Auxiliar de Lula impõe o “autoritarismo de esquerda” e prefeitos já protestam!

Habacuque, 10 de Fevereiro, 2023

Pouco mais de um mês do início do governo Lula (PT), pode-se dizer que a gestão já enfrenta algumas “crises de relacionamento” com setores da sociedade, inclusive com parte de seus aliados. Crítico ferrenho do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista foi eleito condenando o que ele enxergava como “autoritarismo de direita” da gestão passada. PASMEM! Hoje, 10 de fevereiro, diversos prefeitos municipais já se rebelam contra o governo do PT e falam em “autoritarismo de esquerda”!

Isso porque Bernardo Appy, auxiliar do governo Lula e Fernando Haddad e secretário do Ministério da Fazenda declarou publicamente a intenção da gestão petista de estabelecer um “imposto único” com a realização de uma Reforma Tributária pelo governo federal, promovendo mudanças no ISS, que é cobrado sobre serviços e que representa uma importante fonte de arrecadação pelos municípios brasileiros. Tudo isso sem diálogo amplo e consensuado!

E qual a consequência? Quando se reduz a arrecadação dos municípios, os prefeitos ficam sem a estrutura financeira necessária para garantirem o bom funcionamento da máquina pública. Logo vão usar, como justificativa, que não reúnem condições para promoverem ações em benefício da sociedade e quem mais precisa da gestão ficará desassistido. Vale lembrar que os problemas acontecem e precisam de resolutividades nas cidades e não apenas na capital federal.

Agora, como perguntar não ofende, e onde fica o discurso “municipalista” do então candidato a presidente Lula, da campanha eleitoral de 2022? Agora, sentado na cadeira, o chefe do Executivo Nacional, com uma “canetada”, sem diálogo amplo, com tons de “autoritarismo”, o governo petista vai apenas impor suas vontades? E como ficam os prefeitos municipais que foram para as ruas pedir o voto de apoio para Lula? Será que estão arrependidos?

O “imposto único” ainda não é garantia de economia para o cidadão comum, mas no formato que está posto vai retirar arrecadação dos municípios e concentrar mas forças junto ao governo federal. Aí deixa de ser um projeto político para um “projeto de Poder”. Uma “lástima” para o prefeito municipal que sonhou com um governo que seria “MENOS BRASÍLIA e MAIS BRASIL”, vai ter que se contentar, pelo visto, em “roer a gordurinha da picanha”...

 

Veja essa!

Quem não escondeu a insatisfação com o governo Lula foi o prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira (PDT). Nas redes sociais ele reclamou da postura do Ministério da Fazenda. “É lamentável essa declaração (Bernard Appy). Segundo ele os prefeitos terão que aceitar o fim do ISS, principal imposto para as cidades e que garante autonomia das gestões municipais”.

 

E essa!

“Não existe reforma sem diálogo, sem compreensão das necessidades de todos. E, caso ele tenha esquecido, o Brasil é uma federação e todos os entes devem ser respeitados e ouvidos e suas demandas consideradas”, reclama Edvaldo, acrescentando que a Reforma Tributária é fundamental ao Brasil, “mas não pode prejudicar as cidades. “Não aceitaremos uma reforma que traga retrocesso para aos municípios”.

 

André David x João Daniel I

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recurso interposto pelo suplente de deputado federal, André David (Republicanos), que tentava anular os votos da candidata a deputada federal Eliane Aquino (PT) nas eleições de 2022 e, consequentemente, assumir a vaga do deputado federal João Daniel.

 

André David x João Daniel II

Com o resultado, João Daniel (PT) se mantém no cargo. O julgamento terminou com o placar de 4 a 3, com parecer contrário ao recurso de André David. Mas, como de costume não divulgam tudo, é importante que a sociedade tenha conhecimento que a “celeuma” ainda não acabou e que ainda cabem recursos em várias instâncias.

 

Sobre Socorro

Caso parecido é o do julgamento do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo (PP), que, também por 4x3, mas no TRE/SE, foi absolvido da denúncia de abuso de poder político e econômico, dentre outras coisas. Inaldo permanece no comando, mas a decisão ainda deverá ser questionada em tribunais superiores.

 

Exclusiva!

A coluna recebeu a informação de que o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), diferente de que tem sido especulado pela mídia sobre uma pré-candidatura em Aracaju, no próximo ano, na realidade estuda ser candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, com o apoio de Zé Franco.

 

Bomba!

Como o Padre Inaldo já está reeleito e acabou ajudando a eleger sua esposa e agora deputada estadual Carminha (Republicanos), o nome natural que vem sendo especulado em Socorro é o de Zé Franco, mas a informação é que ele prefere que seu filho dispute o pleito, seja como prefeito ou, nesse caso, como vice de Valmir.  

 

Turma de olho!

A coluna antecipa: não é apenas Valmir, Zé Franco, Samuel Carvalho e Fábio Henrique que estão de olhos “bem abertos” para a sucessão em Nossa Senhora do Socorro. Outros políticos com atuação estadual estão analisando possibilidades e apoios. Por ser uma prefeitura estratégica, ninguém se surpreenda se tivermos “surpresas” sobre pré-candidatos em breve...

 

Despedida de Roberto I

Após dois anos exercendo o mandato de presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), o desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto encerrou seu biênio como dirigente máximo da Justiça Eleitoral sergipana. O magistrado tomou posse no dia 9 de fevereiro de 2021 e se despediu nessa quinta-feira (9).

 

Despedida de Roberto II

No primeiro ano de sua gestão, o Des. Roberto Porto atuou na preparação das Eleições Gerais e, ao longo do ano de 2022, em conjunto com os secretários, coordenadores e seus assessores, envidou seus esforços para a execução do planejamento e, com sucesso, realizou a maior eleição (em números e em complexidade) da história do Brasil.

 

Despedida de Roberto III

A despedida oficial do presidente Roberto Porto ocorreu durante a sessão de julgamentos. Todos membros do TRE-SE fizeram uso da palavra para homenagear a atuação do presidente na condução das Eleições 2022. Ao término de seu discurso, visivelmente emocionado, Roberto Porto agradeceu o apoio de sua família.

 

Neto & Renascer I

O deputado estadual Neto Batalha (PP) visitou a Fundação Renascer para conhecer as instalações do órgão estadual que dá assistência e proteção às crianças e adolescentes em situação de risco. O parlamentar foi recepcionado pelo presidente da entidade e amigo, Capitão Samuel.

 

Neto & Renascer II

“Primeiramente, fui desejar boas vindas em sua nova jornada. Tenho certeza que a Fundação Renascer está em boas mãos e que Capitão Samuel desenvolverá um excelente trabalho à frente do órgão. Aproveitei a visita para desejar boa sorte e colocar meu mandato de deputado estadual à disposição”, declarou.

 

Neto & Samuel I

Neto Batalha e Capitão Samuel possuem uma longa relação de amizade e respeito na política sergipana. Neto é voluntário do Batalhão da Restauração, programa criado por Capitão Samuel para recuperar dependentes químicos em São Cristóvão.

 

Neto & Samuel II

“Além de trabalharmos juntos no Batalhão, sempre admirei o trabalho dele como deputado na Alese, agora estou também no legislativo e vou procurar estreitar as relações para contribuir com melhorias para os assistidos da Fundação Renascer e do Batalhão da Restauração”, acrescentou.  

 

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve no Ministério Público do Estado (MPE) em busca de solução para problemas que atingem o meio ambiente de Aracaju. Ele foi recebido pelo promotor Eduardo Matos, da Promotoria do Meio Ambiente.

 

Ricardo Marques II

Entre os assuntos discutidos, dois chamam mais atenção por ficarem em pontos turísticos da capital sergipana. Um deles é a poluição em parte da Orla da Atalaia. O parlamentar flagrou esgoto sendo lançado em lagos que deviam receber água da chuva. Imediatamente o MPE solicitou um levantamento da situação por parte da secretaria do Meio ambiente de Aracaju (Sema) e Companhia da Saneamento (Deso).

 

Ricardo Marques III

Um outro problema grave que foi encaminhado pelo vereador Ricardo Marques é a questão do mau cheiro fortíssimo na área dos Mercados Centrais de Aracaju, outro ponto que recebe muitos turistas. "O odor vem do Terminal Pesqueiro que é uma área que infelizmente foi esquecida pelo poder público municipal e estadual. A Sema também será acionada pelo MPE para apurar o que está ocorrendo", alerta o parlamentar.

 

Mais orientação

E por fim, também no Ministério Público, o vereador conversou com José Jorge, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). “A ideia é que a companhia leve mais orientação e informação para os moradores dos bairros onde a Deso tem ampliado a rede de esgotamento sanitário”, solicita.

 

Pastor Diego I

O vereador Pastor Diego (PP) foi eleito presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “Essa é uma comissão que tem papel fundamental de analisar tecnicamente a legalidade de todos os projetos que serão pautados no Legislativo Municipal. Então, o povo pode esperar o compromisso de celeridade, de uma avaliação jurídica e concisa das proposituras. O meu primeiro propósito é separar um pouco a parte política da parte técnica, o nosso foco será analisar a legitimidade de todos os projetos que serão pautados”, declara o vereador Pastor Diego.  

 

Pastor Diego II

Cada Comissão Permanente é composta por cinco vereadores, sendo um presidente, um secretário e três membros. Veja como ficou a composição: Pastor Diego, presidente; Sargento Byron (Republicanos), secretário; além dos vereadores Anderson de Tuca (PDT), Emília Correia (Patriota) e Soneca (PDT) como membros da banca.

 

Atribuições

Cabe à Comissão de Justiça e Redação manifestar-se a respeito de todos os assuntos quanto ao aspecto constitucional, legal e jurídico de todas as matérias em apreciação na Casa. Bem como, apresentar a redação final das proposições. E ainda, analisar tanto o mérito quanto o alcance e impacto social das matérias.

 

Sérgio Reis I

Aproveitando a semana de trabalho no estado, o secretário de Representação de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis, realizou uma visita à Secretaria de Estado da Saúde para tratar da implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do povoado Colônia Treze, localizado em Lagarto. Ele conversou diretamente com o colega secretário Walter Pinheiro e afirmou que teve boa resposta em ralados ao projeto, que é um compromisso firmado com a população, carente de assistência médica e atendimento 24h naquela região. 

 

Sérgio Reis II

“Temos a boa vontade do governador Fábio Mitidieri em levar saúde para a região da Colônia Treze e temos nosso parceiro deputado Fábio Reis em Brasília para poder conquistar esses recursos. Ou seja, temos a união perfeita para atender um anseio da população de Lagarto”, afirmou Sérgio.

 

Laércio Oliveira I

Em seu primeiro discurso como senador pelo estado de Sergipe, Laércio Oliveira (PP) agradeceu à família e a cada um dos 310.300 votos que recebeu na eleições de 2022, lembrou sua trajetória política e pessoal e reafirmou seu compromisso com a geração de empregos.

 

Laércio Oliveira II

“Acredito no valor fundamental do trabalho. O emprego é a base da dignidade humana. Sei disso por minha própria história de vida. Venho de origem humilde, mas, graças à minha família e à minha vontade de empreender, aprendi o valor do trabalho para o autorrespeito que todo ser humano precisa ter”, disse Laércio em Plenário.  

 

Laércio Oliveira III

Laércio Oliveira explicou que não foi por acaso que adotou o lema ‘O senador do emprego’ em sua campanha e defendeu a criação de vagas de trabalho com carteira assinada.  “Digo e repito sempre, a carteira assinada é a melhor política social que existe. A carteira assinada oferece dignidade ao trabalhador. A carteira assinada consolida as famílias e torna prósperas as comunidades”, justificou Laércio.  

 

Marco do Gás

O senador destacou que ao longo de 12 anos como deputado federal teve a oportunidade de relatar projetos importantes, como a Lei da Terceirização e o Marco do Gás. “O Marco do Gás é particularmente importante porque significará um novo ciclo de desenvolvimento para Sergipe e para o país. Implicará, por exemplo, no aumento da produção nacional de fertilizantes, um dos insumos básicos ao nosso agronegócio”, afirmou.

 

Canal de Xingó I

O Canal de Xingó é um sonho antigo do sertanejo, porque ele significa segurança hídrica e água para o sertão. O senador Laércio Oliveira vem defendido junto ao governo federal a importância da obra para os sergipanos, em constantes agendas com o presidente da Codevasf, Marcelo. E hoje ele confirmou para Laércio que os R$ 120 milhões para a obra estão assegurados.

 

Canal de Xingó II

De acordo com o senador, a obra já foi licitada e o governo federal destinou os R$ 10 milhões iniciais para a sua execução. “Ela será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), atendendo os municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe”, afirmou.

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) se reuniu com o governador Fábio Mitidieri (PSD) para discutir questões importantes de Sergipe. Entre os temas, o parlamentar pediu que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) melhore os serviços na cidade de Ribeirópolis e região.

 

Georgeo Passos II

Durante o encontro, o deputado expressou sua preocupação com a conclusão da obra de Ampliação da Adutora do Alto Sertão, que já se arrasta desde 2013. Para Georgeo, esse empreendimento melhorará o fornecimento em cidades que estão sofrendo com a falta de água, principalmente, durante o verão. “É uma obra que beneficiará Ribeirópolis, Nossa Senhora da Glória, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida e Moita Bonita”, afirmou

 

Georgeo Passos III

“Por exemplo, o povoado Malhada das Capelas, em Ribeirópolis, está há vários meses sofrendo por causa da falta regular água, pois a Deso não consegue fazer o serviço. Lamentavelmente, a conta chega todo mês. Quantos governadores passaram e não resolveram isso? O que tem que ser feito é uma gestão com qualidade e esperamos que Mitidieri possa resolver esse problema”, completou Georgeo.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com  e habacuquevillacorte@hotmail. com

O que você está buscando?