Valmir de Bolsonaro se une a Rogério de Lula! E quem vai "pagar o pato"?

Habacuque, 10 de Outubro, 2022

Não é novidade para ninguém que acompanha os escritos deste colunista que, vez ou outra, comenta (ou corneta) as posições tomadas pela classe política. É sabido desde sempre que horas vai agradar e, muitas vezes, acaba desagradando! Isso faz parte do jogo! Eis que enfim saiu o esperado anúncio (que antes mesmo já não era mais novidade para ninguém) do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). Depois de ser impedido de disputar o governo do Estado por decisão da Justiça Eleitoral, Valmir declarou apoio ao candidato Rogério Carvalho (PT).

É bem verdade que, refazendo o que foi dito no parágrafo anterior, até que houve sim muita surpresa por parte do anúncio de Valmir, mas não para jornalistas e pessoas que estavam acompanhando os bastidores do mundo político sergipano. Quem não esperava esse anúncio certamente foi a grande maioria dos apoiadores do ex-prefeito de Itabaiana, muitos deles que também são eleitores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e não gostaram nada do apoio ao candidato de Lula (PT) para o governo de Sergipe.

Com todo respeito aos envolvidos, e a Constituição Federal garante que o cidadão tem o direito de ir e vir, desde que ele não esteja filiado a um partido político e, dentro das “regras do jogo”, ele passe a assumir uma postura que vá de encontro à orientação nacional de sua agremiação. E Valmir caminhou errado, sim, vai apoiar um petista em Sergipe, que, diariamente, afronta e confronta o presidente Bolsonaro! Para o eleitorado mais conservador do Estado o anúncio soou como uma “traição”, como um “golpe baixo”.

Políticos, cientistas, analistas, jornalistas e até “curiosos e apaixonados” parecem ter quase que um consenso formado: Valmir traiu sua base mais conservadora e bolsonarista, que em sua maioria defendiam a neutralidade no 2º turno; já Rogério decepcionou muitos petistas porque, se por um lado conquista uma parcela de votos do “pato”, por outra põe fim ao discurso radical de rejeição e repugnância do “bolsonarismo”, ou seja, o petista quer ganhar a eleição e, para isso, não tem princípio! É apenas o “vale-tudo eleitoral” já exposto por este colunista...

E agora, com a confirmação de que Lula estará em Sergipe, ainda esta semana, como ele tratará os apoiadores de Jair Bolsonaro? Vai para o ataque e atingir a parcela do eleitorado de Valmir, que Rogério acaba de conquistar? Ou vai na “defensiva”, amenizando para Bolsonaro e exaltando Valmir, pensando no resultado da disputa para o governo de Sergipe? E, como perguntar não ofende jamais, se Valmir é inocente, por mais que seus adversários tenham contratados bons advogados, por que os ministros do TSE votaram por sua condenação?

Do alto de sua varanda, na Zona Sul de Aracaju, talvez o experiente ex-governador Albano Franco esteja reflexivo, lembrando que “Sergipe é terra de muro baixo, onde todos se conhecem”! Já pensou se Rogério Carvalho vence o governo? Terá vencido, direta ou indiretamente, graças aos votos de apoiadores de Jair Bolsonaro! É mole? Coisas da política, coisas de gente profissional, que não tem ideologia, que não tem lado, mas que faz disso muito mais que o meio de vida, mas uma forma de ganhar de dinheiro. Resta saber quem vai “pagar o pato” após o esse acordo...

 

Veja essa!

Na medida em que anunciava o apoio a Rogério Carvalho, Valmir de Francisquinho (PL) passou a ser atacado com veemência por adversários e, principalmente, por uma parcela grande de seu eleitorado, inconformados com sua decisão. A turma preferia a neutralidade no 2º turno.

 

E essa!

Mas, vaidoso demais, Valmir entendeu que não podia ficar “em cima do muro” e que precisava tomar posição e assumir o compromisso com Rogério Carvalho para o governo de Sergipe. Por tabela, mesmo ausente da coletiva, também endossou o apoio e a participação de Eduardo Amorim nas tratativas com o PT.

 

Vota em Bolsonaro I

Durante a coletiva, ao lado de Rogério Carvalho, do vice Sérgio Gama, de Jackson Barreto e de Valadares Filho, Valmir de Francisquinho reafirmou seu compromisso com a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, derrubando todo o discurso dos novos aliados contra os bolsonaristas.  

 

Vota em Bolsonaro II

“Eu voto em (Jair) Bolsonaro muito antes dele vim para o meu partido (PL)”, assegurou Valmir, ao enfatizar que mantém sua posição nacional, mas que em Sergipe vai seguir com Rogério Carvalho para governador.

 

Bomba!

A adesão de Valmir de Francisquinho a Rogério Carvalho e ao PT sergipano gerou uma série de especulações, dentre elas, as razões para o apoio que parecem passar longe do julgamento de seus processos. O que muitos não sabem, mas que já vazou: um dos pedidos feitos ao petista, em caso de vitória, seria o comando do DETRAN. Há quem diga que o comando de uma grande secretaria também faria parte do acordo...

 

Exclusiva!

Valmir foi mais além e, segundo informações dos bastidores dessas tratativas, o ex-prefeito de Itabaiana tem como uma espécie de “questão de honra”, fazer, com o apoio de Rogério Carvalho, o deputado estadual eleito Marcos Oliveira (PL), atual presidente da Câmara Municipal de sua cidade, presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, a partir de 2023, sucedendo o atual presidente Luciano Bispo (PSD). Esta seria uma das principais exigências...

 

Gilmar fora!

O deputado estadual Gilmar Carvalho demonstrou bastante descontentamento com o anúncio feito por Valmir de Francisquinho em apoio a Rogério Carvalho e já “cravou”: “saio ainda hoje do PL”!

