Grupo de Mitidieri pode ter Luiz Roberto e Yandra como pré-candidatos em 24

Habacuque, 13 de Novembro, 2023

A cada semana a eleição para prefeito de Aracaju vai se aproximando e as movimentações políticas começam a se intensificar, nas ruas e, principalmente, nos bastidores. Entre situação e oposição o número de pré-candidatos já é considerável, o que finda sendo bom para a cidade e para o eleitorado porque, além de tornar a disputa ainda mais equilibrada, a tendência passa a ser de que o (a) vitorioso (a) será quem construir uma melhor identificação com os aracajuanos.

O governador Fábio Mitidieri (PSD) já anunciou, reiteradas vezes, que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) é seu aliado e que tem todo o direito legítimo de liderar o processo de sua sucessão. Fábio assegura, inclusive, que eles estarão juntos no mesmo palanque em 2024. Mesmo diante dos rumores recentes em torno do nome do secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, e da deputada federal Katarina Feitoza (PSD), a impressão é que nenhum dos dois tem a aprovação do prefeito de Aracaju.

Edvaldo não esconde de ninguém que tem uma preferência pelo hoje secretário de Estado e seu ex-auxiliar Luiz Roberto, que já seria o nome definido pelos dirigentes do PDT para representar a legenda na eleição do próximo ano. Alguns aliados não gostam da indicação, muitos deles, inclusive, estão insatisfeitos com o governo de Edvaldo e não querem apoiar alguém que vai representar a “continuidade” e por entender que o atual prefeito seguirá interferindo na administração.

Alguns pedetistas, inclusive, não abrem mão do direito pela indicação de Luiz Roberto para disputar a PMA, cujo marketing já está definido: a ideia é construir uma imagem de “bom gestor” no secretário por entender que funcionou com Edvaldo em 2016 e em 2020. Mas outra parte considerável do agrupamento liderado pelo governador Fábio Mitidieri defende o nome da deputada federal Yandra Moura (União) como pré-candidata a prefeita de Aracaju.

Apesar de muito jovem, politicamente falando Yandra é “leve”, exerce com excelência seu primeiro mandato em BSB e tem facilidade em se comunicar, sobretudo com os mais pobres. O grupo que lhe apoia é formado por vários vereadores da base aliada que estão abrindo espaços nas periferias, que estão facilitando seu acesso, até para que as próprias comunidades possam externar suas preocupações e apelos. Essa interação tem contribuído para o fortalecimento de sua pré-candidatura na capital.

Mas, apesar de reconhecer que caberá ao prefeito Edvaldo Nogueira o direito de liderar o processo, o governador Fábio Mitidieri, em entrevista a uma emissora de rádio, essa semana, defendeu a unidade, mas reconheceu que é possível que seu agrupamento poderá ter duas pré-candidaturas em Aracaju. Olhando para 2026, ele (Fábio) só pediu “juízo” às partes, mas esse cenário (duas pré-candidaturas) parece algo inevitável e natural, com Luiz Roberto de um lado e Yandra Moura do outro...

 

Veja essa!

Em entrevista à RIO FM, aos radialistas Marcos Aurélio e Duda Pereira, essa semana, o vereador Antônio Bittencourt (PDT) tentou se esquivar das “pegadinhas” durante a fala sobre a sucessão em Aracaju e deixou transparecer que a Delegada Katarina não tem a preferência do prefeito Edvaldo Nogueira.

 

E essa!

Bittencourt falou em uma relação política construída juntos há cerca de 30 anos, como se não tivesse como comparar um relacionamento (possivelmente de Edvaldo com Katarina) de uns três anos, período em que ela esteve como vice-prefeita de Aracaju. Os pedetistas não abrem mão da indicação.

 

Reagiu

Também segundo Marcos Aurélio, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, teria reagido às declarações, no dia seguinte, pontuando que ninguém estava autorizado a falar por ele sobre sua relação com Katarina Feitoza.

 

Ponto para Gleice!

Justiça seja feita, quem melhor fez uma análise sobre a relação de Edvaldo com suas “vices” foi a jornalista Gleice Queiroz: “Edvaldo foi péssimo com as duas vices dele. Para receber Katarina e Eliane só Deus na causa! Nitinho que fazia a interferência para a delegada. Eliane tocava sem prefeito mesmo! As duas hoje atuam em BSB”

 

Café com FM

Nesse domingo (12), Katarina aparece tomando café com o governador e aliados no mercado do Augusto Franco, talvez sinalizando que sua pré-candidatura tem o apoio do governador. A questão é saber se terá a aprovação ou não de Edvaldo ou se a base aliada do governo agora terá três pré-candidatos a prefeito.

 

Bomba!

Lembram das Operações da Polícia Federal, essa semana, em municípios sergipanos, ainda sobre recursos supostamente desviados que vieram para o combate à Covid-19? Este colunista vai “refrescar” a memória de alguns desavisados: lá atrás, à época, o titular deste espaço foi um dos que apontou muito do que está acontecendo desde então no nosso Estado.

 

Café no Bule!

Quando este colunista anunciou que os “homens de preto” poderiam aparecer bem cedinho em algumas cidades para tomar aquele café da manhã reforçado, teve gente que não levou a sério, debochou e seguiu em frente. As Operações já resultaram em prisões que, “puxando o novelo”, já começaram a descobrir outras coisas. O pior é que há ainda muita coisa por acontecer...

 

Alô Moita Bonita!

Depois que este colunista anunciou a pré-candidatura a prefeito do vereador Paulo do Oiteiro (PL), muitas especulações foram levantadas nos bastidores da política local. Pesquisas de intenção de votos começaram a “pipocar” na cidade, com números “estranhos”, diferentes da realidade, mas que revelam o incômodo que Paulo já vem causando na cidade.

 

Exclusiva!

O vereador, que tem o apoio do ex-deputado Bosco Costa na cidade, prepara um novo encontro com lideranças da cidade, da região Agreste e até da Grande Aracaju, a ser realizado em breve, em local ainda não revelado, e que vai fortalecer ainda mais o seu projeto de oposição na cidade.

 

Parque dos Cajueiros

Na publicação anterior, este colunista chamou a atenção das autoridades para o abandono de algumas áreas do tradicional Parque dos Cajueiros, espaço que já foi um dos principais pontos de lazer da população aracajuana. Visivelmente depredado, o parque precisa de uma atenção especial do governo do Estado, dentro dessa política de incentivo e valorização do turismo.

 

Outro lado

Este colunista foi procurado pela assessoria da SEDURBI (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura), informando que em outubro passado já havia notificado a empresa responsável pelos serviços e obras de reforma do Parque dos Cajueiros “sobre a instauração de processo administrativo, tendo em vista o descumprimento das obrigações do contrato nº 51/2022. A SEDURBI aguara a defesa da empresa, dentro do prazo estabelecido”. Feito o registro e fica a torcida para que o assunto “reforma do Parque dos Cajueiros” esteja concluído em breve.

 

Alécio & William

O suplente de vereador e empresário Alécio Costa (Casa 55), que tem história e muito trabalho no Conjunto Augusto Franco, não irá se candidatar em 2024 e declara seu apoio para o pré-candidato a vereador da capital, William Fonseca, que está trabalhando para construir um projeto sólido na comunidade e já iniciou as conversas com outro pré-candidato da região.

 

Gordinho sem Edvaldo

Em entrevista ao radialista Luís Carlos Focca, na FM Transamérica, essa semana, o “Gordinho do Povo” ratificou sua pré-candidatura a vereador de Aracaju pelo União Brasil. Confirmou que está mais experiente em relação aos anos anteriores, não escondeu que o vereador Palhaço Soneca é seu único desafeto e anunciou que não vota em hipótese alguma em um (a) pré-candidato (a) que tiver o apoio do prefeito Edvaldo Nogueira.  

 

Machado alerta!

O ex-deputado federal José Carlos Machado tem alertado à sociedade aracajuana sobre os riscos de algumas áreas mais carentes da capital passarem a ter que pagar taxas dos fatídicos terrenos de Marinha. Machado questiona a falta de transparência nas audiências públicas realizadas para debater este tema, organizadas em Sergipe pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

 

Fala Machado!

“As áreas nobres de Aracaju já estão demarcadas. A dúvida é quem será taxado agora? As comunidades carentes dos bairros periféricos e da zona de expansão?”, questiona José Carlos Machado. Prefeitos, vereadores, deputados e lideres comunitários não estão “dominando” esse assunto que é relevante.

 

Eleição no TCE/SE

De forma unânime, a conselheira Susana Azevedo foi eleita, em sessão do Pleno, para presidir o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) no biênio 2024/2025. Atual presidente, o conselheiro Flávio Conceição também foi eleito para a nova Mesa Diretora, agora como vice-presidente; já o conselheiro Luis Alberto Meneses ocupará o cargo de corregedor-geral. O conselheiro José Carlos Felizola vai dirigir a Escola de Contas (Ecojan) e a conselheira Angélica Guimarães vai conduzir a Ouvidoria da Corte. 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc