Negócio da China! Gestão de Edvaldo “fortalece” pré-candidatura de Emília!

Habacuque, 25 de Setembro, 2023

O prefeito de Aracaju ainda é Edvaldo Nogueira (PDT), mesmo que licenciado do cargo por se encontrar num “tour” pela China! E as suas “preferências” para disputarem a eleição na capital em 2024 são a secretária de Saúde, Waneska Barboza, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas. O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral (PDT), seria hoje sua “terceira opção” para o cargo. Mas é um consenso entre aliados que nenhum deles seria capaz de “fazer frente” à vereadora Emília Corrêa (Patriotas).

Apesar de não ter se declarado pré-candidata a prefeita de Aracaju ainda, Emília tem liderado todos os levantamentos para consumo interno realizados até agora e há quem defenda que ela mantenha a aliança política com o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), que vem desde 2022. Hoje, nas rodas políticas, um projeto encabeçado pela vereadora é algo que seria “fato consumado”, pairando ainda duas dúvidas: a primeira é se ela “arriscaria” ficar sem mandato na CMA para disputar a prefeitura; a segunda é quem seria seu pré-candidato a vice.

Ainda na oposição, já temos a pré-candidatura de Mendonça Prado (DC) a prefeito e pela Esquerda fica a dúvida se o PT ratifica o nome de Eliane Aquino para disputar a PMA ou se fará uma composição com o PSOL que vai definir como pré-candidata a deputada Linda Brasil ou a advogada Niully Campos. Neste caso, além da Federação PT/PV/PCdoB, também somaria o PSB de Valadares Filho. Pelo histórico das eleições anteriores, havendo uma divisão com mais de uma candidatura a tendência é que os partidos de Esquerda sequer cheguem ao 2º turno.

Voltando à base aliada, além das “opções de Edvaldo”, o agrupamento conta ainda com três pré-candidaturas “à disposição”: a deputada federal Katarina Feitoza (PSD), o vereador Nitinho Vitale (PSD) e o também vereador Fabiano Oliveira (PP); por sua vez, há uma preocupação de que esses nomes também não consigam superar Emília nas urnas, e já existem rumores de uma chapa encabeçada pela deputada federal Yandra Moura (União) e a secretária de Estado, Danielle Garcia, que aí sim teria a densidade política necessária para o embate com a oposição.

Mas onde fica a “dificuldade”? No “cabo eleitoral”! Como dito, no início deste comentário, estamos a um ano da eleição e Edvaldo “viajando” na China, com o discurso que está pensando na Aracaju do futuro, mas esquecendo que deixou muito por fazer no passado da capital e que vem desprezando a cidade no presente! A cidade não tem mobilidade, está longe de ser “inteligente”, os problemas se acumulam e a gestão não consegue apresentar soluções. Em síntese, hoje em dia, a (o) cidadã (o) que for às ruas com o título de “candidata (o) de Edvaldo”, vai ter muito que explicar...

E quem é a maior beneficiada com a má gestão do prefeito de Aracaju? Bingo! Emília Corrêa! Ela que, ao lado do vereador Ricardo Marques (Cidadania), exercem mandatos com brilhantismo na CMA, com muita fiscalização e cobranças sobre os descasos cometidos pela atual administração municipal. É bem verdade que é preciso ser mais propositivo para a cidade, mas diante de tantas mazelas, ter coragem para “botar o dedo na ferida” faz muito a diferença. E, se daqui a um ano, for eleita prefeita da capital, Emília terá muitos agradecimentos a fazer, inclusive a Edvaldo...

 

Veja essa!

Há um consenso dentro do agrupamento governista que, se Edvaldo Nogueira insistir em “impor” uma pré-candidatura a prefeito de Aracaju sem ouvir a maioria e sem levar em consideração as pesquisas de opinião, muitos aliados poderão “lavar as mãos” na campanha do próximo ano.

 

E essa!

Para quem não entendeu a “conta é fácil”: se o candidato a prefeito de Aracaju for uma imposição de Edvaldo, caberá a ele (e somente a ele) o mérito da vitória ou as consequências de um possível resultado negativo. Uma derrota nas urnas pode representar a “aposentadoria” da vida pública...

 

Exclusiva!

Um aliado do governador pediu reservas, mas em conversas com este colunista “cravou” sobre o prefeito de Aracaju: “o futuro político de Edvaldo Nogueira em 2026 está ligado diretamente com seu comportamento com o grupo e com os seus resultados nas eleições de 2024”.

 

Bomba!

O mesmo aliado explicou: “se Edvaldo Nogueira não for para a eleição municipal alinhado com o agrupamento, se não dialogar e quiser impor nomes, em 2026 o grupo não apoiará sua pré-candidatura para o Senado Federal. O prefeito definirá o seu próprio futuro político”.

 

Fala Machado!

O ex-deputado José Carlos Machado é um dos homens públicos mais técnicos e mais estudiosos do nosso Estado. Preocupado com o futuro das próximas gerações, Machado sempre aborda temas relevantes como a execução das obras do Canal de Xingó, que se relaciona com o abastecimento de água da Grande Aracaju pelas próximas décadas. Machado sempre recorre à bancada federal de Sergipe para que os investimentos se concretizem em nosso Estado.

 

Sobre o Velho Chico

Machado conversou com este colunista e externou sua preocupação com um assunto que parece esquecido pelo governo federal: a revitalização do Rio São Francisco. “Lula, na gestão anterior sob sua presidência, dizia que para cada R$ 1 aplicado em transpor o rio, teremos R$ 1 para revitalizá-lo. O problema é isso já tem mais de 10 anos e não temos nada sentido em andamento”.

 

Sobre esgotamento

Ainda na conversa com este colunista, Machado trouxe à tona outro dado alarmante: “obras de esgotamento sanitário que deveriam ter sido realizadas em municípios sergipanos ribeirinhos há mais de 10 anos ainda não foram concluídas! É preciso que a nossa bancada federal fiscalize isso e atue junto ao governo e aos órgãos fiscalizadores”, alertou o ex-deputado.

 

Reload é sucesso!

É um evento que reuniu profissionais e empreendedores que enxergam no marketing digital novas formas de comunicar, com conteúdos atuais e novas tendências do mercado. As redes sociais vivem em constante transformação e toda iniciativa que garanta esta discussão, com dicas, com cases de sucesso, é muito válida. A construção por novos caminhos e o debate amplo sobre novas tendências com certeza mudam nas formas de comunicar. Uma ação exitosa do Sebrae Sergipe, que promove Sergipe lá fora, mas que também tem um efeito concreto no mercado local, podendo gerar bons frutos em um futuro próximo. Que em 2024 o evento seja ainda melhor.

 

Prestigiando o Reload!

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição, e o também conselheiro José Carlos Felizola, participaram do Reload Sebrae 2023, que foi realizado no Centro de Convenções AM Malls Sergipe.
A coordenadora adjunta do Setor Médico, Maria Luiza Dias, acompanhou os dois magistrados que foram recepcionados pela superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola, como também pelos palestrantes, com destaque para a advogada e influenciadora digital Gabriela Prioli e o diretor de criação e produtor Kondzilla. O governador Fábio Mitidieri também prestigiou o evento.

 

Olha o TCE!

Distribuídos em quatro turmas, os técnicos responsáveis pelos portais de transparência dos órgãos públicos sergipanos passaram por treinamento no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), para se adequarem às novas métricas previstas pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).

 

Ana Stella

Realizada no miniauditório da Escola de Contas (Ecojan), a capacitação foi conduzida por integrantes da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos). "Foi mais uma ação pedagógica que ofertamos aos jurisdicionados nesse processo contínuo de melhoria dos portais de transparência em Sergipe", afirma a diretora da Dceos, Ana Stella Rollemberg Porto.

 

Dois dias

O primeiro dia de atividades foi voltado aos consórcios públicos intermunicipais e órgãos de previdência municipais e estadual. Já no dia seguinte teve como públicos-alvo profissionais das unidades da administração direta e indireta do Estado de Sergipe e do município de Aracaju.

 

Fernando Marcelino

“Buscamos orientar as unidades jurisdicionadas no sentido de atualizar os novos postulados da legislação nacional e as métricas dos portais de transparência; estamos fazendo um trabalho proporcionando um melhor direcionamento e aperfeiçoando os portais de transparência", acrescenta o coordenador de auditoria operacional do TCE, Fernando Marcelino.

 

Novas métricas

As novas métricas preveem a disponibilidade de informações institucionais, receitas, despesas, convênios, transferências, recursos humanos, diárias, licitações, contratos, planejamento e prestação de contas, serviço de informação ao cidadão (e-Sic), acessibilidade e ouvidoria.

 

Aline Lima

Uma das facilitadoras do encontro, a analista de controle externo I, Aline Lima, salienta que uma das inovações está nas prestações de contas de convênios e transferências: “pedíamos apenas com relação às despesas, hoje pedimos também as receitas, além dos convênios que não têm repasse de recursos financeiros; outra questão é a mudança do pedido da série histórica, que a exigência era de cinco anos e agora são três”, destaca.

 

Sexta Cultural I

Como forma de incentivar e dar visibilidade à produção cultural e manifestações artísticas genuinamente sergipanas, o Projeto Sexta Cultural do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) ganhou mais uma edição, quando o hall central da Casa serviu de cenário para lançamentos de diferentes nomes e uma apresentação musical.

 

Sexta Cultural II

Servidores do TCE/SE e membros da sociedade civil puderam conferir o lançamento do livro "Linguagem Popular Sergipana e outras Preciosidades", do jornalista Bemvindo Salles de Campos Neto (in memorian); a exposição "Um Olhar Sergipano", compilado de fotografias artísticas assinadas pelo fotógrafo Igor Graccho; exposição de renda irlandesa, um trabalho desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento de Renda de Divina Pastora (ASDEREN), e apreciar também um pocket-show do músico Cássio Ronieri. 

 

José Carlos Felizola

Representando o conselheiro-presidente Flávio Conceição de Oliveira Neto, o conselheiro José Carlos Felizola realizou a abertura e em seu discurso destacou a memória do criador do Projeto Sexta Cultural, Carlos Pinna de Assis. "A Sexta Cultural é uma criação do saudoso amigo Carlos Pinna, que muito colaborou para a cultura e arte do nosso estado. É com muita satisfação que esta Casa recebe o lançamento do livro de Bemvindo, que já integrou nosso quadro; o olhar artístico do fotógrafo Igor, também nosso colega; o trabalho das rendeiras de Divina Pastora, um trabalho reconhecido mundialmente; e a música de Cássio", pontuou o membro do colegiado.

 

Bemvindo Salles

O lançamento póstumo da obra "Linguagem Popular Sergipana e outras Preciosidades", do saudoso jornalista e ex-membro do TCE/SE, Bemvindo Salles de Campos Neto, foi comandado por familiares. Falecido em 2021, o autor ocupou a presidência da Associação Sergipana de Imprensa e a cadeira de nº 21 da Academia Sergipana de Letras (ASL).

 

Lígia Salles

“Após reunirmos os manuscritos, amigos como o inesquecível Carlos Pinna de Assis, nos ajudaram com essa obra. Meu irmão sempre foi um homem das palavras, desde muito novo gostava de escrever e apreciava o universo literário. É uma emoção estar aqui, cercada por toda família e com o prestígio de muitos amigos. Quero agradecer aos conselheiros e servidores do Tribunal por esta manhã", disse a irmã do autor, Lígia Salles.

 

Igor Graccho

O fotógrafo Igor Graccho trouxe parte da coletânea de fotos "Um Olhar Sergipano", sensíveis registros realizados em diferentes municípios sergipanos. "A fotografia é uma arte hoje reconhecida. Trouxe para a Sexta Cultural um pouco das minhas andanças por Sergipe. Monumentos, pessoas e pontos turísticos que traduzem as nossas belezas e o modo de viver do nosso povo", disse o profissional.

 

Renda irlandesa

Patrimônio Imaterial de Sergipe, a renda irlandesa é apreciada mundialmente. Na edição da Sexta Cultural desta manhã, os presentes puderam apreciar o trabalho desenvolvido pelas rendeiras da ASDEREN. Em Sergipe várias localidades produzem a renda, mas é no município de Divina Pastora que existe uma maior concentração das rendeiras. Foram expostos jogos de mesa, toalhas, toalhas de mesa, vestidos, colares e marcadores de livro.

 

Alô São Cristóvão!

Diante da possibilidade de Adilson Júnior compor a chapa possivelmente encabeçada pelo secretário Júlio Junior como pré-candidatos a vice e a prefeito, respectivamente em São Cristóvão, está consolidada a aliança na oposição entre o vereador Diego Prado e Gedalva Umbaubá, com o apoio do governador Fábio Mitidieri e do senador Laércio Oliveira (PP).

 

Oportunidade única

Essa coalizão de forças políticas tem como objetivo o fortalecimento do agrupamento de oposição e representa uma oportunidade única de transformação política e administrativa para o município de São Cristóvão. É o que acreditam os membros do bloco que conta, ainda, com o apoio do presidente da Câmara de Vereadores, Rege do Rosa Maria, além de mais cinco vereadores e três ex-vereadores.

 

Laércio Oliveira

O Senador Laércio Oliveira acredita que a chegada de Gedalva Umbaubá e de outras lideranças, fortalece ainda mais o agrupamento. “Isso reforça o nosso sentimento de prosperidade, a nossa visão de futuro para São Cristóvão, porque é um município que já tem a sua representação no país, pelas suas qualidades e sua história, mas com o passar do tempo e com os governos que foram se elegendo, deixaram para trás aquilo que tem de maior valor que são as pessoas”, afirmou.

 

Diego Prado

Nesse ambiente de desafios crescentes e demandas complexas da sociedade moderna, as forças de oposição perceberam que a colaboração é a chave para criar um futuro mais promissor para São Cristóvão. “Essa união é muito importante para nossa cidade. O encontro serviu para discutir quem será aquele ou aquela que melhor representará São Cristóvão e que vai contribuir ainda mais com o seu progresso e desenvolvimento”, disse Diego Prado.

 

Gedalva Umbaubá

“Essa união aqui é de uma importância muito grande para a cidade de São Cristóvão. Sabemos que fazemos política com união e essa é uma nova história que está por vir. Queremos fazer uma administração diferente, trabalhando junto com o nosso povo em prol do desenvolvimento da nossa cidade”, disse Gedalva. Também participaram da reunião os vereadores Leandro da Renovação, Vanderlan Correia, Vanderlan Nego, Valdeci Filho e Pastor Marcão Neves, e os ex-vereadores Sergio Ribas, Lilo Abençoado e Carlos Umbaubá.

 

Yandra & Danielle

Que ninguém se surpreenda se, diante dos impasses e pressões nos bastidores da sucessão municipal em Aracaju, o bloco governista não apresente uma pré-candidatura “avulsa” no próximo ano. Existem rumores de uma chapa formada pela deputada federal Yandra Moura (União) e pela secretária de Estado Danielle Garcia.

 

Paulo Júnior I

Mulheres terão direito à acompanhante de sua escolha nos procedimentos de saúde que exijam algum tipo ou grau de sedação em estabelecimento públicos e privados. A lei de número 9287/2023 foi sancionada e publicada na edição do Diário Oficial. O texto é de autoria do deputado estadual Paulo Júnior (PV) e havia sido aprovado na Assembleia Legislativa em agosto.

 

Paulo Júnior II

A Lei prevê ainda que os estabelecimentos de saúde devem dar visibilidade, por meio de cartazes ou meio eletrônico, ao direito do acompanhante. Autor da Lei, Paulo Júnior comemorou a sanção destacando que o combate à violência contra as mulheres deve envolver os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário).

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) protocolou na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei proibindo a queima, soltura e comercialização de fogos de artifício com estampidos no Estado de Sergipe. A proposta visa acabar com a poluição sonora causada por esses artefatos. Georgeo explica que, apesar da cultura dos fogos ser uma tradição, os estampidos trazem grandes transtornos para recém-nascidos, pessoas do espectro autista, idosos e animais. Por isso, é muito importante que se proíbam esse tipo de fogos. “Muitas pessoas são prejudicadas por eles”, afirmou.

 

Georgeo Passos II

“É preciso ter sensibilidade e atenção com esta causa. Existem fogos que não provocam essa poluição sonora e que certamente vão abrilhantar as festas e eventos normalmente, isso sem prejudicar a população e os animais que tanto sofrem com esse barulho”, defendeu. Georgeo destacou que a iniciativa já foi adotada em outros Estados, como Acre, Espírito Santo, Maranhão, São Paulo e no Distrito Federal, além de várias capitais. "Inclusive, o próprio STF já tem julgado a constitucionalidade de todas essas Leis”, argumentou.

 

Georgeo Passos III

Caso o PL seja aprovado, a comercialização, armazenamento e o transporte de fogos de artifício com estampido e de artefatos pirotécnicos ruidosos permanecem autorizados, desde que se destinem a outros Estados ou Países. Além disso, o projeto determina multa de R$ 5 mil se for descumprida por pessoa física e de R$ 20 mil se for cometida por pessoa jurídica. O recurso será revertido para o Fundo em Defesa do Meio Ambiente de Sergipe (Fundema/SE). A matéria também define um prazo para as adequações.


Kaká Santos I

Foi publicada no Diário Oficial a Lei nº 9.289/2023, de iniciativa do deputado estadual Kaká Santos (União), que proíbe a disponibilização de cardápios exclusivamente digitais em bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares que comercializem bebidas, refeições ou lanches em Sergipe.

 

Kaká Santos II

A nova lei determina a manutenção de uma opção de cardápio impresso, onde deverão constar o nome do prato e o preço de forma legível, para consulta e escolha dos clientes. Para o deputado Kaká Santos, autor da propositura que deu origem a legislação, essa é uma forma de assegurar a autonomia e a independência dos consumidores sergipanos.

 

Kaká Santos III

"Agradeço ao governador Fábio Mitidieri pela sensibilidade de reconhecer a importância da nossa propositura e de sancioná-la para preservar o direito de escolha dos clientes e zelar pela acessibilidade, evitando que pessoas sem acesso à internet ou não familiarizadas com o uso dos dispositivos eletrônicos possam desfrutar igualmente da experiência gastronômica que desejarem", enfatizou Kaká.

 

Prazo

Com a sanção, os estabelecimentos de Sergipe terão o prazo de 90 dias para se adequarem à Lei. Em caso de descumprimento da norma, está prevista a aplicação de multa, na primeira autuação, e ainda a suspensão e a cassação do alvará de funcionamento, a partir da quarta e quinta autuação.

 

Pastor Diego I

Uma Audiência Pública de grande relevância foi realizada na Câmara Municipal de Aracaju. O evento, proposto pelo vereador Pastor Diego (PP), destacou-se pela intensidade das discussões e pelo amplo espectro de argumentos apresentados sobre o tema “Em Defesa da Vida e Contra a Descriminalização do Aborto”. O debate contou com a presença de um público diversificado, incluindo ativistas pró-vida, defensores dos direitos reprodutivos e cidadãos interessados em compreender melhor as implicações dessa discussão complexa.

 

Pastor Diego II

“Essa é uma semana crucial onde o Supremo Tribunal Federal vai passar a avaliar uma ação que foi protocolada pelo partido Psol no qual busca descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação. Nós entendemos que a vida é nosso principal direito e não podemos abrir mão. Existe vida desde a sua concepção. A intenção não é criminalizar ou marginalizar a mulher, mas entender que para resolver uma lacuna social não podemos fazer um ‘liberou geral’ de colocar a vida de tantos bebês em risco. O nosso propósito aqui é defender e valorizar a vida desde a sua concepção”, enfatizou o autor da propositura, Pastor Diego.

 

Pastor Diego III

Entre os principais participantes do debate estão políticos sergipanos que também ressoam com o movimento pró-vida, representantes da comunidade cristã católica e evangélica, juristas que abordaram as implicações legais e uma médica que compartilhou sua visão a partir da experiência clínica.

 

Breno Garibalde

Para celebrar o Dia da Árvore, o vereador Breno Garibalde participou de uma ação de plantio de mudas frutíferas, juntamente com dezenas de alunos de um colégio particular da capital, o secretário municipal de Meio Ambiente, Alan Lemos e o professor Bezerra. “Essa é uma data que representa muito para mim, já que bato sempre na tecla da importância da arborização urbana, para que a gente possa ter qualidade de vida. Por isso, fiquei muito feliz em ter participado dessa atividade”, declarou o parlamentar.

 

Alô Santo Amaro!

Em nota pública, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade que representa os Jornalistas e o Jornalismo no estado, protesta contra a postura do prefeito de Santo Amaro das Brotas, Paulo César (Avante), que mandou um policial militar e guardas municipais ocuparem a frente do prédio em que funciona há quase duas décadas a Rádio Cidade FM, emissora comunitária da cidade, para impedir que jornalistas e radialistas tenham acesso às dependências do prédio.

 

Denúncia

Segundo o sindicato, o governo do Estado repassou o prédio em que está sediada a Associação Sergipana de Comunicação e Cultura, detentora da concessão pública da Rádio Cidade FM, sem nenhum comunicado prévio à direção da entidade, e o gestor do município mandou trocar os cadeados para impedir a entrada de representantes da associação no prédio, além de cortar a energia elétrica, culminando no fechamento da rádio, que está fora do ar desde então.

 

Notificação

A emissora de rádio comunitária, que funciona legalmente no prédio da antiga Exatoria, pertencente à Secretaria de Estado da Fazenda, foi notificada pelo prefeito para deixar o prédio, imediatamente, sob pena de ter seus aparelhos, equipamentos técnicos e antena demolidos. A notificação só foi enviada à entidade após o prédio já ter sido ocupado pela Guarda Municipal.

 

Questões políticas

Segundo o Sindijor, o motivo da perseguição está no fato de a rádio abrir espaço para o povo se manifestar e fazer suas reclamações e reivindicações, além de denunciar irregularidades administrativas no município, como a constante falta de medicamentos, salário atrasado e negação de direitos de servidores públicos, falta de transporte para conduzir pacientes para tratamento médico, entre outras irregularidades.

 

Fala Sindijor I

“A atitude truculenta e antidemocrática do prefeito representa um atentado à liberdade de imprensa e expressão, pois a rádio tem um histórico de defesa dos interesses da coletividade em Santo Amaro, permitindo que o povo possa se manifestar e exercer o seu direito à liberdade de pensamento. Ou seja, cumprindo a sua função social enquanto veículo de comunicação”, pontua o sindicato.

 

Fala Sindijor II

Em seguida, ainda na nota o Sindijor diz que “é inadmissível que em pleno século 21 tenhamos políticos que agem como verdadeiros coronéis da ditadura, atacando a liberdade de comunicação e impedindo o povo de exercer uma norma sagrada: o direito a se expressar livremente. Essas ações maculam a imagem de Sergipe como um estado defensor dos direitos humanos, da liberdade de imprensa e da democracia”.

 

Fala Sindijor III

Por fim, o Sindicato lembra que a Rádio Cidade FM é uma emissora de rádio comunitária habilitada e homologada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tendo sua concessão pública aprovada pelo Congresso Nacional e pelo Ministério das Comunicações. “Portanto, a ação incrementada pela gestão municipal é condenável sob todos os aspectos e merecedora do nosso mais profundo repúdio. O SINDIJOR se solidariza com os profissionais de comunicação e com a população de Santo Amaro, e se coloca à disposição para adotar as medidas cabíveis que julgar necessário”.

 

Olha a Barra!

O prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, realizou a Assinatura da Ordem de Serviço para a pavimentação asfáltica e sinalizações verticais e horizontais da rua Projetada, situada na Alameda da Barra, povoado Capuã. Foram investidos mais de R$ 552 mil para este importante em direção à modernização da infraestrutura viária da cidade. O gestor municipal enfatizou a importância desse projeto para o cotidiano das pessoas que residem e trabalham na localidade.

 

Alberto Macedo I

“Não é apenas sobre asfalto e sinalização, mas sim sobre a qualidade de vida de cada morador, a segurança das nossas famílias e o progresso da nossa cidade. É mais do que uma estrada, é o caminho que nos leva para o trabalho, para a escola, para visitar amigos e familiares”, destacou Alberto Macedo.

 

Alberto Macedo II

O projeto inclui não apenas a aplicação de asfalto, mas também a implantação de sinalizações modernas, que contribuirão para uma melhor organização do tráfego e a prevenção de acidentes. “Queremos facilitar a mobilidade e tornar o ambiente mais seguro para quem trafega na região. Evitar acidentes e garantir que as pessoas possam transitar com mais comodidade e sem receio”, falou o prefeito. A previsão é de que as obras sejam concluídas dentro do prazo estabelecido, proporcionando à comunidade uma via de tráfego mais segura e eficiente.

 

Olha Carira!

Com o intuito de buscar mais recursos para a concretização de demandas do município de Carira, o prefeito Diogo Machado esteve em Brasília. Ele participou de reuniões na Secretaria-Geral da Presidência e em órgãos federais e visitou os gabinetes do senador Laércio Oliveira (PP) e do deputado Fábio Reis (PSD), que integram a bancada sergipana no Congresso Nacional.

 

Diogo Machado I

O gestor agradeceu as emendas destinadas pelos parlamentares. "Entre elas, uma no valor de R$ 400 mil que o senador Laércio enviou para a Saúde. Também manifestamos nossa gratidão às emendas encaminhadas pelo deputado Fábio Reis. Esses recursos federais são importantes e viabilizam obras e serviços que melhoram a vida dos carirenses", destacou Diogo Machado.

 

Diogo Machado II

O prefeito destacou ainda as ações que estão sendo desenvolvidas pela gestão nas diversas áreas. Ainda em Brasília, ele também foi recebido pelo chefe da Assessoria Parlamentar e Federativa da Secretaria-Geral da Presidência, Valadares Filho, e por técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e da Confederação Nacional dos Municípios - CNM para tratar de projetos que necessitam de recursos para serem efetivados e convertidos em benefícios para a população, além de outras pautas relacionadas a Carira.

 

Diogo Machado III

“Fiquei feliz com as perspectivas de mais investimentos para nossa cidade que, desde o início da nossa gestão, vem passando por uma transformação que está proporcionando um novo tempo a Carira. Seguimos lutando por mais recursos para o desenvolvimento do município e por melhorias para a nossa população", salientou Diogo Machado.

 

Alessandro Vieira I

O Hospital Nosso Senhor dos Passos, localizado no município de São Cristóvão, representa um grande reforço na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe, atendendo não só a demanda da Cidade Mãe, mas também de municípios vizinhos. O senador Alessandro Vieira (MDB) conheceu as instalações da unidade hospitalar que recebeu mais de 1 milhão de reais em investimento das emendas do parlamentar.


Alessandro Vieira II

O Hospital é uma entidade filantrópica que tem a Associação Nosso Senhor dos Passos como mantenedora há 75 anos em São Cristóvão. Atualmente o hospital funciona 24h por dia, e realiza atendimentos de urgência e emergência, além dos serviços de clínica médica, pediatria, exames laboratoriais, e de Raio X.


Alessandro Vieira III

“Visitei o Hospital Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão, mais uma emenda participativa entregue, representando mais de 1 milhão de reais já investidos no hospital, e outros recursos chegando. Um hospital amplo, muito bem administrado e que atende a população da cidade e de municípios vizinhos. Investir na saúde é uma prioridade, porque assim protegemos os sergipanos que mais precisam", reforça Alessandro Vieira. Os recursos foram investidos na estruturação e em equipamentos do hospital, como eletrocardiógrafo, aparelho de ultrassom, macas, dentre outros.

 

Contribuição significativa

A visita do senador Alessandro foi acompanhada pelo vereador Diego Prado. “A saúde pública merece nosso compromisso e dedicação, e tenho certeza de que esses recursos contribuirão significativamente para melhorar o atendimento à população e salvar vidas. A importância desses investimentos se reflete diretamente na qualidade de vida da população. Quando destinamos recursos para melhorar os serviços de saúde, estamos contribuindo para melhorar o acesso à saúde, reduzir as desigualdades, prevenir doenças e fortalecer o SUS", aponta o senador sergipano.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc