“Pagodão do IPTU” da PMA é forma criativa de “esconder” as mazelas sociais!

Habacuque, 15 de Janeiro, 2024

Ter um bom marketing é, hoje em dia, mais do que importante, é fundamental para qualquer administração pública! Quando o Executivo tem essa “visão”, geralmente os feitos de sua gestão acabam ganhando uma proporção bem maior, em termos de visibilidade, o que geralmente é positivo, mas chega a ser “catastrófico” quando usado indevidamente. Em síntese, fazer propaganda de um prefeito ruim, por exemplo, além de algo desafiador, corre o sério risco de passar um vexame! Hoje as pessoas estão mais críticas sobre tudo o que veem ou ouvem!

O marketing soa bem quando ele vem acompanhado de bons resultados. Isso passa por todas as esferas do serviço público. Até alguns segmentos do setor privado carregam consigo esta preocupação e utilizam diversas ferramentas de avaliação, externa e interna, para entenderem se estão ou não caminhando na direção certa. Até porque não dá para se ter uma propaganda bem elaborada, com muitos efeitos, fotografias, com dinamismo e um ritmo atual, se existem “mazelas” espalhadas. O gestor que vive de propagada é um “ilusionista”, que começa enganando a si mesmo!

Chama a atenção deste colunista o mais recente “Pagodão do IPTU”, produto da Prefeitura de Aracaju, entrando no último ano da gestão de Edvaldo Nogueira (PDT), buscando conscientizar a sociedade em geral sobre a importância de se pagar o Imposto, tentando “justificar” com informações como “bairro urbanizado”, “praça nova”, “a educação só faz crescer”, além do “cuidado com a saúde, da vovó até o bebê”! A proposta é transmitir uma mensagem de que “Aracaju está bem cuidada”, ou seja, consolidar o conceito de Edvaldo como “gestor eficiente”.

Mas antes que o aracajuano “caia” novamente na “quebradeira”, este colunista recorda 2016, quando outro “Pagodão” sugeria para “Chamar o Edvaldo”; oito anos depois uma constatação: ele “voltou”, mas a cidade continua crescendo de forma desordenada, sem uma revisão do Plano Diretor há décadas; com o transporte público num verdadeiro caos; com a cidade sem mobilidade em vários pontos; com uma saúde repleta de problemas e bairros carentes do serviço público, sem contar os servidores, insatisfeitos e revoltados sem uma política de valorização salarial.

E aqui este colunista não está pregando que o aracajuano deixe de pagar seu IPTU! Pelo contrário! O questionamento se dá sobre a aplicação dos recursos originados por esta cobrança. Se já existem problemas com os pagamentos realizados, imagine como ficaria sem essa contribuição? Em qualquer bairro da capital que o leitor percorra, vai encontrar problemas, o que é comum, mas em alguns pontos a percepção é de profundo descaso do poder público que, através do seu marketing, tenta “emplacar” um “pagodão” para te convencer a pagar esse imposto.

Em síntese, há de se reconhecer que o “Pagodão do IPTU” é uma estratégia para “suavizar” a cobrança, é quando você encontra uma alternativa mais fácil para noticiar algo que não “soa bem nos ouvidos”; faz parte do jogo! Agora quando a PMA tenta justificar com a efetividade nos serviços de Saúde, por exemplo, com todo respeito vira piada! É uma forma criativa sim de esconder as mazelas sociais, mas como formador de opinião não custa este a colunista apresentar “o outro lado da moeda” para a população! Aí é “só alegria” nós pés e uma “tristeza sem fim” nos bolsos...

 

Veja essa!

Este colunista faz aqui um alerta para as instituições de Segurança: em diversos Estados da Federação, em todas as regiões do País, inclusive distante do eixo Rio/SP, existem “facções” montadas e organizadas disputando espaços, inclusive contra bandidos “independentes” e que residem nessas localidades.

 

E essa!

Este colunista tomou conhecimento de facções originadas do eixo Rio/SP atuando em Estados do Nordeste, no Norte e na região Central do País. Em alguns casos a disputa pelo poder de algumas regiões foge completamente do controle das forças policiais. O alerta é para reforçar que em Sergipe, apesar do ambiente de tranquilidade, as forças de segurança devem ser cada vez mais valorizadas e fortalecidas.

 

Ponte Neópolis-Penedo I

Em um dia histórico para todos os sergipanos, o governador Fábio Mitidieri, ao lado dos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo, além do governador de Alagoas, Paulo Dantas, assinou a ordem de serviço para dar início à construção da ponte que vai interligar as cidades de Neópolis e Penedo, em Alagoas, na região do Baixo São Francisco.

 

Ponte Neópolis-Penedo II

Com investimento de R$ 203 milhões, a obra desenvolverá a economia local, potencializará o turismo e resulta na geração de emprego e renda para os milhares de sergipanos. Essa é mais uma ação de importância grandiosa para a população de Sergipe que tem a articulação direta do governador Fábio Mitidieri junto ao Governo Federal.

 

Fábio Mitidieri

“Estamos fazendo história ao assinar a ordem de serviço para a construção da ponte Neópolis-Penedo. Iniciamos o processo de uma ponte muito aguardada e sonhada pela população sergipana, e pela alagoana também. É uma ponte que liga oportunidades concretas e desenvolvimento. Através dela, é possível impulsionar emprego e renda, sobretudo nessa região do Baixo São Francisco. Agradeço o empenho do ministro Renan, ao ministro Márcio Macêdo e ao presidente Lula, que não mediu esforços para proporcionar esse tão aguardado sonho”, afirmou Fábio Mitidieri.

 

André Moura I

O ex-deputado federal André Moura (União) participou, a convite do governador Fábio Mitidieri, da assinatura da Ordem de Serviço para a construção da ponte que ligará Neópolis a Penedo. Antes do evento, André reuniu lideranças em um café da manhã organizado por Allysson, pré-candidato a prefeito de Neópolis, e pelo ex-prefeito Amintas Diniz.

 

André Moura II

Para André Moura, a construção da ponte representa um sonho aguardado por muitos anos pelos moradores de Neópolis, Penedo e toda região. “Fui recebido pelo meu amigo Alysson, nosso pré-candidato a prefeito pelo União Brasil em Neópolis, e pelo ex-prefeito Dr. Amintas. É sempre bom estar ao lado dessa turma boa que tem compromisso com as pessoas de Neópolis. Com esse agrupamento, vamos firmes para as ruas e para mudar pra melhor a vida das pessoas e a história de Neópolis", afirmou.

 

André Moura III

O encontro também teve a presença dos vereadores Lourival do Alto Santo Antônio, Cecília de Terto, Raqueline, e diversas lideranças, como Marcílio, Doutora Rafaela, Fanta, Edriel, Joan de Pindoba, Professora July, Francerlau e Tenente Eraldo.

 

Laércio Oliveira I

O senador Laércio Oliveira destacou a importância da ponte como um elo vital para o Nordeste, antecipando perspectivas significativas de crescimento para o estado. "Essa é a ponte do desenvolvimento, que conectará todo o Nordeste brasileiro”, enfatizou. Ele ressaltou as oportunidades emergentes, especialmente no turismo, prevendo uma transformação na região do Baixo São Francisco.

 

Laércio Oliveira II

Segundo ele, muitas perspectivas surgirão a partir da construção da ponte. “Fiquei muito feliz porque é a concretização de um equipamento que realmente vai transformar a região do Baixo São Francisco. E o governo do estado sai na frente e já começa a qualificar as pessoas porque muitas oportunidades surgirão aqui no entorno da ponte,”, comentou Laércio.

 

Campanha de Matrícula

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), realiza nesta segunda-feira (15), a coletiva de imprensa de lançamento da Campanha de Matrícula de 2024 da Rede Estadual de Ensino. O encontro será às 7h30, no Centro de Excelência Santos Dumont, bairro Aeroporto, em Aracaju. Na oportunidade, serão apresentadas todas as fases e novidades do processo de matrícula, além de ações já programadas para o ano letivo e avanços da Educação.

 

Exclusiva!

Uma fonte da coluna bem avisada agora, praticamente, assegura: a deputada estadual Carminha (Republicanos) será pré-candidata a prefeita de Nossa Senhora do Socorro, com o apoio do atual prefeito Padre Inaldo e do ex-prefeito e ex-deputado Zé Franco. O bloco conta com o apoio do governador Fábio Mitidieri.

 

Bomba!

É forte o rumor de que o deputado estadual Paulo Júnior (PV) deve disputar a Prefeitura de São Cristóvão com o apoio do prefeito Marcos Santana. O entendimento tem as “bençãos” do ex-governador Jackson Barreto, considerando que em caso de vitória de Paulo Júnior, o suplente Róbson Viana assumiria uma cadeira na Alese.

 

FM com Diego

Ao seu estilo, fiel aos que caminharam com ele em 2022, o governador Fábio Mitidieri parece já ter pré-candidato a prefeito de São Cristóvão definido: o compromisso político do chefe do Executivo Estadual seria com o jovem vereador Diego Prado, que deve confirmar uma aliança com Gedalva Umbaubá.

 

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve no Bairro Dom Luciano, antigo Pau Ferro e constatou diversos problemas na rede de esgoto. “São vários pontos entupidos, jorrando no meio da rua e entrando em algumas casas”, explica. Ricardo Marques caminhou por algumas ruas com moradores do bairro e comprovou que não é um caso isolado. 

 

Ricardo Marques II

“Na Rua C, por exemplo, a situação é chocante. Como uma parte da rede está toda entupida, o esgoto entra literalmente por dentro de uma casa. O que se vê é a água com fezes escorrendo na residência. Um caso de saúde pública, que precisa de uma ação urgente da prefeitura”, apela o parlamentar. O problema se repete em outras ruas do bairro como por exemplo José Melo e Efren Fernandes Fontes, todas com a rede esgoto escorrendo em via pública.

 

Ricardo Marques III

O vereador cobra uma posição da Prefeitura de Aracaju e Emurb. “Apesar de ser caso de saneamento básico, uma responsabilidade do estado, a obra foi feita pela prefeitura e os moradores ainda não pagam taxa de esgoto. Volto a apelar para sensibilidade do prefeito e evitar jogo de empurra-empurra com a Deso. A população não pode continuar com estes transtornos", finaliza Ricardo Marques.

 

Áurea Ribeiro I

A fim de conhecê-lo ainda mais e estreitar os laços com sua Gestão Diretiva, a deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos) visitou outra importantíssima unidade de saúde do Estado, o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho. A parlamentar foi recepcionada pelo superintendente, Dr. Bruno Moura, que lhe apresentou todas as instalações, os excelentes índices, melhorias e inovações aplicadas em apenas 90 dias de sua administração.

 

Áurea Ribeiro II

“Meus parabéns ao Dr Bruno e a todos os profissionais do HUSE pela excelência nos serviços prestados aos pacientes que buscam essa, que é a maior unidade do Estado e região. Sempre destaco que o nosso mandato tem um compromisso com a saúde e bem-estar da nossa gente e juntos continuamos buscando incansavelmente projetos e indicações que possibilitem melhorias para que o HUSE siga sempre oferecendo um atendimento ainda mais humanizado com agilidade, dignidade e conforto”, disse a deputada.

 

Alessandro Vieira I

Atendendo uma luta de décadas dos sergipanos, em especial do sertão, o senador Alessandro Vieira (MDB/SE) garantiu R$ 19,5 milhões em emendas parlamentares para implantação da tão sonhada Rota do Leite, Rodovia Estadual SE-175 que liga as cidades de Nossa Senhora da Glória, Gararu e Porto da Folha. A rodovia tem importância fundamental para o escoamento da produção de leite de Sergipe, além de ser rota de acesso ao Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe.


Alessandro Vieira II

A ordem de serviço para implantação da Rota do Leite foi assinada durante a realização do programa 'Sergipe é Aqui' no município de Gararu, alto sertão sergipano. O primeiro trecho, de cerca de 6,31 quilômetros de extensão, representa um investimento de mais de R$ 10 milhões, fruto de emenda de Fábio Mitidieri enquanto deputado federal. O segundo trecho, de 8 quilômetros de extensão, já foi licitado e será executado via emenda do senador Alessandro Vieira, cerca de R$ 19,5 milhões.

 

Alessandro Vieira III

“Essa obra é resultado direto da cobrança da população, e da união de esforços do nosso mandato como senador junto com o governador Fábio Mitidieri. Uma obra importantíssima que vai sair do papel e beneficiar toda a região do alto sertão sergipano. Além de melhorar a vida dos sergipanos que transitam pela região, a implantação da Rota do Leite representa geração de emprego e renda, impulsionando ainda mais a produção de leite em Sergipe”, reforça o senador Alessandro Vieira.


Governador agradece

O governador Fábio Mitidieri agradeceu a parceria do senador Alessandro Vieira. “O senador Alessandro Vieira tem sido um grande parceiro do governo de Sergipe. É preciso fazer esse reconhecimento público do papel do senador Alessandro em Brasília e em Sergipe, em especial. Alessandro tem sido o parlamentar que mais destinou recursos para o estado de Sergipe durante todo o ano de 2023. E não é apenas isso, não tem demanda que o senador não vá atrás, não busque uma solução, ele tem sido muito prestativo nas ações do governo e nós agradecemos por isso”, afirmou Fábio Mitidieri.


Zete de Janjão

A prefeita de Gararu, Zete de Janjão, também manifestou seu agradecimento ao senador Alessandro Vieira, pelos recursos destinados para a implantação da Rota do Leite, como também para atender as demandas da população de Gararu. “O senador Alessandro sempre atendeu com carinho e atenção às demandas do povo de Gararu. Foram mais de R$ 19 milhões para a pavimentação da Rota do Leite e mais de R$ 4 milhões para a saúde, infraestrutura e agricultura do município de Gararu. Agradeço ao senador Alessandro por olhar e cuidar do nosso povo, e espero continuar com essa parceria”, ressaltou Zete.

 

Luciano Pimentel I

Com anos de atuação junto à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) foi empossado na diretoria executiva da entidade, onde passa a ocupar o cargo de secretário do Estado de Sergipe. Na Unale, o parlamentar foi presidente e vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo e Turismo, integrando também o Conselho Fiscal.

 

Luciano Pimentel II

Exercendo o terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Pimentel foi escolhido pelos representantes da Unale em Assembleia Geral realizada no mês de novembro de 2023, quando foram eleitos os membros da diretoria para gestão 2024 que terá na presidência o deputado cearense Sérgio Aguiar.

 

Luciano Pimentel III

Segundo Pimentel, a Unale é uma entidade importante para o fortalecimento do parlamento estadual e há mais de duas décadas trabalha na promoção de ações que visam o aprimoramento e a valorização do Legislativo em todo país. Um histórico que, para o deputado, torna o cargo de secretário estadual uma missão honrosa.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc