Valmir recorre ao “indicado de Lula” para não “pedir perdão” a Rogério

Habacuque, 19 de Outubro, 2022

É inegável o crescimento político do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) que, em 2022, “ascendeu” de forma “meteórica” chegando a conquistar muitos apoios e, mesmo inelegível pela Justiça Eleitoral, ainda conquistou quase 458 mil votos no 1º turno da eleição para governador de Sergipe, sendo que este montante, com a ratificação das decisões anteriores, findou anulado e não foi contabilizado na disputa direta para o comando do Estado.

Valmir tinha tudo para se consolidar como uma das principais lideranças políticas de Sergipe, mas se conta com uma assessoria jurídica eficaz, em tempo, erra muito nos quesitos “articulação” e “estratégia”; ou melhor, Francisquinho com seus atos mais “blefa” do que acerta, tanto que desde o início do 2º turno que ele vem perdendo, junto à opinião pública, algo que ele sempre se “gabou”: a credibilidade! Se “sobraram votos”, parece faltar mais experiência e, até, um pouco de maturidade política.

Valmir não estaria disputando uma eleição regional! Estamos falando de algo mais amplo, do comando do Estado! Estamos em um País polarizado, entre o presidente Jair Bolsonaro (do PL de Valmir) e o ex-presidente Lula (PT). E, ainda assim, Valmir anunciou seu apoio a Rogério Carvalho, candidato do Partido dos Trabalhadores em Sergipe. A notícia soou como uma “bomba” para boa parte de seu eleitorado, que é bolsonarista e que se sentiu “traído” pelo ex-prefeito.

Sem estratégia e diante de um grande desgaste, que representava uma rápida “desidratação política”, eis que Valmir cria uma falsa expectativa de que poderia ser autorizado pelo TSE para voltar no 2º turno e afastar o candidato Fábio Mitidieri (PSD) da disputa. Já vislumbrando um “êxito” em BSB, o ex-prefeito se apressou em redigir uma nota pública, dentre outras coisas, pedindo desculpas a seu eleitorado por ter apoiado Rogério Carvalho. Outro “tiro no pé”!

Findou se desgastando com muitos petistas que querem seus votos, mas já ficaram “ressabiados” com a aproximação de um bolsonarista. O Valmir que passou a pedir votos para Jair Bolsonaro e Rogério Carvalho, agora pedia perdão por apoiar o PT...até que o “mundo desabou” sobre a cabeça do ex-prefeito, quando o ministro Ricardo Lewandowski, indicado por Lula em 2006, negou seu recurso. A decisão foi a “gota d’água” para alguns de seus apoiadores se declararem “pró-Rogério”...

Mas, como perguntar não ofende, e agora? Valmir ia emitir nova carta pública, desta vez, pedindo desculpas (ou até perdão) a Rogério, pela nota anterior? Com todo respeito, ia ficar ainda “mais feio”! A saída encontrada? Declarar que recorreu da decisão do ministro de Lula e do PT, e que vai esperar o julgamento pelo Pleno, ainda tentando anular a eleição em Sergipe! Tudo isso para evitar mais um constrangimento público enorme! Seria um vexame ainda maior! É mole?

 

Veja essa!

O vereador de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), anunciou seu apoio a Fábio Mitidieri neste 2º turno com a condição de que uma carta de compromissos apresentada seja cumprida durante um futuro mandato a frente do governo. Ricardo e Fábio assinaram o documento e agora o parlamentar da capital vai se empenhar junto ao seu eleitorado pelo voto em Mitidieri contra Rogério Carvalho.

 

E essa!

Falando em compromisso, em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto de Sergipe (Sindisan), Fábio Mitidieri e o vice Zezinho Sobral reforçaram que pretendem investir e fortalecer as empresas estatais, como a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a Companhia de Desenvolvimento der Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).

 

Não privatiza!

“Eu não vou privatizar a Deso, defendo a criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) e o modelo será feito em discussão com a empresa. Eu tenho a mesma visão e preocupação que vocês têm com a situação dos recursos humanos e com o fortalecimento das empresas estatais, como a Deso e Cohidro. Sei que vocês estão me cobrando o justo e estão certos. Eu estou aqui para defender vocês, reconhecer nossos erros e buscar melhorias. Enquanto deputado, eu já tinha uma preocupação com a Deso, inclusive já destinei emendas para que as cidades, como Macambira, pudessem comprar os equipamentos necessários para ampliar o abastecimento de água”, relembra Fábio Mitidieri.

 

Acordo coletivo 

Iara da Costa Nascimento, diretora de Administração e Finanças do (Sindipan), também relembrou a contribuição do candidato a vice Zezinho Sobral para os trabalhadores da Cohidro. “Eu aproveito a oportunidade para agradecer a Zezinho Sobral, Zeca e Paulo Sobral por ter contribuído para que os trabalhadores da Cohidro conseguissem assinar, depois de dez anos, assinar um acordo coletivo. Sem vocês, não teríamos conseguido essa incorporação”, defende.

 

Sindisan

O presidente do Sindisan, Sérgio Passos, defendeu a não privatização da Deso, em consonância com as propostas de Fábio Mitidieri. “A gente sabe que a empresa privada não vai levar água para aqueles lugares mais distantes. E, enquanto candidato ao governo, é importante entender que a água é um bem social que ele pode fazer para a população. E, para isso, ele deve manter a empresa nas suas mãos, manter sob o seu controle uma empresa pública que leva saúde para as pessoas, proteção ao meio ambiente e infraestrutura”, defende o presidente.

 

Pautas

Na carta compromisso assinada por Fábio, os funcionários pediram a valorização dos servidores, a realização de novos concursos para renovar os quadros e fortalecer as empresas estatais.

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) se reuniu com o prefeito de São Miguel do Aleixo/SE, Gilton Meneses e equipe para anunciar a destinação de R$ 1 milhão em emendas parlamentares. O recurso será para investimentos na área da saúde e demais áreas da administração.

 

Georgeo Passos II

“Continuamos nossa caminhada, agradecendo a votação que tivemos em Sergipe. Em São Miguel do Aleixo foram 1.249 votos. Agradeço muito a população. E fruto desse reconhecimento ao nosso trabalho na cidade, comuniquei ao prefeito, vice-prefeito e vereadores que em 2023 destinarei o total de R$ 1 milhão”, comentou Georgeo.

 

Georgeo Passos III

Na ocasião, o deputado conheceu o novo prédio da prefeitura, inaugurado em setembro. A obra foi realizada com recursos destinados por Georgeo. “Visitei a nova sede da prefeitura. E agora, nosso compromisso é trabalhar ainda mais por São Miguel do Aleixo”, frisou Passos.

 

Gilton Meneses

O prefeito Gilton agradeceu ao deputado pelo trabalho em favor do município. “Agradeço pela presença e pelas emendas que vem destinando para o Aleixo. E hoje trazendo uma boa notícia: garantindo mais emendas para o Aleixo no próximo ano”, frisou o gestor.

 

Eleição do MPE I

A Comissão Eleitoral do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) entregou ao Governador do Estado, Belivaldo Chagas, a lista tríplice com o nome dos membros mais votados para o cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2022/2024. A eleição aconteceu na segunda-feira (17), e a lista tríplice foi composta pelos Promotores de Justiça Manoel Cabral Machado Neto, que obteve o total de 108 votos; Nilzir Soares Vieira Junior, com 106 votos; e Etélio de Carvalho Prado Junior, com 101 votos. Seguindo a Lei, o Governador tem o prazo de até 15 dias para nomear o Chefe da Instituição para o novo biênio.

 

Eleição do MPE II

Os integrantes da Comissão, os Procuradores de Justiça Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça (Presidente), Rodomarques Nascimento (Membro) e Carlos Augusto Alcântara Machado (Secretário), estiveram no Palácio dos Despachos acompanhados dos Promotores de Justiça João Rodrigues Neto (Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público – ASMP) e Fábio Viegas (Diretor de Relações Institucionais da ASMP). Também estiveram durante a entrega, o Secretário Administrativo da Comissão Eleitoral do CPJ, Rosenaldo Aragão, e o Secretário de Governo, José Carlos Felizola.

