“Virada” de Fábio Mitidieri foi construída e garantida na Grande Aracaju

Habacuque, 01 de Novembro, 2022

A “virada” do governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) se consolidou no 2º turno, com destaque para sua votação na Grande Aracaju. Além do agrupamento que já era bastante consolidado, a chegada de apoios importantes fortaleceu a campanha do candidato do PSD que soube aproveitar a altíssima rejeição do senador Rogério Carvalho (PT) nessa região, ainda por conta de suas passagens pela Secretaria de Saúde de Aracaju e pela Secretaria de Estado da Saúde.

Além dos vereadores, lideranças comunitárias e deputados que têm atuação política maior na Grande Aracaju, se somaram ao projeto de Fábio Mitidieri a candidata ao Senado e delegada Danielle Garcia (PODE); o deputado estadual reeleito Samuel Carvalho (Cidadania); o vereador da capital Ricardo Marques (Cidadania); como também houve uma participação ainda mais destacada dos prefeitos Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro) e Edvaldo Nogueira (Aracaju).

Ao longo do 2º turno também chamou atenção o empenho do Movimento Feminino, liderado pela agora primeira dama Érica Mitidieri e pela deputada federal eleita Katarina Feitosa (PSD). Dentro desse trabalho de articulação, diversas entidades sindicais e representantes de classe deram um voto de confiança a Fábio Mitidieri e “abraçaram” as proposta de seu “Plano de Governo”, a exemplo do Movimento Polícia Unida, que engloba setores da Segurança Pública.

Em síntese, houve uma somação de forças políticas que contribuíram para a vitória de Fábio Mitidieri, mas seria injusto não reconhecer o papel do ex-deputado federal André Moura que, no segundo turno, assumiu a coordenação geral de campanha do PSD e, visivelmente, houve uma grande transformação nas ruas, no poder de mobilização, na articulação política. Com sua candidatura em andamento, André foi substituído por sua filha, Yandra (União), que se tornou a deputada federal mais votada da história.

E, no segundo turno, não há dúvidas que André Moura teve um papel decisivo, como também o marketing da campanha de Fábio, liderado pelo estrategista Carlos Cauê, que emplacou o “jingle da virada”; há de se lembrar, ainda, as “contradição” de Rogério, quando trouxe para seu palanque o bolsonarista Valmir de Francisquinho (PL), aliança que foi muito rejeitada, sobretudo pelos eleitores do presidente da República na Grande Aracaju, que migraram em sua maioria para Fábio Mitidieri.  

A verdade é que, apesar de vitorioso em mais de 20 municípios, o “peso” maior da vitória de Fábio Mitidieri no 2º turno se consolidou na Grande Aracaju, onde além da capital, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão ele obteve 266.564 votos, superando seu adversário em 82.532 votos. Esta é a análise! Qualquer outra “versão” é puro denuncismo ou a tentativa de se criar “narrativas” para lamentar o resultado da eleição em Sergipe...

 

Veja essa!

O deputado estadual reeleito Samuel Carvalho (Cidadania) confirmou, em suas redes sociais, que a partir de 2023 estará na Assembleia Legislativa iniciando uma nova legislatura, agora como membro da bancada do governador eleito Fábio Mitidieri.

 

E essa!

Questionado por seus eleitores e seguidores, Samuel não titubeou em se posicionar: “Seria incoerente fazer oposição ao Governo que ajudei a eleger. Estarei na bancada de situação com o mesmo compromisso de defesa do povo sergipano”.

Georgeo Passos

O também deputado reeleito Georgeo Passos (Cidadania) ainda não se definiu, mas em entrevista ao radialista Kléber Alves, no programa Inove Notícias da Cultura FM, ratificou seu compromisso de continuar cobrando melhorias em todas as áreas junto ao governo do Estado, defendendo as pautas de quem mais precisa do serviço público eficiente.

 

Olho no PL!

Superado o resultado da eleição, com a vitória de Fábio Mitidieri, este colunista lembra que dois deputados eleitos pelo PL, Netinho Guimarães e Pato Maravilha, apoiaram e ajudaram a vitória do candidato do PSD. Resta saber como será a posição do também deputado eleito Marcos Oliveira (PL), que foi o candidato oficial do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho...

 

Jorginho secretário?

No debate com este jornalista o radialista Kléber Alves, apostou que o deputado eleito Jorginho Araújo (PSD) deve ser convidado para assumir uma Secretaria de Estado, no governo de Mitidieri, e que vai assegurar o mandato de Sérgio Reis (PSD), fortalecendo o grupo Saramandaia em Lagarto.

 

Disputas regionais

No debate também foi lembrado que a próxima legislatura da Alese será marcada por embates regionais: Luciano Bispo (PSD), Marcos Oliveira (PL) e Luizão Dona Trump (União) em Itabaiana; Neto Batalha (PP) e Paulo Júnior (PV) em São Cristóvão; Áurea Ribeiro (Republicanos), Ibraim Monteiro (PV) e, talvez, Sérgio Reis, em Lagarto; Carminha (Republicanos) e Samuel Carvalho em Nossa Senhora do Socorro.

 

Pesquisa Atlas

Este colunista veio acompanhando o resultado das pesquisas de intenção de votos, também de Sergipe, este ano, e faz um primeiro registro: a pesquisa Atlas, propagada em todo Estado pelo PT e pela campanha de Rogério Carvalho, no sábado (29), apontou para uma vitória do petista por 55,4% contra 44,6% de Fábio Mitidieri, ou seja, completamente fora da realidade se comparando com o resultado das urnas. Se não houve manipulação, perdeu muito em credibilidade...

 

Tem que guardar

Este colunista reforça que o eleitor, de Esquerda e de Direita, deve acompanhar e guardar os resultados dos institutos de pesquisa, nacionais e estaduais. Em 2024 teremos eleições municipais e, já que a Justiça Eleitoral não toma providências e não permite as investigações desses institutos, que a sociedade por conta própria fiscalize, compare e tire suas próprias conclusões.

  

Sílvio rancoroso

Em entrevista à FAN FM, ainda “pilhado” com a derrota de Rogério Carvalho, Silvio Santos resolveu sair “atirando”. Atacou os prefeitos, o governo, a Prefeitura de Aracaju, o Tribunal de Contas e até o Ministério Público. Disse que todos estavam trabalhando contra o petista. Calma Sílvio...

 

PT na oposição

Silvio Santos ainda cravou na FAN FM que o Partido dos Trabalhadores, agora com Lula na presidência, fará oposição ao governo de Fábio Mitidieri. “Sergipe não tinha oposição e agora terá. Vamos pra cima com Lula presidente”.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?