Yandra pode ajudar Fábio Mitidieri no “dilema” sobre a PMA

Habacuque, 22 de Janeiro, 2024

O governador Fábio Mitidieri (PSD) já tinha exercido mandatos de vereador de Aracaju e de deputado federal antes de chegar ao comando do Estado. É inegável que ele faz parte da “nova geração” que começa a transformar o cenário político de Sergipe. Tivemos renovação na Câmara Municipal da capital em 2020 e na Assembleia Legislativa em 2022, como também novos nomes para representar Sergipe na Câmara dos Deputados.

Desde meados de 2023 que se iniciaram as especulações em torno da sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) na PMA. O gestor não dialoga com o agrupamento e insiste que cabe a ele a indicação para o cargo de prefeito, cuja preferência é o secretário de Estado Luiz Roberto; Fábio Mitidieri tem reiterado nas entrevistas que vai respeitar a decisão do prefeito de Aracaju, mas diante da insatisfação da maioria de seus aliados já reconhece a possibilidade de a base ter mais de um pré-candidato próprio.

É sabido que, nos próximos dias, o agrupamento governista deve filiar a secretária de Estado e delegada Danielle Garcia no MDB e, consequentemente, anuncia-la como pré-candidata à prefeita da capital. Também não é segredo para ninguém que a deputada federal Yandra Moura (União) tem forte apoio de vários membros do grupo para também disputar a PMA. Ela conta com boa articulação e força política e trabalha para se consolidar como a “melhor alternativa” do bloco em 2024.

Considerando esses três nomes da base aliada, de um lado há uma ampla rejeição para o nome de Luiz Roberto; alguns líderes e liderados não querem a continuidade do “modelo Edvaldo de governar”; por sua vez, Danielle Garcia carrega o recall de ser bem votada nas eleições de 2020 e 2022, mas alguns aliados da base entendem que ela não deve ser a candidata do agrupamento pelo fato de ter vindo da oposição, e por ter ido para o embate direto contra Edvaldo na eleição municipal passada.

Neste sentido cria-se um “impasse” para a base do governo Fábio Mitidieri que conta com essas e outras opções para apresentar como alternativa ao povo de Aracaju, mas que precisa de um nome com mais “densidade” para ir para o embate com a vereadora Emília Corrêa, que segue bem posicionada em todos os levantamentos realizados junto ao eleitorado. Para este colunista, dentro da linha de “renovação” que o momento impõe, o nome em questão é o de Yandra Moura.

Ainda é cedo para “cravar” que ela será a pré-candidata do grupo ou que terá condições de vencer a eleição, mas também carrega o recall de ter sido a deputada federal mais votada da história de Sergipe em 2022. Yandra faz um bom mandato e tem caminhado nos bairros mais periféricos, tem conversado com o povo mais simples, tem ouvido as demandas e demonstra habilidade em se comunicar, em especial, nas redes sociais. Se Mitidieri tem um “dilema” para resolver, ela pode ser a “carta na manga”...

 

Veja essa!

Este colunista já escreveu em outra oportunidade sobre o quanto é fundamental para a reeleição do governador Fábio Mitidieri o resultado da eleição em toda Grande Aracaju, com destaque para a capital. O chefe do Executivo “virou o jogo” no 2º turno na região em 2022, resultado que findou sendo decisivo.

 

E essa!

O agrupamento governista tem diversas alternativas para disputar a eleição em Aracaju, mas é preciso transformar essa “quantidade” em “qualidade”, ou seja, é preciso intensificar a pré-campanha para consolidar os nomes junto ao eleitorado. Entre todos os especulados, quem se movimenta bem neste sentido é Yandra Moura.

 

PP com Fabiano I

Em almoço oferecido à imprensa sergipana, essa semana, em Aracaju, o senador Laércio Oliveira (PP) fez uma breve prestação de contas de seu mandato e tratou de aproximar os principais nomes dos Progressistas dos comunicadores sergipanos. Aproveitou para ratificar a pré-candidatura do vereador de Aracaju, Fabiano Oliveira, para a PMA.

