Zezinho Sobral no PSB fragiliza ainda mais a oposição para as próximas eleições

Habacuque, 18 de Dezembro, 2023

O assunto da semana na política sergipana certamente foi o anúncio de que o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, passa a responder pelo comando do Diretório Estadual do PSB em Sergipe. Junto com ele quem também chega ao “ninho socialista” para se filiar é o médico Cláudio Mitidieri que tem projetos políticos bem definidos para as próximas eleições. Em 2023 ele foi nomeado para presidir o Ipesaude pelo governador Fábio Mitidieri (PSD).

Muitos setores da imprensa fomentaram uma série de especulações e polêmicas, inclusive com a família Valadares, sobre declarações do ex-senador e do ex-deputado sobre a mudança de comando do partido após décadas. Mas é evidente que, diante de uma diminuição na “densidade política” do PSB no Estado, apesar de todo respeito e consideração, a Direção Nacional atuou profissionalmente de olho em uma cadeira na Câmara Federal nas eleições de 2026.

E, neste contexto, Cláudio Mitidieri é candidatíssimo a deputado federal e, a depender da permanência de Valadares Filho ou da chegada de outros nomes, a legenda pode até eleger uma segunda cadeira. Até lá os cenários podem mudar, radicalmente, na política de Sergipe e, sobre as eleições estaduais, realmente ainda é muito cedo para comentar. Mas toda essa mudança no comando do PSB sergipano passa sim por uma estratégia política de médio e longo prazos.

Zezinho Sobral na presidência do partido se condiciona construir um projeto próprio para chegar à Prefeitura de Aracaju, com ou sem o prefeito Edvaldo Nogueira, mas só se tiver a autorização do governador Belivaldo Chagas. Mas, para este colunista, a intenção é outra: fortalecer seu nome e o partido, no processo de reestruturação durante as eleições municipais do próximo ano e, em 2026, ter a tal “densidade eleitoral” sonhada para disputar um mandato majoritário ou proporcional.

Zezinho é vice-governador, mas não deve disputar a reeleição do cargo. Pode emergir para uma candidatura a deputado federal, voltar à Assembleia Legislativa ou, quiçá, disputar algo maior, de maior representação política. O certo é que caminhará ao lado da família Mitidieri e com o compromisso da reeleição do governador. Sua chegada à presidência do PSB fragiliza ainda mais a oposição ao governo do Estado para as próximas eleições estaduais.

Representa, em síntese, uma legenda a menos para enfrentar o projeto de reeleição, considerando o cenário de 2022 quando Valadares Filho e o PSB estavam com Rogério Carvalho (PT) na eleição para o governo do Estado. É sim um movimento político bem pensado e planejado do agrupamento governista para construir um projeto cada vez mais sólido olhando para 2026. E não há nada de errado nisso! Isso é política! E, nesse meio, geralmente vence aquele que tem a melhor estratégia...

 

Veja essa!

Em entrevista para este colunista, o novo presidente estadual do PSB, Zezinho Sobral, foi questionado sobre as eleições em Laranjeiras e ele ratificou que está esperando a definição de seu agrupamento político, que tem seu irmão, Alexandre Sobral, como possível pré-candidato a prefeito.

 

E essa!

Zezinho disse ainda que, em Laranjeiras, o agrupamento é muito bem votado e está unido, com as participações da família Hagenbeck e de outros líderes. “Ainda vamos conversar para definir uma alternativa para o povo de Laranjeiras no próximo ano”, disse o novo presidente do PSB.

 

Bomba!

Que ninguém se surpreenda se, nos próximos meses, a deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos) seja confirmada como pré-candidata à prefeita de Nossa Senhora do Socorro pelo agrupamento liderado pelo atual prefeito Padre Inaldo. A hipótese estaria sendo discutida por aliados do gestor...

 

Exclusiva!

E, caso seja confirmado o nome de Carminha como pré-candidata à prefeita, a vaga de vice em Socorro pode partir para uma acomodação dentro do próprio agrupamento, com o ex-prefeito Zé Franco ou até atrair algum nome que esteja fora da composição. Fala-se que uma “mulher” pode ser a vice na chapa...

 

Sobre o PT

Este colunista recebeu a informação que há um descontentamento nacional do Partido dos Trabalhadores com o senador Rogério Carvalho e não estaria descartada uma possível intervenção no Diretório da legenda em Aracaju, visando as eleições do próximo ano.

 

Sobre a Barra

A coluna foi informada, ainda, que o descontentamento com Rogério aumentou após ele não apoiar a pré-candidatura de Danilo Segundo (PT) para prefeito na Barra dos Coqueiros. Danilo é genro do presidente Lula. No município, o senador petista não abre mão, por gratidão (e com razão) de apoiar a reeleição do prefeito Alberto Macedo.

 

Tudo costurado

Para quem está focado nas eleições de 2024, uma dica: nos bastidores do mundo político são fortes os rumores de já existir um entendimento firmado entre o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o ministro Márcio Macedo (PT), que viria candidato ao Senado na chapa. O cenário para 2026 já está sendo “costurado”...

 

Para federal?

Fontes do Partido dos Trabalhadores já trabalham com a possibilidade de o senador Rogério Carvalho ser candidato a deputado federal nas eleições de 2026, num movimento parecido feito anos atrás pelo então senador Almeida Lima. Caso permaneça no PT, Rogério terá dificuldades para construir uma pré-candidatura majoritária.

 

Marcos Brito I

Numa solenidade bastante concorrida, essa semana, o diretor jurídico do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), o advogado Marcos Torres de Brito, recebeu o Título de Cidadão Boquinense, durante sessão especial da Câmara Municipal daquele município. A propositura foi da vereadora Honorina Fonsêca.

 

Marcos Brito II

“É isto enfim, quero lhes dizer, no nível mais profundo, que me sinto vinculados, comprometidos a honrar o privilégio de ostentar o título de cidadão Boquinense, um novo filho, no dizer do maior poeta desta terra que foi Hermes Fontes, e é nesse preciso sentido que eu lhes digo: muito obrigado!”, agradeceu Marcos Brito.

 

Olha o TCE!

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto, comandou a última sessão plenária de sua gestão no biênio 2022-2023, na quinta-feira (14), e na oportunidade, antes de iniciar a análise dos processos em pauta, ele fez questão de agradecer aos demais membros da Mesa Diretora e da Corte sergipana, como também ao corpo técnico de diretores, coordenadores, servidores e terceirizados que prestam serviços à Corte de Contas.

 

Flávio Conceição I

“Relutei em fazer qualquer tipo de manifestação, após a solenidade de posse, essa semana, mas como estamos dentro do último Pleno da atual gestão, estou convencido que precisava emitir uma breve manifestação. É tempo de agradecer aos servidores em geral e terceirizados desta Corte de Contas, do mais graduado ao mais humilde, mas todos eles extremamente relevantes para que este egrégio Tribunal cumprisse a sua missão com excelência”, agradeceu o conselheiro-presidente.

 

Flávio Conceição II

Em seguida, Flávio Conceição fez uma saudação aos diretores e coordenadores de sua gestão. “Nos deram suporte ao longo dos últimos dois anos, como também aos meus pares que deram suas honrosas contribuições ao representarem o TCE nas mais diversas manifestações e eventos. De forma bem objetiva, a missão de aproximar cada vez mais esta Corte de Contas dos anseios da sociedade sergipana me parece que foi alcançada, como também evoluímos muito no pós-pandemia”.

 

Flávio Conceição III

Por fim, o conselheiro Flávio Conceição destacou as conquistas do TCE/SE durante a sua gestão. “Entendo ser um mérito de todos a marca de Sergipe ser o segundo Estado do Nordeste em transparência dos portais públicos ao ponto de sermos avaliados pela ATRICON como merecedores pelo SELO DIAMANTE, com uma média de 96,68%”.

 

Flávio Conceição IV

“Encerro por aqui reconhecendo alguns equívocos e valorizando os muitos avanços. Em tempo, ficarão para sempre as boas lembranças do conselheiro Carlos Pinna de Assis e a importância técnica do conselheiro aposentado Carlos Alberto Sobral de Souza para este Tribunal. Desejo êxito à presidente eleita Susana Azevedo no biênio que se inicia em breve”, completou o presidente do TCE/SE.

 

Reconhecimento I

Após a fala de Flávio Conceição, seus pares também manifestaram gratidão e reconhecimento pelo sucesso de sua gestão. O conselheiro Ulices Andrade pontuou que o atual presidente entrega uma Corte de Contas melhor do que encontrou e agradeceu pela postura republicana. “Fomos muito bem tratados e muito bem conduzidos. Sua administração vai servir de exemplo para quem vem”.

 

Reconhecimento II

O conselheiro Luiz Augusto Ribeiro acompanhou a manifestação de Ulices Andrade, reconhecendo os êxitos de seus antecessores e destacando a gestão do presidente Flávio Conceição. “E assim será com a conselheira Susana Azevedo que irá modernizar cada vez mais o nosso Tribunal”.

 

Angélica e Luís Alberto

A conselheira Angélica Guimarães parabenizou a gestão atual e fez um breve relato de sua atuação a frente da Corregedoria. “Parabéns pela sua atuação e gestão. Com muito trabalho, zelo e honestidade”. Já o conselheiro Luis Alberto Meneses enalteceu o trabalho da atual Mesa Diretoria. “É preciso reconhecer o trabalho que foi feito por esta gestão sob a presidência do conselheiro Flávio Conceição”.

 

José Carlos Felizola

Já o conselheiro José Carlos Felizola disse que teve a honra e a alegria de ser empossado na presidência de Flávio Conceição. “Para mim, uma emoção pessoal! Vossa excelência fez uma gestão “DE TODOS PARA TODOS”, de muitos desafios e muitos avanços, com a coragem que lhe é peculiar. E os erros que ocorreram, são suplementados pelos êxitos da sua gestão.

 

Evanildo e Bandeira

O conselheiro substituto Francisco Evanildo enalteceu a gestão de Flávio Conceição pelos avanços e conquistas para os servidores da Casa e disse que “uma gestão muto marcante, do ponto de vista do Controle Externo”. Já o Procurador-geral do Ministério Público Especial de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, disse que “é uma brilhante gestão. O conselheiro Flávio Conceição deixa o seu legado, de TODOS para TODOS, sempre vislumbrando soluções que sempre são complexas no serviço público. Agradecemos em nome do Ministério Público todos os avanços conquistados”.  

 

Revista TCE/SE

Seguindo a tradição da Corte de Contas sergipana, sempre no último Pleno da gestão a Diretoria de Comunicação Social e Mídias promove a entrega da Revista TCESE, que é uma prestação de contas das ações desenvolvidas pelo Tribunal, através das suas Diretorias e Coordenadorias, com um resumo dos julgamentos das Sessões das Câmaras e do Pleno, além, de fazer um apanhado dos êxitos da presidência que se encerra, que no caso tem o comando do conselheiro Flávio Conceição.

 

“DE TODOS PARA TODOS”

O conselheiro Luis Alberto Menezes destacou o tema da revista “DE TODOS PARA TODOS”. “Esta frase descreve a realidade da gestão, que atuou numa somação de TODOS para contemplar a TODOS, dos mais graduados aos servidores mais humildes. Quero cumprimentar a todos que fizeram parte desta gestão”.

 

Angélica Guimarães I

Conforme consta no Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), compete à Corregedoria-Geral, entre outras funções, receber as consultas que são formuladas ao órgão com dúvidas ou controvérsias quanto a matérias de competência da Corte de Contas. 

 

Angélica Guimarães II

O resultado desse trabalho, no que diz respeito ao biênio 2022/2023, foi consolidado na publicação do Ementário de Consultas, cuja distribuição ao colegiado foi feita pela conselheira Angélica Guimarães, que acaba de concluir sua segunda passagem pela Corregedoria do TCE. 

 

Angélica Guimarães III

Segundo a conselheira, as respostas às consultas encaminhadas pelos órgãos jurisdicionados têm o objetivo de contribuir para a correta gestão dos recursos públicos, já que os questionamentos apontados tratam da "aplicação de dispositivos legais e regulamentares a respeito de diversas matérias da alçada deste Tribunal".

 

Angélica Guimarães IV

“Assim, espero ter contribuído, de alguma forma, com a melhoria da gestão pública quando da cobrança por eficiência, transparência, efetividade e cumprimento dos prazos aos agentes jurisdicionados, objetivando uma prestação de contas adequada e que atenda aos anseios da sociedade”, destacou Angélica Guimarães. 

 

Ementário digital

Também durante a sessão, a conselheira informou já ter solicitado a publicação do Ementário em formato digital, para acesso online. A corregedora agradeceu ainda o apoio do conselheiro presidente, Flávio Conceição, e de todo o colegiado e Ministério Público de Contas (MPC), bem como dos servidores que integram sua equipe de trabalho.

 

Yandra Moura I

Durante o jantar de confraternização do Sindicato Atacadista e Distribuidor de Sergipe (Sincadise), a deputada federal Yandra Moura elogiou o segmento empresarial e destacou sua importância para o desenvolvimento econômico do estado. O Presidente do Sincadise, Breno França, agradeceu a presença da parlamentar e ressaltou as realizações do setor em 2023, com ênfase na contribuição contínua dos empresários atacadistas distribuidores sergipanos.

 

Yandra Moura II

A deputada Yandra Moura falou sobre a importância do segmento para a economia sergipana. “O setor atacadista distribuidor é um pilar essencial no desenvolvimento econômico de Sergipe, que desempenha um papel crucial na economia, não apenas sergipana, mas de todo o Brasil. Sua importância reflete na geração de empregos e no dinamismo do comércio”, afirmou Yandra. O jantar de confraternização, além de celebrar os sucessos do ano, destacou a parceria entre os empresários e reforçou o compromisso de Yandra Moura com o progresso econômico sustentável de Sergipe.

 

Laércio Oliveira I

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou essa semana o PL 3507/2021, de autoria do senador Laércio Oliveira, que cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert). Ele recebeu um relatório favorável da deputada Bia Kicis. Esse projeto tem o mesmo texto do PL 699/2023 que tramita no Senado, o que poderá contribuir para acelerar a sua aprovação final. A matéria será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

Laércio Oliveira II

Dentre outros pontos, o PLS 699/2023 beneficia as empresas do setor que invistam na compra de equipamentos e máquinas, na contratação de serviços e na construção de novas fábricas. Laércio argumenta que para uma solução permanente e sustentável economicamente, é preciso também ter um suprimento de gás a preço competitivo, compatível com os países que também produzem fertilizantes.  

 

Laércio Oliveira III

O texto assegura incentivos para os investimentos em projetos de implantação, ampliação ou modernização de infraestrutura para produção de fertilizantes e seus insumos. Laércio explicou que a iniciativa foi baseada em contribuição apresentada quando da elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes e segue o exemplo de outros programas estratégicos já existentes no país, como nas áreas de petróleo e gás natural, de infraestrutura, de defesa e de energia nuclear. O objetivo é diminuir a dependência externa, melhorar o ambiente de negócios e atrair investimentos para o setor.

 

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques desabafa sobre a obra do estacionamento do Terminal do Mercado e diz que foi um gasto absurdo ultrapassando R$ 3,1 milhões. No local nada de extraordinário, apenas asfalto e delimitação de vagas para veículos.

 

Ricardo Marques II 

A obra além de cara foi demorada e a ordem de serviço foi assinada em dezembro de 2021 com prazo de conclusão em outubro de 2022. Porém só agora está sendo inaugurada, em dezembro de 2023. O vereador disse ainda que a obra é fruto de mais um empréstimo feito pela Prefeitura de Aracaju, desta vez junto à Caixa Econômica Federal.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc