Pesquisa aponta Yandra como “melhor opção” governista no embate com Emília

Habacuque, 25 de Dezembro, 2023

O Instituto França divulgou, durante o final de semana, uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Aracaju, no próximo ano, e ratificou a liderança da vereadora Emília Corrêa para a PMA em todos os cenários possíveis; considerando as demais alternativas, os números revelam um momento de ascensão da pré-candidatura da deputada federal Yandra Moura (União) que já figura em segundo lugar em vários cenários, inclusive se consolidando como “melhor opção” do bloco governista para um possível “confronto direto” no próximo ano.

Como já fora dito por este colunista, Emília tem larga história em Aracaju, seja como defensora pública (hoje aposentada), seja como vereadora da capital. Ela é uma das parlamentares mais críticas da atual gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e, visivelmente, conta com boa aprovação popular, mas assim como em pleitos anteriores, ela tem dificuldades na construção de um agrupamento político sólido que dê sustentação a um projeto majoritário que tenha a sua liderança.

Emília supera Yandra, mas também outras “alternativas” governistas, como a também deputada Delegada Katarina e o pré-candidato do prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário de Estado, Luis Roberto; os vereadores Nitinho e Fabiano Oliveira também ficariam distantes da colega de parlamento; assim como as opositoras, e mais alinhadas com a Esquerda, Eliane Aquino (PT), Linda Brasil (PSOL), Niully Campos (PSOL) e Candisse Carvalho (PT).

Apesar de muito jovem, e exercer seu primeiro mandato eletivo, Yandra Moura já ultrapassa a marca dos 10% de citações e chega a ter mais de 14% quando o confronto direto é com Emília, que teria 31%. Yandra segue debatendo os problemas de Aracaju nos bairros mais periféricos, conversando com o cidadão que está lá na “ponta” e que conta com a boa execução dos serviços públicos. Emília não fica atrás e segue cobrando mais comprometimento da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.

A “vantagem” de Emília, segundo a pesquisa, fica maior tanto no embate direto com Eliane (36% x 10%) quanto no confronto com Luis Roberto (35% x 9%), este último nome da preferência do atual prefeito Edvaldo Nogueira. O Instituto França ouviu 1.058 aracajuanos, com uma margem de erro de 3%, para mais ou para menos, um intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi realizado nos dias 20 e 21 de dezembro com as mais diversas faixas etárias.

Em síntese, ainda é muito cedo para chegarmos a uma conclusão; os cenários ainda não estão totalmente definidos e em breve teremos a abertura da tradicional “janela partidária”, que permitirá a troca de legenda sem riscos para aqueles que forem disputar as eleições de 2024. Neste momento, o cenário é claro: há uma consolidação, a cada dia que passa, por um embate direto entre Emília Corrêa e Yandra Moura. O “jogo político” está apenas começando...

 

Veja essa!

O jogo político pode parecer “frio” por conta das festividades de final de ano, mas nos bastidores as eleições municipais já estão dando o que falar, diante de muitas conversas e tratativas entre líderes políticos de cada cidade, como também suas referências estaduais.

 

E essa!

Tem político já preocupado com o cenário político de 2026 e já começa a fazer contas de olho no resultado das eleições de 2024. Disputas para deputado estadual, deputado federal e senador serão acirradíssimas, e não apenas por conta da política, mas também por conta do quociente eleitoral.

 

Aqui não!

Em alguns partidos que já planejam a formação de chapas para pré-candidatos a vereador em Aracaju, já há uma regra estabelecida junto aos dirigentes: nada de convidar mandatários! Caso contrário, a turma ameaça “abandonar o barco”! Ninguém quer ir para uma disputa desigual...

 

Efeito Carminha!

Bastou este colunista anunciar a possibilidade de a deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos), que a política de Nossa Senhora do Socorro, literalmente, “esquentou” na última semana. Os líderes devem “acalmar os ânimos”, mas é inegável que ela é hoje o melhor nome da situação para tentar continuar comandando o município.

 

Pesquisa França

O Instituto França também realizou uma pesquisa de intenção de votos em Nossa Senhora do Socorro e, se a eleição fosse hoje, seria difícil tirar a vitória nas urnas do deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania). Ele que tentará a prefeitura pela terceira vez é o “franco favorito” em qualquer um dos cenários pesquisados.

 

Bomba!

A turma pode até não confirmar, mas há uma movimentação em alguns setores da Prefeitura de Aracaju para a formação de uma chapa majoritária em 2024, que passa pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e o senador Laércio Oliveira (PP): a chapa já seria Luis Roberto (PDT) e o vereador Fabiano Oliveira (PP) para vice.

 

Exclusiva!

A informação é que o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Bira Rabelo, coordenador da campanha para vereador de Fabiano em 2020 e sobrinho do ex-governador Jackson Barreto, desta vez será pré-candidato a vereador “pra valer”! Na eleição passada ele não teria o apoio de JB e decidiu seguir com Fabiano.

 

Ricardo na CMA

A eleição municipal é apenas no próximo ano, mas já se sabe que, se reeleito, o atual presidente da Câmara Municipal, Ricardo Vasconcelos, despontará como o favorito para seguir no comando da CMA no biênio 2025-2026. Mas, em primeiro lugar, ele precisa passa pelo “crivo popular” em outubro do próximo ano...

 

Diálogo

O governador Fábio Mitidieri recebeu a imprensa em mais uma edição do Café Ponto Gov. A sexta e última edição do ano apresentou balanço de gestão e avanços na geração de emprego, saúde, obras. A iniciativa reafirma o caráter democrático da gestão, que conversou por duas horas com a imprensa. “Estou com o secretariado aqui para apresentar balanço e responder questionamentos da imprensa e da sociedade. Nossa gestão preza pela transparência e esse diálogo é fundamental", disse.

 

Saúde

Mitidieri destacou as melhorias na saúde pública estadual como Opera Sergipe e Enxerga Sergipe, que já atenderam mais de 6 mil pessoas e a contratualização do Santa Izabel, em Aracaju, ampliando o atendimento pediátrico e ginecológico na rede. São R$7,8 milhões para cirurgia pediátrica, cirurgia ginecológica, urgência ginecológica, 40 leitos de UTI, serviço de parto. “A Parceria proporcionou um novo espaço para serviços pediátricos e ginecológicos”.

 

Deso

Fábio comentou o projeto de concessão do serviço de distribuição de água. “Estamos buscando soluções para a realidade encontrada. Queremos eficiência e qualidade no serviço”.

 

Ginásio climatizado

O Centro de Treinamento da seleção brasileira de ginástica rítmica receberá obra de climatização. O governador Fábio Mitidieri esteve no local, onde assinou a ordem de serviço para a execução da reforma. O Centro de Treinamento está localizado no anexo à Arena Batistão, em Aracaju. A obra está orçada em R$ 554.608,50, com prazo de execução de até 180 dias.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com  e habacuquevillacorte@hotmail. com
 
 
 
 
 
 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc