A eleição de 2022 nem acabou e a de 2026 parece que já começou!

Habacuque, 11 de Dezembro, 2022

Alguns setores da imprensa sergipana começaram a especular sobre o futuro político de Sergipe, em especial para as eleições que estão por vir. Em 2024, daqui a um ano e meio, para ser mais preciso, já estaremos novamente com campanhas nas ruas, desta vez com as disputas municipais, quando os eleitores terão a missão de eleger prefeitos e vereadores para suas respectivas cidades. Esta disputa, geralmente, é mais acirrada até por conta das divergências e tradições regionais.

Mas, pelo o que já se comenta nos bastidores da política do nosso Estado, é que alguns políticos já estão indo mais além e começam a estabelecer metas de olho nas eleições estaduais de 2026! É isso mesmo que você está lendo! Este colunista não está aqui a falar sobre Copa do Mundo, sobre seleção brasileira e, por justiça, sobre políticos que só aparecem a cada quatro anos. A movimentação é diferente e a impressão é que uma turma “queimou a largada” e já iniciou a pré-campanha.

Quem lê este comentário deve se questionar: “mas a eleição de 2022 nem acabou direito em Sergipe! Os eleitos sequer foram diplomados! O futuro governador Fábio Mitidieri (PSD) nem sentou na cadeira ainda, e estes políticos já estão pensando em 2026?”. Sim, este deve ser a pergunta natural que sua mente começa a fazer a partir de momento. Nossa política está cada vez mais profissional e, como todo mundo busca “um lugar ao sol”, já há quem esteja de olho na sucessão de Mitidieri.

Após o resultado negativo em outubro passado, o senador Rogério Carvalho (PT) anunciou que não disputaria a eleição para Prefeito de Aracaju em 2024. Deixou a capital para que um dos militantes do PT, possivelmente a ainda vice-governadora Eliane Aquino, concorra ao cargo. Rogério já deixou claro que só volta a disputar um mandato eletivo em 2026, seja para governador ou, até mesmo, para buscar sua reeleição, o que é mais provável...

Quem também parece determinado a disputar o governo do Estado daqui a menos de quatro anos, é o senador eleito Laércio Oliveira (PP). Tem oito anos de mandato pela frente, já queria ter concorrido ao Executivo Estadual em 2022 e poderá concorrer mais adiante sem o risco de ficar sem mandato, caso seja derrotado nas urnas. Dos políticos sergipanos, Laércio parece ser o candidato natural e, para que fique bem claro, ele demonstra gostar desta possibilidade. Faz parte do seu jogo...

 

Veja essa!

Diante dessas especulações em torno de um projeto político maior para 2026, o senador eleito Laércio Oliveira tem percorrido o Estado, reunindo lideranças pelo interior, sinalizando que visa ampliar e consolidar um agrupamento próprio.

 

E essa!

O cenário atual revela um ambiente de fim do governo de Belivaldo Chagas (PSD) e uma expectativa para a chegada de Fábio Mitidieri. Com a fragilidade que está exposta na oposição, talvez Laércio enxergue que este seja o espaço a preencher.

 

Exclusiva!

E aí fica a pergunta de milhões: Laércio Oliveira tem negado isso, com certa frequência, mas será que há uma espécie de “jogo duplo” em formatação e, mais adiante, de olho em 2026, passará a fazer oposição ao governo de Fábio Mitidieri, que ele próprio ajudou a eleger? Será?

 

Cidadã Aracajuana I

A Juíza Rosa Geane Nascimento, Coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), recebeu o Título de Cidadã Aracajuana. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Professor Bittencourt (PDT), que destacou o trabalho desenvolvido pela juíza na luta em defesa dos direitos das mulheres e pela efetivação das políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar.


Cidadã Aracajuana II

“O título de cidadania é o reconhecimento de que alguém prestou serviços importantes para a nossa cidade e, de fato, Rosa Geane já é cidadã aracajuana. Que o exemplo e as realizações da nossa homenageada possam servir de referência para outras tantas mulheres. Rosa Geane contribui enormemente para que as suas ações melhorem a vida do povo aracajuano. Esse título é uma homenagem ao trabalho que ela desenvolve em nossa cidade Aracaju”, pontuou. A solenidade conjunta aconteceu no Auditório José Rollemberg Leite, Palácio da Justiça Tobias Barreto de Menezes.

 

Rosa Geane

A homenageada, Rosa Geane, agradeceu a honraria recebida. “Eu agradeço imensamente ao vereador Professor Bittencourt pela sensibilidade e essa honra de ter me nominado para esse título de cidadã aracajuana. Eu quero agradecer à Câmara Municipal de Aracaju e a cada um dos habitantes dessa cidade por terem me dado esse apoio emocional, essa firmeza que me fez construir a minha carreira profissional nesta cidade. Aqui eu construí toda a minha história de vida, então eu já me sinto uma cidadã Aracajuana de fato, mas hoje eu sou de direito”, finalizou.

 

Olha a transparência!

De modo a contribuir para a ampliação do acesso à informação pública em Sergipe, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) concluiu mais um ciclo anual de fiscalizações nos portais da transparência das prefeituras, câmaras municipais e órgãos da administração direta, indireta e previdenciários. Os resultados constam no Diário Oficial Eletrônico da Corte, publicado na última quarta-feira (7). 

 

Flávio Conceição

“Este importante trabalho, já consolidado no nosso calendário de atividades, tem levado a uma indiscutível ampliação nos índices de transparência dos órgãos públicos sergipanos, proporcionando maior efetividade no controle externo e favorecendo o controle social”, destaca o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição. 

 

Levantamento

Conduzida pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), por meio da Coordenadoria de Auditoria Operacional (Caop), a ação verificou nos portais dos órgãos jurisdicionados se são disponibilizadas informações como receita, despesa, licitações e contratos e recursos humanos, além de serviços de informação ao cidadão (SIC), ferramentas de acessibilidade, entre outras.

 

Ana Stella Barreto I

“Para efeito das avaliações, a identificação dos sítios oficiais das prefeituras e câmaras avaliados foi feita por meio de consulta em ferramentas de busca na Internet (a exemplo do Google). O acesso ao portal de transparência foi feito por meio de link existente nos respectivos sítios oficiais, pois esta seria a única forma dos cidadãos terem acesso aos referidos portais”, explica a diretora da Dceos, Ana Stella Barreto Rollemberg Porto.

 

Ana Stella Barreto II

O somatório das pontuações alcançadas permitiu que os órgãos fossem classificados em quatro níveis de transparência: elevado, com ao menos 90% dos itens atendidos; satisfatório, entre 70% e 89,9%; deficiente, de 40% a 69,9%; e crítico, 0% a 39,9%. Entre as 75 prefeituras sergipanas, por exemplo, 35 encontram-se com índice elevado de transparência, enquanto outras 39 atingiram o patamar satisfatório.

 

Ana Stella Barreto III

“No comparativo com a avaliação do exercício 2021 percebe-se um aumento significativo no número de prefeituras que atingiram esses melhores níveis de transparência; consequentemente, aquelas classificadas no nível deficiente reduziram de 21 para apenas uma, e nenhuma unidade está classificada no nível crítico”, comenta Ana Stella. Situação semelhante ocorreu com as câmaras municipais, já que 50 delas chegaram ao nível elevado, contra 23 na avaliação do ano passado.​

 

TCE & Hemose I

Aconteceu mais uma ação colaborativa entre o Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) e o Centro de Hemoterapia (Hemose), que teve por finalidade o abastecimento do banco de sangue do estado com a colaboração dos servidores da Corte de Contas. Organizada pela Coordenadoria de Serviço Médico e Odontológico do TCE, a segunda edição da iniciativa é resultado dos níveis de doação satisfatórios atingidos durante a edição ocorrida no dia 13 de julho deste ano. 

 

TCE & Hemose II

“Com a grande adesão durante a primeira edição e a constante necessidade do Hemose, viabilizamos essa segunda manhã de doações ofertando toda estrutura e conscientizando nossos servidores acerca da importância da nobre ação que é doar sangue”, disse o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto.

 

TCE & Hemose III

O diretor administrativo e financeiro do Instituto Parreiras Horta, entidade que administra o Hemose, Guilherme Maia, reiterou sua satisfação em dar continuidade à bem-sucedida parceria. “É muito gratificante dar continuidade a essa somatória entre o Hemose e o Tribunal de Contas. É por meio de parcerias como esta que o banco de sangue de Sergipe pode manter um índice satisfatório de reserva”, destacou.​

 

Zezinho Sobral I

Sempre atento às pautas voltadas ao fortalecimento de políticas públicas de enfrentamento e combate à violência contra mulheres, crianças e demais grupos vulneráveis, o deputado estadual e vice-governador eleito Zezinho Sobral (PDT) participou da inauguração do Centro de Referência no Atendimento Integral Infantojuvenil (CRAI Sergipe). Vinculado a Secretaria de Estado da Saúde (SES), trata-se da primeira unidade especializada no Norte/Nordeste para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

 

Zezinho Sobral II

“Tenho compromisso de trabalhar para combater a violência, principalmente contra crianças e mulheres. O CRAI contará com profissionais capacitados da Saúde e da Segurança para amparar e acolher vítimas, minimizar as consequências e punir os culpados criminalmente. Essa rede de proteção e de prevenção será fundamental para atender de forma célere, combater todo tipo de violência e fortalecer políticas públicas de defesa e de preservação da vida destes sergipanos e suas famílias”, afirmou Zezinho Sobral.

 

Alô Indiaroba!

A economia sergipana deu um passo importante com a criação do primeiro Banco Popular Digital do Nordeste – o Aratu, no município de Indiaroba. O deputado estadual eleito Jorginho Araujo (PSD) esteve ao lado do prefeito Adinaldo Nascimento, da futura primeira-dama, Érica Mitidieri, vereadores, prefeitos de outros municípios e lideranças locais, reforçando o apoio à iniciativa, que dialoga com pautas propostas pelo deputado em seu futuro mandato. 

 

Inclusão digital

Gestão, criatividade e inovação. O Banco Municipal de Indiaroba e a moeda digital o Aratu fazem parte de um plano de gestão que fomenta a economia local para desenvolvimento sustentável, além de ser um vetor de inclusão digital e social para os indiarobenses. 

 

Jorginho Araújo

Para Jorginho Araujo, a ação do prefeito Adinaldo é mais um exemplo a ser seguido. “O desenvolvimento regional passa por ações que unem criatividade e tecnologia. Adinaldo é um gestor visionário e empreendedor, que admiro muito pela capacidade de valorizar e fomentar a atividade econômica local. O Aratu e o BPI são um marco não só para Sergipe, como para todo o Nordeste”, afirma.

 

Adinaldo Nascimento

O prefeito Adinaldo Nascimento reforça a importância da construção do projeto para o fortalecimento do município. “Nosso banco popular é uma estratégia pra que a gente fortaleça a economia local, pra que a circulação do recurso seja feita de forma interna. Nós aprovamos uma lei, implantamos, construímos um processo de chamamento público, hoje, temos uma plataforma digital, já são quase mil e quinhentas contas fazendo com que o recurso circule apenas no município, fortalecendo nossos empreendedores. É uma iniciativa fortalece o comércio e gera riqueza, principalmente praqueles que mais precisam”, explica.

 

Um ano da Verezza

Todo o staff da Verezza celebrou um ano de fundação, e todo o sucesso da fábrica de móveis, com um coquetel na CasaCor Sergipe. Na mostra de arquitetura, a Verezza teve a oportunidade de apresentar a qualidade de seus produtos e serviços através dos ambientes “Estar com Versos”, das designers de interiores Isa Ribeiro e Gleide Belford, o “Vestíbulo”, do arquiteto Thiago Collares, e no “Cena do Rio Pâtisserie”, do arquiteto Vini Brandão. Todos os mobiliários e marcenaria nestes espaços chamaram a atenção dos visitantes e profissionais da área pelo designer inovador e acabamentos de alto padrão, além da excelência na montagem dos ambientes.

 

Referência no mercado

A Verezza é uma empresa do Grupo Fasitec, que está em Aracaju há mais de 10 anos atuando nos setores de tecnologia e financeira. O braço do setor moveleiro teve início nas suas atividades em outubro de 2021. O propósito é ser referência no mercado moveleiro, agregando a tecnologia para  proporcionar um alto padrão, beleza, comodidade e sofisticação nos projetos.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?