Em “queda livre”, Lula convoca petistas para polarizar com Bolsonaro em 2024

Habacuque, 11 de Dezembro, 2023

Caminhando para o término do primeiro ano de seu terceiro mandato à frente da Presidência da República, é nítido que Lula (PT) não atravessa seus melhores momentos. Nos últimos dias, por exemplo, dois institutos de pesquisa com projeção nacional, o IPEC e o Datafolha, divulgaram seus recentes levantamentos sobre a avaliação do governo petista no Brasil que tem uma aprovação de 38%, sendo que outros 30% apenas o enxergam como regular e mais 30% dos pesquisados entendem que é ruim ou péssimo.

Ainda é muito cedo para dizer que os percentuais acima são desesperadores, mas para um primeiro ano de mandato é de se acender a “luz amarela”, considerando, talvez, que esses números consolidem um desapontamento de uma parcela com o governo Lula, e não parcela bolsonarista, que aparentemente se mantém fiel ao líder da oposição, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas de uma “fatia’ do eleitorado que apostou que o PT como suposta “tábua de salvação” e hoje (segundo as pesquisas) demonstram muita insatisfação com cenário que está posto!

A preocupação é tão real que, em plena Conferência Eleitoral do PT, em Brasília (DF), Lula convocou a militância a ir para o enfrentamento contra o bolsonarismo, chegando a defender a polarização nacional com o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições municipais do próximo ano. Em síntese, Lula claramente não está preocupado com as situações dramáticas que atravessam os mais pobres do País, mas sim em construir uma narrativa e promover um embate direto com Jair Bolsonaro no sentido de minimizar possíveis perdas eleitorais nas eleições 2024.

E isso justamente no melhor momento, politicamente falando, do ex-presidente após sua saída do Planalto, em que foi muito bem recebido na Argentina pelo presidente eleito Javier Milei, além de outros convidados do mundo inteiro e defensores de uma pauta administrativa mais conservadora. Mesmo em solo argentino, Bolsonaro parece cada vez mais popular, assim como acontece em suas tradicionais “andanças” pelo Brasil; já o presidente Lula, além da insatisfação natural com promessas não cumpridas, parece distante das problemáticas do País, em sucessivas viagens internacionais...

Ano passado Lula disse que a guerra entre Rússia e Ucrânia poderia ser resolvida “em uma mesa de bar, tomando cerveja”; o conflito persiste até hoje! Lula tentou “pacificar” a guerra entre Israel e Hamas, mas a impressão é que o mundo exterior sequer lhe deu ouvidos; agora ele é chamado para entrar na disputa territorial entre a Venezuela e a Guiana, num impasse que mais interessa ao ditador e à economia dos Estados Unidos (leia investimentos na Guiana), quando o presidente do Brasil segue sem viajar até Maceió (AL) para acompanhar de perto o sofrimento de milhares de desabrigados.

O militante petista ou o leitor mais alinhado com a Esquerda podem não gostar deste comentário, mas a escrita não tem finalidade quando ela só diz aquilo que convém! Jair Bolsonaro continua fortalecido, do ponto de vista político, e é sim a maior liderança de oposição do País. Seu eleitorado continua fiel! Já Lula tem a “caneta nas mãos”, o tal “poder transformador”, mas agora clama aos petistas de plantão para “dividirem o País” contra Bolsonaro temendo o “fiasco” que se encaminha nas eleições municipais do próximo ano. Política não é uma “ciência exata”, mas é uma “ciência”...

 

Veja essa!

Durante a Conferência Nacional do PT, a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, partiu para o ataque contra o “Centrão”, taxando o bloco de “conservador e fisiológico” e que conspira contra o regime presidencialista, dando “influência desmedida” sobre o Poder Executivo (governo Lula).

 

E essa!

Defendendo que o Partido dos Trabalhadores precisa sair do “campo político minoritário”, Gleisi Hoffmann externou que “uma queda mais acentuada da popularidade de Lula faria o governo ser engolido pelo Congresso Nacional comandado pelo Centrão”. Em síntese, a própria presidente do PT nacional reconhece a queda da aprovação do governo petista.

 

Livro de Valadares I

Muito prestigiado o lançamento do livro “Antônio Carlos Valadares: O realizador de sonhos”, biografia escrita por Antônio Camilo que narra passagens da vida e a trajetória política do ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e ex-deputado estadual Antônio Carlos Valadares.

 

Livro de Valadares II

A sessão de autógrafos da obra de 406 páginas aconteceu no Museu da Gente Sergipana, onde familiares, e amigos do político sergipano foram prestigiá-lo. Com destaque para o governador Fábio Mitidieri; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o ex-governador Belivaldo Chagas; além dos conselheiros Flávio Conceição, José Carlos Felizola e Susana Azevedo, além de prefeitos, ex-prefeitos, deputados e vereadores de diversos municípios sergipanos.

 

Livro de Valadares III

Também recepcionando os convidados o ex-deputado Valadares Filho que, em conversa com este colunista, pode explicar um pouco de sua rotina de trabalho junto ao ministro Márcio Macedo em BSB. Na oportunidade, Valadares Filho também recordou vários momentos importantes da vida pública de Sergipe, como também dos bastidores de algumas campanhas eleitorais.

 

Belivaldo e Mitidieri

Chamou a atenção um momento de bastante descontração nos bastidores do lançamento do livro de Valadares, uma conversa informal entre o ex-governador Belivaldo Chagas e o atual governador Fábio Mitidieri. Quase um ano depois do novo governo, o alinhamento político e a sintonia entre os dois parece cada vez maior e melhor.

 

Exclusiva!

O ex-deputado José Carlos Machado, em conversa com este colunista, assim que tomou conhecimento da vinda do ministro Márcio Macedo para alguns anúncios nesta segunda-feira (11), na CODEVASF, defendeu que o auxiliar do governo Lula ajude o presidente a cumprir sua promessa de 2008 com alguns municípios sergipanos.

 

José Carlos Machado

“Toda ajuda que chega a Sergipe do governo federal é importante, mas é fundamental que o ministro oriente o presidente da República sobre a necessidade de se concluir 14 obras de esgotamento sanitário, sob a responsabilidade da CODEVASF, e que são vitais para os municípios sergipanos. Quase nada andou desde 2008 e, com boa vontade do governo federal, nós podemos avançar agora”, comentou Machado.

 

Posse no TCE

Nesta segunda-feira (11), a partir das 16 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), será empossada a nova Mesa Diretora que conduzirá o Tribunal no biênio 2024/2025. A nova formação terá a conselheira Susana Azevedo na presidência, o conselheiro Flávio Conceição (atual presidente) na vice-presidência e o conselheiro Luis Alberto Meneses no cargo de corregedor-geral. A Escola de Contas (Ecojan) será conduzida pelo conselheiro José Carlos Felizola e a Ouvidoria do TCE terá como ouvidora a conselheira Angélica Guimarães.

 

Posse no TJ/SE

Após 34 anos dedicados à magistratura, o juiz de Direito João Hora Neto foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A solenidade de posse aconteceu no auditório do Palácio da Justiça. João Hora Neto foi escolhido por unanimidade em sessão do Tribunal Pleno do dia 19 de novembro, seguindo o critério da antiguidade. Até então, era titular da 21ª Vara Cível de Aracaju e ocupa agora uma das duas novas vagas para desembargador criadas pelo Tribunal este ano.

 

TCE/SE & SEFAZ I

Considerado elegível para atuar como auditor externo de projetos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID em Sergipe, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) firmou, junto à Secretaria de Estado da Fazenda, o Termo de Acordo de Cooperação Técnica nº 02/2023. Para a assinatura do Termo, o conselheiro-presidente da Corte de Contas, Flávio Conceição, recebeu a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila Araújo.

 

TCE/SE & SEFAZ II

O Termo permite que a Corte de Contas realize exames de auditoria para o Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Sergipe – PROFISCO II/SE. “Ao invés de optarmos por uma auditoria externa, nós entendemos que o Tribunal de Contas pode realizar um trabalho excepcional”, disse a secretária. 

 

TCE/SE & SEFAZ III

Por intermédio de Operação de Crédito Externa, com garantia do Governo Federal, o Governo do Estado de Sergipe obteve um financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, celebrado em novembro de 2022 entre a SEFAZ e o Organismo Internacional e que tem por finalidade a promoção do desenvolvimento econômico de Sergipe.  

 

Flávio Conceição

“A cooperação requerida será realizada pela Coordenadoria de Auditoria Operacional do Tribunal de Contas e dentro dos padrões aplicáveis e aceitos pelo BID. Aceitamos realizar devido a sua importância não só para nós, mas para todo o estado de Sergipe”, destacou o presidente Flávio Conceição.​

 

Yandra Moura I

Em votação no Plenário da Câmara dos Deputados, foi aprovado o parecer ao Projeto de Lei 1.213/2023, apresentado pela deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil e coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política. A proposta, que dispõe sobre a aplicação obrigatória do Formulário Nacional de Avaliação de Risco no âmbito das Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal, representa um avanço significativo no combate à violência doméstica.

 

Yandra Moura II

A deputada expressou sua satisfação com a conquista e ressaltou a importância da medida, especialmente para as mulheres que sofrem com a violência doméstica. "Estou muito feliz em compartilhar essa conquista significativa que alcançamos na Câmara Federal. O projeto aprovado representa um avanço na luta contra a violência que muitas mulheres ainda enfrentam em nosso país", afirmou Yandra Moura.

 

Yandra Moura III

Como coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, Yandra destacou que o enfrentamento à violência contra as mulheres requer medidas diferenciadas que levem em conta suas particularidades e especificidades. "É necessário o contínuo aperfeiçoamento dos procedimentos inerentes ao atendimento qualificado das vítimas", ressaltou ao destacar o trabalho das deputadas Carla Dickson, autora e Maria Rosas, coautora, pela causa tão relevante.  

 

Formulário Nacional

A proposta aprovada visa a implementação obrigatória do Formulário Nacional de Avaliação de Risco no âmbito das Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal. Esta ferramenta será essencial para a identificação e avaliação de riscos relacionados à violência doméstica, permitindo uma resposta mais eficaz e coordenada por parte das autoridades policiais.

 

Violência contra a mulher

Yandra Moura disse ainda que “as delegacias de polícia são a principal porta de entrada das mulheres em situação de violência no Sistema da Justiça, tornando-se um ponto de controle fundamental para conter o crescente da violência de gênero, e, principalmente, o feminicídio”.

 

Para o Senado

Com a aprovação desse projeto, o Brasil dá um passo importante na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica, reforçando a necessidade de uma abordagem mais qualificada e coordenada para lidar com essa realidade alarmante. O projeto segue agora para análise do Senado Federal.

 

ADEMI

Evislan Souza, renomado diretor-presidente da Construtora JFilhos, foi eleito como o novo presidente da Associação de Dirigentes e Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (ADEMI-SE). Com uma carreira sólida na construção civil, Evislan se emociona ao assumir esse cargo de liderança, afirmando que é uma honra representar sua classe e contribuir para o desenvolvimento do setor imobiliário no estado. Ele ressalta seu compromisso em fortalecer a indústria imobiliária, impulsionar o crescimento econômico e gerar mais empregos em Sergipe.

 

Título para Josenito

Josenito Oliveira Santos é o mais novo Cidadão Sancristovense. O Título foi entregue em cerimônia na Câmara de Vereadores do município. Josenito é Economista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais e Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual (UFS), atualmente responde pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Cristóvão.

 

Praça Reinaldo Moura I

O ex-deputado federal André Moura (União) participou da procissão de Nossa Senhora da Saúde e da inauguração da Praça Conselheiro Reinaldo Moura, em Japaratuba. A praça, construída com recursos de emenda parlamentar destinada por André, é um espaço multifuncional com quadra de esportes, pista de skate, parquinho, concha acústica e quiosques para artesanato, homenageando o filho ilustre da cidade e destacando sua contribuição para o desenvolvimento do município.

 

Praça Reinaldo Moura II

André expressou emoção ao afirmar que a Praça Conselheiro Reinaldo Moura será um tributo duradouro à memória de seu pai. “Essa praça é uma homenagem especial à memória de meu pai. Fico sempre emocionado ao falar dele e agradeço sinceramente à prefeita Lara por sua atenção e comprometimento em construir essa praça linda no local de nascimento de meu pai, onde ele cultivou raízes e amizades significativas. Esta homenagem é um testemunho do legado e das contribuições que meu pai deixou para esta comunidade, e estou grato por ver este espaço especial que perpetuará sua memória e será um importante local para a prática esportiva, lazer, atividades culturais e eventos comunitários", disse.

 

Praça Reinaldo Moura III

Na cerimônia que marcou uma noite histórica, a comunidade celebrou o legado político de Reinaldo Moura, destacando sua carreira como deputado estadual, sua atuação como Conselheiro do Tribunal de Contas e seu períodos como Governador interino. A praça agora imortaliza o líder como exemplo de dedicação ao serviço público e contribuições para o desenvolvimento local.

 

Luciano Pimentel I

Foi aprovado o Projeto de Lei nº 531/2023, de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas), que declara a obra do cantor José Augusto Sergipano, do município de Aquidabã, como Bem de Interesse Cultural. De acordo com o parlamentar, o objetivo da propositura é reconhecer a importância cultural e social do artista aquidabãense, considerado um dos principais nomes da música sergipana, que faleceu aos 45 anos, vítima de um grave acidente automobilístico.

 

Luciano Pimentel II

“José Augusto escreveu seu nome na história da música brasileira, construindo uma carreira brilhante, que serviu de inspiração para tantos artistas sergipanos. Nos anos 60, ele chegou a ocupar as primeiras posições nas paradas de sucesso, ao lado de Roberto Carlos e da banda inglesa Beatles. A sua voz ficou registrada em mais de 200 músicas, em 22 discos gravados”, destaca Luciano Pimentel.

 

José Augusto Sergipano

Natural de Aquidabã, José Augusto Costa nasceu no dia 3 de outubro de 1936. Filho de Maria Adolfina Costa e de Januário Bispo dos Santos, era o caçula de seis irmãos e descobriu sua vocação para a música ainda na juventude, cantando nas festinhas escolares e de aniversário. Gravou mais de 200 músicas, em 22 LPs, iniciando a sua carreira na Gravadora Chantecler, que era seu grande sonho. As canções do músico foram destaque nos principais programas radiofônicos da capital paulistana, sendo admirado pelos nordestinos e por todos os brasileiros.

 

Cícero do Santa Maria I

Com o objetivo de valorizar o fonoaudiólogo e mostrar a importância desse profissional na sociedade, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) vai realizar nesta segunda-feira (11), uma sessão especial com o tema Dia do Fonoaudiólogo. A propositura é do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) e será realizada a partir das 14h, no Plenário da Câmara.

 

Cícero do Santa Maria II

Comemorado em 9 de dezembro, o Dia do Fonoaudiólogo é uma forma de homenagear profissionais que tanto se dedicam à prevenção de disfunções que impactam a capacidade de se comunicar das pessoas, como a fala, escrita e motricidade oral. “O fonoaudiólogo exerce um papel fundamental na saúde da população e essa sessão especial é uma forma de homenagear esses profissionais”, assegura o vereador Cícero do Santa Maria.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?