 

Emília não segue!

Quem também já fez uso das redes sociais para anunciar que não acompanha Valmir de Francisquinho foi sua candidata a vice-governadora, a vereadora de Aracaju, Emília Corrêa (Patriotas). Ela disse que não reúne condições de voto nem em Rogério e nem em Fábio Mitidieri (PSD) e que, por isso, ficará neutra neste segundo turno.

 

João Fontes fora!

Outro que reprovou com veemência a posição de Valmir foi o candidato a suplente de senador de Eduardo Amorim, o advogado João Fontes, que foi para as redes sociais criticar o acordo. “Lula e Bolsonaro juntos, no mesmo palanque! Só em Sergipe! A política é coisa do capeta!”.

 

Para refletir

Em entrevista coletiva, o candidato Lula (PT) disse em Porto Alegre que, se eleito, o Brasil ter INSS sem filas e uma Previdência Superavitária. Agora, como perguntar não ofende nunca, por que o candidato não o fez durante os oito anos em que esteve à frente do País? Vale a reflexão...

 

Maria do Carmo I

Com a aproximação do segundo turno das eleições gerais de 2022, marcado para o dia 30 de outubro, a senadora por Sergipe Maria do Carmo Alves (PP) alertou para o crescimento do assédio e coação eleitoral, especialmente no ambiente de trabalho. Ela lembrou que nenhum brasileiro pode ter sua liberdade de orientação política ameaçada ou coagida, e que ocorrências dessa natureza causam prejuízos ao pleno funcionamento do Estado Democrático de Direito.

 

Maria do Carmo II

“Empresários não podem se utilizar de sua condição de poder para influenciar o voto de empregados e fornecedores. O voto é direito e dever constitucional”, afirmou. A parlamentar destacou, ainda, que o assédio e coação eleitoral se manifestam de formas diversas, e que é preciso estar atento a elas. Segundo Maria, podem ir de comentários ou comunicados internos até mesmo oferta direta de dinheiro para que o empregado vote em determinado candidato.

 

Maria do Carmo III

“O assédio eleitoral, que é uma espécie de assédio moral, tem se tornado frequente. Ela costuma ser mais sutil do que a coação e a corrupção eleitoral, ambos considerados crimes pelo Código Eleitoral – cuja pena pode chegar até quatro anos de prisão”, explicou a senadora. Para Maria do Carmo Alves, os crimes remetem ao voto de cabresto, representando atraso para o regime democrático.

 

Professor Bittencourt I

No dia Nacional da Guarda Municipal, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma Sessão Especial que teve como objetivo homenagear os profissionais da Guarda Municipal que desempenham um papel importante na segurança da nossa cidade. O evento contou com a presença de diversos representantes da guarda municipal da capital e foi presidida pelo vereador Professor Bittencourt, autor do requerimento, e secretariado pela vereadora Linda Brasil (PSOL).

 

Professor Bittencourt II

Durante a sessão, o Subinspetor Fernando Lucas Alves Mendonça - diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, apresentou um breve resumo histórico da Guarda Municipal desde o período imperial até a atualidade, apresentando também as diversas ações realizadas pela categoria diariamente. “Hoje é um dia muito importante para nós, um dia de reconhecimento para poder lembrar todo o trabalho que a guarda municipal tem feito, trazendo neste espaço as ações que executamos e a nossa importância para os munícipes de Aracaju”, destacou.

 

 

Professor Bittencourt III

Durante a sessão, o vereador Professor Bittencourt destacou o papel desempenhado pelos profissionais da guarda municipal na cidade de Aracaju. “A guarda municipal é uma peça importantíssima no cotidiano da população de Aracaju. Essa sessão teve uma importância muito grande na medida em que ela dá visibilidade para um conjunto de ações que a guarda tem feito, em especial, a patrulha Maria da Penha, ações junto aos terminais de ônibus e a redução na quantidade de delitos ao longo do período de 2017 até o presente dia”, destacou o parlamentar.

 

Maria Mendonça I

Sergipe tem 15 casos de varíola dos macacos confirmados, e 28 em investigação, segundo os dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para a deputada estadual Maria Mendonça (PDT), apesar de não haver nenhum óbito da doença registrado em Sergipe, o crescimento dos números da doença não pode ser negligenciado.

 

Maria Mendonça II

Ela ressaltou que não há necessidade para pânico em relação à patologia, mas que são urgentes ações de prevenção e de conscientização à população por parte dos gestores públicos municipais e do Estado, a fim de que se freie a circulação do vírus com a celeridade devida. Maria destacou, ainda, que existem grupos vulneráveis à varíola dos macacos, e que é especialmente por eles que os cuidados preventivos devem ser adotados pelos sergipanos, com o objetivo de preservar a vida e a saúde.

 

Maria Mendonça III

“São pessoas que podem estar dentro da sua casa, como gestantes, idosos, crianças ou pacientes que convivem com HIV. Portanto, tenhamos senso de coletividade e empatia por aqueles que estão mais suscetíveis a desenvolver quadros graves ou até mesmo morrer em decorrência da doença”, pediu a parlamentar. A deputada estadual afirmou que ações simples de prevenção podem fazer toda a diferença.

 

Recomendações

Ela explicou que especialistas em saúde recomendam que pessoas com lesões suspeitas devem ser isoladas e submetidas a diagnóstico médico, evitando contato físico próximo e íntimo com outras pessoas, que também não devem entrar em contato com roupas, objetos e materiais pessoais do paciente. “Isso porque a transmissão se dá através do contato direto com as lesões da pele ou com os fluidos corporais do doente – saliva ou sêmen. Então, pode ocorrer por meio de um beijo, abraço ou relação sexual”.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?