Bolsonaristas questionam “neutralidade” de Emília durante atos em Aracaju

Habacuque, 29 de Abril, 2024

Mesmo contrariando setores da Esquerda sergipana, impulsionada até por alguns veículos de comunicação, a passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por Sergipe superou sim todas as expectativas. É evidente que a ausência de Michelle Bolsonaro (PL) por motivos de saúde resultou no adiamento do evento principal que estava sendo agendado pelos bolsonaristas do Estado, mas em tudo o que se propôs a fazer, Bolsonaro conseguiu agradar seu eleitorado e, principalmente, incomodar seus principais adversários políticos no Estado.

Em menos de 48 horas o ex-presidente participou de uma motociata por avenidas da capital; depois foi para um concorrido almoço no restaurante Sal e Brasa na Orla sendo acompanhando por uma multidão de apoiadores; daí seguiu para um ato político na porta do Diretório Estadual do PL, no centro de Aracaju; e finalizou a sexta-feira (26) com um jantar movimentado no tradicional restaurante Cariri, na Orla. Em todos eventos Bolsonaro estava acompanhado de políticos e apoiadores do Estado que querem seu apoio nas eleições de 2024.

No sábado (27), Jair Bolsonaro repetiu suas agendas de outros Estados e “testou” sua popularidade numa primeira visita não agendada nos Mercados Municipais de Aracaju, visita que aglomerou por demais, sobretudo em um espaço bastante movimentado e bem popular; de lá o ex-presidente e seus apoiadores surpreenderam muita gente quando chegaram em uma feira no município vizinho de Nossa Senhora do Socorro. Diversos apoiadores de Bolsonaro se dirigiram ao espaço assim que tomaram conhecimento de sua presença pelas redes sociais.

Finalizando sua agenda em Sergipe, o ex-presidente passou rapidamente na loja da Havan, na capital, também para a surpresa de diversos apoiadores e funcionários e, além da breve visita, atendeu a diversos apoiadores que o acompanhavam pelas redes sociais e se deslocaram para lá; antes de deixar Aracaju e embarcar para Ribeirão Preto (SP), Bolsonaro participou de um almoço na residência do ex-deputado João Fontes oferecido para apoiadores do ex-presidente e amigos do anfitrião. Lá Bolsonaro discursou e agradeceu pelo acolhimento e hospitalidade dos sergipanos.

Durante todos os atos de Bolsonaro em Sergipe, havia muita expectativa sobre a postura da pré-candidata à prefeita de Aracaju, a vereadora Emília Corrêa (PL), já que visivelmente ela não é ativista do bolsonarismo no Estado, como fazem algumas figuras públicas, como o deputado federal Rodrigo Valadares (União), o deputado estadual Luizão Dona Trampi (União), além dos pré-candidatos a vereador Lúcio Flávio e Sargento Vieira (ambos do PL). Há, inclusive, que acompanhe o “bolsonarismo” de Emília com o do senador Laércio Oliveira (PP).

A explicação é que Emília, Laércio, Eduardo Amorim, Valmir de Francisquinho e alguns outros são eleitores e apoiadores de Jair Bolsonaro, mas não estão nas ruas, na linha de frente na defesa de seus posicionamentos. A “neutralidade” de Emília Corrêa durante a passagem do ex-presidente por Aracaju, cidade que ela almeja gerir a partir do próximo ano, pelo menos para os bolsonaristas gerou muitos questionamentos. É fato que não há como desvincular Emília de Bolsonaro e que ela precisa do apoio até de quem não vota no ex-presidente. Mas sem os bolsonaristas ela também não chega...

 

Veja essa!

Apoiador da pré-candidatura do vereador Fabiano Oliveira (PP) em Aracaju, o senador Laércio Oliveira acompanhou quase toda agenda de Jair Bolsonaro em Sergipe. Sem riscos de ficar sem mandato, ele se credencia cada vez mais como um possível pré-candidato a governador em 2026.

 

E essa!

Em conversa amistosa com este colunista, Laércio Oliveira negou que pretende disputar o governo, e explicou que apoia a reeleição do governador Fábio Mitidieri. Mas, apesar da negativa, para muitos bolsonaristas Laércio agradou pelo comportamento e pela atenção com o ex-presidente em Sergipe.

 

Fabiano sem Laércio

Pré-candidato a prefeito de Aracaju apoiado por Laércio Oliveira e pelos Progressistas, o vereador Fabiano Oliveira não acompanhou seu líder político durante as agendas do ex-presidente Jair Bolsonaro a Sergipe. Será que Fabiano “jogou a toalha” e sequer buscou o apoio dos bolsonaristas?

 

Rodrigo & Moana

Quem também “colou” em Jair Bolsonaro nos dois dias de agenda em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro foi o deputado federal Rodrigo e sua esposa e pré-candidata à vereadora da capital, Moana Valadares (PL). Houve até uma “ciumeira” no ar por conta da proximidade e das manifestações do ex-presidente com o projeto de Moana.

 

Luizão colado!

Alguns setores da oposição chegaram a ironizar o deputado Luizão Dona Tramp por conta de um vídeo dele ao lado de Bolsonaro em outro Estado recentemente; já aqui em Sergipe o parlamentar acompanhou a visita e demonstrou ter sim muito prestígio com o ex-presidente e seus apoiadores.

 

Danielle não foi

Candidata à prefeita de Aracaju em 2020 e à senadora em 2022, a delegada Danielle Garcia (MDB) não prestigiou os atos comandados por Bolsonaro em Sergipe. Lembrando que ela sempre encampou este segmento político. Parece que Danielle, novamente pré-candidata à prefeita, decidiu acompanhar a mesma linha de seu “padrinho político” e senador Alessandro Vieira (MDB)...

 

A carona de Candisse I

Jornalista com grande facilidade em atuar diante das câmeras e com uma rede social bem atuante, a pré-candidata à prefeita de Aracaju, Candisse Carvalho (PT), passou boa parte da semana tentando “pegar carona” na visita de Bolsonaro a Sergipe e, com todo respeito, perdeu tempo.

 

A carona de Candisse II

Além de continuar desagradando petistas como o ministro Márcio Macedo, que não declara apoio à sua pré-candidatura, ela ainda assistiu a festa dos bolsonaristas na capital por dois dias seguidos. Aracaju tá cheia de problemas e a pré-candidata, que fala tanto do transporte coletivo, parece perdeu o “buzu” e ficou no ponto...

 

Governança

O Instituto Brasileiro de Governança (IBGC) fará em Sergipe a 6º edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC. O evento acontecerá dia 9 de maio, às 8h30, no auditório do Museu da Gente Sergipana e contará com a presença de Rodrigo Fiszman, presidente da Bee4, para comentar sobre o acesso ao mercado de Capitais. O evento é voltado para empresários, administradores, contadores e advogados.

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) protocolou na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que pretende impedir a cobrança da tarifa de esgoto pelas companhias de saneamento do Estado sem a devida comprovação da prestação de serviço. A intenção do parlamentar é de que o consumidor somente seja tarifado por aquilo que lhe é atestadamente oferecido.

 

Georgeo Passos II

Caso a proposta seja aprovada, as empresas terão que comprovar a efetiva prestação de captação, tratamento e destinação final do esgoto coletado. A comprovação e aferição deverá ser feita por um órgão competente indicado pelo Estado. Segundo Georgeo, atualmente, os índices de tratamento dos resíduos são ínfimos, contudo, as fornecedoras continuam cobrando por esse serviço.

 

Georgeo Passos III

“É possível que uma concessionária possa captar o esgoto das residências e despejam no primeiro córrego existente, não dando o efetivo tratamento. Mas se isso acontecer e elas cobrarem na tarifa de água, como se fizessem o serviço completo? Queremos acabar com essa irregularidade e que o cidadão passe a pagar o que é justo - ou seja, somente pelo que recebe”, explicou o parlamentar.

 

Devolução em dobro

O Projeto de Lei prevê ainda que, se comprovada a cobrança indevida da taxa sem que haja a o devido serviço, o consumidor terá o direito de devolução em dobro dos valores pagos. Além disso, o agente responsável pela concessionária poderá ser responsabilizado nas esferas cível, criminal e administrativa. "É uma forma de que a lei seja efetivamente cumprida", afirmou o deputado.

 

Precisa tramitar

A proposta ainda aguarda andamento na Alese. Georgeo disse esperar que os colegas do Parlamento entendam a importância dessa matéria e coloque em votação logo que for possível. “Nossa intenção é proteger os consumidores que podem estar sendo lesados e pagando, todos os meses, por um serviço que não está sendo prestado. Conto com o apoio dos demais deputados”, finalizou.

 

Audiência da Petrobras

Atendendo a uma propositura do vereador Elber Batalha (PSB), a Câmara Municipal de Aracaju sediará uma audiência pública, na próxima terça-feira (30), a partir das 14 horas, com o objetivo de ampliar a discussão sobre um possível retorno das atividades da Petrobras em Sergipe. “Queremos mobilizar a sociedade sobre a necessidade deste retorno. Perdemos boa parte da ocupação hoteleira, vários empregos das empresas terceirizadas foram extintos e precisamos retomar essa mola propulsora de desenvolvimento. É uma discussão ampla a ser feita”, justificou o vereador.

 

Maria Feliciana

O final de semana foi de luto para os sergipanos após a confirmação do falecimento de Maria Feliciana dos Santos, aos 77 anos. Ela ganhou destaque nacional como uma das mulheres mais altas do mundo, com uma altura de 2,25 metros. Ela enfrentava diversos problemas de saúde e estava internada em um hospital particular de Aracaju. Filha de Amparo do São Francisco, Maria Feliciana foi sepultada na tarde desse domingo (28), em um cemitério na capital. A coluna lamenta a perda e manifesta pesar para os amigos e familiares.

 

Práticas eleitorais I

A partir do próximo dia 6 de Maio, quem pretende disputar as eleições municipais que se aproximam terão uma oportunidade única de capacitação em direito eleitoral e no planejamento estratégico das campanhas políticas: a Faculdade 8 de Julho, em parceria com a Master Digital e Curso Digitais Yvone Silva, inauguram o “Curso Prático Pré-Campanha Eleitoral”, que se estenderá pelos dias 6, 13,20 e 27 de Maio, e 3 de Junho, sempre das 18h30 às 21 horas, no auditório do Colégio Master.

 

Práticas eleitorais II

Os participantes deste curso terão acesso a conhecimentos eleitorais, ancorados nas resoluções vigentes de 2024 do Tribunal Superior Eleitoral. Estas abarcam temas cruciais como o Calendário Eleitoral 2024, o Cadastro Eleitoral, os procedimentos gerais do processo eleitoral para as eleições municipais de 2024, as tipificações de ilícitos eleitorais, os sistemas eleitorais, a destinação dos votos na totalização, a proclamação dos resultados e diplomação, bem como as medidas cabíveis em casos de representações, reclamações, solicitações de direito de resposta, gestão de fundos eleitorais e distribuição equitativa de recursos, prestação de contas, análise de pesquisas eleitorais, e, crucialmente, a prática do planejamento estratégico de campanhas eleitorais.

 

Práticas eleitorais III

As aulas serão ministradas por experientes professores, advogados e renomados palestrantes, como Antônio Hora Filho, Evanio Moura, Genisson Silva, Márcio Conrado, Thiara Menezes e Luiz Santana. Além disso, foram honrosamente convidados para a cerimônia de abertura do curso os juízes eleitorais Breno Bergson e Cristiano Cabral, juntamente com a respeitada desembargadora Ana Lúcia. Além de pré-candidatos, o curso também é voltado para advogados, contadores, jornalistas e estudantes universitários interessados no universo eleitoral. Todos os inscritos serão agraciados com um certificado de participação, atestando uma carga horária total de 12 horas.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

 

O que você está buscando?