Desafio da oposição é superar o “favoritismo” de Valmir em Itabaiana

Habacuque, 27 de Março, 2024

Entre muitos boatos e especulações, eis que parece definida a pré-candidatura do ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) que este ano tentará retornar ao comando da Prefeitura de Itabaiana. Mesmo com um aliado de primeira hora como o prefeito Adailton Sousa (PL) podendo disputar a reeleição, o agrupamento entende que é hora de usar a “carta na manga” e não “brincar com a sorte”, apostando todas as fichas no favoritismo de Valmir.

Historicamente falando é inegável a importância do “Progresso com Liberdade” liderado por Luciano Bispo, que transformou o cenário político do município e muito contribuiu para o desenvolvimento não apenas da cidade, mas de toda a região Agreste; como também não se pode negar a liderança e a força política e administrativa de Valmir de Francisquinho. Quem conhece Itabaiana e não vai à cidade há alguns anos, vai se surpreender com sua expansão.

É mérito, inclusive, do setor privado, e um bom exemplo desse empreendedorismo é o empresário Édson Passos, pré-candidato a prefeito em 2024, assim como entrou na disputa em 2020. Tão importante quanto seu pré-candidato a vice-prefeito Aguinaldo de Verso. Itabaiana é uma cidade diferenciada, que tem uma economia pujante, de gente trabalhadora e um comércio que faz inveja a qualquer cidade sergipana, inclusive a capital Aracaju.

Não é exagero dizer que todo mundo gostaria de ser prefeito de Itabaiana e a prova disso é ver um Valmir de Francisquinho, cotado para ser governador de Sergipe e um Luciano Bispo, que já presidiu a Alese por oito anos, terem seus nomes especulados por seus respectivos agrupamentos para disputarem o comando do município. Uma disputa tão acirrada nos últimos anos que “esfriou” o potencial dos Teles de Mendonça, ao ponto da líder, ex-prefeita e ex-deputada Maria Mendonça anunciar que seu grupo não terá pré-candidato para a prefeitura este ano.

Uma medida precipitada para alguns, mas assertiva para este colunista, bastante racional por entender e respeitar o cenário, por reconhecer que o momento político da cidade é outro, na atualidade. Aliados de Maria é que não gostaram muito; uns são rivais “inflamados” de Valmir e adversários históricos de Luciano. Para alguns é, de fato, uma conta difícil de fechar! Mas sem Maria e seu grupo o grande “favorito” ainda é Valmir de Francisquinho, após oito anos no cargo e mais quatro anos de Adailton.

Para este colunista o maior desafio de seus adversários é superar esse “favoritismo”! Não existe “eleição ganha”, tudo é possível, mas a oposição precisa ir além da disputa provinciana “do bem contra o mal”, mas precisa ser moderna, propositiva, precisa mostrar que pode fazer melhor do que vem sendo feito até agora. E Valmir sabe muito bem disso e, dificilmente, entra em “dividida”, ou seja, joga com o “regulamento” embaixo do braço. Como perguntar não ofende, vai se arriscar para quê?

 

Veja essa!

A ida de Gedalva Umbaubá para o Partido dos Trabalhadores, se filiando junto com o prefeito Marcos Santana de São Cristóvão, promete dar o que falar. Gedalva vai compor a chapa majoritária como vice-prefeita, encabeçada pelo pré-candidato a prefeito Júlio Júnior.

 

E essa!

O problema é que dentro do PT sergipano, se João Daniel e Rogério Carvalho recebem Gedalva de braços abertos, outros membros da legenda entendem que “ela não se encaixa no perfil” dos “vermelhinhos! Já tem gente reagindo e questionando a filiação. Ela saiu do União Brasil e “flertou” com o Avante até a decisão final...

 

Cadê a água?

A turma dos grupos de zap na região do Sertão sergipano, vez ou outra, está questionando os continuados problemas de falta de abastecimento por parte da DESO. Não custa que tivemos um dos verões mais “aquecidos” dos últimos tempos, e parece inacreditável nos tempos atuais ainda nos depararmos com municípios reféns da velha politica dos “carros-pipa”.

 

Alô Brejo Grande!

Chega a informação que o ex-prefeito Paulo Tenório vai para a disputa e deve ser o indicado do grupo que tem Yedo Brandão, Fernanda Machado, Antônio Machado e Djinha Beltrão; contra vem o líder político e também ex-prefeito Carlos Augusto, o “Carlinhos”, com o apoio de Clysmer e Anderson.

 

Aracaju

O radialista Ivan Lima Tavares, muito conhecido da crônica esportiva e que tem uma história no rádio sergipano, assinou sua ficha de filiação no Republicanos e agora é pré-candidato a vereador de Aracaju. A legenda deve apoiar a pré-candidatura de Emília Corrêa para a PMA.

 

Vieira no PL

O Sargento da Polícia Militar, Jorge Vieira, leitor da coluna, informa que vai disputar a eleição municipal de Aracaju, mais precisamente buscando uma cadeira na Câmara Municipal, pelo PL, assumindo o compromisso na majoritária com a pré-candidata Emília Corrêa.

 

Universal com Yandra

Com a mudança de comando do Republicanos em Aracaju, a Igreja Universal que por cerca de duas décadas fortaleceu e organizou a legenda em Sergipe, estará apresentando seus pré-candidatos próprios em diversos municípios, inclusive na capital, onde tudo indica que os evangélicos devem apoiar a pré-candidatura a prefeita da deputada Yandra Moura. O Pastor Alex é o principal nome do segmento e deve disputar uma cadeira na Câmara Municipal. A legenda ainda será definida.

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) assumiu nesta semana a federação em Sergipe entre seu partido e o PSDB. O tucano Eduardo Amorim foi escolhido como vice-presidente. A designação foi feita pelo Colegiado Nacional da Federação e foi assinada por Bruno Araújo, Presidente Nacional da Federação PSDB Cidadania. O mandato vai até o dia 31 de dezembro deste ano.

 

Georgeo Passos II

Para Georgeo, esse é mais um passo importante e que mostra a solidez da federação entre os dois partidos. "O PSDB e o Cidadania estão juntos desde 2022 e temos construído uma boa relação. Fico feliz em presidir essa união em nosso Estado", afirmou.

 

Georgeo Passos III

O deputado encabeçará o colegiado da Federação em Sergipe em um ano importante, afinal, em 2024 acontecerão os pleitos municipais em todo o País. Georgeo abraça o desafio e se mostra positivo com a participação dos dois partidos na disputa. “Vamos trabalhar para fortalecer o Cidadania e também o PSDB. É uma união que será construída com os bons nomes que temos nos quadros das duas siglas. Certamente, colheremos bons frutos no processo eleitoral que se aproxima”, assegurou Georgeo.

 

Alô Carira!

O prefeito de Carira, Diogo Machado, esclarece a apreensão dos tratores que foram ilegalmente cedidos pela gestão anterior à algumas associações do município. Segundo o prefeito, a atual gestão não tem interesse em penalizar as associações nem proibir o uso. Porém, os tratores, que são do município, foram cedidos de forma ilegal, autoritária e politiqueira pela gestão passada para aliados no final do mandato. 

 

Explicação

Em 2021, a Codevasf questionou sobre o paradeiro destas máquinas e apresentou duas opções para a Prefeitura: pegar os tratores de volta ou receber um processo. Diante disso, ainda em 2021, a gestão do prefeito Diogo Machado buscou amigavelmente as associações e, através de uma notificação extrajudicial, solicitou os tratores. Entretanto, apenas um trator foi entregue. Diante disso, a atual gestão municipal acionou o Ministério Público e, no último domingo (25), os tratores foram apreendidos para que o processo seja feito de maneira correta. 

 

Diogo Machado

Por fim, o prefeito Diogo Machado e todos que compõem a gestão lamentam o uso político deste fato pela oposição e reitera que, ao contrário da gestão anterior, age de maneira correta, respeitando a legislação. Em breve, a atual gestão do município de Carira realizará todo o procedimento legal e democrático para que os tratores voltem a continuar servindo a população carirense e não apenas aos aliados da antiga gestão.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc