Bolsonaro deu um “google” e deixou Lula “bugado” no debate!

Habacuque, 18 de Outubro, 2022

O assunto que movimentou todas as rodas dessa segunda-feira (17) foi o bom desempenho do atual presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), no embate direto com o ex-presidente e também candidato Lula (PT), no tradicional debate do Grupo Bandeirantes de Televisão, desta vez em parceria com a TV Cultura, UOL e o Jornal Folha de São Paulo. E, lamentavelmente, assim como ocorreu com as pesquisas de intenção de votos no 1º turno, supostamente manipuladas, desta vez setores da imprensa quiseram dar uma versão equivocada sobre o embate.

Parte da “grande mídia”, que não tem qualquer boa vontade (e parece já se sentir à vontade para esconder a verdade) anunciou que “Lula venceu o debate por pontos” contra o atual presidente. Isso é, no mínimo, subestimar a inteligência das pessoas! E depois é esta mesma imprensa que defende liberdade de expressão, que lamenta os ataques de alguns setores da sociedade. O jornalismo é fascinante, tão quanto à política, mas o jornalista precisa manter o compromisso com a verdade, mesmo que ela não lhe seja satisfatória.

Vez ou outra, com alguns setores gostando ou não, este colunista remonta: graças a Deus nós temos as redes sociais, hoje em dia! Se com elas vieram as “fake News”, pelo menos com elas a informação, boa ou ruim, chega ao alcance de todos os brasileiros, na palma da mão do cidadão, seja ele branco ou negro, rico ou pobre, do Nordeste ou do Sul do País, católico ou evangélico. O “monopólio da informação” acabou no Brasil com as redes sociais! Ou os setores da imprensa falam a verdade, ou assumem sempre o risco de serem desmentidos ou de perderem a credibilidade junto ao povo.

O debate da BAND, desse domingo (16), se tornou o evento jornalístico ao vivo com maior número de visualizações no YouTube no Brasil e atraiu 1,5 milhão de usuários simultâneos no canal da emissora paulista na plataforma. E, mesmo com tanta audiência, alguns setores ainda dizem que “Lula ganhou por pontos”? Este não é o sentimento dos eleitores de Jair Bolsonaro, evidentemente, mas também não é o de muitos petistas que não gostaram da postura de seu candidato e reconheceram a superioridade do atual presidente.

Os vídeos de trechos do debate tomaram conta das redes sociais, se espalharam pelo mundo afora, e não reconhecer que Bolsonaro se saiu muito melhor que Lula é, no mínimo, negar a verdade à população! O desempenho do petista foi tão abaixo do esperado que, em alguns momentos, o debate entre os dois políticos que polarizam o País ganhou contextos de descontração, de sátiras, em meio a muitas provocações. O petista chegou a perder o controle do tempo em um dos blocos e teve que ouvir duras críticas de seu adversário por mais de cinco minutos.

E o pior: nós estamos a menos de duas semanas para a eleição e, até agora, Lula não apresentou seu plano de governo. É quase que um “tiro no escuro”! A imprensa, a cada dia, infelizmente, vai perdendo a credibilidade que, por décadas e décadas, lutou para conquistar. E, pelo visto, não são apenas as redes sociais que produzem fake News! Brincadeiras à parte, mas pensando em descontrair um pouco os leitores, em especial aqueles mais tensionados, no debate da BAND ficou claro que Bolsonaro deu um “google” estratégico, um “nó tático”, que deixou Lula “bugado” até agora...

 

Veja essa!

Política e eleição são “irmãs siamesas” e seus resultados dependem muito do “momento” em que atravessam seus candidatos. Geralmente, quem se sai bem no 1º turno de um pleito, tende a aumentar sua vantagem no turno posterior.

 

E essa!

Por sua vez, quando um candidato não confirma seu “favoritismo” de imediato, e não vence a eleição no primeiro turno, ele corre o sério risco de ser surpreendido na segunda etapa do jogo! Apesar de ser uma nova eleição de “tiro curto”, ainda assim é tempo suficiente para uma mudança de cenário.

 

Contradições

É o grande risco passa, por exemplo, nas composições firmadas pelo candidato “A” ou pelo candidato “B”; tem aliança política com, até então adversários, que mais tira votos do que somam! Uma fala mal colocada e ou comportamento questionável, também pode influenciar o voto em um novo embate.

 

Sobre Rogério

Pessoas próximas ao candidato petista ao governo de Sergipe apostam em uma liderança folgada dele agora no 2º turno; creem que a visita de Lula e o apoio de Valmir, mesmo com o pedido de desculpas para seus eleitores, vão interferir positivamente no resultado das urnas.

 

Sobre Mitidieri

Já o também candidato Fábio Mitidieri (PSD) parece ter corrigido alguns equívocos de sua campanha inicial, tem conquistado apoios importantes e conta com a força e mobilização de seu agrupamento para vencer a eleição. Pessoas mais próximas já acreditam em uma “virada” nos próximos dias.

 

Avaliação da coluna

Este colunista vê um equilíbrio muito forte, tanto de Rogério quanto de Fábio Mitidieri, ao ponto de entender que, entre os dois, quem estiver liderando, não é por ampla vantagem. É um cenário completamente reversível, para ambos os lados. Mas a impressão é de que temos uma “nova eleição” neste 2º turno.

 

Erros de Valmir I

Superado o primeiro turno, superado o anúncio contraditório a Rogério Carvalho, (PASMEM), Valmir conseguiu retomar sua elegibilidade para os pleitos posteriores e, mesmo ciente de que não reúne mais condições de disputar o pleito atual, acionou o Judiciário para, claramente, “tumultuar” o processo eleitoral.

 

Erros de Valmir II

E o pior: Valmir pediu desculpas ao eleitorado por ter anunciado seu apoio a Rogério Carvalho em uma carta pública! Dá para acreditar? Como um candidato a governador pelo PL, defensor do presidente Jair Bolsonaro, num País polarizado, anuncia apoio a um defensor ardoroso do PT e de Lula?

 

Erros de Valmir III

Sergipe ganhou repercussão nacional pelo ineditismo da contradição política! E o pior: Valmir pediu desculpas pelo apoio a Rogério apostando tudo que o TSE lhe reconduziria à condição de candidato no 2º turno da eleição, mas com mais uma negativa no TSE, além de não poder disputar o pleito, Valmir perdeu o discurso sobre o acordo que fez com Rogério.

 

Bomba!

O que muita gente insiste em negar, mas é a verdade: Valmir ganhou muita popularidade em 2022, de forma muito rápida e surpreendente. Isso é inegável! Mas já começa a se desenhar um consenso de que ele não estava preparado para o “jogo político”, para os blefes e que algumas pessoas no seu entorno mais lhe prejudicam do que ajudam. Está desfazendo todo o legado que construiu esse ano por contradições...

 

Danielle com Fábio I

A delegada Danielle Garcia (Podemos), que obteve mais de 206 mil votos na disputa para o Senado Federal, anunciou, em coletiva à imprensa, o apoio à candidatura de Fábio Mitidieri (PSD) a governador de Sergipe no segundo turno das eleições. Em sua fala, Danielle destacou o processo democrático do Podemos no estado para definir o apoio.

 

Danielle com Fábio II

Ela também relembrou sua trajetória na Deotap, de onde foi exonerada após divergências com o então governador Jackson Barreto. “Após uma reunião do grupo, nós decidimos apoiar Fábio, que se mostrou transparente e aberto ao diálogo. Essa não é apenas uma declaração de voto, é Danielle entrar na campanha, pedir voto para Fábio e também cobrar para que seja cumprido tudo que conversamos. Pode contar com o nosso grupo e tenho certeza que os eleitores também irão abraçar a candidatura de Fábio, assim como faço hoje. Estou feliz com essa parceria para que possamos juntos transformar nosso estado e a vida das pessoas”, afirmou.

 

Compromisso

A delegada ressaltou o diálogo com Fábio Mitidieri e o compromisso firmado por ele com pautas apresentadas. “Tive uma conversa com Fábio para apoiá-lo e firmamos alguns compromissos. Colocamos todas as nossas ideias na mesa. O primeiro compromisso foi a pauta das mulheres, para que nós mulheres não sejamos coadjuvantes, mas protagonistas dessa história que vai se iniciar a partir de janeiro”, destacou.

 

Emprego e renda

“Em segundo lugar, minha preocupação maior é com a geração de emprego e renda, principalmente para a juventude. Sabemos que há tantos jovens desempregados que não conseguem a primeira oportunidade de entrar no mercado de trabalho. E por fim, já que sou da segurança pública, tenho vergonha de dizer que somos o sétimo estado mais violento da federação e ainda é um patamar ruim. Espero que a gente possa dar essa tranquilidade e essa paz aos sergipanos, e isso passa por uma reestruturação da nossa Segurança Pública e também firmar compromissos com a nossa categoria, Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros”, acrescentou a delegada.

