Luiz Roberto com Edvaldo e o risco de repetir Valadares Filho em 2012

Habacuque, 17 de Janeiro, 2024

Reza a lenda que um raio não cai duas vezes em um mesmo lugar, mas pelo menos no mundo político tudo parece possível. Olhando para o processo eleitoral deste ano, mais precisamente para a Prefeitura de Aracaju, está mais do que claro que o secretário de Estado Luiz Roberto tem a preferência do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) para sucedê-lo na capital, mas a “escolha” não tem a aprovação da maioria do agrupamento liderado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD).

A rejeição é tamanha que termos diversas pré-candidaturas já especuladas dentro do mesmo grupo. Por sua vez, em todas as entrevistas que concede sobre o assunto, Edvaldo prioriza o nome de Luiz Roberto por desejo pessoal e não avalia a busca de um consenso com o restante do grupo. É quase uma imposição! Dentro do PDT o nome do deputado estadual Garibalde Mendonça (PDT) chegou a ser cogitado, mas aparentemente não houve interesse do prefeito.

O próprio vice-governador Zezinho Sobral não suportou dois anos dessa “democracia” dentro do PDT: foi convidado e não pensou duas vezes em assumir o comando do PSB em Sergipe. Surpresa “zero” para muita gente, apenas para Edvaldo e Luiz Roberto! Diante dessa falta de diálogo e habilidade política, o União Brasil, liderado por André Moura no Estado, apresentou como pré-candidata à prefeita a deputada federal Yandra Moura, que logo recebeu o apoio de diversos vereadores e lideranças da capital.

Mas setores do agrupamento governista, também insatisfeitos com Edvaldo, agora apresentam como alternativa para a PMA a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia (Podemos), que deve se filiar ao MDB sob a orientação e articulação política do próprio governador Fábio Mitidieri. O senador Laércio Oliveira (PP), por sua vez, não abre mão da pré-candidatura do vereador Fabiano Oliveira (PP), que também pode compor como vice em uma possível chapa majoritária.

Mesmo com o compromisso do governador de caminhar com Edvaldo, o próprio PSD apresenta duas possibilidades: a deputada federal Delegada Katarina (PSD) e o vereador licenciado e deputado federal Nitinho (PSD); de fato são opções diversas e é natural que o bloco tenha duas ou três pré-candidaturas confirmadas disputando o 1º turno da eleição deste ano. É inegável que todas as atenções se voltam para a vereadora Emília Corrêa que, por enquanto, lidera em todos os cenários pesquisados.

Este colunista lembra que, na eleição de 2012, muito desgastado após anos no comando da PMA, Edvaldo anunciou o então deputado federal Valadares Filho para sucedê-lo e, naquele momento, o povo lhe deu uma “resposta” elegendo João Alves Filho (in memoriam); agora, o prefeito que impor a “mesmice”: o “carismático” Luiz Roberto! Este, que é um técnico, “entrou no jogo” querendo enfrentar uma Emília no auge da popularidade. Parece que não entendeu o “recado das urnas” em 2022...

 

Veja essa!

Há uma animação de setores governistas com a pré-candidatura da secretária Danielle Garcia para a PMA. Apesar de uma possível filiação ao MDB, do senador Alessandro Vieira, seu nome teria a aprovação do próprio governador Fábio Mitidieri. Alguns membros defendem seu nome para vice-prefeita.

 

E essa!

Danielle foi candidata à prefeita de Aracaju em 2020 e obteve cerca de 110 mil votos no confronto direto com Edvaldo Nogueira e, em 2022, foi a candidata ao Senado mais votada da capital com mais de 72 mil votos, superando nomes como Eduardo Amorim, Laércio Oliveira e Valadares Filho.

 

Nomes do PSD

Prestes a assumir o mandato de deputado federal, Nitinho deve acompanhar a orientação do governador Fábio Mitidieri, mas não há clima para apoiar um candidato indicado por Edvaldo; a Delegada Katarina tentou “conquistar” a indicação do prefeito, mas não teve êxito. Agora “corre por fora” buscando o apoio do grupo.

 

Exclusiva!

Em Simão Dias o “galeguinho” Belivaldo Chagas pode ser anunciado, em breve, possivelmente após o Carnaval, como pré-candidato a prefeito. Tudo depende de um entendimento com o suplente de deputado e ex-prefeito Marival Santana. Uma coisa é certa: os dois caminham unidos em 2024 no município...

 

Bomba!

Este colunista anuncia um nome que pode surpreender muita gente em 2024: a suplente de deputada estadual e presidente do Diretório do Cidadania em Aracaju, Kitty Lima. Ela foi a quarta mais bem votada na capital em 2022. Há quem diga que ela pode concorrer a uma cadeira na CMA; já há quem a veja disputando outro cargo...

 

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve no Parque dos Cajueiros e lamentou que um dos principais pontos turísticos da capital esteja esquecido pelo poder público. “É um parque estadual e está fora do meu limite de atuação como vereador. Mas de tanto ser provocado pelos poucos frequentadores resolvi verificar de perto e fiquei muito triste com o que vi. Não encontrei administrador, nem vigilante. O parque está numa interminável reforma e a cara é de abandono”, disse.

 

Ricardo Marques II

Os cajueiros é um parque que fica no bairro Farolândia, zona sul de Aracaju. A área também é de proteção ambiental, cercada por manguezais, porém quem ainda passa pelo local reclama da falta de manutenção dos equipamentos, da sujeira e do aumento da criminalidade. Pela noite uma parte está toda escura.

 

Ricardo Marques III

“O Parque dos Cajueiros já foi um importante local de atração turística, de esportes, de entretenimento para as famílias e que fomentava o empreendedorismo. Como o governo do estado e a prefeitura querem fomentar o turismo desse jeito? Irei provocar os órgãos responsáveis e também o Ministério Público," finaliza Ricardo Marques.

 

Adepol I

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE) vivenciou um momento de renovação e comprometimento com a posse de sua nova diretoria. A Comissão Eleitoral formalizou a transição dos membros que irão compor a nova diretoria pelos próximos três anos. Ainda em clima festivo, a data da posse oficial será anunciada em breve, prometendo um evento que refletirá não apenas a mudança administrativa, mas também a união e o espírito de colaboração que a nova diretoria busca fomentar entre os delegados de polícia de Sergipe.

 

Adepol II

A presidente recém-empossada, delegada Renata Aboim, enfatizou a importância do compromisso com os colegas e, consequentemente, com a sociedade. “Assumir a presidência da Adepol é um compromisso significativo. Estamos cientes dos desafios enfrentados pelos delegados de polícia e estamos empenhados em buscar soluções que não apenas melhorem as condições de trabalho, mas também promovam a valorização merecida pela crucial função desempenhada por esses profissionais”, afirmou.

 

Adepol III

E o vice-presidente da Adepol, Carlos Antônio Pereira, acrescentou comentando os respectivos planos e projetos para a gestão. “A nova diretoria tem como foco, primeiro, desenvolver um trabalho que seja pró-futuro e também trazer a valorização do serviço público no sentido do delegado de polícia.  Assim como, trazer mais tecnologia, inovação do conhecimento e austeridade aos trabalhos da Adepol e também um novo vínculo entre a Adepol nacional e a estadual”, diz.

 

Laércio Oliveira I

Os moradores do Loteamento Cidade Nova, em Boquim, agora desfrutam de um ambiente livre de lama no inverno e poeira no verão, graças a uma emenda do ex-deputado federal Laércio Oliveira, que destinou R$ 459.881,78 para pavimentar mais de 4.400 metros quadrados de ruas na região. A comunidade também ganhou uma praça, proporcionando melhor qualidade de vida.

 

Laércio Oliveira II

Além do Loteamento Cidade Nova, o Loteamento Binu também foi contemplado com investimento de R$ 273.385,39, resultando no calçamento das Ruas José Pedro dos Santos, Josefa Bezerra Góis e Talvanes da Silva Oliveira. Uma ação que impacta positivamente a qualidade de vida da comunidade.

 

Eraldo de Andrade

O prefeito Eraldo de Andrade agradeceu ao senador Laércio Oliveira pela parceria e dedicação ao longo de seus mandatos como deputado federal. “Me sinto satisfeito e agraciado em poder realizar o sonho desse povo, em transformar esse sonho em realidade através da emenda parlamentar do então deputado federal à época, Laércio Oliveira."

 

Luiz Fonseca

O ex-prefeito Luiz Fonseca, ao comentar sobre o calçamento no Bairro Matadouro, expressou sua satisfação: “Nós boquinenses temos muito que agradecer ao senador Laércio Oliveira por tudo que ele tem feito pelo nosso município, e eu tenho certeza que esse trabalho vai continuar fazendo agora como senador da república”.

 

Tiago de Joaldo

O deputado federal Tiago de Joaldo destacou a ação política do Partido Progressista. “É satisfatório você vir ao município, administrado por um prefeito do PP, e observar as pessoas extremamente felizes com os investimentos. A construção dessa praça aqui traz um sentimento de pertencimento, é cidadania na veia. Parabenizo o prefeito Eraldo e toda a sua equipe, o senador Laércio por ter destinado os recursos e a gente que vai continuar trabalhando para ajudar cada vez mais a cidade”, disse.

 

Compromisso I

Mais um compromisso de campanha cumprido pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, em prol da Segurança Pública do Estado: o Governo sancionou o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 26/2023 que trata da aplicação da Progressão por Tempo de Serviço (PTS) na Polícia Militar e da atualização do subsídio dos militares do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial - BESP, juntamente com o auxílio invalidez. As leis visam corrigir distorções históricas e bloqueios nas promoções, especialmente na correção da Lei Complementar nº 277/2016, que deixou de contemplar oficiais do penúltimo posto e subtenentes da PM e do CBMSE.

 

Compromisso II
“Somos um governo que valoriza a sua Segurança Pública. Avançamos na legislação que contempla a progressão por tempo de trabalho, a correção no valor repassado quando convocamos os militares que estão no Batalhão Especial de Segurança Patrimonial na reserva e o auxílio por invalidez. Já começamos a pagar em janeiro e será feito de forma gradativa em dois anos”, explicou o governador.

 

Pastor Diego I

O vereador Pastor Diego (PP) foi agraciado com o título de Parlamentar do Ano no Prêmio Artístico Cristão de Sergipe – Edição 2023. A cerimônia, voltada para reconhecer contribuições ao Reino de Deus e promovida pela revista Cristão News, contou com a participação de autoridades públicas, influenciadores, artistas e personalidades do universo gospel local.

 

Pastor Diego II

Diego foi reconhecido por sua dedicação aos princípios cristãos em seu mandato, destacando-se na defesa dos valores fundamentais. Em seu discurso, o vereador assegurou que seu compromisso persistirá, reafirmando o empenho em servir com verdade. “O trabalho continua, estamos juntos em oração e totalmente dedicados em nossa missão de transformar vidas. Continuarei firmemente dedicado a representar nossos princípios e valores, sempre em busca do bem comum e glória do Reino de Deus”, ressaltou.  

 

Pastor Diego III

A premiação destaca não apenas realizações artísticas, mas o comprometimento com a fé e valores da comunidade cristã. Pastor Diego, ao receber a honraria, reforça a importância de lideranças dedicadas à causa e que contribuem com a missão de transformar e restaurar vidas.

 

Alessandro Vieira I

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. A legislação é fruto do projeto de lei 3383/21 de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB/SE), e garante apoio à saúde mental da comunidade escolar, incluindo alunos, professores, funcionários, pais e responsáveis.


Alessandro Vieira II

“Essa é uma legislação importantíssima, principalmente nesse momento onde nós temos essa crise tão grave de depressão, automutilação e outros problemas que acontecem dentro da comunidade escolar. A lei sancionada vai facilitar o acesso a cuidados psicológicos, unindo saúde, educação e assistência social”, reforça senador Alessandro, que participou da cerimônia no Palácio do Planalto.

 

Armando Batalha I

Dono de um currículo vitorioso ao longo de três décadas na política sergipana, Armando Batalha de Goes, anuncia que será mentor político nas próximas eleições. Ele tem experiência no executivo quando foi prefeito de São Cristóvão duas vezes, e atuou no legislativo como deputado estadual, vereador e presidente da Câmara na cidade histórica. Também foi presidente do Partido Republicano Progressista (PRP) e Partido Verde (PV).

 

Armando Batalha II

Nos últimos anos, acumulou novas vitórias ao coordenar a campanha do filho para vereador em 2020 e deputado estadual em 2022. “Em pouco mais de 35 anos de política, ganhei oito eleições em Sergipe, seis como ‘jogador’ e duas como ‘treinador’, uma trajetória que me permite avançar no cenário político estadual”, declarou Armando Batalha.

 

Armando Batalha III

O ex-parlamentar fez curso no Instituto Brasileiro de Coaching, em São Paulo. Ele avalia que agregou conhecimento para conquistar melhores resultados em campanhas políticas e na gestão pública de seus clientes. “Um coach serve para levar uma pessoa que está em um estado atual para seu estado desejado, portanto, o conhecimento e a experiência que adquiri ao longo dos anos, me credenciam a guiar, orientar e conduzir pessoas que desejam iniciar a vida política ou mesmo gestores que já atuam nos poderes executivo e legislativo”, salientou.

 

Breno Garibalde I

Nos últimos dias, Sergipe deu início ao Projeto ‘Coleta do Bem’ com a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a catadores e catadoras que durante a realização do Verão Sergipe 2024. A iniciativa, idealizada pelo vereador Breno Garibalde, tem como objetivo facilitar a logística para o correto descarte de resíduos produzidos no circuito dos eventos inseridos no calendário oficial do Estado, com a instalação de pontos de descarte, coleta do material e fortalecimento da educação ambiental.

 

Breno Garibalde II

Para o parlamentar, esse projeto é muito importante, pois visa a ampliação da coleta seletiva, além de promover a recuperação da dignidade do catador como profissional da reciclagem, no que diz respeito a qualificação, utilização de EPIs.“Fico muito feliz em ver esse projeto sendo colocado em prática pelo Governo do Estado, através das secretarias do Trabalho, Meio Ambiente e Casa Civil. Temos ainda mais lutas pela frente, para dar cada vez mais dignidade a esses profissionais tão importantes, que ainda são muito marginalizados”, declara o vereador.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc