O “sapo” e o “escorpião”! Nitinho “dá o troco” em Edvaldo na CMA!

Habacuque, 10 de Novembro, 2022 - Atualizado em 10 de Novembro, 2022

Coisas da política! Nos primeiros quatro anos da atual gestão do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), ele foi muito contestado por diversos setores, desde a oposição até os movimentos sociais, entidades sindicais e alguns raríssimos veículos de imprensa e colunistas. Mas havia, na Câmara Municipal, um político que mantinha um perfeito alinhamento político com o pedetista: o atual presidente e vereador Josenito Vitale (PSD), o Nitinho. Justiça seja feita, poucos foram tão corretos com Edvaldo quanto ele...

Mas os anos provaram que o tempo sempre é “o Senhor da razão”! Chegamos em 2020, quando da reeleição para prefeito de Aracaju. Edvaldo vai para as urnas contra uma “neófita” na política, a delegada Danielle Garcia (PODE), que mesmo contra um forte agrupamento apoiando o prefeito da capital, obteve cerca de 110 mil votos, muito prejudicada, diga-se de passagem, com o “peso” que é ter ao seu lado o apoio político do senador e também delegado Alessandro Vieira (PSDB). Deve muito a ele, também, essa derrota...

Vitorioso nas urnas esperava-se um Edvaldo Nogueira “diferente” a partir de 2021, aqui não se comenta o gestor público de Aracaju, mas o político. O prefeito elegeu maioria folgada na Câmara Municipal; bastava melhorar o relacionamento com o parlamento e teria “vida fácil” neste que já é seu quarto mandato à frente da PMA. Mas, com todo respeito, parece faltar em Edvaldo uma característica comum em todos os grandes governantes: capacidade de liderança! Há quem o “desenhe” como “tocador de obras”, mas a “vaidade” que lhe sobra, infla seu ego e o afasta dos demais...

Nem o bom e velho conhecido marketing conseguiu transformar esta “essência”! Mesmo sinalizando para seus aliados que não disputaria a eleição este ano, quando nos aproximamos de 2022, Edvaldo já tinha outro discurso e dizendo que “as pesquisas” indicariam o candidato a governador do agrupamento. Aquilo incomodou nos bastidores, estremeceu de vez seu relacionamento com sua própria bancada na CMA, que já tinha compromisso assumido com outro projeto e, até, o governador Belivaldo Chagas (PSD), em entrevistas, estranhou a “mudança de rota” do prefeito...

Ainda em 2021, não se ouviu uma fala de Edvaldo sendo solidário com Belivaldo, quando sofria com o julgamento no TSE, e com André Moura, que enquanto líder do governo Temer (MDB) “escancarou” as portas dos Ministérios e órgãos para viabilizar recursos federais para Aracaju, e foi impedido de candidatar-se. Edvaldo manteve-se pré-candidato até o “apagar das luzes”, pressionando a base sem respaldo do grupo e dos prefeitos do interior; relutou em indicar o vice na chapa; e não apoiou Nitinho, André (leia Yandra) e nem sua vice Katarina Feitoza (PSD) para federal; lançou Luiz Roberto (PDT) e findou derrotado nas urnas...

Após a derrota de seu candidato e de Fábio Mitidieri em Aracaju, no 1º turno, é verdade que Edvaldo se empenhou mais no turno decisivo e deu sua contribuição; mas já começa a “colher os frutos” de sua “vaidade” e “ingratidão” com seus aliados: acaba de receber o “troco” do vereador Nitinho, atual presidente da CMA, que elegeu seu sucessor para o biênio 2023-2024, que demonstrou força e liderança, não permitindo que o prefeito indicasse o presidente do seu interesse. O tempo vai seguindo, e este colunista vai lembrar sempre da “fábula do sapo e o escorpião”! Não tem uma “lógica”! É coisa da natureza...humana!

 

Veja essa!

Ainda sobre o comentário acima, este colunista apenas lembra: quando da escolha, pelo grupo, do nome de Fábio Mitidieri agora governador eleito, Edvaldo polemizou ao declarar que “havia sido um erro do agrupamento”.

 

E essa!

Agora, após o resultado nas urnas, Edvaldo quer, através de setores da imprensa, se consagrar como o principal responsável pela “virada” em Aracaju. Os fatos (e os votos) provam o contrário...

 

Mesa eleita

Os vereadores de Aracaju elegeram Ricardo Vasconcelos (REDE) para presidente; Fabiano Oliveira (PP) para vice; Pastor Eduardo Lima (Republicanos) para 1º secretário; Binho (PMN) para 2º secretário; e Sheyla Galba (Cidadania) para 3ª secretária. Esta será a nova Mesa da CMA a partir de 2023.

 

Atenção MPE!

Nós estamos nos aproximando no verão (estação quente) e, pelo menos na tradicional feira do Conjunto Augusto Franco, realizadas as quartas, e onde muitos políticos percorreram e distribuíram santinhos durante a última campanha eleitoral, produtos como carnes e peixes continuam sendo conservados sem os freezers.

 

Exclusiva!

A PMA suspendeu o contrato com a empresa anterior, que não atendia a demanda, mas a nova ainda não resolveu o problema. Enquanto isso os produtos continuam sendo comercializados sem a devida higiene e os feirantes continuam muito prejudicados. Já passou da hora de o MPE atuar neste sentido...

 

Maria do Carmo

Diversos prefeitos sergipanos têm visitado a senadora Maria do Carmo Alves, no decorrer desta semana. Todos buscam garantir recursos de emendas individuais e de bancada para investimentos em seus municípios. Um ou outro já leva projeto definido, como foi o caso de Adailton Souza, que pediu verbas para a construção da Casa da Mulher de Itabaiana.

 

Natal Solidário

No próximo dia 3 de dezembro acontece o Natal Solidário do bairro Santa Maria. O evento terá como grande atração da noite o grupo É o Than. Alegria e solidariedade são os grandes pilares dessa festa que vai arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados às famílias mais carentes do bairro Santa Maria, em Aracaju. 

 

Saúde do Coração

A fim de promover a adoção de um estilo de vida saudável entre seu corpo de colaboradores, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) recebeu o renomado cardiologista e imortal da Academia Sergipana de Letras, Dr. Antônio Carlos Sobral Sousa. Professor titular de Cardiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Dr. Sousa fez residência médica no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, e é uma referência da cardiologia no país, resultado de sua dedicação à medicina. Convidado pela Coordenadoria de Serviços Médicos e Odontológicos da Corte de Contas, o médico ministrou a palestra “Espiritualidade na Cardiologia”. 

 

Carlos Pinna I

Representando o presidente da Corte, conselheiro Flávio Conceição, o decano Carlos Pinna de Assis abriu a atividade. Ao dar as boas-vindas aos participantes, o conselheiro enalteceu a importância da ação, destacando a aproximação entre o TCE e a sociedade promovida por meio da iniciativa, e do trabalho do palestrante em Sergipe e em todo país. 

 

Carlos Pinna II

“Temos hoje aqui um grande sergipano, uma manhã que é reconhecimento ao trabalho e à história de Dr. Antônio Carlos Sobral Sousa, um amigo que tenho como um familiar. Uma ocasião para ouvirmos a magnitude da ciência, que nos proporciona esse encontro de hoje, uma verdadeira celebração após uma pandemia que deu um novo sentido à vida humana”, disse Carlos Pinna. 

 

Palestra

Ao iniciar sua elucidação, Dr. Sousa pontuou que as doenças cardiovasculares ocupam a primeira posição na causa de mortes em todo o mundo, destacando também os fatores riscos modificáveis, como o tabagismo, sedentarismo, estresse e o consumo de alimentos ultra processados na saúde cardiológica do ser humano. 

 

Antônio Carlos Sousa I

“Mesmo diante de uma condição genética não favorável, há fatores que podemos controlar. Temos que prestar atenção nos alimentos que consumimos, manter uma rotina de exercícios, dois meios que influenciam amplamente na saúde cardiovascular. Posso ressaltar também que uma rotina de consultas e exames médicos é fundamental para frearmos o aumento dos índices de pessoas com doenças cardiovasculares”, disse o especialista. 

 

Antônio Carlos Sousa II

Ao apresentar a ótica da espiritualidade diante da saúde humana, Dr. Sousa exemplificou como bons sentimentos influenciam no dia a dia. “É mais fácil entender a espiritualidade do que defini-la. A espiritualidade é um conjunto de valores morais, mentais e emocionais, e estes norteiam nossos pensamentos, o comportamento e atitudes humanas. Tenho que destacar que espiritualidade e religiosidade são coisas independentes”.

 

Antônio Carlos Sousa III

“Viver com mais amor, paciência, tolerância e gratidão, influencia no modo que lidamos com as adversidades”, disse o médico, que demonstrou ainda por meio de estudos como o estresse e depressão aumentam o risco de infarto agudo do miocárdio, de acidente vascular cerebral. “O Brasil é o país onde o estresse emocional apresenta maior impacto associado com infarto agudo do miocárdio”, finalizou. 

 

Olha o TCE!

De modo a subsidiar ajustes ou correções em deficiências encontradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) nas unidades hospitalares de seis municípios sergipanos, foi promovido encontro técnico na sala de reuniões da Corte, com participação dos dirigentes da Saúde e da comissão de transição do Governo do Estado. A iniciativa partiu da conselheira Susana Azevedo, que é a atual relatora dos processos relativos à área da Saúde. Na oportunidade, os responsáveis pelos hospitais fiscalizados receberam relatórios com diagnósticos específicos das situações verificadas.

 

Susana Azevedo

“Este encontro teve o propósito de apresentar as deficiências que encontramos na estrutura e disponibilização de serviços essenciais; a ideia é que sejam feitos os respectivos planos de ação e a população venha a ser atendida da melhor forma possível”, comentou a conselheira. Entre os dias 8 e 19 de agosto, a equipe técnica da I Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI) do TCE visitou hospitais administrados de forma direta pelo Governo do Estado nos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Boquim, Nossa Senhora da Glória e Propriá. 

 

Mércia Feitosa

A escala de plantão dos médicos, o ponto eletrônico, o controle de estoque e validade dos medicamentos, além dos alvarás do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária foram alguns dos itens analisados. “É importante ter essa fiscalização, o instrumento utilizado, sempre vem para que a gente tenha correções ou melhorias”, comentou a secretária de Estado de Saúde, Mércia Simone Feitosa de Souza.

 

Zezinho Sobral

Líder da comissão de transição estadual, o vice-governador eleito, Zezinho Sobral, entende ser fundamental a visão do controle externo sobre o andamento das políticas públicas nas diversas áreas da gestão. “A participação com a sociedade civil e os órgãos de controle na equipe de transição é importante porque ajuda a ampliar a visão, a contribuir com a melhoria do serviço, a buscar o que está funcionando de forma adequada e ver a necessidade de se fazer alguma correção e buscar uma visão diferenciada”, comentou Sobral. 

 

Equipe de transição

Também o acompanharam na reunião a futura primeira-dama, Érica Mitidieri e o ex-deputado estadual Luiz Mitidieri - ambos integrantes da equipe de transição. O encontro teve ainda a participação do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello. 

 

Levantamento 

A modalidade de fiscalização utilizada pelo Tribunal foi o “levantamento”, que pode pode ser feito sempre que for necessário obter um diagnóstico sobre determinada organização e seu funcionamento.

 

Shara Lessa

“Lá, a equipe de fiscalização coleta dados e informações junto aos responsáveis por aquela unidade, podendo registrar evidências por meio fotográfico e/ou vídeo, por exemplo”, explica a analista de controle externo II, Shara Lessa, que conduziu as visitas aos hospitais juntamente com o analista de controle externo I, Aellisson Silva. Ainda segundo ela, nesse tipo de ação os dados coletados “são posteriormente processados, analisados e consolidados pela equipe de fiscalização, que, ao final dos trabalhos, produz um Relatório de Levantamento”. ​

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?