Mérito da vitória de Fábio é do grupo e Rogério já “esquece” Valmir!

Habacuque, 05 de Novembro, 2022

Consolidada a vitória de Fábio Mitidieri (PSD) para o governo do Estado, eis que alguns aliados ocuparam espaços generosos na mídia local para buscar uma “valorização” já pensando na formatação do secretariado estadual entre os meses de novembro e dezembro. Há, também, os formadores de opinião, que tentam encontrar a “fórmula do sucesso” que viabilizou mais uma vitória do grupo governista, liderado por Belivaldo Chagas (PSD).

Este colunista, dentro do compromisso com a verdade sempre, já reconheceu na publicação anterior que houve uma somação de forças que contribuiu para a vitória de Fábio. É inegável o peso da grande Aracaju para ajudar a eleição de Fábio, com destaque para os prefeitos Edvaldo Nogueira (PDT) e Padre Inaldo (PP); para os vereadores dos quatro municípios da região; para os deputados federais e estaduais eleitos, reeleitos ou que ficaram na suplência, mas que contribuíram para a vitória.

É preciso reconhecer o papel do coordenador geral André Moura, que transformou a campanha de Fábio no 2º turno, o marketing de Carlos Cauê, o empenho total do senador eleito Laércio Oliveira (PP), como também da delegada Danielle Garcia (PODE) e dos membros do Cidadania e do PSDB que se somaram no turno decisivo. O que este colunista reforça é que os políticos da base aliada não precisam “medir forças” porque TODOS foram importantes e decisivos.

O comentário é necessário porque quando os aliados insistem em “jogar confetes” para seus esforços, muitos findam esquecendo o potencial da chapa vitoriosa, de Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral (PDT). Muita gente também votou porque se identificou com os dois, porque gostou das propostas ou porque não tem aptidão para votar no PT e, muito menos, em Rogério Carvalho (PT). Enquanto muitos “passam pano”, este colunista vai no “ponto G” do impasse...

Fábio venceu a eleição, sobretudo, porque é parte de um grupo político vitorioso; já Rogério, além da rejeição ao PT e às suas passagens pelas Secretarias de Saúde, de Aracaju e do Estado, após a eleição, insinuou que o pleito não foi legal, que seus adversários teriam “comprado” ou que sua vitória “teria sido tomada”. Sem apresentar uma prova concreta? Ou é mais do mesmo, é mais um fake News, ou é choro de perdedor!

Agora, chama a atenção deste colunista, a reunião com lideranças após a derrota nas urnas, com apoiadores e prefeitos do agreste, promovida por Rogério, sem Valmir de Francisquinho (PL). Nas entrevistas, o petista já manifestou seu descontentamento com a votação que recebeu em Itabaiana. Imaginava que venceria com uma grande margem. Subestimou Luciano Bispo (PSD), Maria Mendonça (PDT) e Luizão Dona Trump (União). Parece começar a esquecer do “fenômeno de votos”...

 

Veja essa!

Informações dão conta que o senador Rogério Carvalho convidou para a reunião com suas lideranças, após a derrota no domingo (30), os prefeitos do Agreste que lhe acompanharam no segundo turno, mas todos teriam sentido a ausência do ex-prefeito Valmir de Francisquinho. Esquecimento ou ingratidão?

 

E essa!

Como este colunista não é “baú”, lá pelas bandas do Agreste, melhor região do Mundo, há quem já esteja sentido o “peso da ingratidão” e amargando um profundo arrependimento. Aliados de Valmir, por exemplo, não gostaram desse “esquecimento” e já estão reclamando. Bolsonarista com petista no mesmo palanque não rola...

 

E Itabaiana?

Em entrevista na JOVEM PAN, o candidato derrotado Rogério Carvalho não escondeu sua insatisfação com o resultado que obteve no 2º turno em Itabaiana. Ele enfatizou que esperava uma vitória maior, mas esqueceu de “combinar com os russos”...

 

22 de Valmir

Coincidência ou não, no 1º turno, em Itabaiana, Rogério Carvalho teve pouco mais de 4 mil votos; no segundo turno teve mais de 26 mil, ou seja, ganhou 22 mil votos de apoiadores do bolsonarista Valmir de Francisquinho (22 do PL). Se não reconhecer isso é ingratidão ou deboche petista...

 

24 tô fora!

Na mesma entrevista para a JOVEM PAN, Rogério Carvalho confirmou que não disputará a eleição de 2024 para prefeito de Aracaju. Confirmou que só disputará um pleito agora em 2026, para o governo e, mais provavelmente, para senador.

 

Rogério no Senado

Com duas vagas em disputa para o Senado Federal em 2026, este colunista já antecipa: dificilmente Rogério arriscará o governo, considerando a possibilidade de buscar a reeleição. Com duas vagas em jogo, o petista deve buscar o “caminho mais fácil”...

 

Fusão de partidos

Para quem é “partidário” uma informação: com a tendência de se reduzir o número de legendas no País, nos próximos dias se inicia uma discussão nacional para uma possível fusão entre o PSDB, Cidadania e o MDB; não está descartada a participação do Podemos.

 

Edvaldo, o cara?

Depois do resultado positivo de Mitidieri, o prefeito de Aracaju rompeu o silêncio e, em todas as entrevistas, vem buscando “valorizar seu passe”, querendo relacionar a si próprio os méritos para a vitória de Fábio. Edvaldo só esqueceu-se de ser vitorioso para o governador eleito no 1º turno e para Luís Roberto, seu candidato a deputado federal. Ou só começou a trabalhar no segundo turno?

 

OAB x Alessandro I

O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), em Sessão Ordinária, aprovou o desagravo público, por unanimidade, em favor do advogado Evânio Moura, no caso envolvendo a violação de prerrogativa (direito especial, inerente a um cargo ou profissão), praticada pelo senador Alessandro Vieira.

 

OAB x Alessandro II

“Além do desagravo, o político vai responder processo ético no Senado e será incluído no cadastro nacional dos violadores de prerrogativas da advocacia”, informa o presidente da OAB Sergipe, Danniel Alves Costa.

 

OAB x Alessandro III

De acordo com o relator do processo, o conselheiro Heron Lima Santos, o estatuto da OAB e a legislatura federal é taxativa. “Quando o advogado está exercendo sua profissão, defendendo interesses de seus clientes, jamais pode ter suas prerrogativas violadas”, reforça.

 

O caso

Em entrevista à uma rádio local, o senador Alessandro Vieira se referiu ao advogado Evânio Moura com palavras que não condizem com o respeito, a dignidade e as prerrogativas da profissão.

 

Atricon

Em meio à programação do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil, que ocorrerá entre os próximos dias 16 e 18, no Rio de Janeiro (RJ), um dos destaques está na oficina “Igualdade de Gênero no Sistema Tribunais de Contas”, que terá como coordenadora a conselheira Susana Azevedo, do TCE de Sergipe (TCE/SE). A iniciativa é resultado das ações desenvolvidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), por meio do Grupo de Trabalho (GT) para a Promoção da Igualdade de Gênero, coordenado pela conselheira.

 

Susana Azevedo I

“Iniciamos os trabalhos há cerca de seis meses e desde então realizamos diversos encontros e traçamos algumas linhas de atuação, a exemplo de uma ampla pesquisa sobre a participação feminina no âmbito dos 33 Tribunais de Contas brasileiros”, comenta Susana Azevedo. Entre outros aspectos, o levantamento constatou que, dos 226 conselheiros ou ministros titulares, 200 são homens e apenas 26 são mulheres. “Um outro dado que nos impactou bastante foi perceber que existem 15 Tribunais de Contas sem nenhuma conselheira titular”, acrescenta a conselheira do TCE/SE. 

 

Susana Azevedo II

O GT ainda propôs uma série de sugestões, como o aumento da visibilidade do tema junto à Atricon. “É algo que passa justamente pela divulgação e debate do assunto por todos e todas. Vamos levar o tema da igualdade de gênero para o VIII ENTC e com certeza vai ser um espaço de muito aprendizado e troca de ideias”, conclui Susana Azevedo. Com inscrições abertas por meio da página oficial do evento (entc2022.com.br​​), a oficina “Igualdade de Gênero no Sistema Tribunais de Contas” ocorrerá logo na primeira manhã do Encontro Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil, no dia 16/11. ​

 

Igualdade de Gênero

A atividade terá ainda participação da representante da ONU Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya, juntamente com as seguintes integrantes do Sistema Tribunais de Contas: Lilian de Almeida Veloso, conselheira presidente do TCE/PI; Angélica Fernandes, conselheira substituta do TCM/SP; Daiesse Quenia Jaala, auditora de controle externo do TCM/SP; e Marcela de Oliveira Timóteo, auditora federal de controle externo do TCU. ​

 

Fábio na Câmara I

O agora governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) reassume a cadeira de deputado Federal na terça-feira (8), para finalizar o segundo mandato. Durante o período de campanha eleitoral, o suplente Alexandre Figueiredo assumiu a cadeira na Câmara Federal.

 

Fábio na Câmara II

“Volto à Brasília para encerrar um ciclo de trabalho que foi muito produtivo para Sergipe. Como deputado, pude levar recurso e desenvolvimento para diversos municípios, contribuindo com melhoria da qualidade de vida do sergipano e com ampliação de serviços, como a entrega de tratores e de equipamentos agrícolas", afirmou. Até a posse, em janeiro, Fábio Mitidieri pretende conciliar a atuação como deputado e a transição administrativa do governo, a qual será realizada em parceria com o vice-governador Zezinho Sobral.

 

Armando Batalha I

O ex-vereador de Aracaju e advogado, Armando Batalha Júnior, declarou que Sergipe terá a melhor primeira-dama dos últimos anos por acreditar no trabalho que Érica Mitidieri pode desenvolver a partir de 2023. “Tenho certeza que a mulher vai ter seu local de protagonismo em nosso estado, pois a futura primeira-dama tem um olhar diferente e sensível para as pautas que defendem o sexo feminino”, declarou o ex-vereador.

 

Armando Batalha II

Armando Batalha Júnior teve um papel importante na campanha eleitoral de Fábio Mitidieri, especialmente durante o segundo turno em São Cristóvão, um importante reduto eleitoral da família Batalha. Por lá, Fábio recebeu um total de 22.457 votos no último domingo, estabelecendo uma diferença de 2.078 votos para o petista Rogério Carvalho. “Fico feliz em ter contribuído por virar a eleição neste segundo turno na cidade histórica, tenho certeza que cada voto foi importante para o resultado final”.

 

Alô São Domingos!

Quem também é pura festa é o prefeito Binho (PT), de São Domingos, que conseguiu uma votação expressiva para o candidato Fábio Mitidieri vencer o governo contra Rogério Carvalho. Só no 2º turno o candidato do PSD teve 1.070 votos a mais que o candidato do Partido dos Trabalhadores.

 

Fala Binho!

Em comparação ao 1° turno, o agrupamento do prefeito Binho saltou de 2.401 para 3.391 votos confiados a Fábio Mitidieri, totalizando um adicional de 990 votos. “Precisamos quebrar estigmas. Esse processo educativo no âmbito político precisa ser mais trabalhado socialmente, pois o público precisa entender que votamos em pessoas e não em siglas, números e afins”, pontuou o prefeito. 

 

Bem avaliado

Isso mostra uma ascensão de Binho e uma crescente popularidade do seu nome. De acordo com ele, isso é reflexo do trabalho sério que a gestão vem desenvolvendo e da sua dedicação à política. “Nossa vitória veio para renovar a autoestima do agrupamento dos GATOS, bem como reafirmar o nosso compromisso e a total dedicação ao nosso povo”, finalizou.

 

Georgeo na oposição I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) afirmou que continuará fazendo parte da oposição na Alese nos próximos quatro anos. O parlamentar disse que seguirá fiscalizando, cobrando e buscando soluções para os problemas do estado. Ao comentar o resultado do segundo turno das eleições, Georgeo desejou sucesso aos eleitos e debateu projeto que trata de benefício para mulheres vítimas de violência doméstica.

 

Georgeo na oposição II

“Que o governador eleito possa cumprir todas as suas promessas de campanha, que possa melhorar a vida do povo sergipano. Afinal, temos muitas pessoas passando fome, com dificuldades; que ele possa melhorar a área da saúde, educação, infraestrutura, geração de emprego e renda. Já que ele se colocou como candidato que poderia amenizar esses problemas, que realize. Irei cobrar para melhorar, como venho fazendo nos últimos oito anos”, pontuou Georgeo.

 

Agrese I

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) participará no próximo dia 23 de novembro do I Encontro Nacional das Agências Reguladoras, que será realizado pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), no Clube Naval em Brasília, e reunirá dirigentes de agências associadas e não associadas. No encontro haverá palestras de convidados especiais e será debatido o texto da “Carta da Regulação Brasileira”, a ser entregue ao presidente da República, aos governadores eleitos no último dia 30 de outubro, e a todos os dirigentes das associadas.

 

Agrese II

O diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana de Oliveira, ressaltou a importância do encontro para a regulação do país. “As Agências Reguladoras Federais, Estaduais e Intermunicipais estarão reunidas, sob a coordenação da ABAR, com o grande objetivo de fortalecer a regulação de todos os serviços públicos delegados, através da Carta da Regulação Brasileira”, pontuou.

 

Pastor Alemão

O Clube Brasileiro do Pastor Alemão (CBPA), que reúne criadores, expositores, amantes do adestramento e aficionados pelas qualidades da raça em todo território nacional, vai promover o Campeonato Norte Nordeste 2022 em Aracaju, no próximo dia 12, a partir das 9 horas, no Parque Augusto Franco (Sementeira). O valor da inscrição é de R$ 80, com presenças confirmadas de Mandy Menzel (Juíza de Exposição) e Marcelo Aspis (Juiz de Seleção). Maiores informações no site www.clubepastoralemao.com.br

O Clube!

O CBPA conta com mais de mil associados e mais de 60 representações filiadas, entre núcleos, comissões de criadores e sociedades, distribuídos por todo o território nacional, os quais têm como finalidade principal a atuação direta junto à comunidade pastoreira, promovendo atividades de treinamento, reuniões visando a divulgação, exposições de criação, provas de adestramento, verificações de ninhadas e congraçamento.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?