 

Maria Cristina Mendonça

“Estamos concluindo o nosso trabalho enquanto Comissão Eleitoral, com a entrega da lista tríplice ao Governador Belivaldo Chagas, que fará a escolha do próximo Procurador-Geral de Justiça. Fomos muito bem recebidos como sempre. O primeiro colocado da lista, o Dr. Manoel Cabral Machado Neto, é o atual PGJ e está pleiteando a recondução. Os outros dois integrantes da lista, Dr. Nilzir e Dr. Etélio, também integram a administração atual. A expectativa é que continuemos com uma gestão que foi muito bem avaliada pelos membros do MP”, ressaltou a Presidente da Comissão Eleitoral, a Procuradora de Justiça Maria Cristina Mendonça.

 

Posse de Talysson

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PSD), cumprindo decisão  do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reconduziu, o deputado estadual Talysson Costa (PL), o Talysson de Valmir, ao cargo de deputado estadual. A solenidade de assinatura do Termo de Recondução ocorreu na sala da presidência da Alese.

 

Luciano Bispo

Durante a solenidade, o presidente da Alese destacou que cabia ao Poder Legislativo o dever de cumprir a ordem judicial eleitoral.  “Talysson retorna à Casa de onde saiu por questão da Justiça Eleitoral. Então, para mim, não há nenhum constrangimento, porque ele foi eleito pelo povo de Sergipe. Quem o tirou e botou foi a Justiça Eleitoral. As coisas acontecem com naturalidade, e ele já conhece a Casa. Eu sou democrático, recebo e atendo em respeito à Justiça”, declarou Luciano Bispo.

 

Talysson de Valmir

Para o deputado Talysson de Valmir o momento é de extrema felicidade. “Na última eleição tivemos a maior votação, em 2018. Então o coração está alegre, com vontade de trabalhar do mesmo jeito que nós entramos. Vamos trabalhar para que os mais de 80 projetos nossos possam entrar em pauta de votação, a gente sabe que o tempo é curto, mas vamos lutar, pois são projetos que vão ajudar a vida dos sergipanos”, externou o parlamentar.

 

Dia do Médico

A Corregedora-Geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheira Maria Angélica Guimarães Marinho, foi homenageada pelo Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed/SE) dentro das celebrações do Dia do Médico com o “Prêmio Amigo do Médico”, que chega a sua XV Edição. O evento foi realizado no espaço da AEASE, em Aracaju. Angélica Guimarães é médica e foi bastante celebrada pelos amigos e colegas de profissão durante a solenidade.

 

Angélica Guimarães

Em sua fala, a conselheira Angélica Guimarães externou sua gratidão pelo reconhecimento da categoria e fez um agradecimento especial para os profissionais da Medicina que atuaram como seus professores ou que contribuíram, diretamente, em sua trajetória como médica. “Receber esta homenagem no dia do Médico é um gesto que nos contempla muito e nos enche de alegria. São 40 anos de Medicina, servindo aos mais carentes. Este prêmio eu recebo com muita honra e satisfação”.

 

José Menezes

Durante o evento Angélica Guimarães recebeu o reconhecimento público do ex-presidente do Sindimed, José Menezes, que enalteceu seu compromisso com os médicos em toda a sua trajetória, antes mesmo de chegar ao Tribunal de Contas. “Angélica Guimarães sempre esteve à disposição da categoria, ajudando na abertura do diálogo e na interlocução com o poder público”, disse ele.

 

Gratidão

A conselheira, por sua vez, reforçou que, dentro de suas limitações profissionais, continua à disposição não apenas do Sindimed, mas de todos os profissionais que militam na Medicina em Sergipe. “Tenho eterna gratidão por todos estes colegas que estão aqui, que nos acolhem muito bem sempre! Estou conselheira, mas sigo à disposição para ajudar, para dialogar com as demais categorias, com o poder público, para a gente dirimir qualquer dúvida. Esta é a minha profissão que eu a escolhi por amor”.

 

Helton Monteiro

Por sua vez, o presidente do Sindimed, Helton Monteiro, destacou a importância de Angélica Guimarães para a categoria que ele representa em Sergipe. “Estamos vivendo um dia especial, dia de agradecer a todos estes profissionais que se dedicam a atender as pessoas, a salvar vidas. Profissionais como a médica Angélica Guimarães que sempre teve como principal característica lutar para que as pessoas tivessem um atendimento digno nas unidades de Saúde. Ela sempre esteve na linha de frente para defender nossa categoria e agora segue nos representando muito bem no Tribunal de Contas defendendo um serviço público eficiente”.

 

Maria Mendonça I

Através de aparte ao pronunciamento do deputado estadual Daniel Fortes (Cidadania), a deputada Maria Mendonça (PDT) cobrou tramitação e apreciação mais céleres de proposituras apresentadas na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Em sua fala, ela ressaltou que há uma série de propostas de parlamentares engavetadas, incluindo algumas matérias de sua autoria. Para Maria, é necessário que a Casa dê mais atenção às produções de todos os integrantes do Parlamento, fazendo valer suas atribuições enquanto legisladores.

 

Maria Mendonça II

“Já cobramos diversas vezes essa questão, mas as coisas não andam da forma que deveria. É preciso, de fato, que quem administra a Casa, tenha essa ideia que o parlamentar apresenta proposituras porque ele quer que se tornem leis, e que essas leis sejam cumpridas”, destacou Maria no aparte, parabenizando Fortes pela iniciativa de propor uma comissão revisora das leis já aprovadas pela Alese, a fim de verificar se estão sendo devidamente cumpridas pelos órgãos estaduais competentes. 

 

Maria Mendonça III

Maria Mendonça lembrou de proposituras de sua autoria que aguardam apreciação dos parlamentares da Alese. Uma delas é o Projeto de Lei (PL) 69/2016, que torna obrigatória a reserva de vagas para o primeiro emprego nas empresas prestadoras de serviços ao Estado de Sergipe, assim como nas concessionárias e permissionárias de serviços públicos estaduais. A proposta, apresentada em 2016, ainda está em tramitação, e aguarda votação. “São mais de seis anos de espera. Vários outros parlamentares também aguardam há anos apreciação de seus projetos”, enfatizou ela.

 

Lei Maria da Penha

Outra proposta da deputada estadual que aguarda votação é o PL 30/2019. A matéria institui o programa “Lei Maria da Penha vai à Escola”, que tem o objetivo de oferecer noções básicas aos alunos da rede pública estadual de ensino sobre a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), estimulando o debate e conscientização sobre violência contra a mulher e evitando a ocorrência desse tipo de crime. “A violência às sergipanas é um problema grave, não se pode esperar tanto tempo para aprovação de um projeto que contribuirá para mitigá-lo, preservando o bem-estar e garantindo segurança às mulheres”.

 

Outubro Rosa

Sair da rotina do dia a dia e fazer algo diferente aliando saúde e diversão. Essa foi a motivação para a criação do “Exercite-se” um projeto que teve por objetivo levar pacientes e o público em geral a refletir sobre a importância da atividade física para uma vida saudável e prevenção de doenças, entre elas o câncer de mama. O Outubro Rosa é um movimento mundial que visa compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. “Se diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a ser de 95% dos casos”, ressalta a mastologista da Clínica Homo - Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, Paula Saab.     


Nivaldo Vieira I

O oncologista da Onco Hematos, Nivaldo Vieira, destacou a importância de atividades que promovam o bem-estar da paciente com câncer, não só no tratamento como também na prevenção. “Existem trabalhos que mostram que a atividade física reduz consideravelmente os efeitos colaterais do paciente em tratamento de câncer e reduz o diagnóstico de câncer”. De acordo com Nivaldo Vieira, a atividade física consegue prevenir diversos tipos de câncer, como o de intestino, de próstata e mama.

 

Nivaldo Vieira II

“Isso tá comprovado e para as pessoas que tiveram câncer a atividade física consegue reduzir a recidiva da doença. Lembrando que a atividade física deve ser de pelo menos 40 minutos, entre quatro e cinco vezes por semana de atividade não interrompida, com roupa adequada num local adequado, seja numa academia ou área pública”. Segundo ele, desta forma a pessoa está exclusivamente concentrada para a atividade.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

O que você está buscando?