 

PP com Fabiano II

Laércio enfatizou o crescimento político de Fabiano e dos Progressistas, ratificou que o partido está na base aliada dos governos de Fábio Mitidieri e de Edvaldo Nogueira, e que também tem direito de apresentar sua alternativa para dialogar com o restante do agrupamento sobre as possibilidades.

 

Pronto e Preparado!

Em conversa informal com este colunista, também no almoço dos Progressistas, Fabiano Oliveira enfatizou que está “pronto e preparado” para qualquer desafio e para dialogar com o grupo. “Estou conversando, caminhado, construindo. Nosso nome tem aparecido nos levantamentos e seguimos trabalhando, nos colocando à disposição dos líderes”.

 

Prestação de contas 

O deputado federal Thiago de Joaldo aproveitou a oportunidade para apresentar um balanço do seu mandato e distribuiu uma revista informativa contendo as principais ações realizadas em 2023. “Tivemos um ano bastante produtivo, onde apresentamos alguns projetos de grande relevância para a sociedade. Temos a certeza que em 2024 nós continuaremos atuando em defesa da nossa população. Isso foi só o começo”, destacou o deputado.

 

Luciano Pimentel

“Foi um encontro bastante positivo, onde tivemos a oportunidade de destacar as principais ações do nosso mandato em 2023, ressaltando a nossa atuação na defesa do uso medicinal da cannabis, e de traçar perspectivas para este ano. É importante que o Progressistas promova eventos como este, para apresentar à imprensa um balanço da atuação do PP, além de criar um espaço para troca de experiências entre as lideranças do partido e para discussão de questões ligadas ao futuro do Progressistas”, disse o deputado estadual Luciano Pimentel.

 

Presenças

O encontro também contou com a presença da ex-senadora Maria do Carmo Alves, dos prefeitos Marcel Souza (Campo do Brito), Pedro Balbino (Tomar do Geru), Carivdo Souza (Macambira), Eraldo de Andrade (Boquim) e Clara Rollemberg (Divina Pastora), a vice-prefeita de Pedrinhas, Eliane Reis, o segundo suplente de Senador, Fernando Carvalho, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor), Milton Alves Júnior, e o presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe (Sterts), Alex Carvalho.

 

Bomba!

Nos bastidores da eleição de Aracaju as conversas se intensificam e teremos muitas novidades logo após o Carnaval. Existem especulações que a superintendente do Sebrae em Sergipe, Priscila Felizola, pode ser consultada sobre a possibilidade de compor uma chapa majoritária para vice-prefeita da capital. Procurada por este colunista, ela disse que continua focada nos projetos do Sebrae, mas ficou muito lisonjeada em saber que seu nome está sendo “ventilado” nas rodas políticas.  

 

Posse I

O governador Fabio Mitidieri empossou Julio Filgueira como o novo secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação do Estado (Seplan). Com vasta experiência em gestão estratégica e planejamento, Filgueira assume a importante missão de contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas de Sergipe.

 

Posse II

Julio Filgueira, antes de assumir a secretaria, desempenhava o papel de assessor de Gestão Estratégica do Governo de Sergipe. Sua trajetória profissional é marcada por sua expertise como publicitário e consultor em Planejamento e Monitoramento Estratégico. Ele não apenas coordenou a elaboração do Programa de Governo de Fábio Mitidieri durante a campanha eleitoral, mas também liderou o planejamento estratégico do governo desde o início da atual gestão.

 

Novo concurso

Durante discurso de posse, o novo secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação do Estado (Seplan), Julio Filgueira revelou que o governador autorizou a realização de novo concurso para contratação de gestores públicos pelo Governo do Estado. Com vasta experiência em gestão estratégica e planejamento, Filgueira assume a importante missão de contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas de Sergipe. Com isso, a Seplan terá mais estrutura e melhores condições de dar o apoio a todas as outras pastas, no planejamento, acompanhamento e o monitoramento das ações do Governo de Sergipe.

 

Exclusiva!
A turma que gosta e quer entrar na política não tem limites. Chega a informação que um empresário, muito bem sucedido, está disposto a investir até R$ 3 milhões para compor uma chapa majoritária em uma cidade do interior sergipano como candidato a vice-prefeito. É mole?

 

Alô Itaporanga!

O deputado estadual Marcelo Sobral, ao lado do prefeito de Itaporanga d’Ajuda, Otávio Sobral, entregou ao governador do estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, o projeto para a reforma e modernização da Orla da Praia da Caueira. A região, reconhecida como um dos maiores cartões postais de Sergipe, é frequentada por moradores locais e visitantes de diversas regiões do estado e do Brasil para lazer e prática de esportes.


Orla da Caueira!

O projeto, que inclui a atualização dos valores para a execução da obra, foi uma resposta a uma demanda da população local. O governador Mitidieri expressou seu compromisso em relação ao projeto, destacando a importância estruturante e o potencial turístico da obra. "Nessa perspectiva do turismo, a obra da Caueira é um projeto relevante. Vai trazer mais oportunidades para a população. Recebi hoje o projeto e logo o governo do estado estará licitando", afirmou Fábio Mitidieri.


Otávio Sobral

O prefeito de Itaporanga d'Ajuda, Otávio Sobral, ressaltou a conquista para o município. “Conseguimos um grande efeito para o nosso município de Itaporanga. Levamos um projeto ao governador Fábio Mitidieri, que acatou de imediato, com o intermédio do deputado Marcelo Sobral”, ressaltou.


Marcelo Sobral I

Marcelo Sobral desempenhou um papel relevante para este momento desde que foi Procurador Municipal de Itaporanga. Ao lidar com restrições para obras na região em 2018, quando o Ministério Público Federal ajuizou uma Ação Civil Pública com pedido liminar proibindo, em toda Caueira, que fossem feitos reparos, reformas e construções, ele interpôs um agravo de instrumento fazendo com que ano passado o juiz da 7ª Vara reformasse a decisão liminar e pudessem ser feitas obras, construções e reformas na região.

Marcelo Sobral II

Ao entregar o projeto ao governador Fábio, ele destacou o potencial de crescimento econômico local através do comércio. "O potencial de crescimento econômico por meio do comércio local é um dos principais ganhos e favorece comerciantes novos e já existentes. Temos confiança no governador Fábio Mitidieri e este projeto grandioso irá sair do papel e transformar a vida do povo de Itaporanga, com modernização, infraestrutura e sustentabilidade, que é outro item que deve ser muito levado em conta", concluiu.

 

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) continua firme e forte na decisão de colocar seu nome à disposição para o futuro pleito pela prefeitura de sua cidade natal, Ribeirópolis. O parlamentar diz que continua pré-candidato e, na hora certa, irá decidir junto com o grupo. “Tenho conversado muito, porque faço política através do diálogo. Mas continuo focado no desejo de ser o nome do nosso agrupamento para o pleito. Claro que, caso apareça outro nome ou se o meu nome não agregar, irei respeitar. Mas se for uma vontade de todos, terei orgulho em assumir essa missão”, afirmou Georgeo.

 

Georgeo Passos II

O deputado diz que tem ouvido as pessoas e a recepção tem sido positiva. “Tenho percebido esse movimento, com pessoas apontando o nosso nome. Fico muito feliz, porque quando a gente anda na cidade somos muito bem recebidos. Isso nos motiva ainda mais nessa caminhada”, garantiu.

 

Georgeo Passos III

Georgeo sabe que o jogo eleitoral deste ano será duro. A eleição em Ribeirópolis costuma ser bastante disputada, gerando bastante debate entre os concorrentes. Além disso, o deputado irá disputar contra o atual prefeito, que busca a reeleição. Contudo, o parlamentar não mostra receio com a peleja eleitoral. “O prefeito está com a máquina, indo para a reeleição e isso conta. Será uma grande disputa e sabemos muito bem que não será fácil. Mas sei, também, que ninguém ganha uma eleição antes de contar os votos. O jogo só termina quando o juiz apitar”, assegurou o deputado.

 

Alô Ribeirópolis!

Para tanto, ele propõe um debate de propostas e projetos para o município. “No momento oportuno, quando a legislação eleitoral permitir, vamos fazer esse debate. um debate de ideias. Não quero um confronto de agressão, mas de ideias. E o povo que decida quem deseja à frente da cidade”, sugeriu.

 

Olha o André!

No último fim de semana, o ex-deputado federal André Moura (União) marcou presença em Pacatuba, prestigiando o Verão Sergipe na praia da Ponta dos Mangues, evento que impulsiona a economia local e fortalece o turismo no litoral norte sergipano.“O Verão Sergipe foi um grande sucesso na Praia da Caueira e agora aqui em Ponta dos Mangues. O governo acerta em promover este evento nos diversos cantos do nosso estado”, elogiou, ao lado do governador Fábio Mitidieri.

 

Folia em Pacatuba

Enquanto caminhava pelas ruas de Pacatuba, André foi carinhosamente abraçado pelos foliões e pela população durante o bloco “Galinha da Madrugada”, ao lado da prefeita Manuela Martins, do ex-prefeito Alexandre Martins e esposa Iara Lima. “Eventos como esses são cruciais para divulgar as belezas naturais do nosso estado e atrair visitantes para conhecer as nossas riquezas e também a nossa cultura por meio do turismo de experiência”, disse André Moura.

 

Valdélio Silva

O articulador político Valdélio Silva, foi nas suas redes sociais e em algumas emissoras de rádio da capital, expor a sua indignação por falas ditas em entrevistas concedidas nos últimos dias, pelo secretário Carlos Cauê e pelo prefeito Edvaldo Nogueira, onde os mesmos, fizeram duras críticas à gestão e, ao homem público, Dr. João Alves Filho (in memoriam), na sua última passagem à frente da prefeitura de Aracaju, classificando o secretário e o prefeito de “covardes e demagogos”, e exigindo “respeito à memória e à história do maior estadista e homem público desse Estado”.

 

Valadares Filho I

O ex-deputado federal e atual chefe da assessoria de assuntos parlamentares e federativos do ministério da Secretaria Geral da Presidência da República, Valadares Filho, assumiu a presidência do Solidariedade em Sergipe. O ato solene de filiação acontecerá na sede nacional do partido, em Brasília, no dia 7 de fevereiro. Um evento na capital sergipana está previsto para o mês de março, com a presença de lideranças nacionais da legenda.

 

Valadares Filho II

De acordo com Valadares, será uma honra liderar uma sigla comprometida com o Brasil e com a defesa dos interesses sociais. "O Solidariedade vem contribuindo com lealdade e comprometido com as pautas do Governo Federal por entender que a liderança do Presidente Lula tem sido fundamental na reconstrução do país. Assumo o partido com muita felicidade e motivação. Vou me dedicar para a agremiação ser uma referência de grandes projetos políticos em Sergipe”, afirma.

 

Valadares Filho III

Sobre os caminhos futuros do Solidariedade, o ex-deputado federal se mostra bastante otimista. "Iremos discutir a organização partidária para 2024, um trabalho que contribuirá para que em 2026 possamos aumentar nossa representação no Congresso Nacional, fortalecendo ainda mais o partido e as ações do Governo Lula". Ao abraçar o novo desafio, Valadares Filho registrou o agradecimento pelo reconhecimento da sua trajetória política e pelo convite para conduzir a reestruturação nacional dos quadros partidários do Solidariedade. 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc