“Janela eleitoral” consolida Yandra e Emília Corrêa é “voto de protesto”

Habacuque, 25 de Março, 2024

A “Janela eleitoral” segue aberta permitindo a troca de partidos por mandatários e as filiações para quem almeja disputar um cargo eletivo este ano, mas pelas informações que este colunista vem levantando nos bastidores até agora, na disputa pela Prefeitura de Aracaju ganha força a tendência entre a vereadora Emília Corrêa (PL) e a deputada federal Yandra Moura (União), para uma disputa acirrada, possivelmente em dois turnos, nos próximos meses.

Emília é uma política experiente, que já disputou diversos processos eleitorais e vai para a disputa com o discurso da “coerência política”; sem máculas, a vereadora exerce um bom mandato na Câmara Municipal, lidera os levantamentos para a PMA, mas demonstra muita dificuldade na articulação política e na construção de um agrupamento. A “janela” revela isso, quando partidos que estavam em tratativas com ela, apostando em sua filiação e que agora já seguiram outros rumos.

É inegável que Emília representa hoje em Aracaju o que chamamos de “voto de protesto” de uma população desassistida por uma “gestão fake” do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). É “fake” porque muitas das promessas feitas nas campanhas eleitorais de 2016 e 2020 sequer saíram do papel e muitas das mazelas da cidade, sobretudo das necessidades do povo mais carente, mais pobre, são “disfarçadas” por uma eficiente campanha de marketing, pela propaganda da Prefeitura.

A Saúde, por exemplo, vive um caos há anos e, não foi muito diferente durante a pandemia! Não custa lembrar das “lambanças” no combate à COVID, como o Hospital sem UTI, por exemplo! Melhor nem falar do transporte coletivo (seria cômico, se não fosse trágico”! Mas Emília “deita e rola” diante de tantos descasos e, até pelo reconhecimento da população, ela segue bem avaliada. Chega a ser “constrangedor” para a “continuidade” proposta pelo pré-candidato Luís Roberto (PDT)...

Já Yandra Moura se propõe a disputar à PMA como um nome novo na política, exercendo seu primeiro mandato eletivo, sendo muito bem avaliada no Congresso Nacional, representando a Casa em missões internacionais, participando de diversas comissões, aprovando projetos e requerimentos, além de já garantir recursos federais para obras e serviços em diversos municípios sergipanos, além de percorrer diversos bairros periféricos da capital, ouvindo os anseios e demandas das pessoas.

Como se não bastasse essa forma diferenciada de atuar politicamente, Yandra conta com o apoio de um projeto político que vai sair da “janela eleitoral” ainda mais fortalecida e consolidada, para disputar a Prefeitura de Aracaju. Ter uma rede social ativa e dinâmica vai ajuda-la a propagar suas ideias e projetos. É um cenário que se monta com uma Emília que se diz “preparada e que sabe administrar” contra uma Yandra “conectada e cheia de vontade de acertar”. Quem comecem os jogos...

 

Veja essa!

A pré-candidata à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, tomou café da manhã com assessores, pré-candidatos a vereador e alguns aliados nesse domingo (24), no Mercado Central. Das ausências mais sentidas o deputado federal Rodrigo Valadares e sua esposa e pré-candidata à vereadora Moana Valadares. Será que não foram convidados?

 

E essa!

Não custa lembrar que Rodrigo e Moana Valadares talvez sejam as principais “pontes” entre Emília e o ex-presidente Jair Bolsonaro que tem visita programada em Sergipe no final de Abril. Este colunista já noticiou a resistência de setores do PL com Moana, temendo seu potencial nas urnas. Mas a majoritária precisa desse apoio...

 

Ricardo na vice

A informação é que o vereador Ricardo Marques (Cidadania) seria o “preferido” de Emília Corrêa para compor a chapa majoritária ao lado dela como pré-candidato a vice-prefeito. Por sua vez, do PL vem a informação que o ex-senador Eduardo Amorim tem a preferência e deve ser o escolhido.

 

Prefere a reeleição

Uma fonte da Federação PSDB/Cidadania revelou nesse domingo (24) que a tendência é que Ricardo Marques dispute a reeleição ao lado de nomes como Kitty Lima e Gilmar Carvalho. A Federação trabalha com a possibilidade de eleger pelo menos dois vereadores. Já o PL, sem Moana Valadares, pode fazer um; com ela as chances de eleger dois aumentam...

 

Apoios para Yandra

Além do União Brasil e do Podemos, os partidos Democracia Cristã, Mobiliza e o PRD estão alinhados com a pré-candidatura de Yandra Moura. Dois outros partidos devem ser anunciados no decorrer desta semana. Dos atuais mandatários da Câmara Municipal de Aracaju, mais de 10 vereadores, da oposição e da situação, também já decidiram apoiar a deputada federal.

 

Exclusiva!

Uma fonte do MDB confirmou que os pré-candidatos a vereador Pituxo, Lau, Cabo Didi e Thiago da Sucesso estão “batendo o martelo” e vão apoiar a pré-candidatura de Danielle Garcia. O nome de Lucas Aribé também está prestes a ser confirmado. O MDB deve filiar o vereador Sargento Byron e seus dirigentes dão como certos nomes conhecidos como Evaldo Campos, Adriano Bandeira, Georlize, Ari do São Carlos, Álvaro Bento e Sérgio Góis.

 

Katarina, Danielle & Alessandro

Alguns dos nomes citados acima no MDB estariam sendo “costurados” pela deputada federal Delegada Katarina (PSD). Ela mantém a pré-candidatura à prefeita de Aracaju, mas estaria “arrumando” os amigos que vão disputar uma vaga na CMA na base de Danielle, tudo em combinação com o senador Alessandro Vieira, evidentemente.

 

Bomba!

Surgiram na base governista rumores de que o pré-candidato Luís Roberto (PDT) pode desistir da disputa pela PMA. Ele é o nome preferido do prefeito Edvaldo Nogueira e já teria descartado qualquer possibilidade de disputar o mandato de vice-prefeito. Ou tem o apoio dos líderes da base ou pode renunciar. Será?

 

Alô Gararu!

Para a turma da “exclusiva”: chega a informação do Sertão que a chapa de oposição em Gararu está definida, com o ex-secretário Marcelo de Ary como pré-candidato a prefeito e Edjaldo Sales como pré-candidato a vice.

 

Olha o PDT!

O partido de Edvaldo Nogueira e Luís Roberto terá como principais pré-candidatos a vereador Vinícius Porto, Professor Bittencourt, Joaquim da Janelinha e a secretária de Saúde, Waneska Barboza. Um outro nome com bom potencial de votos também está sendo especulado na legenda...

 

Adriano & Kitty

O mais novo “casal” da política sergipana ainda não definiu o que fazer em 2024, aparentemente. Adriano Bandeira tem forte atuação na defesa dos interesses das forças de segurança e deve se filiar no MDB com Danielle Garcia; já Kitty Lima deve tentar retornar à CMA com sua luta pela causa animal pelo Cidadania com Emília Corrêa. Nos bastidores as apostas dão conta que um dos dois vai desistir para somar. Resta saber quem...

 

Falando nela

Muito alinhada com Kitty Lima na defesa da causa animal, a informação é que Layse decidiu manter sua pré-candidatura à vereadora, segue afastada, mas respeitando a amiga. Layse está seguindo um caminho oposto de Kitty e, nos próximos dias, deverá anunciar seu novo partido e seu projeto político.

 

Anotem!

Vai dar o que falar a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro em Sergipe. Para o deputado federal Rodrigo Valadares não é demérito algum recepciona-lo no Estado. “Sou grato ao nosso eterno presidente, inclusive por eu ter sido eleito deputado federal. Bolsonaro em Sergipe vai calar a boca do sistema e vai provar sua força popular mais uma vez”.

 

Visita do Cidadania!

O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, esteve no sábado (23) em Sergipe, reunido com a militância do partido, da capital e do interior. A turma esteve reunida pela manhã, tarde e até à noite. Houve um alinhamento das posições tomadas pela Nacional e muita troca de experiências para as próximas eleições municipais.

 

Sobre as bandeiras!

O ex-deputado Jorge Araújo está defendendo que a Polícia devolva as bandeiras das torcidas organizadas dos clubes de Aracaju que foram apreendidas, recentemente, durante ações de busca e apreensão nas suas respectivas sedes. “Foram apreendidos objetos danosos aos torcedores, mas, ao que me parece, a bandeira não deve causar nenhum perigo para o torcedor. Ao contrário, as bandeiras animam os estádios! Fica, então, o apelo: liberem as bandeiras dos clubes!”. Com a palavra a SSP...

 

Alô Augusto Franco!

Sob a organização de William Fonseca, pré-candidato a vereador, está em andamento o projeto “Augusto Franco em Ação”, que vai oferecer Atendimento Psicológico Gratuito para a comunidade. Os atendimentos serão realizados às terças-feiras pela manhã e às quintas-feiras à tarde. O público é acima de 12 anos e maiores informações para agendamentos no número (79) 99957-9843.

 

Clécia Carvalho no PL

A pré-candidata à prefeita de Nossa Senhora do Socorro, Clécia Carvalho, vai filiar-se no PL (Partido Liberal) e será a representante da maior sigla política do país na disputa pela gestão municipal nas eleições deste ano. Com a sua chegada ao PL, Clécia assume a presidência do diretório do partido em Socorro e está responsável por montar uma chapa forte de pré-candidatos a vereadores comprometidos com a verdadeira mudança que o município necessita. 

 

Alô Socorro!

A escolha de Eduardo e Edvan Amorim pelo nome de Clécia Carvalho como pré-candidata do PL à prefeitura de Nossa Senhora do Socorro ocorreu por conta do seu profundo conhecimento dos gargalos que têm engessado o município e por suas propostas para resolver os entraves que têm atrasado o crescimento de Socorro. 

 

Soluções

“Eduardo e Edvan sabem fazer política. São homens dispostos e é assim que vamos caminhar juntos em buscar de soluções para resolver os problemas que afligem a minha cidade amada e o povo que tanto sofre com o descaso de gestões que têm massacrado Socorro”, garante a pré-candidata. O ato de filiação acontecerá nesta segunda-feira (25), às 19h, no Monteiro Futebol Clube Society, localizado na rua Airton Senna, n. 50, em Nossa Senhora do Socorro.

                  

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc