Qual o “modelo” de prefeito e vereador que o eleitor quer eleger em 2024?

Habacuque, 01 de Janeiro, 2024

Estamos iniciando mais um ano eleitoral e, em alguns meses, o eleitorado irá até a urna eletrônica para escolher seus representantes nas Prefeituras e Câmaras Municipais. À princípio, o cidadão comum não demonstra tanto interesse, seja pelo excesso de atribuições no seu cotidiano ou até pelo descontentamento com o sistema político atual. É bem verdade que apenas uma minoria está acompanhando o processo desde meados de 2023. São os que impulsionam as especulações, bem comuns na pré-campanha.

Para a Prefeitura de Aracaju, por exemplo, este colunista já apresentou aqui alguns cenários com diversas pré-candidaturas, governistas e de oposição. A disputa por uma cadeira na Câmara Municipal, apesar de termos mais duas vagas, tende a ser bastante acirrada. A política moderna, da velocidade das informações, com as redes sociais vibrantes e imediatas, exige representações mais dinâmicas. É neste momento que o eleitorado passa a se impor e a ser mais exigente.

Quem pensa que vai ganhar a eleição apenas com o “histórico”, já pode tirar o “cavalo do sol” (ultimamente a chuva é uma raridade)! O eleitorado, mais jovem, por exemplo, geralmente acompanha aqueles candidatos com quem melhor se identifica; e aí as redes sociais são fundamentais! Já o eleitor mais “conservador” geralmente já tem uma linha política a seguir, vota para acompanhar sua categoria (profissional), tem alguma relação afetiva e/ou familiar com o candidato, ou aprova sua atuação e concepções.

O pré-candidato a prefeito e a vereador que não contam com um trabalho continuado e nem têm redes sociais ativas, já começam bem atrás em relação aos seus principais concorrentes e, com um detalhe: aqueles que, geralmente, vencem eleições com campanhas “turbinadas” por dinheiro (privado ou público), vão passar a gastar cada vez mais para terem êxito e, muitas vezes deixam seus mandatos ficarão comprometidos, pelos quatro anos posteriores, quitando dívidas e/ou financiamentos.

Olhando para o eleitorado de Aracaju, que tradicionalmente é mais “exigente”, o “modelo” de prefeito e vereador da preferência certamente são aqueles mais atuantes, que se expõem mais, apontando as necessidades dos bairros, defendendo os interesses das categorias de trabalhadores, com posições ideológicas bem definidas, sem máculas ou históricos de malversação do dinheiro público. Se o político é da “situação”, aí também pesa a quantidade de cargos que ele comanda na gestão pública.

No caso do Executivo, é preciso transmitir credibilidade para governar e apresentar um projeto de gestão. Em todo município existem problemas que devem ser solucionados pelo poder público. O perfil do político moderno exige um passado sem “manchas”, mas um presente ativo e um futuro planejado. A política está mais profissional e é cada vez menor o espaço para o “amadorismo”. Temos “políticos treinados” concorrendo por aí! Só que agora o eleitorado também está se “profissionalizando”...

 

Veja essa!

Durante uma confraternização, o secretário de Estado e pré-candidato a prefeito Luiz Roberto dançou e aproveitou o momento de descontração. Nada demais nisso! Aliados passaram a espalhar o vídeo pelas redes sociais para passar a imagem que Luiz é um gestor público “povão”!

 

E essa!

Adversários entenderam o vídeo como um “forçar a barra” para tentar enganar o eleitorado e fingir uma situação que não existe. O fato é que Luiz Roberto não é político. Ele sonha em chegar à Prefeitura com o discurso de “gestor”, na mesma linha de Edvaldo. O problema é que o prefeito “toca” zabumba; já ele “dança”...

 

Chama o Edvaldo I

Pegou muito mal a fala do prefeito em suas redes sociais fazendo uma “avaliação muito positiva” dos corredores de transporte na capital. Em alguns pontos o trânsito da cidade se transforma em um verdadeiro “caos” e Edvaldo me vem com uma dessa? E ainda disse que já passou o “período de adaptação”! É mole?

 

Chama o Edvaldo II

Sobre o Consórcio Metropolitano, Edvaldo disse que até março lançará o edital do transporte coletivo. “Sou muito feliz de ser o prefeito que irá resolver este problema”. Isso depois de quase 20 anos atuando na PMA e de praticamente falir o sistema de transporte coletivo. Temos ônibus quebrando, quase que diariamente, em toda a Grande Aracaju. Só faltou dizer que é Luiz Roberto que está ajudando a resolver (SIC)...

 

Chama o Edvaldo III

A Prefeitura de Aracaju foi “tirar uma onda” com o calor que anda fazendo nas redes sociais, e a vereadora e pré-candidata à prefeita, Emília Corrêa não perdoou: “como reclamar do calor se a própria PMA é responsável pela sensação térmica? Cadê as 256 árvores centenárias retiradas da Hermes Fontes? A PMA não tem mais o que fazer?”, questionou, dizendo que o prefeito esqueceu do filme “Pinóquio”. Coitado, vereadora...do boneco de madeira!

  

Estacionamento asfaltado

A coluna costuma questionar e cobrar do prefeito de Aracaju, mas é tempo de reconhecer a sua mais recente (e relevante SIC) obra: segundo a vereadora Emília Corrêa, Edvaldo Nogueira investiu R$ 3,3 milhões para assaltar e delimitar (pintar o chão) áreas de estacionamento no terreno que fica localizado na lateral do terminal do Mercado na Zona Norte da cidade. Seria cômico se não fosse trágico!

 

Sobrou para a CMA

E depois de fazer um investimento tão valoroso de R$ 3,3 milhões para asfaltar e pintar um estacionamento para os ônibus do transporte coletivo, eis que o prefeito usou suas redes para criticar a CMA pelo projeto de redução do remanejamento orçamentário de 40% para 5%. “É uma posição equivocada! Não é algo que afeta Edvaldo porque eu termino meu mandato no ano que vem. A cidade é quem vai perder com isso”.  Com a palavra a Câmara Municipal de Aracaju...

 

Bomba!

Falando em Emília Corrêa, chega a informação de que o médico e ex-senador Eduardo Amorim (PL) seria o nome que estaria sendo conversado para compor sua chapa majoritária para vice-prefeito de Aracaju. Outra informação é que um dirigente do Avante viria a Sergipe, nos próximos dias, para formalizar um convite de filiação e um projeto de candidatura majoritária para Emília.

 

Exclusiva!

Apesar de o ex-senador Valadares e do ex-deputado Valadares Filho anunciarem a saída do PSB, o vereador de Aracaju, Elber Batalha Filho, está sendo convidado a ficar na legenda, apoiar o governo de Fábio Mitidieri e disputar a reeleição com o apoio de Cláudio Mitidieri e Zezinho Sobral. O ex-vereador Max Prejuízo também disputará uma cadeira na CMA pelo PSB.

 

Homenagem para João I

De muito bom gosto e em tempo a homenagem da Prefeitura da Barra dos Coqueiros em construir um monumento em homenagem ao ex-governador João Alves Filho (in memoriam), pelos inúmeros serviços prestados ao município, com destaque para a construção da ponte Construtor João Alves, ligando a cidade com a capital e que levou desenvolvimento para toda a região norte do Estado.

 

Homenagem para João II

Além de amigos, familiares e ex-assessores de João Alves Filho, estavam presentes no ato o prefeito Alberto Macedo, além dos ex-senadores Maria do Carmo Alves e Antônio Carlos Valadares, além do ex-deputado José Carlos Machado. O espaço tem recebido a visitação de muitos admiradores do ex-governador que estão indo até o local para fazerem registros fotográficos.

 

Homenagem para João III

João Alves Filho foi ministro de Estado, governador por três mandatos e prefeito da capital em duas oportunidades. Mesmo sofrendo as mais diversas (e perversas) perseguições políticas pelo governo federal do Partido dos Trabalhadores, ele teve sua reeleição (2006) comprometida no governo do Estado, mas ainda assim ele conseguiu executar e concluir as obras da ponte ligando Aracaju a Barra dos Coqueiros.

 

Todos ganharam!

É importante reconhecer que a construção da ponte não beneficiou apenas a Barra dos Coqueiros, que hoje atravessa uma nova realidade populacional, mas outros municípios como Santo Amaro das Brotas, Pirambu, Japaratuba e todos os demais que compõem a região do Baixo São Francisco. A obra assegurou investimentos, dignidade, visibilidade e melhor qualidade de vida para os moradores dos citados municípios. Uma ação exitosa do poder público!

 

Empregos

Sergipe conquistou o 5º lugar no ranking nacional de geração de empregos em novembro, com a criação de 1.739 novas vagas com carteira assinada. Esse resultado expressivo representa um aumento de 72% em comparação ao mesmo período de 2022, conforme revelado pelos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

 

Turismo

O governador Fábio Mitidieri abordou temas relacionados ao turismo durante uma entrevista ao apresentador Narcizo Machado, do Jornal da Fan, da rádio Fan FM. Foram abordados o lançamento do calendário anual de eventos, a participação em grandes feiras nacionais, altos índices de ocupação hoteleira, o aumento da circulação de passageiros no aeroporto e a expansão de voos. 'Sergipe é o país do forró', Vila do Natal Iluminado e o Verão Sergipe 2024, ilustraram os avanços promissores na promoção turística do estado.

 

Equilíbrio

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, enfatizou o notável equilíbrio fiscal alcançado em seu primeiro ano de gestão. Segundo Fábio, o estado apresenta apenas 23% da receita corrente líquida comprometida, posicionando-se como um dos estados mais enxutos do Brasil.

 

Paulo Júnior I

O deputado estadual pelo Partido Verde, Paulo Júnior, comemorou a aprovação do projeto de Lei 87/2023, de sua autoria, para emissão gratuita de certidões de óbito, nascimento e casamento em escrita braille (sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão). A propositura estava em tramitação desde abril e foi aprovada recentemente pelos deputados. O PL objetiva a inclusão de pessoas que declaram grau de dificuldade para enxergar e aguarda sanção do governador para entrar em vigor.

 

Paulo Júnior II

“Estamos desde o primeiro semestre propondo a discussão desse tema. Fico feliz que os colegas entenderam a importância. Nosso projeto de Lei busca a inclusão das pessoas com baixa visão e com deficiência visual por meio de documentos com a linguagem adequada. É uma forma de integração dessas pessoas. Outros estados já possuem legislação, a exemplo de São Paulo, Mato Grosso e Espírito Santo”, disse o parlamentar. Conforme dados da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Sergipe, o estado conta mais de 120 cartórios espalhados.

 

Dados

De acordo com dados o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,5 milhões de pessoas em todo o País apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar (3,2%).

 

Laércio Oliveira I

O senador Laércio Oliveira comemorou a assinatura de contrato entre a Petrobras e a Unigel para produção de fertilizantes nas fábricas de Sergipe e da Bahia. “Esse é mais um resultado do nosso trabalho em conjunto com o governo do estado para a continuidade das operações da Unigel e também a manutenção dos empregos”, disse Laércio.

 

Laércio Oliveira II

O comunicado divulgado pela Petrobras informa que o acordo faz parte do Plano Estratégico 2024-2028 da companhia para produção de fertilizantes. “Os estudos para produção de projetos de baixo carbono continuarão em andamento. A Petrobras reforça, assim, seu compromisso de liderar a transformação e impulsionar uma transição energética sustentável, justa e segura”, informou a empresa.

 

Laércio Oliveira III

O senador lembrou que a Unigel estava com a unidade de Camaçari-BA parada e, recentemente, paralisou as operações também em Sergipe por questões técnicas. A operação vinha gerando enorme prejuízos para a Unigel em função do alto preço do gás natural no Brasil. O acordo é muito importante pois possibilita a continuidade das operações e dos empregos, mesmo que por apenas 8 meses. A solução dada tem caráter temporário e no período do contrato de tolling é esperada a definição de uma política pública através do Programa Gás para Empregar que possibilite uma operação sustentável e perene das unidades.

 

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) destacou em suas redes sociais a aprovação da Lei Cleyton Rafael, de sua autoria, que dá prioridade de atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todos os estabelecimentos de saúde de Aracaju. 

 

Ricardo Marques II

Inspiração para o Projeto de Lei (PL) n° 248/2022, que foi aprovado pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em setembro deste ano e sancionado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) em 27 de novembro, se tornando a Lei Municipal n° 5.821/2023. Cleyton Rafael é um garoto de 20 anos de idade, filho da professora Suzilane, uma mãe atípica que também é portadora da TEA; o vereador relembrou a história de como os conheceu e o que motivou a elaboração da lei. 

 

Ricardo Marques III

“Conheci o menino Cleyton e a mãe dele, Suzilane, há mais de 10 anos, nos bastidores da televisão. Ele era uma criança muito apaixonada por ônibus e jornalismo e eles iam me visitar nos bastidores desde a época que eu trabalhava na TV Sergipe e depois também na TV Atalaia. Daí floresceu uma amizade e passei a acompanhá-los e observar os desafios que eles tinham como pessoas neurodivergentes", destacou o vereador. 

 

Ricardo Marques IV

Foi acompanhando as dificuldades deles para ter acesso às políticas públicas que, ao assumir seu mandato na Câmara Municipal, Ricardo Marques decidiu lutar pela causa e propor a criação da lei. “Acompanhei de perto muitas dificuldades deles e me sensibilizei. Percebi que os transtornos são os mesmos para centenas de mães atípicas e seus filhos. Suzilane, que também tem TEA, é mãe atípica e o filho tem autismo. Era um desafio vivido em dobro”, comentou.

 

Ricardo Marques V

“Hoje me sinto feliz em batizar a lei com o nome do Cleyton como forma uma forma de homenagem. A lei vai facilitar muito a vida das mães atípicas e dos filhos autistas. Com eles tenho aprendido muito sobre as necessidades das pessoas com espectro autista e como lidar com elas”, pontuou Ricardo Marques.

 

Cícero do Santa Maria I

As emendas impositivas são um importante instrumento que auxiliam o parlamentar na ajuda a unidades de saúde e entidades da Capital. No orçamento deste ano, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) destinou valores importantes que vão ajudar na manutenção e oferta de serviços aos aracajuanos.

 

Cícero do Santa Maria II

Unidades de saúde como o Hospital de Cirurgia, Hospital São José e maternidade Santa Isabel, juntas, vão receber R$ 670 mil, um aporte de recursos que ajudarão no atendimento prestado. “O que a gente quer é ajudar esses hospitais que prestam serviços de extrema importância, porque trabalham com o nosso bem mais precioso que é a vida”, afirmou o vereador Cícero.

 

Cícero do Santa Maria III

E os valores destinados pelo parlamentar, através das emendas impositivas, vão ser utilizados nessa melhoria do serviço. “Isso vai possibilitar a aquisição de equipamentos que serão utilizados na ampliação dos serviços assistenciais, modernização tecnológica e implementação de outras especialidades médicas, o que vai proporcionar na melhoria do atendimento de saúde para a população”, assegurou Cícero. 

 

Dinheiro para a Saúde

Ainda na área da Saúde, o vereador destinou R$ 200 mil para a compra de exames de ultrassonografia que serão ofertadas em algumas unidades básicas de saúde da capital. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco, o parlamentar destinou pouco mais R$ 200 mil. “Esse valor vai ser usado para a ampliação do posto para que o atendimento seja melhorado e seja feito com mais rapidez, destacou Cícero.  

 

Alô Santa Maria!

Além da preocupação com a área da Saúde, o parlamentar também destinou emendas impositivas para o lado social. Para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o parlamentar destinou pouco mais de R$ 500 mil. Esse valor será usado para a construção de uma praça no bairro Santa Maria. 

 

Luciano Pimentel I

Com o objetivo de assegurar o acesso a direitos, contribuindo para promoção da inclusão e da cidadania plena, o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei nº 467/2023, que cria a carteira de identificação da pessoa com deficiência. O PL foi aprovado pelos parlamentares sergipanos.

 

Luciano Pimentel II

De acordo com a propositura, o documento terá validade de 10 anos e será expedido sem qualquer custo para o requerente, por meio de solicitação devidamente preenchida e assinada pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhada de relatório médico, confirmando o diagnóstico com a Classificação Internacional de Doenças - CID -, de seus documentos pessoais, bem como dos seus responsáveis legais e comprovante de endereço.

 

Luciano Pimentel III

Na justificativa do PL, Luciano Pimentel ressalta que a pessoa com deficiência nem sempre é visivelmente identificável, sendo esse um importante argumento em favor da utilização da carteira para fins de garantir um atendimento prioritário, por exemplo. Segundo o parlamentar, a criação do documento também irá favorecer a identificação das pessoas com deficiência, auxiliando na aplicação das políticas públicas.

 

Netinho Guimarães I

Por indicação do deputado estadual Netinho Guimarães (PL) a Alese aprovou indicação de sua autoria, solicitando doação de terreno para construção de UBS no município de Salgado. O requerimento será dirigido ao governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri. A indicação solicita a doação de um terreno no município de Salgado, situado na Travessa Gervásio Alves de Souza, no Povoado Turma, zona rural do município, para que se construa e instale uma “Unidade de Apoio para a Equipe de Saúde da Família”, visando atender os munícipes daquela região.

 

Netinho Guimarães II

A reivindicação das UBS foi apresentada ao deputado Netinho Guimarães pelo prefeito do município de Salgado, Givanildo de Souza Costa, por meio de ofício protocolado no gabinete do parlamentar. O prefeito demonstrou que já há parecer favorável do Ministério da Saúde reforçando a viabilidade técnica e financeira para a construção, instalação e funcionamento da UBS almejada. Segundo o gestor municipal, os recursos financeiros necessários à execução integral do projeto já estão garantidos em decorrência de emenda parlamentar específica ofertada pelo deputado federal Fábio Reis, com um investimento na ordem de R$399.977,00.

 

Professor Bittencourt I

O vereador Professor Bittencourt (PDT) esteve presente na sede da prefeitura de Aracaju para oficializar a liberação de recursos das emendas parlamentares para entidades e instituições sociais, no município de Aracaju. Os recursos foram encaminhados pelo mandato por meio das emendas impositivas e intermediadas pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte – SEJESP.

 

Professor Bittencourt II

Duas instituições foram beneficiadas pelo mandato do vereador Bittencourt: a Central Única das Favelas de Sergipe (CUFA), com repasses de recursos de R$ 50.000,00 e a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), com recursos de R$45.000,00.

 

Alô Moita Bonita!

O presidente da Cãmara Municipal, vereador Paulo do Oiteiro, está praticamente decidido a disputar a prefeitura de Moita Bonita do próximo ano e já conta com uma série de apoios importantes na cidade e na região Agreste, com destaque para o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho. Paulo do Oiteiro conta também com a simpatia da maioria dos vereadores do município.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc