Disputa em Aracaju ficará concentrada em pré-candidaturas femininas

Habacuque, 09 de Outubro, 2023

Faltando agora menos de um ano para as eleições municipais, já temos a construção de um entendimento para o processo eleitoral em Aracaju: a disputa majoritária tende a ficar concentrada entre pré-candidaturas femininas. É evidente que a política é muito subjetiva e muda muito, mas está claro também que, se o pleito fosse hoje, existiria um certo “favoritismo” para que uma mulher vença a eleição e passe a comanda a capital pela primeira vez a partir de 2025.

A oposição tem o nome mais especulado do momento: a vereadora Emília Corrêa (Patriotas) lidera todos os cenários e sua pré-candidatura, para muitos, é apenas uma questão de tempo; o PT, que não acompanha Emília, tem duas opções “caseiras” sendo “ventiladas”: a ex-vice-governadora Eliane Aquino e a esposa do senador Rogério, Candisse Carvalho. Há, na Esquerda, quem defenda ainda uma aliança com o PSOL com a deputada Linda Brasil encabeçando o projeto.

Já na base governista o que não faltam são mulheres disputando a indicação: o prefeito Edvaldo Nogueira queria lançar sua secretária de Saúde, Waneska Barboza (PDT), apesar da rejeição da base aliada, em especial, dos vereadores; a deputada federal Delegada Katarina (PSD), que viu seu projeto “esfriar” em um determinado momento, agora busca “esquentar” a disputa, com uma participação mais contínua nos eventos do governo e da PMA, buscando construir um “consenso” entre Edvaldo e o governador Fábio Mitidieri (PSD).

Realizando um bom trabalho à frente da Secretaria de Estado de Política para as Mulheres, Danielle Garcia é quem melhor pontua nas pesquisas de intenção de votos; muitos avaliam ter sido um erro de articulação sua aproximação com o governo; para este colunista a leitura é exatamente o contrário: Danielle tem carisma e é popular, mas lhe faltava um agrupamento para lhe apoiar. Mas seu nome também é bem avaliado para compor a chapa como vice.

Ainda na base governista eis que surge um nome que pode surpreender em Aracaju: a também deputada federal Yandra (União), filha do ex-deputado André Moura e que conta com o apoio de um agrupamento forte, na capital e no interior, de alguns vereadores e lideranças comunitárias, além da articulação política do pai. Yandra vem surpreendendo em seu primeiro mandato na Câmara Federal e interage muito bem com seu público nas redes sociais.

Em síntese, temos pré-candidaturas masculinas como Zezinho Sobral (PDT), Mendonça Prado (DC), Luiz Roberto (PDT), Nitinho (PSD), Fabiano Oliveira (PP), mas pelo menos por enquanto, os projetos femininos chamam mais atenção e podem surpreender na eleição do próximo ano. Aracaju caminha à passos largos para eleger uma prefeita pela primeira vez. Mas não custa lembrar aos desavisados: a eleição só acaba em outubro de 2024, ou seja, teremos a “janela partidária” e as convenções partidárias. Nem sempre quem lidera agora terá “fôlego” para chegar bem na reta final...

 

Alô Moita Bonita!

Repercutiu bastante a informação deste colunista, na publicação anterior, revelando que o vereador Paulo do Oiteiro (PL), presidente da Câmara Municipal de Moita Bonita, pode ser o pré-candidato a prefeito do agrupamento de oposição liderado pelo ex-deputado Bosco Costa.

 

Exclusiva!

Para que gosta da política do Agreste uma informação: alguns vereadores e outras lideranças de Moita Bonita já estão procurando Paulo do Oiteiro com a intenção de montar uma chapa majoritária (prefeito e vice) competitiva para disputar e vencer a eleição do próximo ano. O Legislativo Municipal quer montar uma “chapa puro-sangue” e isso já começa a incomodar o grupo do atual prefeito.

 

Bomba!

Este colunista vai dizer aqui agora, ainda em 2023, para muita gente repetir no próximo ano: o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) pode ou não ser candidato em Itabaiana em 2024, mas se vier para Aracaju fazer política, boa parte do eleitorado que queria votar nele para governador pode acompanhar sua “indicação” para prefeito da capital. Hoje a tendência é o apoio em Emília, mas...

 

Veja essa!

A coluna vai começar a apurar uma denúncia que recebeu relacionada a um pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Aracaju, para contratação de uma empresa que faça o levantamento e troque as plaquetas de patrimônio por QRCODE. A informação é que a empresa vencedora ficou em terceiro lugar, mas as duas primeiras findaram sendo eliminadas.

 

E essa!

O problema maior é que uma das proprietárias da empresa vencedora teria um forte parentesco com um servidor da PMA que exerce a função de Coordenador Geral em uma secretaria com cargo comissionado e que, coincidentemente, cuida do sistema de patrimônio de toda a Prefeitura de Aracaju. Fala-se, também, em mais relações familiares por lá. Este colunista vai se aprofundar neste assunto...

 

Alô Laranjeiras!

Chega a informação que o empresário Renilson de Laranjeiras, o “Gordinho da Mercearia”, pré-candidato a prefeito de Laranjeiras, deve receber adesões importantes para seu projeto político, possivelmente, nos próximos dias. As conversas nos bastidores estão acontecendo a todo vapor...

 

Chama o Samu!

Outra informação preocupante é de um suposto “rodízio de viaturas” do Samu. Os denunciantes explicam o que está acontecendo na prática: a Unidade que roda hoje em um município, no dia seguinte acaba sendo remanejada para atuar em outra cidade. Comenta-se que pelo menos 18 viaturas estão quebradas...

 

Adeus para Ângela!

Essa semana o mundo político de Sergipe ficou enlutado após o falecimento da vereadora de Aracaju e professora Ângela Melo, aos 67 anos, na madrugada da sexta-feira (6). Ele nasceu em Canhoba (SE) e construiu uma relação muito afetiva com a capital. Ângela deixa um legado de luta em defesa dos interesses do magistério sergipano, seja a frente do Sintese, seja na tribuna da CMA.

 

Vaga em dúvida

O primeiro suplente do PT é Camilo Santana, filho do deputado federal João Daniel, que está inserido na estrutura do governo federal. Caso opte por continuar fora da CMA, quem assume o mandato é o segundo suplente, Jefferson Lima.

 

Olha o TCE!

O conselheiro José Carlos Felizola, durante a Sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), destacou o lançamento do livro biográfico “Jackson Barreto: tempo e contratempo”, de autoria do escritor e imortal da Academia Sergipana de Letras (ASL), Jorge Carvalho do Nascimento, no próximo dia 18, no Museu da Gente Sergipana, a respeito da história do ex-governador.

 

Sobre JB

Para José Carlos Felizola a obra biográfica sobre a trajetória de Jackson Barreto representa um reconhecimento histórico de sua importância para o Estado de Sergipe. “Escrever a história de Jackson é algo desafiador, por parte do escritor e imortal Jorge Carvalho. Por tudo o que ele superou, filho de uma família extremamente modesta de Santa Rosa de Lima, mas muito decente e honrada”.

 

José Carlos Felizola I

“Foi carteiro para custear seus estudos até formar-se em Direito. Foi vereador de Aracaju e advogado perseguido pela ditadura militar. O primeiro prefeito de Aracaju após a redemocratização! Jackson construiu uma trajetória com algumas polêmicas, mas sempre muito ativo. Gostem ou não, ele tem uma história que agora será imortalizada por esta riquíssima homenagem”, completou o conselheiro.

 

José Carlos Felizola II

Por fim, José Carlos Felizola parabenizou o escritor Jorge Carvalho pela iniciativa. “JB foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador do nosso Estado. É uma figura pública marcante e que deu sua contribuição ao povo sergipano. Temos que reconhecer a importante e relevante obra de Jorge Carvalho, como também parabenizar JB pelo seu legado de luta e dedicação às causas sociais”.

 

Alô Simão Dias!

Nesta segunda-feira (9), às 14h, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), entrega à população do território centro-sul sergipano o Centro de Excelência em Educação Profissionalizante Professor Udilson Soares Ribeiro, no município de Simão Dias.

 

Centro de Excelência

A moderna unidade de ensino é voltada para formação de profissionais para a área da saúde. A obra faz parte da política de interiorização e ampliação de vagas do ensino profissionalizante e tecnológico em Sergipe. Esta é a 22ª obra entregue pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, somente em 2023.

 

SergipePrevidência

Segurados do SergipePrevidência aniversariantes de outubro devem fazer a Prova de Vida até dia 31 deste mês. É importante destacar que o procedimento administrativo é obrigatório e anual para os aposentados e pensionistas da rede estadual, e deve ser feito no mês de aniversário do beneficiário, pelo aplicativo Meu RPPS. No site do SergipePrevidência o beneficiário pode conferir o tutorial de como fazer a Prova de Vida pelo aplicativo e as informações referentes a casos específicos de acamados, hospitalizados, tutelados e curatelados, e residentes em outro estado ou país.

 

Coletiva de Imprensa ITPS

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Sergipe) realizam uma coletiva de imprensa para apresentar os balanços das operações ‘Criança Segura’, e ‘Combate a fraudes em postos de combustíveis’, ocorridas durante a última semana, na capital e interior sergipano. O evento terá início às 7h30, no auditório do ITPS. Aproveitando a oportunidade, o ITPS também apresentará o resultado das fiscalizações de balanças realizadas em feiras livres da capital e do interior.

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) denunciou problemas no setor de ortopedia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A convite do vereador Ricardo Marques (Cidadania) e acompanhados da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), o parlamentar fez uma fiscalização na unidade hospitalar e constatou diversos problemas.

 

Georgeo Passos II  

A fiscalização foi feita de surpresa e os parlamentares encontraram, inclusive, alguns pacientes que aguardam cirurgias ortopédicas há mais de 30 dias deitados em cima de macas. Segundo familiares dos pacientes, a longa espera se daria pela falta de material para os procedimentos. “Um verdadeiro absurdo que isso esteja acontecendo”, afirmou Georgeo.    

Georgeo Passos III

“É inadmissível que o nosso maior hospital de urgência, que recebe pacientes de todo o Estado, sofra com ainda com a falta de materiais para fazer cirurgias. São dezenas de pessoas que estão passando por um momento difícil, sem a previsão de terem os seus procedimentos realizados. E isso traz impactos, tanto para aquele paciente, quanto para os seus familiares, bem como para o próprio hospital”, criticou o deputado.    

Cobrança
“Espero que o Estado resolva essa problemática, que não deixe aquilo virar uma bola de neve. Os pacientes e seus familiares se mostraram bastante chateados com o atendimento, com a falta de respostas e de dignidade. O Governo não pode ficar omisso, deixando essas pessoas vários dias aguardando. Se o Huse não tem a possibilidade de fazer os procedimentos, que se providencie a transferência para um local que faça”, finalizou Georgeo.

 

Laércio Oliveira

Com o objetivo de captar recursos federais para construir galpões em núcleos e distritos industriais de Sergipe e assim estimular a instalação de indústrias no estado, o senador Laércio Oliveira realizou uma reunião com o relator geral do Orçamento em 2024, Luiz Carlos Motta e os gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães.

 

Valmor Barbosa I

O encontro aconteceu no seu gabinete em Brasília. Outras reuniões estão agendadas para buscar recursos. São necessários R$ 200 milhões ao todo. “A maioria dos empresários, quando chega em Sergipe para instalar sua indústria, prefere locais que já dispõem de infraestrutura com galpões, modernização, investimentos na área elétrica, internet e temos hoje essas carências nas áreas do estado. Além disso, os empresários que já estão aqui e querem expandir os negócios, também ficam atraídos a ampliar o investimento ao contar com mais investimentos”, destacou o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.

 

Valmor Barbosa II

“Imagine uma empresa que está instalada em São Paulo numa área importantíssima hoje como Guarulhos ou Ribeirão Preto e quer expandir seu parque fabril quer colocar uma unidade em Sergipe e encontra a área preparada para a sua atividade. Então nós fizemos esse diagnóstico e contratamos os projetos de engenharia para termos conhecimento do montante do valor de cada obra e o tamanho da obra”, explicou, acrescentando que o passo que está sendo dado agora é a captação de recursos. 

 

Grande viabilidade

Laércio lembrou que a indústria vai onde o gás está e por isso Sergipe vive um momento de grande visibilidade. Por outro lado, os distritos precisam de investimentos. “O objetivo é gerar mais emprego e renda em Sergipe. Espaços industriais bem estruturados representam um diferencial competitivo entre os estados da região Nordeste. Assim, competiremos em igualdade com estados vizinhos”, explicou.

 

Olha o Esporte!

Para incentivar a participação dos atletas sergipanos em grandes competições esportivas pelo país, além da busca por posições no ranking nacional e resultados, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), retomou o programa ‘Sergipe no Pódio’, que oferece o valor de até R$20 mil em passagens áreas para as federações olímpicas aderentes.

 

Atletas beneficiados

Desde o dia 22 de agosto, quando o governador Fábio Mitidieri recebeu os presidentes das federações esportivas sergipanas para a assinatura coletiva do termo de adesão, o programa ‘Sergipe no Pódio’ já atendeu nove federações, beneficiando mais de 30 atletas sergipanos. 

 

O programa

O Programa foi criado pelo decreto nº 40.555, de 10 de março de 2020, e alterado pelos decretos nº 37/2022 e nº 336/2023, objetivando apoiar o esporte de alto rendimento por meio do fornecimento de passagens aéreas. A iniciativa não prevê o repasse financeiro às federações, sendo o benefício concedido apenas por meio de bilhetes aéreos emitidos pela Seel, dentro das condições legais, inclusive observando-se conveniência, oportunidade e menor preço. 

 

Mariana Dantas I

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, ressalta a importância do programa para o desenvolvimento do esporte sergipano. “O Programa Sergipe no Pódio é uma maneira que o Governo do Estado encontrou de garantir a participação dos atletas sergipanos nas competições esportivas pelo país. Com as passagens garantidas pelo Governo, os atletas têm uma preocupação a menos”.

 

Mariana Dantas II

“Eles podem treinar e se dedicar para as competições com mais tranquilidade, com a certeza da participação, o que é sempre uma preocupação para os atletas e técnicos. A partir desse programa, já conseguimos garantir a participação de vários atletas em competições e conquistamos bons resultados”, afirma a secretária. 

 

Olha a Barra!

O prefeito Alberto Macedo assinou a licença prévia que permite à empresa PRD Formuladores de Combustível se estabelecer no município. Essa medida representa um marco significativo para a cidade e a gestão municipal, uma vez que promete impulsionar a economia local e criar inúmeras oportunidades de empregos diretos e indiretos.

 

Empresa chegando

A PRD Formuladores de Combustível é uma empresa reconhecida por sua expertise na produção de combustíveis de alta qualidade, o que a torna uma adição valiosa à comunidade empresarial da Barra dos Coqueiros. A instalação da empresa não apenas fortalecerá a infraestrutura industrial do município, mas também abrirá caminho para uma série de benefícios econômicos.

 

Ricardo Silva

“A início a gente estava querendo instalar no estado de Alagoas, mas Alberto, dialogou com nossos diretores e tentou ao máximo buscar no Governo do Estado, na Codise, na Sefaz e tornou esse sonho, essa conquista uma realidade. Não só para o município, mas para Sergipe também”, disse Ricardo Silva, consultor ambiental da empresa.

 

Geração de empregos

Uma das maiores conquistas dessa iniciativa é a criação de empregos. Estima-se que, com a chegada da PRD, serão gerados uma média de 600 empregos na fase de construção e mais 800 depois de construída. Dinâmica esta que abre oportunidades para a população local e atrai talentos da região. Além disso, a cadeia produtiva e logística que se desenvolverá em torno da empresa resultará em pelo menos 500 postos de trabalhos indiretos, beneficiando cada vez mais a comunidade.

 

Jovens surdos I

Para contribuir com a educação científica de jovens surdos, Sergipe desenvolve um projeto que promove o ensino da Química, Física, Matemática e Biologia com experimentações práticas para estudantes com deficiência auditiva, em complemento ao ensino básico. Fomentado pelo Governo do Estado, o apoio financia a atuação de profissionais bolsistas e a compra de materiais para desenvolver os instrumentos experimentais do projeto, desenvolvido no Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), escola bilíngue para surdos.

 

Vitor Alves

Bolsista do projeto, Vitor Alves é surdo e conta o que acha da iniciativa, por meio de tradução simultânea com uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras. “Gosto muito do projeto, o meu conhecimento aumentou muito. Os experimentos são muito visuais e palpáveis, e consigo entender melhor o conhecimento”, avalia.

 

Financiamento

Fomentado com recursos do Governo de Sergipe, o projeto foi contemplado pelo Edital nº 09/2022, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).

 

Alex Garcez

Segundo o presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, os editais de apoio à pesquisa são uma importante ferramenta para o desenvolvimento de projetos que beneficiam a população sergipana. “Este projeto está de parabéns por trabalhar no campo da Ciência, que investiga os fenômenos e estruturas mais fundamentais da natureza, com alunos surdos para que eles tenham novas experiências, é fantástico”, enfatiza. 

 

Marcha para a Família I

Movimentos e lideranças de grupos conservadores estão convocando o público para a chamada “Marcha da Família contra o Aborto”. O ato acontecerá simultaneamente em dezenas de cidades do país, no próximo dia 12 de outubro, data em que é celebrado o dia da criança.

 

Marcha para a Família II

A mobilização está sendo coordenada pelo grupo intitulado “Marcha da Família / Foro Conservador”. Trata-se do mesmo agrupamento que em 2021 retomou os protestos de rua após a pandemia, organizando atos pacíficos em todo o país pela reabertura do comércio e das igrejas, contra a liberação das drogas e em defesa da contagem pública dos votos. Desta vez, a pauta é a defesa da vida desde a concepção, em oposição à prática do aborto.

 

Marcha para a Família III

Segundo os organizadores, a iniciativa surgiu como resposta à entrada da ADPF 442 na pauta de julgamentos do STF. A ação, movida pelo PSOL, pede a descriminalização do aborto até a décima-segunda semana de gestação. Lideranças conservadoras estão postando vídeos nas redes sociais com chamamentos para o evento. Entre eles, o Senador Magno Malta, o Deputado Estadual Gilberto Cattani, o Senador Rogério Marinho, o Desembargador aposentado Sebastião Coelho e a Dra Mayra Pinheiro.

 

Lúcio Flávio Rocha

“Temos observado atônitos diversas proposituras que afrontam valores muito caros às famílias brasileiras, que são majoritariamente conservadoras e tradicionais. São diversas iniciativas de inversão de valores, como liberação de drogas, ideologia de gênero, censura, e agora a pauta de descriminalização de aborto. Resolvemos ir às ruas neste 12 de outubro, dia das crianças, como um grito de proteção às crianças, à vida e às famílias. Estamos convocando nossos núcleos estaduais em todo o país e outros movimentos para que saiam às ruas pacificamente com as suas famílias incluindo crianças para manifestarmos a nossa posição”, afirma Lúcio Flávio Rocha, Coordenador Nacional do grupo.

 

Marcha em Aracaju

Em Aracaju, o ato já conta com o apoio de algumas personalidades como o Deputado Federal Rodrigo Valadares, o Senador Laércio Oliveira, o Delegado André Davi, o Capitão Samuel, o Vereador Pastor Diego e o ex-Deputado Pastor Antônio dos Santos. Pela primeira vez a Marcha ocorrerá também no interior de Sergipe. Lagarto foi a primeira cidade, além da capital, a confirmar a iniciativa. Em Aracaju, o ato está agendado para as 9h30, com concentração marcada para o estacionamento do Parque da Sementeira, de onde partirá caminhada em direção ao calçadão da Praia Formosa.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc