Fique em Silêncio? Nunca se viu uma Justiça Eleitoral tão “militante”!

Habacuque, 23 de Outubro, 2022

O tempo é, realmente, o “Senhor da Razão”! Em meados de 2018, quando o então candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), começava a ganhar imensa popularidade ao ponto de vencer a eleição presidencial, seus críticos mais incisivos, partidos de Esquerda, movimentos sociais, centrais sindicais e boa parte da imprensa simpatizante se alinharam em um só discurso: Bolsonaro na presidência seria uma ameaça ao bem comum, um risco para a democracia e, principalmente, para a liberdade de expressão.

Desde o princípio de sua gestão, Bolsonaro vem sendo muito pressionado pelo “sistema” que se uniu contra ele por enxergar no atual presidente numa “ameaça” para muitos planos que geralmente são articulados nos bastidores, no que costumamos chamar de “submundo”, onde não só políticos estão inseridos, mas empresários, investidores, financiadores, apostadores e, inclusive, magistrados. Os interesses são diversos, ao ponto de nos depararmos com decisões judiciais bastante “questionáveis” que culminaram, por exemplo, com a elegibilidade do ex-presidente Lula (PT).

Lula, de fato, só está na disputa presidencial graças à “generosidade” de membros do Supremo Tribunal Federal que, diga-se de passagem, em parte foram indicados por ele ou pelo Partido dos Trabalhadores. E voltando ao Bolsonaro da campanha de 2018, e analisando seu perfil, sua postura e seu governo até agora, apesar dos inúmeros problemas, alguns erros cometidos, muitas falas polêmicas, mas com incontáveis avanços e pouquíssimos indícios de irregularidades, eis que ele teve uma votação expressiva no 1º turno, superando a barreira dos 51 milhões de votos.

Mas o processo eleitoral de 2022 está muito longe de ser a “festa da democracia”. Em um País bastante polarizado, entre Bolsonaro e Lula, os órgãos de controle e de informação, que sempre tiveram um papel fundamental no equilíbrio das tensões, hoje estão atuando politicamente e de forma abusiva! Magistrados do STF, da ativa e aposentados, gente que julgou e condenou Lula, por exemplo, hoje vem à público e pede voto para o petista. E vão além: se o Supremo já não tinha boa vontade com o presidente, agora é a própria Justiça Eleitoral quem se compromete...

Independente da polarização, o TSE sempre se posicionou com mais neutralidade nas disputas presidenciais. Mas, agora, até a absurda retomada da “censura” pairou sobre parte da imprensa brasileira! É isso mesmo que você está lendo: os ministros do TSE aprovaram a “CENSURA” sobre alguns veículos de comunicação, num verdadeiro atentado contra o Estado Democrático de Direito e (PASMEM), por se tratar de algo que supostamente beneficia Lula e prejudica Bolsonaro, boa parte da “grande mídia” tenta, insistentemente encontrar uma explicação para a CENSURA DA TOGA!      

É importante registrar que a “CENSURA” não foi imposta nem pelo Bolsonaro de 2018 e nem pelo candidato de 2022, mas por quem deveria preservar a DEMOCRACIA! Parte da sociedade brasileira está indignada porque jamais se viu uma Justiça Eleitoral tão “militante”! Como ter credibilidade se até os ministros do TSE estão “politizando” algumas de suas decisões? Isso é grave! Parece “meme”, mas infelizmente não é: depois do “FIQUE EM CASA”, agora temos o “FIQUE EM SILÊNCIO”! Seria cômico, se não fosse trágico...

 

Veja essa!

Dentre as “proibições” pela Justiça Eleitoral para a JOVEM PAN, por exemplo, está na imposição de, durante sua programação no rádio, tv e plataformas digitais, falar sobre os fatos envolvendo a condenação do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), independente do contexto!

 

E essa!

É isso mesmo que você está lendo! A JOVEM PAN está proibida de usar expressões como “ex-presidiário”, “descondenado”, “ladrão”, “corrupto”, “chefe de organização criminosa”...isso é CENSURA! Ou é mentira que Lula foi condenado e preso por chefiar um esquema de corrupção dentro dos seus governos?

 

E o Mensalão?

Se Lula não é nada disso que foi citado acima, então não existiu o MENSALÃO? E, por que, vários membros do seu partido assumiram a corrupção em seus depoimentos, foram presos e devolveram milhões em recursos públicos desviados? O TSE está subestimando a inteligência das pessoas?

 

Malas de Geddel?

E as malas abarrotadas de dinheiro em espécie encontradas em Salvador (BA), que supostamente pertenciam ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, foram lá “plantadas” por algum apoiador do presidente Jair Bolsonaro ou são “fakes” criadas pela JOVEM PAN e outros setores da imprensa?

 

Atentado à democracia

Em defesa da liberdade de expressão, de Direita e de Esquerda, este colunista e toda a imprensa brasileira tem a obrigação de contestar essa postura “militante” do TSE, que jamais foi o “centro das atenções” em um processo eleitoral como agora. Tem ministro querendo chamar mais atenção que Lula e Bolsonaro. Fim dos tempos...

 

Reunião com vereadores

Vereadores dos 75 municípios sergipanos apoiadores do projeto de Governo de Fábio Mitidieri e de Zezinho Sobral realizaram reunião política. O encontro foi promovido pelo presidente da Associação de Vereadores de Sergipe e presidente da Câmara de Vereadores de Itaporanga D’Ajuda, Felipe Sobral, que enalteceu a participação dos vereadores na eleição majoritária.

 

Felipe Sobral

“A gente veio aqui para sonhar o seu sonho, o sonho de um Sergipe melhor e para isso precisamos fazer a nossa parte. Os vereadores estão mais próximos dos eleitores, conhecem a realidade do seu município, do seu povoado, e têm papel fundamental nessa campanha”, afirmou Felipe Sobral.

 

Fala Nitinho!

Nitinho Vitale, presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, lembrou sua relação com Fábio e deseja que os sergipanos reconheçam o gestor resolutivo que é o candidato do PSD.  “Acredito que o sergipano também vai poder conhecer esse Fábio que eu conheço, mas como governador. Ele será um bom governador e fará Sergipe avançar, considerando as peculiaridades de cada município”, disse.

 

Edvaldo Nogueira 

Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou o papel da municipalização durante a futura gestão. “Fui vereador de Aracaju por dois mandatos e conheço bem o trabalho e as dificuldades de ser vereador. Fábio está aqui propondo uma gestão estadual participativa, em constante diálogo com os municípios, na qual os vereadores terão abertura na tomada de decisões. Ele tem compromisso, conhece os municípios e as suas necessidades e tem capilaridade com todas as lideranças políticas”, disse

 

Fábio Mitidieri

Fábio agradeceu o apoio e a oportunidade de se encontrar com todos os vereadores que apoiam o seu projeto para Sergipe e reafirmou seu compromisso de realizar uma gestão próxima de vereadores e de prefeitos por meio da Secretaria de Articulação com os Municípios.

 

Secretaria de Articulação

“Os vereadores são a ponta da política mais próxima da população geral, mas ele não tem tanto poder para ajudar a todos. É uma missão de representação difícil de exercer. Agradeço o apoio de cada um de vocês e aproveito para reforçar que vou criar uma Secretaria de Articulação com os Municípios com diretoria só para atender vereadores”, explicou o candidato.

 

Luciano Pimentel I

A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei de autoria dos deputados estaduais Luciano Pimentel (Progressistas) e Capitão Samuel (Progressistas), que torna obrigatória a presença do profissional fisioterapia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto, pediátrico e neonatal. A obrigatoriedade é válida para os hospitais públicos e privados de Sergipe.

 

Luciano Pimentel II

De acordo com a propositura, a complexidade dos procedimentos adotados pelos profissionais da fisioterapia que atuam nas UTIs e o elevado número de intercorrências clínicas e admissões registradas nestes ambientes justificam a necessidade da presença de, no mínimo, um fisioterapeuta para cada 10 leitos. O texto do PL destaca ainda que os profissionais devem estar disponíveis em tempo integral para assistência aos pacientes internados nas UTIs, enquanto estiverem escalados para atuar nas referidas unidades.

 

Luciano Pimentel III

Coautor do projeto, Luciano Pimentel ressalta que a atuação do fisioterapeuta é fundamental durante a internação e até mesmo após a alta médica, tendo em vista que em função do quadro clínico e do tempo de internamento, o acompanhamento de um profissional da fisioterapia pode se fazer necessário para que o paciente possa voltar a realizar suas atividades rotineiras e alcançar a recuperação plena.

 

Laércio Oliveira I 

O senador eleito Laércio Oliveira esteve com o Ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, para tratar de assuntos do interesse de Sergipe, e, em especial, a retomada da produção do Polo Carmópolis que está há 5 meses paralisada. “Trago a informação que a Petrobras foi autorizada a operar o Polo Carmópolis, permanecendo apenas a Estação Coletora de Siririzinho II interditada”, informou, acrescentando que 41% da produção já foi reestabelecida e que em breve deverá estar totalmente normalizada. 

 

Laércio Oliveira II

“Na audiência com o Ministro Adolfo Sachsida mostrei as implicações que essa situação traz para a economia do Estado, com perda de receitas de royalties do Estado, municípios e até dos proprietários das terras onde estão os poços”, explicou Laércio, acrescentando que na ocasião o ministro disse que o assunto seria tratado como prioridade.

 

Laércio Oliveira III

Laércio reforçou que a situação atual gera desemprego e queda na demanda de serviços das empresas que prestam serviços, prejudicando toda a cadeia do setor. “Também conversei com o ministro sobre a importância de ser concluído com brevidade o processo de transferência da operação do Polo Carmópolis para que a Carmo Energy possa fazer investimentos expressivos, de 800 milhões de dólares nos próximos 5 anos, para ampliar a produção de petróleo e gás, gerando de imediato em torno de 2.500 empregos”, disse Laercio. 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?