Nem Aracaju e nem São Cristóvão! A “Zona” quer investimentos e atenção!

Habacuque, 31 de Janeiro, 2023 - Atualizado em 31 de Janeiro, 2023

Recentemente veio à tona mais um “capítulo” da disputa judicial (mais parece uma novela) entre os municípios de Aracaju e São Cristóvão pela administração pública dos bairros que compõem a chamada Zona de Expansão. De um lado temos a capital que quer a área – e obteve decisão favorável – mas que investe muito pouco; do outro lado temos a cidade do interior que “cresceu os olhos” para a região que mais deve se desenvolver, do ponto de vista econômico, nos próximos anos.

A “verdade” que pouca gente costuma propagar: a Prefeitura de Aracaju não quer nem pensar em abrir mão dessa receita, dos impostos que recolhe na região, alegando que teria déficit na arrecadação. Já a Prefeitura de São Cristóvão, muito menos “inocente” que a rival, até sugere alguns investimentos, mas também com “olho gordo” para uma fonte incalculável de arrecadação pelos próximos anos. O impasse, dentre outras coisas, é pela contribuição dos moradores da Zona de Expansão.

Considerando que existem inúmeras outras “prioridades” para investimentos pela Prefeitura de São Cristóvão, este colunista entende que o Poder Judiciário acerta em manter a administração dos bairros da Zona de Expansão com a PMA, uma gestão com mais capacidade de investimentos e de captação de investidores; mas o Judiciário erra quando também não cobra responsabilidades, não exige o cumprimento e a boa aplicação dos recursos públicos.

O que muda se a Zona de Expansão fica sob o domínio da Prefeitura de São Cristóvão ou da Prefeitura de Aracaju? Nada, se esta for apenas uma “queda de braço” pela titulação da área. O que os moradores da Zona de Expansão, o que os grandes, médios e pequenos empresários querem e almejam é a somação do poder público, mas de forma efetiva, assegurando os investimentos possíveis e necessários para o desenvolvimento daquela área.

Vencedora da disputa, já passou da hora de a Prefeitura de Aracaju deixar de lado alguns interesses pessoais para olhar para a coletividade. Com os serviços públicos chegando e funcionando a contento na Zona de Expansão, também facilita a chegada do progresso, dos investidores, da geração do emprego e da renda, e até do turismo local. Bairros como o Mosqueiro, o Robalo, Areia Branca não podem servir apenas como uma “posse”, mas como possíveis “alvos” para investimentos futuros.

Qual a vantagem de se investir hoje na Zona de Expansão se falta saneamento básico, segurança, transporte coletivo eficiente, saúde e educação pública que atendam à comunidade a contento, até porque eles também contribuem com seus impostos. Tudo fruto, inclusive, da falta de uma revisão histórica de um Plano Diretor na capital, que segue crescendo desordenadamente. Portanto, não interessa se pertence a Aracaju ou São Cristóvão. O povo que mora na Zona quer investimentos, quer progresso...

 

Veja essa!

Sobre investimentos do governo federal em Sergipe, este colunista questiona: qual o andamento da proposta de construção de uma ciclovia com cerca de 320 km entre Salvador e Aracaju, projetada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)? Os custos iniciais desta obra giram em torno de R$ 200 milhões. Vai sair do papel ou vai para a “gaveta”?

 

E essa!

Considerando um investimento que deve passar dos R$ 200 milhões a construção desta ciclovia, não seria mais interessantes o governo federal e os governos de Sergipe e da Bahia tentarem assegurar esses recursos para a conclusão da duplicação do trecho Sul da BR-101, que também vai beneficiar os dois Estados?

 

Comunidade na bronca!

A comunidade do Conjunto Augusto Franco e bairro Farolândia, zona Sul de Aracaju, procurou este colunista para denunciar a precariedade do atendimento médico no posto do final de linha, de responsabilidade da PMA. Moradores reclamam da falta de ginecologista e pediatras, e dizem que a unidade só conta com Clínico-Geral e enfermeiros para atendimentos. Estamos falando do maior conjunto habitacional do Estado! Com a palavra a Secretaria de Saúde da capital...

