Coluna Radar por César Cabral - 17 de março de 2024

Cesar Cabral, 18 de Março, 2024 - Atualizado em 18 de Março, 2024

 

 

Preliminares

As eleições deste ano são, na verdade, preliminares de tudo que está por vir em 2026. Os líderes dos principais partidos políticos estão se movimentando, montando chapas e chapinhas aqui e acolá, com vistas voltadas para as próximas eleições gerais. Os cargos majoritários (senador e governador) são peças-chave nessa engrenagem que está sendo montada. Nesse contexto, aos  olhos mais aguçados, nota-se uma espécie de “cada um por si”, na base da Lei de Murici. Esse desgarramento que está ocorrendo, principalmente na base governista, é o retrato fiel de que os chamados grandes líderes estão plantando hoje aquilo que irão colher amanhã. Ou seja, como pretendem se cacifar para pleitear voos mais altos, o combustível necessário para tal intento reside na quantidade de prefeitos e vereadores que conseguirem eleger. 

Preliminares 2

Essa disputa acirrada, mas diplomática (até agora), está ocorrendo não só em Aracaju, como em todos os municípios sergipanos. Fábio Mitidieri, André Moura, Laércio Oliveira e Edvaldo Nogueira disputam, entre si, cabeças de pontes importantes para a batalha de 26. Estrategicamente, eles precisam ocupar espaços e aumentar o capital político para viabilizar os seus projetos futuros. A manutenção do bloco aliado e a reivindicação de pré-candidaturas estão, intrinsecamente, ligadas ao positivismo da eleição deste ano. O tempo urge e a hora é agora.

Emília no PL

A vereadora Emília Corrêa, vai assinar amanhã, segunda-feira 18 de março, a ficha de filiação ao Partido Liberal, por onde será candidata a prefeita de Aracaju. O ato político está marcado para às 16h, na sede do PL, localizada na rua Estância, 87, com presenças de figuras expressivas da política local e nacional. O médico Eduardo Amorim será o seu companheiro de chapa, como candidato a vice-prefeito.

Time reforçado

O deputado estadual Samuel Carvalho, pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro e líder nas pesquisas até agora realizadas, ganhou uma adesão de peso, ontem, sábado (18). O ex-deputado federal e ex-prefeito Fábio Henrique, desistiu da candidatura e anunciou que vai apoiá-lo. De quebra, Samuel Carvalho terá como candidato a vice-prefeito o ex-vereador Elmo Paixão, cujos pais (Tonho e Elma) já foram prefeitos do município.. 

Bilhete azul

O ex-prefeito de Porto da Folha, Manoel de Rosinha, petista histórico daquele município, técnico agrícola e funcionário há mais de 40 anos da EMDAGRO, foi surpreendido pela direção da empresa, quando foi a Aracaju pedir para gozar merecidas férias. Ao chegar, recebeu a notícia da sua sumária demissão, dada “na lata”, por um diretor da empresa. Manoel gravou um vídeo relatando o fato e atribuindo a sua demissão a questões meramente políticas. Segundo ele, uma perseguição à moda do velho e ultrapassado coronelismo. O fato está repercutindo negativamente no município de Porto da Folha e pode interferir na eleição municipal. Na vida e na política, nem tudo são flores e rosinhas.

Reforço de peso

Líder, até agora,  nas pesquisas para prefeito de Propriá, Luciano de Menininha tem recebido novas adesões à sua pré-campanha. Nos últimos dias, a sua base eleitoral foi reforçada com a adesão de novas lideranças locais. Mesmo com tanta gente a bordo, é dada como certa a chegada do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Aelson Publicidade. Em Sergipe, Luciano é o único pré-candidato a prefeito que conta com o apoio de Fábio Mitidieri, André Moura, Jeferson Andrade, Laércio Oliveira e Zezinho Sobral. 

Enquanto isso…

O prefeito Valberto Oliveira (PSD) vem sofrendo perdas, uma atrás da outra. Apesar de ser um bom conciliador, não tem conseguido manter aliados que estiveram, até então, desfrutando do bom e do melhor da sua administração. Mergulhado nessa crise existencial, vai, aos poucos, se transformando, cada vez mais, numa figurinha difícil de ser vista pelas ruas da cidade.. Já sentindo o gosto do cafezinho frio na boca, só lhe resta reorganizar o grupo e partir para o tudo ou nada. O tempo urge!

Terceira via

Diante desse quadro, há um burburinho em Propriá sinalizando que Iokanaan Santana Filho, conhecido como San, poderá ser candidato a vice-prefeito numa chapa liderada pelo atual vice-prefeito, Rafael Sandes (PT).  Isso somente poderá ser possível se o Partido dos Trabalhadores partir para tentar voltar ao protagonismo eleitoral na cidade ribeirinha. Essa possibilidade encontra guarida na presidente do Diretório Municipal do PT, Irany Ataíde, histórica petista do Baixo São Francisco. Esse assunto será tratado com a Executiva Estadual, na próxima semana.

Valei-me Velames

O Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas, intermediaram, na última sexta-feira (15), uma Mesa Técnica a fim de solucionar o impasse orçamentário que está ocorrendo entre a prefeitura de Tomar do Geru e a Câmara Municipal. Com a LOA travada na Câmara, o prefeito Pedro Balbino vem tendo dificuldades até para realizar serviços essenciais, a exemplo da área da saúde. Adversários históricos, os Balbino e Velames, vez por outra, estão se engalfinhando, politicamente. O TCE deu prazo de até o dia 22 para que a Câmara se manifeste sobre o orçamento da prefeitura. 

Estamos funcionando

Após comentários de que a CODEVASF iria fechar o seu escritório na cidade de Propriá, o superintendente regional em Sergipe, Thomas Jefferson, apressou-se em desmentir tal informação, tranquilizando os produtores rurais do Baixo São Francisco. Ele foi mais além e disse que a Companhia não se presta apenas para distribuir máquinas, veículos e implementos mas, prá seu governo, continua cumprindo o papel de fomentar a rizicultura e promovendo ações que impulsionam o desenvolvimento regional. 

Canindé 

A professora Lucivânia Lima, membro do Diretório Municipal do PT, pode trocar de partido e ser candidata a vice-prefeita na chapa liderada por Alex Feitosa. Ela anda insatisfeita com o presidente do Diretório, Manoel Aleixo, que repete o mesmo “modus operandi” do antecessor e resolve tudo sozinho, sem ouvir os pares. Pelo que se sabe, o PT deve indicar o candidato a vice-prefeito de Kaká Andrade (PSD)

Menores abandonados

O município de São Cristóvão foi condenado pela Justiça do Trabalho ao pagamento de multa no valor de R$ 100 mil por dano moral coletivo e tem prazo de três meses para para fazer um dignóstico do trabalho infantil, identificando todas as crianças e adolescentes em situação de trabalho proibido. A prefeitura falhou na execução de políticas públicas de proteção social aos jovens, mesmo depois de alertada para adotar medidas necessárias. Os casos mais frequentes e acintosos foram registrados nas feiras livres do município. 

Jesus por Genésio

O radialista Gilmar Carvalho, que poderá ser candidato a vereador em Aracaju ou em Nossa Senhora do Socorro, na última semana, durante o seu programa na Rádio Jornal de Sergipe, por um lapso de memória, trocou o nome do presidente norte-americano, Joe Biden, por Bin Laden, famoso terrorista saudita, fundador da organização Al-Qaeda, responsável pelo atentado ocorrido em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. O fato viralizou nas redes sociais e terminou por se tornar até engraçado, porque, após repetir a troca por diversas vezes, no final do áudio o radialista faz a sua clássica pergunta: “É mentira de Gilmar Carvalho?”  

Novo arcebispo

O Papa Francisco nomeou, na última quarta-feira (13), o novo arcebispo metropolitano de Aracaju. Trata-se de Dom Josafá Menezes, arcebispo diocesano de Vitória da Conquista-BA. A Arquidiocese de Aracaju confirmou para o dia 25 de maio a Missa de posse canônica de dom Josafá Menezes da Silva como 5º arcebispo de Aracaju. Segundo a entidade, todos os preparativos já estão sendo empreendidos por uma comissão liderada pelo administrador apostólico, dom Vítor Agnaldo de Menezes.

Aposentadoria encaminhada

O Conselho Nacional de Justiça tem maioria para punir com aposentadoria compulsória o desembargador Luiz Antônio Mendonça, do Tribunal de Justiça de Sergipe, sob acusação de venda de sentenças judiciais. Dez dos quinze integrantes do CNJ já se manifestaram pela punição ao desembargador sergipano. Somente o conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello votou pela absolvição de Mendonça. Na semana passada, o julgamento foi suspenso após pedido de vista feito pelo conselheiro Marcello Terto e Silva. O julgamento deverá ser retomado e concluído até abril próximo.

Robinho no banco

Na próxima quarta-feira, 20 de março, a partir das 14h, o Superior Tribunal de Justiça estará julgando o pedido do Governo italiano para que o ex-jogador Robinho cumpra pena no Brasil. Condenado na Itália, por estrupo coletivo, Robinho recebeu pena de 9 anos de prisão, mas está em liberdade no Brasil. O julgamento será transmitido ao vivo pelo canal do STJ no Youtube.

Copa do Mundo no Brasil

O Brasil poderá sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. A escolha da sede da competição será realizada em maio, durante o 74º Congresso da FIFA, em Bangkok, na Tailândia. Representantes da entidade estiveram no Brasil e visitaram as cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Recife. Duas candidaturas conjuntas também concorrem para sediar o evento. Uma formada pela Alemanha, Bélgica e Holanda e a outra pelos Estados Unidos e México. 

Quando essa zorra vai parar?

Um grupo de aproximadamente 30 torcedores, parte deles vestidos com a camisa amarela, da Torcida Jovem do Sport Club do Recife, a mesma responsabilizada pelo ataque ao ônibus com a delegação do Fortaleza, espancou um homem vestido de branco, supostamente torcedor do Santa Cruz, ontem  (16), no Recife. Segundo a Polícia, a vítima é um homem de 27 anos que estava no meio da rua quando foi agredido por torcedores do time rival. Em Sergipe, a Justiça proibiu a presença das chamadas torcidas organizadas nos estádios de futebol. Não é possível que as autoridades brasileiras não se “assuntem” e adotem medidas enérgicas capazes de acabar, de uma vez por todas, com essa selvageria que assola o país. Chega, não dá mais pra suportar!

Parabéns, Aracaju

A capital sergipana completa, neste domingo, 17 de março, 169 anos. Uma vasta programação artística e cultural será cumprida em diversos bairros. Dentre tantas, vale destacar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, grupamento da FAB, que fará acrobacias nas proximidades dos Lagos da Orla da Atalaia, às 15h. Entre os pilotos acrobáticos, está o sergipano Capitão Bezerra, que é natural de Aracaju. Vale a pena assistir a esse magnífico espetáculo. 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc