatizantes da doutrina espírita. O Congrese acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Teatro Tobias Barreto, e contará com a participação de palestrantes de diferentes regiões do Brasil. Como tem acontecido nas edições anteriores do Congresso, haverá ainda diversos momentos de Arte Espírita aos participantes.

 

9º Congresso Espírita II

Segundo informações do presidente da Fees, Júlio César Freitas Góes, o Congresso Espírita de Sergipe é um dos eventos mais esperados pelo público. “O Congrese busca trazer temas atuais e de interesse do público. Este ano a proposta é falarmos do Mundo Espiritual respondendo a questionamentos como ´Como vim? Onde estou? Quem sou? Para onde vou e como vou?´. Elas instigam diversas respostas ao público, com o principal objetivo de acessar mentes e corações. O 9º Congrese é, sem dúvida, um convite a vivermos uma experiência que visa à compreensão dos processos do espírito em sua jornada evolutiva”, informa o voluntário.

 

Delegada Katarina I

A Deputada Federal Delegada Katarina (PSD) apresentou um Requerimento de Informação (RIC 428/2024) ao Ministério da Saúde, solicitando informações sobre a aplicação da Lei 14.758/2023, que trata sobre a "Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)".

 

Delegada Katarina II

A parlamentar afirmou que o câncer é um dos mais sérios desafios de saúde pública em nosso País e no mundo. “Suas múltiplas formas e manifestações afetam milhões de brasileiros, demandando uma abordagem integral e multidisciplinar para prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.", afirmou Delegada Katarina.

 

Delegada Katarina III

O Requerimento de Informação abrange uma série de questionamentos direcionados à Ministra da Saúde, visando obter informações detalhadas sobre o cronograma de implementação da política, a alocação de recursos, os resultados obtidos até o momento e quaisquer desafios enfrentados no processo.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc