“Carreata da Traição”! Valmir pede votos para Bolsonaro e Rogério de Lula

Habacuque, 25 de Outubro, 2022

Chegamos à última semana do processo eleitoral sergipano após uma série de confusões, que, diga-se de passagem, foram criadas pela própria Justiça Eleitoral. Até a véspera do 1º turno, o então candidato Valmir de Francisquinho (PL), condenado desde 2019 e ratificado em 2022, se dizia elegível e com condições de disputar a eleição. Eis que veio uma decisão do STF afastando de vez suas chances, sendo que ele ainda foi votado por mais de 450 mil sergipanos que foram às urnas manifestar seu protesto e indignação com que estava acontecendo.

A Justiça Eleitoral, que já deveria ter apreciado e julgado seu recurso à condenação de 2019, veio apreciar o pedido apenas no ano da eleição, quando os ânimos estão aflorados. Superado o 1º turno, Valmir manteve o discurso vitimista até que resolveu anunciar seu contraditório apoio à candidatura de Rogério Carvalho (PT), alegando que havia sido prejudicado pelo também candidato Fábio Mitidieri (PSD). Na ânsia de tentar responsabilizar seu adversário, Francisquinho esqueceu que “não se brinca com a consciência do eleitor”!

Defensor e cabo eleitoral da reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em Sergipe, Valmir anunciou seu apoio e empenho para o candidato a governador de Lula (PT), o também petista Rogério Carvalho que, em seus discursos e entrevistas políticas, ataca o presidente e condena todos os seguidores bolsonaristas. Até o ex-governador Jackson Barreto (MDB), que deixou recentemente de ser aliado do agrupamento da situação em Sergipe, contrariado com o bolsonarista Laércio Oliveira (PL), silenciou e parece ter aprovado a aproximação com o ex-prefeito de Itabaiana.

Rapidamente pesou sobre Valmir a “pecha” de “traidor” pela maioria dos bolsonaristas em Sergipe que não aceitaram sua aproximação com o candidato do PT. Muitos aliados do Partido dos Trabalhadores, também não gostaram, mas adotaram a estratégia de “não rejeitar apoios”. Só que esse apoio vai muito além das divergências locais: estamos em um País polarizado, num embate entre Lula e Bolsonaro, e essa aliança em Sergipe ganhou repercussão nacional. Ficou a dúvida: quem traiu quem? Valmir traiu Bolsonaro? Rogério traiu Lula?

Se não bastasse todo esse “enredo”, eis que já no 2º turno, Valmir reconquistou a elegibilidade e rapidamente “traiu” Rogério, pedindo desculpas por seu apoio contraditório e anunciando que buscaria um recurso para disputar a eleição; eis que Rogério lhe deu o “troco” e o ministro Ricardo Lewandowski, indicado pelo PT e por Lula ao STF, negou seu pedido. Mesmo “traído”, Valmir voltou a declarar apoio a Rogério, mas enfatizando que recorreu novamente da decisão do TSE, ou seja, se for atendido, vai “trair” o petista mais uma vez...

Por sua vez, como a eleição será no próximo domingo (30), e como não se tem qualquer decisão por enquanto, Valmir e Rogério caminham juntos pelo Estado, promovendo eventos políticos em busca de votos, tentando justificar o que é inexplicável. Agora tem até uma “Carreata da Traição”, que confunde todo mundo que predispõe a acompanhar, com defensores de Lula e Bolsonaro de mãos dadas, juntos pelo Estado. Enquanto ambos estiverem “traindo suas consciências”, tudo bem; só não podem “trair o eleitorado”. O povo já cansou de ser enganado...

 

Bomba!

A semana decisiva está apenas começando, mas são fortes os rumores de que em uma candidatura ao governo de Sergipe já começou a “entrar água” agora na reta final. Tem gente já dando demonstrações de “desespero” com o cenário que começa a ser desenhado. Um dia da “caça”, outro do caçador...

 

Veja essa!

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, em entrevista coletiva nessa segunda-feira (24), junto ao ex-secretário de comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, anunciou que uma auditoria contratada pela campanha do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) flagrou irregularidades nas inserções publicitárias no segundo turno das eleições.

 

E essa!

De acordo com o ex-secretário, o número total de vezes em que as inserções deixaram de ser veiculadas seriam de 53 dias de propagandas partidárias. Faria comunicou que esteve com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e apresentou os números do levantamento. A reclamação de Faria e de Wajngarten é de que a região mais afetada foi o Nordeste, com 18,24% menos inserções que Lula.

 

Cadê o Xandão?

Este colunista vem com perguntas que não querem calar: o que fará o atual presidente do TSE? Vai devolver o tempo do candidato prejudicado Jair Bolsonaro? Ou vai deixar para tomar qualquer providência após a eleição do próximo domingo? As rádios que descumpriram a legislação eleitoral serão penalizadas?

 

E tome censura!

Que os setores da Esquerda me perdoem, mas este tipo de “manobra” para prejudicar Jair Bolsonaro, e que representa um descumprimento surpreendente e explícito da legislação eleitoral, também pode ser configurado como um crime de “censura”, ou não? E olhe que esses setores previam isso de Bolsonaro, mas...

 

Pesquisa IFP I

O Instituto França de Pesquisa (IFP) divulgou com exclusividade, no Itnet Notícias 2ª edição, uma nova pesquisa de intenções de votos à eleição do próximo domingo (30), para o cargo de Governador de Sergipe. A pesquisa está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número 07920/2022 e foi realizada entre os dias 19 e 23 de outubro, com 1.500 sergipanos; o intervalo de confiança é de 95%.

 

Pesquisa IFP II

A pesquisa mostra o candidato Fábio Mitidieri (PSD), com 4,8% pontos percentuais à frente de Rogério Carvalho (PT); Fábio tem 41,80% das intenções, contra 37%, de Rogério. No levantamento do IFP, brancos e nulos somam 13,10% e os indecisos, 8,10%. Levando em conta a margem de erro, que é de 2,5%, eles estão tecnicamente empatados.

 

Produção do campo

Fortalecer a agricultura sergipana, ampliar os laços de diálogo com cooperativas, associações e com o homem e a mulher do campo para estimular a produção, efetivar políticas públicas de avanço para o agro sergipano, promover assistência técnica e programas de extensão rural. Essas são algumas das propostas do governo de Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral, reafirmadas durante encontro com representantes de colônias de pescadores, cooperativas de agricultura familiar, cooperativas de fomento rural, entidades sindicais e federações ligadas ao segmento da agricultura, cultura e serviços de diversos municípios sergipanos.

 

Fábio Mitidieri

“Construímos nosso plano de Governo ouvindo as pessoas, cooperativas, associações e federações, e fizemos questão de incluir as propostas porque sabemos da importância de fortalecer a agricultura, a economia solidária e a cultura. Eu e Zezinho sempre tivemos diálogo com todos. Assumimos o compromisso com a pauta do agro. Vamos resolver o problema da falta de água em Sergipe e estabelecer metas para fortalecer a produção e proporcionar o escoamento dos produtos, abrindo todas as oportunidades aos produtores”, afirmou Fábio.

 

Empenho

Dentre diversas ações mencionadas e que constam no plano de governo, Fábio também destacou o empenho do seu governo para fortalecer a Emdagro, a Cohidro e aprimorar a produção na bacia leiteira de Sergipe. “A Emdagro é essencial para o fortalecimento da citricultura. É preciso voltar a investir em tecnologia para ter a agricultura e pecuária fortes. Queremos transformar a Cohidro em agente de desenvolvimento. Vamos potencializar o pequeno produtor de queijo e laticínios para torná-lo grande. As queijarias precisam de investimento e faremos com que o Banese abra linhas de crédito para que o produtor invista e produza. Será um banco de fortalecimento do pequeno produtor”, sinalizou.

 

Zezinho Sobral I

O candidato a vice-governador Zezinho Sobral foi lembrado pelo trabalho realizado na Assembleia Legislativa à frente de ações voltadas ao agro. Dentre os inúmeros projetos aprovados e defesas exitosas estão a Lei das Queijarias, Lei das Casas de Farinha, Lei de Licenciamento Ambiental para Carcinicultura, Lei que identifica água mineral e água de sais, Lei de Licenciamento Ambiental para atividade agrosilvopastoris, Lei que inclui Leite de Cabra na Merenda Escolar da Rede Estadual.

 

Zezinho Sobral II

Zezinho Sobral também vem defendendo a abertura do Terminal Pesqueiro, fez indicações para rede de abastecimento de água no interior (principalmente na zona rural), ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, defesa para redução e prorrogação da alíquota de 2% do ICMS do milho em grãos em Sergipe, defesa para a implantação do Zoneamento Econômico-Ecológico Costeiro do Litoral Sul de Sergipe, correção do licenciamento ambiental para atividades agrosilvopastoris, envio de emendas impositivas para municípios sergipanos.

 

PRODAI

Dentre os compromissos do plano de governo de Fábio e Zezinho estão a criação do Programa de Desenvolvimento Agroindustrial de Sergipe (PRODAI), com política focada no fomento e na atração de empresas de beneficiamento e estímulo ao fortalecimento das cooperativas agrícolas e benefícios específicos para empreendimentos que contribuam com o aperfeiçoamento e profissionalização do agro sergipano; investimentos para o fortalecimento e na ampliação da cadeia industrial de citros, milho, leite e coco.

 

Sergipe Rural

O programa Sergipe Rural da Aperipê TV, que abre espaço para falar da agricultura e pecuária sergipana, acaba de atingir um milhão de visualizações no YouTube. Iniciado em 2015, já são contabilizados 375 edições e mais de 8.700 inscritos no canal. Segundo os responsáveis a marca “é fruto de um trabalho sério de uma equipe comprometida com a informação”. A coluna destaca e parabeniza todos os envolvidos pelo sucesso do programa.

 

Junior & Eliane I

O Gestor Público e MBA Finanças Corporativas, Auditoria e Controladoria, Júnior Santos, leitor assíduo desta coluna, presta sua homenagem para a vice-governadora e candidata a deputada federal, Eliane Aquino (PT). “Há alguns anos iniciei a minha militância pelas causas sociais. Não só por mim, mas, por acreditar em projetos voltados a desenvolver a vida de todos. Ao longo de todos esses anos vivenciei verdadeiras e significativas mudanças nas vidas daqueles que se quer tinham sonhos!”.  

 

Junior & Eliane II

“Basta lembrar de alguns anos atrás, quando saíamos da capital em direção ao sertão sergipano. Acreditem, não são novos caminhos que nos levam ao mesmo lugar, são as políticas públicas bem elaboradas e aplicadas que desenvolvem as comunidades e a vida das pessoas. Os caminhos são os mesmos, as estradas que viraram BRs, onde o que antes era poeira deu lugar ao asfalto! E é justamente isso que me enche de orgulho! Sim, orgulho de militar em um  partido de esquerda”, acrescenta o gestor. 

 

Junior & Eliane III

Ele acrescenta dizendo que “pois, foi no PT - Partido dos Trabalhadores que aprendi e pude fazer parte de alguns projetos pensados para o povo! Foi nesse mesmo PT que conheci diversas pessoas. Pessoa essas que pensam assim como eu, que pensam no outro! Aprendi a desenvolver políticas públicas com e sem mandato eletivo! E nesse tempo, também pude ser beneficiado com essas mesmas políticas públicas. Hoje, sou formado e pós-graduado”.

Gratidão

“Esse texto é somente para agradecer as pessoas que acreditaram em mim e que sempre me mostraram que é possível acreditar no futuro. Juntos faremos mudanças na vida da nossa gente. Quero aqui ressaltar, que mesmo diante de te tantos ataques em plena campanha Eleitoral, essa mulher brilhou. Saiu ainda mais gigante desse processo eleitoral. Quero aqui deixar o meu muito obrigado a ELIANE AQUINO, por vários motivos. Mas, principalmente, por me mostrar que podemos mudar a vida das pessoas, por acreditar e me mostrar que posso ser mais. Caminharemos juntos, unidos em prol do nosso povo, da nossa gente. Recordo de todas as suas palavras iniciais: ‘Junior, o que você puder fazer pela nossa gente, você estará fazendo a mim, você estará me retribuindo’!”. Feito o registro do gestor Júnior Santos a Eliane Aquino.

 

Judoca em Curitiba

A jovem promessa Anita Almeida vem se destacado no judô sergipano na categoria sub-13. Apesar da pouca idade, ela só tem 12 anos, a atleta tem brilhando por todas as competições que disputa. Com um talento nato e bastante força física, Anita vem vencendo as competições que participa, como recentemente, na qual foi a campeã da Copa Aracaju 2022 de Judô.

 

Anita Almeida

Além disso, ela venceu a etapa regional do campeonato Brasileiro, o que rendeu classificação para disputar o nacional, na cidade de Curitiba, nos dias 15 e 16 de outubro. Dedicação e técnica fazem parte dessa joia do esporte sergipano que está sendo moldada e que promete trazer muitas alegrias para Sergipe. “Eu treino três vezes por semana e me dedico ao máximo para dar o meu melhor nas competições”, afirma Anita Almeida. 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?