“Pintou o desespero”? Rogério promove “fake news” contra adversários!

Habacuque, 29 de Outubro, 2022

Uma campanha eleitoral que deveria ser marcada pela “festa da democracia”, infelizmente vai encerrando com muitas trocas de agressões e ataques. Profetizou o ex-governador Albano Franco: “Sergipe é terra de muros baixos, onde todos se conhecem”! E ele acertou em cheio! Neste domingo (30), após tantas polêmicas, “pataquadas” e traições, eis que chegou a hora do povo sergipano escolher seu representante maior pelos próximos quatro anos.

Estão no confronto direto o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) e o senador da República, Rogério Carvalho (PT). O primeiro chega, literalmente, esgotado nesta decisão, do ponto de vista físico; teve alta médica neste sábado (29), após suspender sua participação nos atos de campanha diante de alguns problemas de saúde; já o segundo tenta a todo custo vincular sua imagem à do ex-prefeito de Itabaiana e bolsonarista, Valmir de Francisquinho (PL) e do ex-presidente Lula (PT).

Neste segundo turno, Fábio Mitidieri foi de longe o candidato que mais conquistou adesões de lideranças políticas e comunitárias, de todo o Estado, inclusive de alguns candidatos que disputaram o turno anterior em um palanque adversário. Rogério conquistou apoios de movimentos sociais e partidos de Esquerda, que tinham candidaturas próprias no primeiro turno, como também dos bolsonaristas que acompanham Valmir no Agreste e o ex-deputado Valdevan 90 no Centro-Sul.

Mitidieri recebeu a adesão e o voto de confiança de quase todo o Movimento Polícia Unida, como também de diversos sindicatos e entidades de classe; Rogério, por sua vez, fez ressurgir a figura do ex-governador Jackson Barreto, que estava “adormecido”, e também conquistou o apoio de políticos pelo interior, onde os adversários caminham com o candidato do PSD. O petista aposta que pode manter a liderança que obteve no 1º turno da eleição.

Mas, na reta final dessa campanha turbulenta, eis que surge o resultado de uma pesquisa de intenção de votos, nessa sexta-feira (28), do Instituto Veritá, que coloca Mitidieri com 43,6% contra 34,8% de Rogério, na espontânea, consolidando uma “virada” em relação ao primeiro turno. Coincidentemente, apesar de bradar que vai vencer a eleição com larga vantagem, eis que a campanha do petista e “agregados” passaram a “inundar” as redes sociais com ataques agressivos contra seus adversários.

Um deles, por exemplo, contra o senador eleito Laércio Oliveira (PP), que apresentou, publicamente, um documento emitido pela justiça federal, comprovando o que ele chama de “fake News de Rogério”. Para justificar o petista quis justificar com uma informação equivocada publicada em um site. Vendo este “mico”, este colunista lembrou de uma frase de sua saudosa avó: “não se atira pedra em árvores que dão frutos”. Diante de ataques descabidos, será que “pintou o desespero”?

 

Veja essa!

E antes que a “campanha de Rogério” tente promover algo, diante de tantas verdades e mentiras, este colunista apenas avisa: ele não leu nos livros ou “ouviu dizer”, mas recorda muito bem de como era a situação da Saúde Pública em Sergipe quando o petista era secretário de Estado.

 

E essa!

Este colunista conhece muito bem, também, alguns “agregados” e alguns “métodos” de trabalho utilizados. O ataque a adversários promovendo fake News é puramente desnecessário e indevido. Seja contra Laércio, Mitidieri e tantos outros. Agora as “verdades sobre a Saúde” jamais foram desmentidas...

 

Pesquisa Veritá I

Citada no comentário acima, a pesquisa do Instituto Veritá, registrada na Justiça Eleitoral, sob o número 04293/2022, ouviu 2.010 entrevistados, de 25 a 27 de outubro; com margem de erro de 3%, para mais ou para menos, ela alcançou um nível de confiança de 95%.

 

Pesquisa Veritá II

Na espontânea, Mitidieri lidera com 43,6% contra 34,8% de Rogério; 18,2% se disseram indecisos e 3,4% anunciaram que vão votar em branco ou nulo; no estimulado, Fábio teve 45,8% contra 39,4% do petista; 7,8% votarão em branco ou nulo e 7% ainda estão indecisos.

 

Laércio Oliveira I

Em nota, o senador eleito diz que “de maneira desrespeitosa e irresponsável, o candidato Rogério Carvalho, do PT, divulgou uma informação mentirosa durante seu programa eleitoral atribuindo ao Deputado Federal Laércio Oliveira um processo por improbidade administrativa, o que caracteriza mais uma Fake News com o intuito de enganar o eleitor”.

 

Laércio Oliveira II

Ao solicitar esclarecimento junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) nessa sexta-feira (28), o órgão constatou que se trata de um homônimo, ou seja, uma pessoa que tem o mesmo nome de Laércio, residente no Estado do Rio Grande do Norte, como mostra o documento emitido pela justiça federal. Portanto, o Senador Laércio Oliveira não responde a nenhum processo na justiça, é ficha limpa!

 

Laércio Oliveira III

“A divulgação de mais uma Fake News às vésperas do pleito eleitoral mostra a maneira capciosa como o candidato do PT lida com a política, tratando seus adversários com total desrespeito. Política se faz com responsabilidade e seriedade, não podemos aceitar a propagação de fake news com o intuito simplesmente de enganar a população”, disse Laércio.

 

Imagem limpa

Laércio lembra que sua atuação parlamentar, empresarial e como dirigente de classe, sempre foi pautada pela decência e zelo com a coisa pública. “Não serão informações mentirosas que mancharão a minha imagem de homem ético e trabalhador, construída ao longo de décadas, e reconhecida nesta eleição através do voto de 310.300 eleitores”, finalizou.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

O que você está buscando?