 

Agradecimento

Ainda na entrevista, Danielle Garcia agradeceu aos sergipanos pela votação obtida. “Tivemos mais de 206 mil votos, sendo votada nos 75 municípios, com votação expressiva em municípios grandes como Aracaju, Lagarto, Tobias Barreto, Socorro, Capela, Dores, que foram lugares que me surpreenderam bastante por tanto apoio. Quero agradecer especialmente ao povo de Aracaju, que me acolhe de forma tão carinhosa, pois fui a primeira colocada na capital na disputa para o Senado”, finalizou.

 

Profissionais da SSP

Candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, assinou carta-compromisso com profissionais da Segurança Pública em reunião nessa segunda-feira (17). Esse foi o primeiro ato político de Fábio com a delegada Danielle Garcia. Fábio mantém diálogo aberto com as categorias civis e militares e já havia se reunido com representantes das polícias civil, agentes e escrivães, das perícias e excedentes do último concurso do Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe.  Na ocasião, foi apresentada carta-compromisso garantindo pagamento de adicional de periculosidade de forma gradativa e reestruturação das carreiras.

 

Periculosidade

Sobre o pagamento de periculosidade, Fábio afirmou que irá conceder gradativamente a partir do sexto mês de gestão até que se atinjam os 30%. O pagamento de auxílio-alimentação em valor único sem diferenciação em razão do cargo com pagamento em pecúnia em contracheque também está firmado no documento e  em plano de Governo, assim como a elaboração de Plano de Segurança Pública em conjunto com os municípios e a ampliação da patrulha Rural para que possa fazer um trabalho ostensivo e rotineiro no interior do estado.

 

Mais pautas I

Outro ponto acertado é o planejamento e reestruturação das carreiras, sistema de progressão de classes atendendo à Legislação vigente, e a realização periódica de concursos públicos para manter o quadro de servidores necessários para atuação em cada força policial.

 

Mais pautas II

O documento versa também sobre implementação de remuneração dos servidores da Polícia Penal e Perícia Oficial através de subsídio, a indenização por Flexibilização Voluntária – IFV, a promoção automática e eventual correção de carga horária, onde couber, valorizando os servidores e, garantindo, assim, equidade com as demais carreiras da Segurança Pública; abertura de linha de crédito no Banese destinada ao acesso à moradia própria, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação para Profissionais da Segurança Pública. 

 

Maria do Carmo I

Quase metade da população sergipana está em condição de pobreza, com cerca de 48%. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Sergipe ocupa o quinto lugar no ranking nacional. No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17), a senadora Maria do Carmo Alves (PP) revelou preocupação com os dados do Estado, ressaltando que é inadiável o planejamento e execução de medidas e ações estratégicas, concretas e eficazes, em trabalho conjunto envolvendo gestores municipais e o Governo do Estado. Segundo ela, não deve haver espaço para pobreza em uma democracia sadia.

 

Maria do Carmo II

“Os números de Sergipe acompanham a tendência nacional de crescimento da pobreza com a pandemia de Covid-19. Entre 2020 e 2021, houve uma alta de 42% no número de pessoas pobres na população brasileira, com quase 11% dos habitantes do País nessa condição. Isso é um retrato triste da nossa nação, que precisa colocar fim a essa mazela que atinge todo o mundo”, enfatizou Maria. A senadora da República lembrou que a pobreza nega o acesso à dignidade dos cidadãos, garantia prevista na Constituição, além de outros direitos sociais fundamentais, como alimentação e lazer.

 

Maria do Carmo III

Ela ressaltou, ainda, que a pobreza pode se manifestar de múltiplas maneiras: “não se resume à fome. Trata-se de uma condição na qual condições humanas básicas não podem ser atendidas, afetando, por exemplo, o acesso pleno à educação e saúde”. Além disso, a parlamentar explicou que a pobreza pode tomar a forma da exclusão e discriminação social, bem como da ausência de participação na tomada de decisões na vida pública. Por isso, ela defendeu que tolerar a pobreza é afrontar os princípios do Estado Democrático de Direito, que prevêem a igualdade de garantias entre seus habitantes. 

 

Laércio Oliveira I

Milhares de romeiros participaram das celebrações em alusão à Nossa Senhora Divina Pastora, padroeira da cidade que leva o mesmo nome. O Deputado Federal e Senador eleito, Laércio Oliveira (PP), prestigiou a festa que marcou os 240 anos de devoção à santa que também é padroeira do estado de Sergipe. Laércio foi recebido pela prefeita de Divina Pastora, Clara Rollemberg, e pelo secretário de Finanças, Matheus Cruz.

 

Laércio Oliveira II

Ao lado do candidato ao Governo de Sergipe, Fábio Mitidieri e do candidato o vice-governador Zezinho Sobral (PDT), ele acompanhou a celebração pelas ruas do município e foi bastante cumprimentado pela população. “Foi um momento de fé e agradecimento a Deus. Pelas ruas da cidade, pude cumprimentar os moradores e romeiros que vieram de várias partes de Sergipe e de outros Estados. Uma festa muito bonita e muito organizada. Estão de parabéns a prefeita Clara Rollemberg e toda a sua equipe”, disse Laércio.

 

Siafic

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Flávio Conceição, informou ao colegiado no Pleno que será emitida Nota Técnica sobre a implementação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic). Software único e integrado de contabilidade pública, o Siafic deve ser implantado por todos os entes federativos até o dia 1º de janeiro de 2023, conforme determina o Decreto Federal nº 10.540/2020.

 

Flávio Conceição

"É importante que os gestores dos nossos órgãos jurisdicionados estejam atentos a este prazo e façam as adequações o quanto antes”, comentou o conselheiro presidente, acrescentando que a iniciativa visa garantir a uniformização dos dados contábeis e, com isso, “proporcionar maior transparência em relação aos recursos públicos”.​ Entre as exigências previstas pelo Siafic estão o registro de todos os atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial; além da atualização e disponibilização dos dados em tempo real à população.​

 

TCE

As atualizações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) no seu sistema de auditoria, o Sagres, com foco nas prestações de contas anuais do exercício 2023, foram apresentadas na Sala de Reuniões da Corte, a representantes de órgãos e entidades que integram o Pacto pela Educação. O encontro foi conduzido pelos coordenadores do Pacto: a conselheira Susana Azevedo e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, e teve entre os presentes o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Sobrinho. 

 

Susana Azevedo

Entre as mais recentes melhorias inseridas no Sagres, por meio da Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT), está justamente a criação de novos itens relacionados à área da Educação. “São novidades que permitirão um monitoramento da educação em Sergipe, onde vamos saber uma série de dados, a exemplo do número de matrículas, da taxa de evasão, além de informações sobre a merenda ofertada, entre outras”, destacou a conselheira Susana Azevedo. Segundo ela, a iniciativa do TCE poderá contribuir não apenas para um melhor controle dos gastos nessa área, como também para uma melhoria na qualidade do ensino público.  

 

Josué Modesto

Já o professor Josué Modesto acrescentou que o Pacto tem sido um ambiente muito produtivo de troca de experiências e expectativas dos diversos atores que vivem a educação: “os órgãos de controle têm nos inspirado muito, têm orientado as ações de gestores no sentido da maior eficiência, da melhor utilização dos recursos públicos para obtermos uma educação cada vez de maior qualidade”, pontuou. 

 

Josevanda Franco

De igual forma avaliou a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe, professora Josevanda Franco. “A questão do controle, da busca pelo monitoramento e avaliação dos processos que são realizados em nível do município é importantíssimo porque norteia o nosso trabalho, nos permite avaliar a necessidade de novas políticas públicas, isso é muito significativo”, comentou. 

 

Miguel Melo

A apresentação das atualizações foi feita pelo coordenador de Modernização e Tecnologia, Miguel Melo. O diretor de Modernização e Tecnologia, Cristiano dos Santos Cruz, também acompanhou os trabalhos, assim como o diretor Técnico do TCE, Joseluci Prudente, e o consultor técnico da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Jorge Teles.​

 

Voo para BH I

A partir do dia 17 de dezembro, Sergipe começará a receber o voo dedicado (direto) de Belo Horizonte para Aracaju operado Azul Viagens. Serão voos semanais, aos sábados, em que a aeronave terá 118 assentos para esta operação que terá continuidade até setembro de 2023.

 

Voo para BH II

No último dia 11, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participou em Belo Horizonte, do evento ‘BH Tá On’, promovido pela Azul Viagens, culminando a ação  ‘Agente Tá On’ da companhia, oportunidade em que foram divulgadas as potencialidades turísticas de Sergipe, e também da capital, Aracaju, uma vez que a Setur participou deste evento em parceria com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH-SE) e a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict). 

 

Voo para BH III

“O voo dedicado da Azul, de Belo Horizonte para Aracaju, é um importante aliado no desenvolvimento do turismo do nosso Estado porque oferece uma condição diferenciada para que o turista mineiro que adora as nossas praias, possa passar suas férias aqui, com suas famílias. Então, é uma grande conquista que o turismo de Sergipe recebe da Companhia Aérea Azul e da operadora Azul Viagens”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?