 

Olha a oposição!

Dos 24 deputados estaduais que serão empossados nesta quarta-feira (1º) estão confirmados na bancada de oposição Ibrain de Valmir (PV), Paulo Júnior (PV), Georgeo Passos (Cidadania), Linda Brasil (PSOL), Marcos Oliveira (PL) e Chico do Correio (PT). Os demais (18) ficam na base do governo de Fábio Mitidieri (PSD).

 

Exclusiva!

A informação que chega para este colunista é que o deputado estadual reeleito, Georgeo Passos, após entendimento com os demais membros de sua bancada, vai iniciar a próxima Legislatura na liderança da oposição da Alese. Nos últimos anos o parlamentar alternou a liderança com Kitty Lima e Samuel Carvalho (ambos do Cidadania).

 

Posse do Pato

Este colunista também tomou conhecimento que, mesmo em boa recuperação, caso não consiga alta médica em tempo, o deputado estadual eleito Pato Maravilha (PL), poderá ser empossado normalmente, direto do hospital em São Paulo, por videoconferência. O regimento da Alese permite o procedimento e o mandato do Pato está mais do que assegurado e é legítimo.

 

Aniversário de Carlão I

Nesta quinta-feira (2) quem celebra 62 anos é o leitor da coluna Carlos Gonçalves de Araújo, ou simplesmente “Carlão de Brasília”. Deverá ser contemplado por uma série de cumprimentos de políticos e amigos de Sergipe que desde 1984 ele recebe muito bem na capital federal. Carlão tem uma relação muito próxima com Brasília, conhece todos os pontos da cidade e tem vasta experiência de décadas atuando no Congresso Nacional, além de manter bons contatos e acessos em Ministérios e órgãos federais.

 

Aniversário de Carlão II

Carlão tem um “currículo vasto” de serviços prestados a autoridades públicas como o ex-presidente da República João Batista Figueiredo, o general Rubens Carlos Ludwig e o Almirante da Marinha Maximiano da Fonseca, além dos sergipanos Cleonâncio Fonseca, José Teles de Mendonça, Augusto Franco Neto, Almeida Lima, Adelson Barreto, Fábio Henrique, além de seu grande amigo e ex-governador Albano Franco, sem contar a assistência que presta a inúmeros prefeitos e vereadores do nosso Estado. Merece o reconhecimento e os parabéns deste colunista.

 

Cadê a licitação?

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) continua cobrando (e com razão), a licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju. Com frequência, através de suas redes sociais, Ricardo tem externado flagrantes do descaso das empresas e da SMTT que insistem em disponibilizar ônibus velhos e “caindo aos pedaços” para servir à população. Já passou da hora de uma grande intervenção do Ministério Público no setor, ou não?

 

Consultoria do transporte

Em entrevista ao CINFORM ON LINE, Ricardo Marques antecipa que, dificilmente, o prefeito de Aracaju vai conseguir cumprir a promessa da licitação do transporte, partindo do princípio que uma consultoria contratada pela PMA, e publicada no Diário Oficial recentemente, tem prazo de validade de um ano, para estudar o sistema de transporte da capital.

 

Fala Ricardo Marques!

“Em meados de 2024, um ano eleitoral, quando a consultoria estiver pronta, o prefeito Edvaldo Nogueira não terá tempo hábil para concluí-la em sua gestão. Veja há quantos anos ele (Edvaldo) é prefeito e não consegue executar isso. No máximo vai fazer mais um ato para assinar o edital, vai assinar um papel, como vem assinando um monte de coisas, mas vai terminar seu mandato com a referência de quem começa, mas não termina as obras, ou conclui com algum problema”, criticou o vereador.

 

Rogério x Márcio I

Amigos, amigos, negócios...o comando da Codevasf em Sergipe tem gerado uma grande disputa nos bastidores do mundo político sergipano. De um lado, o senador Rogério Carvalho (PT), que sonha com a 1ª secretaria da Mesa do Senado, quer emplacar Jeferson Lima, presidente do PT em Aracaju.

 

Rogério x Márcio II

Do outro lado quem disputa a indicação é o ministro Márcio Macedo, que usa de todo o prestígio ao lado do presidente Lula para indicar o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) para comandar a Codevasf no Estado, o que seria estratégico para as pretensões políticas dos envolvidos nos próximos anos...

 

Posse no TJ/SE

A posse da Mesa Diretora para o biênio 2023-2025 do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) acontecerá no próximo dia 1º de fevereiro, às 10 horas, no Palácio da Justiça Tobias Barreto, localizado à Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju. Serão empossados os Desembargadores Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, no cargo de Presidente; Gilson Felix dos Santos, Vice-Presidente; e Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, como Corregedora-Geral da Justiça. A solenidade será transmitida pelo canal TJSergipe, no YouTube.

 

Bomba!

O futuro líder do governo na Alese, deputado estadual Cristiano Cavalcante (União Brasil) precisa ter cuidado com o “fogo amigo” e buscar, já no início de seu mandato, melhorar sua interlocução com os demais colegas da base aliada, para não passar a ser alvo de críticas junto ao governador. O líder anterior, Zezinho Sobral (PDT), também enfrentou problemas semelhantes, e sua postura chegava a incomodar alguns colegas de bancada. O alerta para Cristiano está mais do que dado...

 

Eleição da Acese I

A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) escolheu sua nova diretoria. Nessa segunda-feira (30) aconteceu na sede da entidade, em Aracaju, a eleição para o triênio 2023-2025, que elegeu o empresário Maurício Vasconcelos, da Casa J&A, para presidir a entidade nos próximos anos, através da chapa única “Retomada e Renovação”.

 

Eleição da Acese II

O novo presidente substituirá o empresário Marco Pinheiro, do Grupo Pinheiro, que estava à frente da Acese desde 2017. Maurício tem 51 anos e é proprietário de uma loja no Centro de Aracaju no ramo de variedades. Casado, pai de dois filhos, milita na Associação Comercial desde os 18 anos de idade. “Frequento a entidade desde que me entendo por gente”, afirma. 

 

Eleição da Acese III

Ao lado de uma diretoria que possui 50% de renovação, o presidente explica que terá a chance de dar um gás novo, com novas ideias e oportunidades para melhorar o ambiente de negócios no Estado. Entre seus principais objetivos, está o trabalho para trazer novos associados e a realização de eventos, como o “Almoço com Negócios”.

 

Maurício Vasconcelos

“Temos um grande desafio à frente da Acese que é a retomada e a renovação. O propósito é trazer novos associados, a retomada dos nossos eventos que pararam durante a pandemia, trazer a turma mais nova para o associativismo, trazer aquelas empresas que se afastaram para que voltem ao convívio da nossa entidade e desenvolver novas ações, novas parcerias”, assegura Maurício.

 

Marco Pinheiro I

Após seis anos à frente da Associação, Marco Pinheiro avalia como positivos os seis anos da sua gestão. “A sociedade sabe que sempre pôde contar com a Acese, pois sempre cumprimos o nosso papel”, diz. Pinheiro destaca as batalhas que a entidade esteve à frente nos últimos anos, a exemplo da luta pela Lei das Fachadas, contra o lockdown na pandemia, entre vários outros temas. 

 

Marco Pinheiro II

“Foi um trabalho importante que realizamos na defesa dos comerciantes, dos micro e pequenos empresários e do emprego. Fico bastante satisfeito e grato a todos que contribuíram com essa história. Continuarei colaborando com o que for possível e desejo boa sorte. Temos muita esperança na nova gestão, com o novo grupo na diretoria e no conselho”, completa Marco Pinheiro. 

 

Nova Diretoria

Além do presidente Maurício Vasconcelos, foram eleitos através da chapa “Retomada e Renovação” os vice-presidentes Robson Santos Pereira (Protfer), Fábio Araújo, (Aju Beauty), Carlos André (Teprolim), Susana Santos (Sercon Serviços Contábeis), Max Dosea (Dosea Corretora de Seguros) e Renan Tavares (Autopeças Macedo).

 

Olha a DESO!

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informa que o abastecimento está reduzido em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros devido a um rompimento na adutora do São Francisco no município de Capela. Mas as equipes de manutenção trabalham no local e a previsão para o retorno do sistema de abastecimento é no decorrer desta terça-feira (31). O abastecimento será reestabelecido gradativamente com prazo de até 48 horas a contar da segunda (30).

 

Machado na CMA?

Amigos do ex-deputado José Carlos Machado entendem que ele não deve “penduras as chuteiras” da vida pública, pelo seu conhecimento em gestão e pelo bom trânsito que mantém com toda a classe política. Entendem que Machado pode contribuir para o desenvolvimento do Estado e que deveria disputar um mandato de vereador de Aracaju em 2024. De fato, trata-se de um dos melhores quadros no Poder Legislativo que este colunista conheceu.

 

Olha o TCE!

Composto por diversas instituições e entidades com trabalhos voltados à melhoria do ensino público sergipano, o grupo Pacto pela Educação terá seu primeiro encontro presencial no ano de 2023 nesta terça-feira (31), às 10h, no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). ​Em pauta, o planejamento do grupo para este novo ciclo, a apresentação e integração dos novos gestores da Educação estadual e a discussão acerca dos recursos do Fundeb destinados aos municípios sergipanos. 

 

Susana Azevedo

A conselheira Susana Azevedo e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello, serão os anfitriões da ação que ocorrerá na sala de reuniões da presidência do TCE. “É fundamental que todos os atores envolvidos com a área da educação mantenham diálogo constante e o Pacto nos proporciona essa oportunidade; esperamos sair desta reunião com as melhores perspectivas para o ensino público”, destaca a conselheira. 

 

Bandeira de Mello

Temática central do encontro, a apresentação da receita dos recursos do Fundeb em Sergipe colocará em discussão um cenário onde há perdas e ganhos entre os municípios. “Isso tem que ser discutido, dialogado, para entendermos porque a receita vai cair em alguns municípios e trabalharmos providências para que não seja comprometido o aperfeiçoamento do nível da educação nos nossos municípios”, conclui Bandeira de Mello.

 

Treinamento

Com o intuito de uma melhor qualificação, os policiais da Assessoria Militar do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) receberam, no Batalhão de Polícia de Choque, treinamento de defesa pessoal e técnicas de Jiu-Jitsu do instrutor sergipano, Marcello Santos, que atualmente mora em Abu Dhabi, no Emirados Árabes, e treina os policiais do país.

 

Henrique Rocha

De acordo com o comandante da Assessoria Militar do TCE, tenente-coronel Henrique Rocha, essa capacitação faz parte dos treinamentos que os policiais recebem todas as segundas-feiras para que a equipe se mantenha atualizada e preparada para diversas situações. “O professor Marcelo Santos, que eu conheço há quase duas décadas, treina o exército e as tropas especiais dos Emirados Árabes há seis anos. Quando soube de sua visita ao Brasil, fiz o convite para ele também dar uma ‘palhinha’ e treinar a nossa ‘tropa especial’ do Tribunal de Contas. Ele não pensou duas vezes. Aceitou o convite e passou as mesmas técnicas que ensina fora do país”, explicou o tenente-coronel.

 

Marcello Santos

Para o instrutor Marcello, como o treinamento é curto, a ideia foi passar técnicas simples que já está acostumado a compartilhar tanto nas escolas públicas de Abu Dhabi, como as que passou no exército do país árabe, no qual foi instrutor por quatro anos, e que atualmente ensina na Polícia de Abu Dhabi. “Estamos fazendo uma introdução do Jiu-Jitsu para que eles entendam a importância em seu âmbito profissional e familiar e que use estas técnicas em situações adversas do dia-a-dia. E se caso, a partir desses ensinamentos, vier a ser um competidor, vamos estimulá-los já que não tem idade para se iniciar no Jiu-Jitsu”, conta o instrutor, faixa preta terceiro grau, graduado em Educação Física e Teologia.

 

Currículo vasto

No mundo do jiu-jitsu, ele é conhecido como Marcello Cão e também pelos títulos conquistados como Mundial, Pan-americanos e uma série de campeonatos regionais. O sucesso dentro dos tatames fez com que Marcello recebesse convites para ser professor de arte suave fora do país. O mais atrativo foi justamente dos Emirados Árabes, onde o Jiu-Jitsu faz parte da grade curricular escolar e do exército.

 

Ana Eliza de Melo

Para a policial Ana Eliza de Melo, da Assessoria Militar do TCE, a iniciativa do Tribunal deveria ser replicada. “É uma experiência excelente porque a polícia precisa disto. Não só no Tribunal de Contas, mas também nos outros batalhões. É de suma importância sabermos sobre defesa pessoal porque, em último caso, iríamos utilizar a arma. E a defesa pessoal é muito importante não apenas para a nossa carreira, mas para a vida”, afirmou a policial, que já praticou Jiu-Jitsu e que atualmente treina Muay Thai. 

 

Paulo Júnior I

Eleito para deputado estadual pelo Partido Verde (PV), Paulo Júnior protocolou pedido de renúncia da vice-prefeitura de São Cristóvão. “Sou muito grato ao povo de São Cristóvão pela confiança no meu trabalho na gestão e agora como deputado estadual. Meu gabinete está aberto ao povo sergipano e trabalharei para honrar essa confiança”, disse.

Paulo Júnior II

Integrante da mesa diretora da Assembleia como quarto secretário, Paulo explicou que o foco é o bem-estar dos sergipanos e que não fará oposição vazia. “O que for bom para Sergipe, Fábio pode contar comigo! Fiz uma campanha propositiva, sem ataques e seguirei dessa forma. Meu desejo para o governador Fábio é de sucesso”.

 

Saulo Vieira I

O deputado estadual Saulo Vieira apresentou um projeto de lei que tem como objetivo fomentar a atividade empreendedora no estado, visando promover maior liberdade econômica para empreender. O foco do projeto é desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em Sergipe, estabelecendo normas de proteção à livre iniciativa e ao livre
exercício da atividade econômica. “Atualmente, o estado atua como complicador do pequeno e médio empresário que anseia em abrir o seu negócio”, explica.

 

Saulo Vieira II

O empreendedor se depara com um excesso de normas abusivas por parte do poder público que ao invés de apoiar, atua de maneira desestimulante para formalização da empresa ou impede o avanço e crescimento de um setor que representa a principal alternativa de desenvolvimento econômico e social. “Por isso, queremos instituir o
Código de Defesa do Empreendedor, dentre outras garantias, para promover a celeridade e transparência no processo de emissão de documentos, certificados e licenças, afim de criar um cadastro único perante os órgãos públicos”, garante o deputado Saulo Vieira.

 

Saulo Vieira III

Com isso, os procedimentos e atos administrativos serão facilitados. O projeto quer mudar o que antes seria uma peregrinação com pilhas de documentos a diversos setores diferentes, que só atrasava e tornava complexo todo andamento regulatório de uma empresa. “No momento pós-pandêmico que encontramos a realidade de uma população que precisa empreender por necessidade e que percebeu que existem outras possibilidades de negócios, como o virtual. É importante dar condições de livre iniciativa aqueles que carregam o “espírito empreendedor”, diz Saulo Vieira.

 

Neto Batalha I

O vereador Neto Batalha (PP) entregou uma carta de renúncia na Câmara Municipal de São Cristóvão após dois anos de mandato. Neto assume o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Sergipe, na quarta-feira (1º). Na despedida do cargo de vereador, Neto agradeceu aos funcionários da Câmara e entregou o pedido de renúncia nas mãos do presidente da Casa, o vereador Reginaldo Nascimento.

 

Neto Batalha II

“Foi uma despedida feliz e com sabor de saudade, pois tenho certeza que sentirei falta das atividades em São Cristóvão, minha terra querida”, declarou. Aos 30 anos, Neto Batalha será o deputado mais jovem da Alese. “Agora assumo um compromisso maior na minha trajetória política. Vou trabalhar para o povo de São Cristóvão e dos outros 74 municípios sergipanos”, acrescentou.

 

Materiais esportivos

O Governo de Sergipe retomou a entrega de materiais esportivos nas escolas da rede estadual de ensino. A entrega é realizada por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer e respeita o calendário escolar.  As 16 escolas que fazem parte da DRE-4, localizada no município de Japaratuba, a 58km da capital sergipana, receberam novos materiais nesta segunda, que incluem colchonetes, bolas de diversas modalidades, cones, bolsas, cordas, raquetes, tacos e tabuleiros, entre outros itens, respeitando as necessidades de cada diretoria. Os materiais foram comprados a partir de uma licitação no valor de R$ 17 milhões, realizada no ano passado, pelo Governo de Sergipe, através da antiga Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura.  

 

Apoio ao esporte

Fomentar o esporte sergipano é uma das bandeiras do governador Fábio Mitidieri, cuja trajetória política está ligada ao fortalecimento de esportistas e do desporto. Ele anunciou R$ 2,3 milhões em apoio aos times de futebol masculinos que estão na Série A1 do Campeonato Sergipano e ao time de futebol feminino do Estanciano, que representará o estado na Série A3 do Campeonato Brasileiro.

 

Escolinhas de Futebol

O patrocínio será realizado por meio da empresa Mulvi, prestadora de serviços do Banese. Para obterem o investimento, as equipes devem se comprometer com a criação de escolinhas de futebol para meninos e meninas acima de 12 anos e oriundos das escolas da rede estadual de ensino. O governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), será responsável pela seleção das crianças e a quantidade de vagas deverá ser proporcional ao valor do recurso direcionado a cada time, um mínimo de 22 jovens.

 

Fábio Mitidieri

Fábio lembrou sua relação com políticas públicas de fomento ao esporte, como quando implantou o Bolsa Atleta em Aracaju, durante sua passagem na Secretaria Municipal de Esportes, e destacou a utilidade social do patrocínio. “Onde tiver a mão do governo, terá o fortalecimento do esporte. Esporte é política pública de inclusão e de educação e vamos trabalhar para que outras parcerias possam ser firmadas, não apenas com o Banese. O esporte dignifica, educa, qualifica. Nosso objetivo é formar cidadão. Queremos ampliar a possibilidade de dinheiro investido para que nossos times e atletas possam alcançar pódios regionais e nacionais”, afirmou.

 

Planejamento

Cada time terá o prazo de um mês para planejar a criação das escolas e o projeto deve ser desenvolvido ao longo dos 10 meses decorrentes, sendo que o último mês deve ser dedicado à conclusão do projeto. Os clubes também devem disponibilizar seus centros de treinamento, no mínimo, duas vezes por semana para que os clubes femininos possam treinar. Esse período pode ser durante o tempo do patrocínio.

 

André Moura I

A Praça Coronel Miguel Rodrigues Pereira foi inaugurada hoje em Macambira, revitalizada com emenda de André Moura, ex-deputado federal. Mesmo após deixar o cargo em 2018, André continua trazendo progresso para os municípios sergipanos. A praça é um exemplo desse impacto positivo, é um marco em Macambira, simbolizando a contribuição de André ao desenvolvimento de Sergipe.

 

André Moura II

André sabe que sua missão será levada adiante pela deputada Yandra Moura. A reforma da praça, tornada ponto central de Macambira, foi viabilizada pela PROPOSTA SICONV 041565/2018, destinada à revitalização das praças do município. Com investimento de R$350.000,00, a praça se tornou um espaço referência para a comunidade, impulsionando o comércio e oferecendo novos locais de lazer.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?