Grupo pode “lavar as mãos” ou se dividir diante das imposições de Edvaldo

Habacuque, 21 de Setembro, 2023

A leitura é objetiva: uma pré-candidatura a prefeito de Aracaju que tenha o consenso dos líderes do agrupamento governista, entra na disputa fortalecida, com boas chances de vitória no próximo ano e, caso uma derrota se concretize, este será um resultado negativo que precisará ser absorvido por todos aqueles que compõem o bloco; por sua vez, a partir do momento em que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não quer abrir mão de indicar seu sucessor, independente da aprovação ou não dos políticos e partidos aliados, ele passa a assumir total responsabilidade por qualquer resultado que venha ocorrer em 2024!

É natural que todo político tenha o desejo de construir e evoluir em seu projeto pessoal; mas ninguém vive e vence sozinho neste segmento, e para ser eficiente, Edvaldo precisa entender que ele só atingirá qualquer outro cargo eletivo relevante se tiver o apoio de um agrupamento. Aliás, em 2016 ele só venceu aquela eleição e retornou à PMA por conta de uma congregação de forças, que resultou em uma “virada” até inesperada na última semana do segundo turno daquele pleito. Já sem alguns dos apoios anteriores, em 2020, o prefeito foi reeleito, mas com uma margem bem abaixo do que esperava.

O agrupamento governista conta com diversos nomes competitivos e que podem agregar muito mais do que as duas opções propostas até agora pelo prefeito da capital. Edvaldo parece jogar com a honra e o orgulho próprio para não permitir que outro nome, se possível até de outra legenda aliada, seja “consagrado” como a “alternativa” para a capital no próximo ano. De olho no Senado em 2026, Edvaldo esquece que para chegar lá ele terá que percorrer um longo caminho já em 2024 e, considerando a sua “astúcia” em fazer (e manter) amigos, logo nota-se que sua tarefa será árdua!

Há um risco iminente de Edvaldo findar seu mandato de prefeito de Aracaju no próximo ano sem brilho, sem cor, isolado, esquecido, rejeitado e o pior: sem ter sido exitoso enquanto gestor e também na indicação de seu sucessor! Só que, além do seu futuro na política, ele também pode comprometer as metas estabelecidas por um agrupamento que se notabilizou por sucessivas vitórias nas urnas. É nítido o descontentamento de algumas lideranças que, talvez por consideração e respeito à liderança do governador Fábio Mitidieri (PSD) ainda se preservam onde estão!

Como política não é uma “brincadeira” e requer boas estratégias e profissionalismo, o risco é de parte da turma governista simplesmente “lavar as mãos” e focar em outros projetos importantes espalhados pelo interior do Estado. Não custa ressaltar sempre que a cada dois anos temos uma eleição e, passando a disputa municipal, as atenções já se voltarão para o processo estadual de 2026, quando além do embate para o governo do Estado, teremos duas vagas para o Senado e concorridíssimas cadeiras na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.  

O momento é de avaliação! Edvaldo precisa reconhecer o seu “tamanho” e entender que sua forma de fazer política o mantém cada vez mais distante do “sonho” de 2026. O prefeito “despreza” seus vereadores aliados, os problemas da cidade se amontoam, há uma “fadiga” se associando à imagem do prefeito que pode ser ruim para o grupo como um todo! Os tempos são outros, o eleitorado está mais moderno e exigente e não dá para tratar de eleição apenas depois do Carnaval! Ou se tem um planejamento agora ou o grupo pode entregar o comando da PMA para a oposição. Este é o cenário...

 

Veja essa!

O governador Fábio Mitidieri (PSD) recebeu, no Palácio, o prefeito de Aracaju em exercício, Ricardo Vasconcelos (REDE), e quase todos os vereadores da capital, de situação e de oposição, numa reunião de cortesia institucional para debater investimentos para a cidade.

 

E essa!

Fábio agradeceu os vereadores de oposição, em especial, por entenderem que este foi um momento institucional e de aprofundamento do diálogo entre os poderes. Em síntese, o governador fez com o parlamento municipal aquilo que o prefeito licenciado, Edvaldo Nogueira, tem forte dificuldade de construir: relação política.

 

Fala e cumpre!

O governador transmitiu confiança para os vereadores de Aracaju, anunciando da assinatura do edital de licitação da ponte que ligará a Avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio. E os parlamentares da capital demonstraram que, além de serem ouvidos, querem que o exemplo de Mitidieri seja seguido: de que fala e cumpre!

 

Ricardo Marques I

No encontro com o governador o vereador Ricardo Marques aproveitou para cobrar sobre a questão do Transporte Coletivo, uma das principais pautas do parlamentar. O governador se compromete em convidar os quatros prefeitos da região (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão) para tratar da instalação do Consórcio e buscar soluções para o problema do sistema de transporte. Ele reconhece que o problema é sério e que é preciso encontrar uma solução conjunta. 

 

Ricardo Marques II

Ricardo Marques também teve a garantia do governador de que o estado fará a cessão de um terreno do Centro de Excelência Maria Ivanda, no Bairro 18 do Forte, para construção de uma creche e uma escola municipal na Zona Norte de Aracaju. O vereador disse que foi a primeira vez que fui convidado para um almoço com um gestor do executivo.

 

Exclusiva!

Diante da possibilidade de Adilson Júnior compor a chapa possivelmente encabeçada pelo secretário Júlio Junior como pré-candidatos a vice e a prefeito, respectivamente em São Cristóvão, rapidamente surgiu um rumor de uma aliança na oposição entre o vereador Diego Prado e Gedalva Umbaubá, com o apoio do governador Fábio Mitidieri. É aguardar...

 

Bomba!

Que ninguém se surpreenda se, diante dos impasses e pressões nos bastidores da sucessão municipal em Aracaju, o bloco governista não apresente uma pré-candidatura “avulsa” no próximo ano. Existem rumores de uma chapa formada pela deputada federal Yandra Moura (União) e pela secretária de Estado Danielle Garcia.

 

Números preocupam

O clima na oposição é de muita euforia com uma recente pesquisa divulgada onde a vereadora Emília Corrêa (Patriotas) lidera com folga, na induzida, para prefeita de Aracaju. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho (PL). O melhor nome da situação é o da secretária Danielle Garcia.

 

Tem rejeição

A verdade é que, apesar de pontuar bem, Danielle Garcia tem rejeição por alguns setores. Diferente do que dizem, não pelo fato de ela hoje não caminhar na oposição ao governo, mas a rejeição parte de alguns vereadores e ex-vereadores da capital, como também de pessoas próximas ao prefeito Edvaldo Nogueira.

 

Trabalho incomoda

Mas a verdade é que o trabalho de Danielle em sua secretaria, mesmo sem orçamento e numa demonstração de confiança do governador Fábio Mitidieri, tem incomodado muita gente, sobretudo quem não quer vê-la disputando um cargo majoritário no próximo ano. Por sua vez, alguns setores da base aliada entendem que Danielle soma muito compondo uma chapa como vice. Quem viver, verá...

 

Yandra Moura I

Em Brasília, a deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, esteve em audiência com o secretário-geral do União Brasil e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto (BA). Na ocasião, ela iniciou os debates com o ex-prefeito de Salvador sobre projetos da Fundação Índigo, que tem como objetivo debater soluções modernas para as capitais brasileiras.

 

Yandra Moura II

Do encontro com o presidente da Fundação Índigo, discutimos o ‘Programa Novos Caminhos para Aracaju’, e já tem data confirmada para o lançamento, com a presença de ACM Neto, no dia 17 de novembro. A ideia é percorrer as capitais brasileiras, e o ex-prefeito de Salvador destacará seus projetos bem-sucedidos na capital baiana, Assim como o tema ‘Cidades Inteligentes’, que será abordado por outro palestrante renomado nacionalmente.

 

Yandra Moura III

“Vamos iniciar esse novo Projeto do União Brasil no estado de Sergipe, que é o ‘Novos Caminhos para Aracaju’. Inicialmente, na nossa capital sergipana, para que possamos ouvir e avançar. Entender as demandas da população em mobilidade, planejamento urbano, saúde, educação, entre outros. No início deste projeto, contaremos com a presença do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, para compartilhar sobre esse case de sucesso durante os oito anos de sua gestão”, detalhou Yandra.

 

ACM Neto I

ACM Neto destacou o trabalho de Yandra na Câmara Federal em seu primeiro mandato e considera importante a decisão de iniciar o projeto pela capital sergipana. “Assim que tomou conhecimento sobre o programa veio me convidar para estar em Aracaju para dar o pontapé inicial. Na oportunidade, discutiremos soluções modernas para as cidades brasileiras”, completou.

 

ACM Neto II

Ele destacou ainda que levará um pouco de sua experiência como prefeito de Salvador, com soluções inovadoras que foram implementadas, o conceito de Smart City, e mostrará como trabalhar com a tecnologia. “De um lado, a gestão pública aumenta a produtividade dos governos e, do outro lado, facilita a vida do cidadão”, finalizou ACM Neto.

 

Mudanças no Executivo

Muito dinâmico, o governador Fábio Mitidieri continua surpreendendo e segue “navegando em águas calmas”. Existem alguns problemas, comuns em qualquer administração, mas a aprovação existe, aumentando a responsabilidade da oposição. Por sua vez, com esse perfil mais “ativo” que ninguém se impressione se, ao término do primeiro ano de gestão, Fábio não promova algumas mudanças em sua equipe para oxigenar ainda mais e buscar resultados ainda mais efetivos.

 

Olha o RELOAD!

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição, recebeu a superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola, que esteve na Corte de Contas para formalizar o convite para edição 2023 do RELOAD. Promovido pelo Sebrae, o Reload é o maior evento de marketing digital do estado e reunirá na sexta-feira (22) e sábado (23), palestras com renomados profissionais de diferentes áreas do marketing digital e de influência.

 

Priscila Felizola

“O Reload é um reflexo dos novos tempos da comunicação e abordará diferentes temáticas do universo do marketing digital. Estamos felizes com o sucesso da atual edição, um fato comprovado por meio do excelente número de vendas e imensa aceitação do público. Estou aqui hoje para convidar o presidente Flávio Conceição formalmente, pois o Sebrae e esta Casa mantém um vínculo muito forte, uma parceria em ações educacionais viabilizadas em conjunto com a Escola de Contas José Amado Nascimento (Ecojan)”, disse a superintendente.

 

Olha o TCE!

O conselheiro José Carlos Felizola representou o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição, na solenidade de abertura da XI Conferência Estadual da Advocacia promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE), no Teatro Tobias Barreto, na tarde dessa quarta-feira (20). Felizola foi saudado pelo presidente da Ordem, Danniel Costa, e pelo governador Fábio Mitidieri.

 

José Carlos Felizola

“Toda ação e iniciativa que valoriza e enaltece a advocacia, que respeita suas prerrogativas, é um pleno exercício de cidadania, é a preservação da democracia. Sinto-me honrado em representar a nossa Corte de Contas em um evento desta dimensão e que só fortalece os nossos valorosos advogados”, destacou Felizola, que possui formação em Direito. Ele estava acompanhado da esposa e superintendente do Sebrae/Se, Priscila Felizola, e do ex-governador Belivaldo Chagas.

 

Concurso no TCE I

Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), o Edital do concurso público para provimento de vaga e formação de cadastro de reserva no cargo de subprocurador do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC/SE). 

 

Concurso no TCE II

Conforme consta no Edital, as inscrições​ já podem efetuadas no site do Instituto AOCP​ - banca responsável pela organização do certame. O concurso destina-se ao provimento de um cargo vago de subprocurador do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, além de formação de cadastro de reserva. Com validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, o certame será inteiramente realizado em Aracaju e compreenderá provas objetiva, discursiva e oral, além de avaliação de títulos. A primeira prova, objetiva, será aplicada na data provável de 10 de dezembro de 2023.​

 

Pessoas com deficiência I

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Susana Azevedo, liderou encontro que teve como finalidade a busca por melhorias nas políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência. Dentre diversos relatos, a reunião teve uma atenção especial ao atendimento e serviços oferecidos pelo Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), que realiza diagnóstico e avaliação, orientação e estimulação precoce, reabilitação/habilitação funcional das pessoas com deficiência para sua autonomia e independência. 

 

Pessoas com deficiência II

Após uma solicitação do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe de Sergipe, Antônio Luiz dos Santos, a conselheira identificou a necessidade de promover a reunião entre a gestão pública e representantes de diversas entidades. A primeira-dama e Secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Érica Mitidieri; o Secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro; a Secretária de Saúde do município de Aracaju, Waneska Barboza; a coordenadora do CER IV, Daiana Oliveira, participaram da reunião.

 

Susana Azevedo

“O nosso papel é trabalhar na indução de boas práticas na gestão pública, os direitos constitucionais de todos os cidadãos sergipanos devem ser assegurados. Reunimos diversas associações, como o Conser, e o poder público a fim de identificarmos problemas no atendimento e acolhimento das pessoas com deficiência. Ficamos muito felizes com a realização do encontro e iremos acompanhar o desenvolvimento dos atendimentos e serviços oferecidos no CER IV”, disse a conselheira.  

 

Inclusão I

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) realizou uma audiência de sensibilização envolvendo representantes de grandes empregadores estabelecidos no Estado de Sergipe. O encontro teve como foco o Projeto Nacional "Inclusão Social de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho", que também prevê a capacitação desses jovens.

 

Inclusão II 

Durante a apresentação do Projeto Nacional foram abordados seus objetivos e estratégias, com ênfase na promoção da inclusão social de jovens negras e negros universitários no mercado de trabalho. Após a apresentação, a audiência proporcionou um espaço para considerações e esclarecimento de dúvidas por parte dos participantes.

 

Inclusão III

Como resultado da audiência, ficou estabelecido um prazo até 13 de outubro de 2023, durante o qual as empresas devem apresentar informações atualizadas referentes à composição étnico-racial de seus quadros de prestadores de serviços, tanto subordinados quanto autônomos. Além disso, as empresas também devem relatar se já possuem ou planejam implementar programas de inclusão social destinados a jovens negras e negros universitários no ambiente de trabalho, incluindo as atividades relacionadas aos serviços prestados aos clientes.

 

Mário Cruz

Segundo o procurador do Trabalho, Mário Cruz, a realização desta audiência representa um passo significativo na busca por uma maior inclusão e igualdade no mercado de trabalho, promovendo oportunidades para jovens negras e negros universitários e contribuindo para uma sociedade mais justa e diversificada em Sergipe.

 

É de Sergipe!

No dia 27 de setembro será realizada mais uma edição do Almoço de Negócios “É de Sergipe”, desta vez o palestrante será o empresário Milton Andrade com o tema “Oportunidades de Negócios para Sergipe”. O evento acontece a partir das 12h, no Trevo Restaurante, que fica na Avenida Tancredo Neves, 2551, bairro Inácio Barbosa.

 

Lincolin Amazonas

“Convidamos a todos para fazer parte desse momento de grande importância para todos os empreendedores de Sergipe. Será um almoço muito enriquecedor e cheio de novidades”, destacou Lincolin Amazonas, presidente da Associação “É de Sergipe”. O valor da inscrição para os associados é de R$ 100 e para não associados é de R$ 180. 

 

Breno Garibalde I

O vereador Breno Garibalde utilizou o pequeno expediente do plenário para falar da importância da preservação do Rio Poxim. “Fui dar uma volta no Rio Poxim com o capitão Thiago Moraes, que é um guia turístico de pesca e traz gente de várias partes do mundo para praticar a pesca esportiva em Aracaju. Na oportunidade, eu vi de perto a realidade da poluição daquele manancial. É muito preocupante a quantidade de esgoto jogada diretamente no rio. O pessoal joga lixo da janela de casa. Além disso, a quantidade de entulho de construção descartada de forma irregular é muito grande”, relata o parlamentar.

 

Breno Garibalde II

Ainda em sua fala, Breno ressaltou o potencial turístico da região, que está sendo perdido com o cenário de abandono que toma conta daquela localidade. “Temos um mangue lindo, preservado, e do outro lado, inúmeras habitações precárias. Claro que a população não tem culpa, eles estão ali porque não tem para onde ir. O nosso rio Poxim é lindo, mas infelizmente está abandonado”, declara o vereador, acrescentando que é necessário realizar uma força-tarefa entre Ministério Público, Prefeitura e Governo do Estado, para que a gente realizar o serviço de canalização das ligações irregulares de esgoto. “O Rio Poxim tem jeito e precisa da gente para que os problemas sejam solucionados”, finalizou o parlamentar.

 

Fluxo no Aeroporto I

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) analisou como muito positivo o recente dado divulgado pela administradora do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, sobre o aumento no número de embarques e desembarques de passageiros no estado. De acordo com a Aena Brasil, foi registrado um aumento de 21,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior, e o crescimento de 25,04% entre os meses de janeiro e agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2022.

 

Fluxo no Aeroporto II

Para o presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, o aumento contínuo de passageiros no aeroporto é também um reflexo do trabalho árduo e das estratégias eficazes implementadas entre as parcerias da Associação dos hoteleiros com o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju.

 

Antônio Carlos Franco

“Graças ao empenho do Governador Fábio Mitidieri e do Prefeito Edvaldo Nogueira que, através de convênios com a Associação, possibilitaram a implantação de estratégias de promoção turística, como investimento em ações de marketing, road shows com capacitações de operadoras e agências de viagens, famtrips, famtours e participações em grandes feiras de turismo, o aeroporto tem recebido um fluxo cada vez maior de visitantes. Essas ações têm como objetivo atrair turistas e incentivar o nosso turismo, gerando impacto positivo na economia do nosso estado”, destacou o presidente.

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) deseja que o turismo religioso se desenvolva em Sergipe. Ele sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar com esse objetivo, buscando apoio e soluções para desenvolver essa atividade em nosso Estado. Segundo Georgeo, o turismo religioso vem se desenvolvendo no Brasil, atraindo turistas de várias regiões que visitam locais pela fé. Como exemplo, ele cita exemplo do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Maior Santuário Mariano do Brasil, no interior de São Paulo, que recebe milhares de visitantes todos os anos.

 

Georgeo Passos II

“Em Sergipe, também podemos desenvolver esse tipo de atração, pois temos igrejas históricas em São Cristóvão, Laranjeiras, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida e em diversos municípios. Além disso, várias celebrações são tradicionais e atraem milhares de fiéis todos os anos. Precisamos aproveitar esse potencial e desenvolver esse tipo de turismo”, afirmou o deputado.

 

Georgeo Passos III

Um exemplo de empreendimento nesse sentido é o "Caminho Santa Dulce dos Pobres”, em homenagem a Irmã Dulce, que ligará Aracaju ao Centro Histórico de São Cristóvão, e que está sendo construído pelo Governo. Também é importante destacar as festas a Romaria de Senhor dos Passos, em São Cristóvão, e a peregrinação ao Santuário de Divina Pastora (padroeira de Sergipe).

 

Turismo Religioso I

A ideia é que a frente possa debater soluções e chamar a atenção para este segmento. Pessoas que trabalham com turismo religioso no Estado deverão ser convidadas a falar em audiências públicas no sentido de expor as dificuldades do setor e como resolver esses gargalos.  

 

Turismo Religioso II

“Vamos ouvir aqueles que estão no dia a dia lidando com essa temática. Eles poderão, com sua expertise, mostrar o que impede que esse tipo de turismo se desenvolva em Sergipe. Todos sabem do potencial, mas é muito importante que possamos mapear aquilo que precisa de solução e tentar diálogo com o poder público”, explicou.

Frente Parlamentar

Para a Frente ser criada, pelo menos oito deputados precisam assinar o requerimento. Contudo, Georgeo não vê empecilho nesse sentido. “É uma ação que queremos desenvolver de forma coletiva. Já deixo o convite para todos os deputados que quiserem fazer parte conosco, mas acredito que teremos uma grande adesão”, finalizou Georgeo.

 

Luciano Pimentel I

O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) foi agraciado com uma placa comemorativa alusiva aos 20 anos da Escola do Legislativo João de Seixas Dória (Elese). A homenagem foi concedida em Sessão Especial realizada para celebrar a existência da instituição, que tem por missão promover a cidadania e o fortalecimento do Poder Legislativo.

 

Luciano Pimentel II

De acordo com o deputado, a Elese mantém viva a história política de Sergipe e exerce um papel relevante tanto para o aprimoramento do parlamento quanto para a construção de uma sociedade mais participativa. “É uma instituição que atua na formação, capacitação e aperfeiçoamento dos servidores da Alese, mas que está aberta para receber a população através de ações educativas e culturais. Mensalmente, a Escola desenvolve uma série de atividades, entre cursos, oficinas e eventos, para qualificar os profissionais do Legislativo e aproximar a comunidade desta Casa, que é de todos os sergipanos", destacou.

 

Luciano Pimentel III

Além dos parlamentares, nomes que auxiliaram na consolidação do trabalho da Elese também foram homenageados durante a solenidade, dentre eles diretores, ex-diretores, servidores que passaram pela instituição e dois dos funcionários mais antigos da Escola do Legislativo. 

 

Laércio Oliveira I

O senador Laércio Oliveira participou no Senado de um debate que discute os impactos da Reforma Tributária no Setor de Turismo. Entidades apresentaram um estudo da Tendência Consultoria que mostra que sem proteção, o setor terá um aumento de carga de mais de 89% para parques e 67% para hotéis, por exemplo. “Se não somos competitivos hoje no mundo, a situação vai se agravar. O custo final tornará inviável a competição por turistas nacionais e estrangeiros. Devido ao baixo consumo de insumos, que geram créditos, e por prestarem serviços ao consumidor final, o setor será muito penalizado” informou o estudo. 

 

Laércio Oliveira II

Em seu discurso no evento, Laércio afirmou que o Senado Federal tem uma missão muito grande. “Ontem no grupo de trabalho da Reforma Tributária eu fiz uma reflexão que quando começamos a discutir a reforma tributária no Congresso Nacional, dois pontos eram importantíssimos: a simplificação porque isso já traria um ganho considerável e segundo é que não haveria aumento de carga tributária para nenhum setor”.

 

Laércio Oliveira III

“O texto que chegou aqui no Senado vai de encontro a esses princípios estabelecidos lá. E precisa haver de fato um alinhamento de ações para que a gente consiga fazer esse enfrentamento. Da minha parte, posso declarar aqui que eu não concordo com o projeto de reforma tributária que chegou aqui. Eu sou um crítico dele, mas quero estar lá para dizer de que forma eu posso contribuir. O setor produtivo brasileiro não merece o texto aprovado na Câmara dos Deputados”, disse. 

 

Importante

O parlamentar avalia que o turismo é uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico do país. “Ele é transversal e envolve vários segmentos de comércio e serviços. O setor já convive com uma carga tributária acima dos padrões mundiais e é inadmissível um grande aumento de impostos como está previsto na reforma”, observou. 

 

Olha a Sedetec!

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec) promoveu uma reunião entre a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Carmo Energy, buscando integrar as equipes para dialogar sobre o desenvolvimento do projeto da fábrica de cimentos planejada para o município de Maruim. O prefeito da cidade, Gilberto Maynard, também acompanhou o diálogo. O objetivo do encontro foi promover a interação entre as empresas, para tratar de possíveis interferências das atividades em desenvolvimento pela Carmo Energy com o projeto da nova fábrica de cimento da CSN.

 

Marcelo Menezes

Segundo o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, é importante que todos trabalhem em cooperação para viabilizar o projeto. “Para o Estado, é fundamental construir essa solução de consenso que possa concretizar as atividades da CSN em Sergipe, pois trará um forte impacto na economia, com a geração de emprego e novos negócios. Então nós vamos acompanhar, apoiar e eventualmente intermediar algum ponto que possa não chegar a um acordo mais fácil nesse processo”, explicou. 

 

Festas e municípios 

Para o deputado estadual por Sergipe Cristiano Cavalcante (União), gestores municipais devem ser livres para promover eventos festivos, desde que os compromissos e deveres da administração estejam em ordem. Foi isso que ele defendeu no podcast Casa de Sopapo, à jornalista Katia Santana, destacando, ainda, que cada município possui uma realidade própria.

 

Ohh Itabaiana!

Ao que parece, Itabaiana possui um DNA político que lhe serve e atende as demandas de quem procura. Hoje, Frei Paulo é governado por um “ceboleiro”, com grandes chances de algum de seu agrupamento permanecer no poder; Dr. Gilson Andrade governa Estância e articula sua sucessão; Areia Branca poderá ter Talysson de Valmir disputando com Agripino; e o próprio Valmir é especulado sobre ser candidato em Socorro ou em Aracaju. A mais recente “exportação” do modo “itabaianense de fazer política” é a decisão do vereador David de Nem de Tonho de Glória em disputar a prefeitura do Aleixo. Itabaiana merece mesmo ser estudada...

 

Olha o Turismo!

Os resultados conquistados a partir do início do projeto piloto do Vai Turismo em Sergipe serão destacados no V Fórum Senac de Turismo, que acontece dia 27 deste mês, data em que são comemorados o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo. O evento acontecerá no auditório José Hilton Ribeiro, no Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju, a partir das 19h.

 

Paulo César

De acordo com o turismólogo, que é instrutor de turismo do Senac e idealizador do fórum, Paulo César de Oliveira, a escolha do tema “Ações do Projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro em Sergipe”, foi unanimidade. “Este ano, as atividades desenvolvidas pelo programa foram reconhecidamente as que mais movimentaram o setor turístico em Sergipe e tem chamado atenção do trade. Então, convidamos representantes dos quatro municípios sergipanos que integram o projeto piloto do Vai Turismo em Sergipe, para falar sobre as conquistas alcançadas por essa parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac”.

 

“Vai Turismo”

Fazem parte do programa Vai Turismo em Sergipe os municípios de São Cristóvão e Laranjeiras, que integram a Rota Religiosa, e Tobias Barreto e Itabaianinha, a Rota de Compras. Para falar sobre as ações em suas cidades, vão participar do fórum o secretário de Cultura e Turismo de Laranjeiras, Plácido Lyra; a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água, de São Cristóvão, Paola Rodrigues Santana; o secretário de Turismo de Tobias Barreto, José Nilson Bispo, e a turismóloga que atua na gestão pública do turismo em Itabaianinha, Eline Costa.

 

Alessandro Vieira I

O senador Alessandro Vieira (MDB/SE) informou que o Ministério das Cidades atendeu sua solicitação e liberou o valor de R$ 16.759.099,00 para reconstrução e melhoramentos da Rodovia dos Náufragos, na Zona de Expansão de Aracaju. O valor será destinado ao Departamento de Estradas de Rodagem de Sergipe (DER/SE). A Nota de Empenho do Convênio foi emitida na segunda-feira (18), e o Convênio com a Caixa Econômica Federal deve ser assinado até sexta-feira (22).


Alessandro Vieira II

"Com muita satisfação, informo que o Ministério das Cidades atendeu nossa solicitação e destinou 16,8 milhões para a reconstrução da Rodovia dos Náufragos. Essa revitalização é crucial não apenas para melhorar a ligação entre a capital sergipana e o sul do estado, garantindo mais segurança e mobilidade para todos os sergipanos, mas também para impulsionar a economia e o turismo em nossa região. Com uma rodovia de qualidade, abrimos portas para o desenvolvimento de negócios locais e a atração de turistas, fortalecendo a nossa economia e promovendo a beleza de Sergipe para o Brasil e o mundo. Juntos, estamos construindo um futuro mais promissor e próspero para nosso estado. Vamos acompanhar o processo para garantir a celeridade", reforça Alessandro.


Alessandro Vieira III

A reconstrução e melhoramentos da Rodovia dos Náufragos beneficia diretamente os moradores instalados no perímetro urbano de Aracaju, que contarão com uma via moderna, segura e eficiente para deslocamentos. Os objetivos também incluem os turistas que visitam Aracaju, pois a intervenção aumentará a atratividade do destino, impulsionando o turismo e gerando empregos no segmento. Todas as intervenções previstas encontram-se dentro do perímetro urbano do município.

 

Professor Bittencourt I

Com a presença de representantes de religiões de matriz africana, foi aprovado em primeira votação, por unanimidade, na Câmara Municipal de Aracaju, o projeto de lei 102/2023, de autoria do Professor Bittencourt (PDT), que dispõe sobre a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de origem afro-brasileira no Município de Aracaju, o reconhecimento dos Povos e Comunidades de Terreiros e dá providências correlatas.

 

Professor Bittencourt II

A propositura foi aprovada por todos os vereadores em plenário, alguns deles, usaram do aparte para elogiar o projeto de lei que considera patrimônio histórico e cultural de origem afro-brasileira toda manifestação, produção ou obra de natureza material e imaterial que tenha referência com a identidade, a ação, o modo de vida ou a memória dos povos que possuem essa origem.

 

Professor Bittencourt III

“Acho que nós aqui temos que lutarmos contra esse discurso de desumanização, a fim de construir cada vez mais uma sociedade justa, fraterna e que respeita a diversidade, e a fim de reafirmar de que se existe algo extraordinário entre nós, é a capacidade de sermos diferentes, de convivermos com a diferença e de respeitar a diferença. Eu queria que nós aqui, neste projeto, pudéssemos reafirmar essa preocupação”, pontua o vereador.

 

Outubro Rosa I

Profissionais da oncologia e da mastologia de Sergipe, Bahia, Ceará e Rio de Janeiro estarão reunidos em Aracaju no próximo sábado (23), no I Simpósio Sergipano de Câncer de Mama. Promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Sergipe (SBM-SE), sob a chancela da Escola Brasileira de Mastologia, o evento científico acontecerá no Vidam Hotel Aracaju (Orla de Atalaia) a partir das 8h30.

 

Outubro Rosa II

Às vésperas do Outubro Rosa, mês de conscientização da prevenção do câncer de mama, o Simpósio será uma grande oportunidade para discutir os avanços e as experiências nas áreas cirúrgicas e clínicas para o tratamento da doença. “O câncer de mama é o 2º mais frequente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele. Além disso, é o que apresenta maior mortalidade. Logo, a SBM-SE entendeu que por não haver esses encontros de ampla abordagem no calendário local era necessário dar o primeiro passo. Assim, sob a chancela da Escola Brasileira de Mastologia, a SBM-SE promoverá encontros científicos com o objetivo de aprimorar constantemente os profissionais que tratam o câncer de mama”, destaca a médica Aline Valadão, presidente da SBM-SE.

 

Outubro Rosa III

O Simpósio contará com um dia intenso de debates, aulas expositivas, apresentação de casos científicos, mesas redondas e abordagem de pautas científicas sobre o tema câncer de mama que podem agregar cada vez mais no diagnóstico precoce e no tratamento das pacientes. A oportunidade é ideal para promover a integração entre palestrantes debatedores e público através de momentos para debates das aulas e explanação de estudos de casos.

 

Aline Valadão

“Será um grande momento de atualização científica que resultará positivamente na assistência à população. Contaremos com a participação ativa de todos profissionais que estão cada vez mais empenhados no cuidado do paciente através do tratamento humano e acolhedor agregado aos avanços da medicina”, complementa. O Simpósio Sergipano de Câncer de Mama tem a comissão organizadora composta pelas médicas Aline Valadão, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Sergipe, Thatiane Oliveira, presidente da Comissão Executiva, e Karina Ferreira, presidente da Comissão Científica. 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc